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“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
(Jo 1.14)
O Verbo de Deus inseriu-se na história, assumindo a forma de homem para redimir os pecadores.
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João 1.1-14
1 - No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 - Ele estava no princípio com Deus.
3 - Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.
4 - Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens.
5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 - Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 - Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.
9 - Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,
10 - a Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 - Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,
13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
1º OBJETIVO: Apresentar as informações introdutórias sobre o Evangelho de João;
2º OBJETIVO: Revelar o Senhor Jesus como o Verbo de Deus;
3º OBJETIVO: Explicar, tanto doutrinariamente como biblicamente, a manifestação do Verbo.
PALAVRA-CHAVE: Encarnação
Vamos estudar o Evangelho de João.
Destaca-se por centrar-se no ministério de Jesus em Jerusalém.
O apóstolo João redigiu com a intenção de:
revelar a singularidade da natureza divina de Jesus;
encorajar a fé dos seus discípulos.
“A sublimidade com que o apóstolo João apresenta Jesus o torna singular — não há nada mais profundo e belo do que o livro de João. O apóstolo não se identifica pelo nome em seu Evangelho, mas se apresenta como aquele que era am ado por Jesus. Essa comunhão com Jesus o levou a conhecer em maior profundidade o coração do Mestre e a obter uma revelação especial sobre quem era Jesus.” Elienai Cabral
O apóstolo João é o [escritor].
'E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Este é o discípulo que testifica dessas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. ' João 21:20,24
[Foi] escrito entre os anos 80 e 90 d.C.
Apresenta uma doutrina genuína sobre a divindade de Jesus.
As expressões “Verbo Divino” e “a Palavra que se fez Carne” são de grande importância neste Evangelho.
“João nos dá o convincente exemplo de uma vida inteira a serviço de Cristo. Ainda bem jovem, deixou suas redes de pesca para seguir ao Salvador. Durante três intensos anos, observou o viver e amar de Jesus, e ouviu seus ensinos e pregações. João viu a crucificação de Jesus e depois a ressurreição! Sua vida mudou drasticamente: de um jovem impetuoso e irritável, tornou-se um sábio e amável homem de Deus. Através de tudo isso, João permaneceu fiel, de modo que, ao chegar ao fim da vida ele continuava a ser uma poderosa testemunha da verdade e do poder do Evangelho.” Comentário Bíblico Aplicação Pessoal
Um de seus propósitos [é] levar o leitor:
a crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e
ao crer, encontrar a vida em seu nome.
'Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.' João 20:31
[João] apresenta Jesus como o Filho enviado de Deus ao mundo para fazer parte da história.
'No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ' João 1:1
COMPARE: “No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” NVT
O Logos é a “Palavra Encarnada”.
“O Evangelho de João foi escrito: para convencer aqueles que não tinham visto Jesus de que deveriam crer nele, para ajudar os crentes a aprofundarem a sua fé, e para convencer os descrentes a confiarem em Jesus Cristo como seu Salvador.” Comentário Bíblico Aplicação Pessoal
O Evangelho de João [sublinha] de forma clara a dimensão divina de Jesus,
Realça a divindade de Jesus como Filho de Deus.
Também aborda a sua natureza humana.
'Responderam e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas, agora, procurais matar-me a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isso. ' João 8:39-40
'Ele respondeu e disse-lhes: O homem chamado Jesus fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, e lavei-me, e vi. ' João 9:11
Discute a sua humanidade por meio da morte expiatória em favor dos pecados da humanidade.
Tanto a divindade quanto a humanidade de Jesus são afirmadas.
“Cristo, o verbo encarnado, suportando as mesmas aflições da natureza humana, vence o pecado e se oferece em sacrifício em nosso lugar para estabelecer o novo e vivo caminho pelo qual podemos ter acesso ao Pai (Hb 10.19,20).” Revista Ensinador Cristão
“Segundo os estudiosos da vida e do ministério de João, ele teve como propósito principal, ao escrever seu Evangelho, focar na disseminação de sua crença de que Jesus não era um homem comum, mas era o Filho de Deus. Essencialmente, ele escreveu com a intenção de revelar não apenas a história do ministério terreno de Jesus, não só a humanidade de Jesus, mas, acima de tudo, a sua divindade.” Elienai Cabral
“Jesus é a expressão perfeita de Deus, em forma humana. Os dois erros mais comuns que as pessoas cometem a respeito de Jesus são minimizar sua humanidade ou minimizar sua divindade. Jesus é, ao mesmo tempo. Deus e homem.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Embora Jesus tivesse assumido plenamente a humanidade, e tivesse vivido como um homem, nunca deixou de ser o Deus eterno que sempre existiu, o Criador e Sustentador de todas as coisas, e a fonte da vida eterna. Esta é a verdade a respeito de Jesus, e o fundamento de toda a verdade. Se não pudermos crer, ou se não crermos nesta verdade básica, não teremos fé suficiente para confiar a Ele nosso destino eterno. É por isso que João escreveu seu Evangelho - para edificar a fé e a confiança em Jesus Cristo, para que possamos crer que Ele verdadeiramente foi, e é, o Filho de Deus(Jo 20.30-31).” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Cristo, o Deus eterno, tornou-se humano (Fp 2.5-9). NEle se uniram a humanidade e a divindade. De modo humilde, Ele entrou na vida e no meio-ambiente humanos com todas as limitações das experiências humanas (cf. 3.17; 6.38-42; 7.29; 9.5; 10.36).” Bíblia de Estudo Pentecostal
[É provável] que a introdução do primeiro capítulo [de João], tenha como referência Gênesis 1.1.
'No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.' João 1:1
'No princípio, criou Deus os céus e a terra. ' Gênesis 1:1
O Verbo é Deus “no princípio”, possuindo assim uma existência infinita, ou seja, não tem começo nem fim.
Muito além do passado, desde o princípio, o Verbo:
já existia com Deus,
estava com Deus e
é Deus.
“João nos lembra, ao começar seu Evangelho, que jamais devemos nos esquecer de que Jesus, o carpinteiro de Nazaré, mestre e operador de milagres de Israel, Salvador crucificado e ressurreto, também é Deus encarnado. Eterno, imutável, imortal, o Deus único e sábio, a quem devemos honra e louvor para todo o sempre.” Lawrence O. Richards
“João reconheceu e declarou que a existência de Jesus não era temporal, mas eterna. Sua preexistência é indubitável, porque Ele não foi criado.” Elienai Cabral
Tal como Deus é eterno, também o Verbo o é.
Em Apocalipse, João descreve o Verbo como “o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim,”
' Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. ' Apocalipse 1:8
[João] apresenta Jesus como o “Logos de Deus”, a Palavra Encarnada que habita entre os homens.
Jesus é reconhecido por muitos e adorado como Deus.
“Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. 0 Senhor Deus é 0 princípio e o fim. Deus Pai é o Senhor eterno e Governante do passado, presente e futuro (veja também Ap 4.8; Is 44.6; 48.12-15). Sem Ele, você não tem nada que seja eterno, nada que possa transformar sua vida, nada que possa lhe salvar do pecado. O Senhor é sua razão de viver, “o Alfa e o Ômega” de sua vida? Honre àquele que é o princípio e o fim de toda a existência, sabedoria e poder.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
A palavra que se traduz por “verbo” é logos e significa “palavra”.
O conceito traz a noção de expressão da razão [e] da linguagem.
Relaciona-se com as maneiras pelas quais Deus se manifesta ao ser humano.
Jesus representa a expressão da divindade, a Revelação de Deus.
“O que João quis dizer com “o Verbo”? O termo grego logos, traduzido para o português como “verbo”, foi bastante empregado por teólogos e filósofos, tanto judeus como gregos, mas com significados diferentes. Nas Escrituras Hebraicas, o Verbo é o Agente da criação (Sl 33.6), a Palavra, a mensagem de Deus para o seu povo por intermédio dos profetas (Os 4.1), e a lei de Deus, seu padrão de santidade (Sl 119.11). Enquanto na filosofia grega, o logos significa o princípio da razão que governa o mundo, o pensamento; na cultura hebraica, é outra forma de referir-se a Deus. Assim, a descrição de Jesus como o Verbo feita por João indica claramente que ele se refere a um ser humano que conheceu e amou, mas ao mesmo tempo o Criador do universo, a suprema revelação de Deus, a Deidade encarnada (1.14), o retrato vivo da santidade de Deus, o único em que tudo subsiste (Cl 1.17). Para os leitores judeus, afirmar que Jesus é a encarnação de Deus é blasfêmia. Para os leitores gregos, dizer que “o Verbo se fez carne” (1.14) era inconcebível. Para João, o novo entendimento sobre o Verbo eram as Boas Novas de Jesus Cristo.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Jesus, como logos, revela a mente de Deus para nós.” Comentário Bíblico Aplicação Pessoal
“Assim como as palavras de um homem revelam o seu coração e mente, assim também Cristo, como "o Verbo", revela o coração e a mente de Deus.” Bíblia de Estudo Pentecostal
João identifica Jesus como o Criador de todas as coisas.
'Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. ' João 1:2-3
Faz uma distinção entre luz e trevas.
'Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. ' João 1:4-5
As “trevas” simbolizam a obscuridade espiritual provocada pelo pecado.
Deus enviou João Batista para proclamar sobre a Luz.
'Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz. ' João 1:6-8
A verdadeira Luz é Cristo, mas os homens decidiram rejeitar.
'Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. ' João 1:9-11
“Jesus Cristo é o Criador da vida, e sua vida traz luz à humanidade. Na sua luz, nós nos vemos como realmente somos (pecadores que precisam de um Salvador). Quando seguimos Jesus, a Luz verdadeira, podemos evitar andar às cegas e cair no pecado. Ele ilumina o caminho à nossa frente, para que possamos ver como viver. De que maneiras você permitiu que a luz de Cristo brilhe em sua vida? Permita que Cristo guie sua vida, e você jamais terá que tropeçar na escuridão.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Israel rejeitou a bênção da salvação através da obra do Calvário.
Deus ofereceu a todas as pessoas a oportunidade de se tornarem “filhos de Deus” pela fé no nome de Jesus.
'Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. ' João 1:12-13
A Luz manifestou-se para revelar o plano divino de redenção a toda a humanidade.
Aos gentios foi assegurada uma herança de filiação divina através do amor do Pai.
'Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. [...]' 1João 3:1
Temos o privilégio de sermos chamados “filhos de Deus”.
“Os judeus sempre reivindicaram o direito hereditário de serem chamados filhos, porque eram filhos de Abraão, mas foram aos gentios que receberam a herança de filiação a Deus (1 Jo 3.1).” Elienai Cabral
“O homem tem o poder -(o direito) de se tornar filho de Deus somente se crer no nome de Cristo. Quando ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de Deus (3.1-21). Portanto, nem todas as pessoas são "filhos de Deus" no sentido bíblico.” Bíblia de Estudo Pentecostal
“O Verbo se fez carne” sugere a humanização de Deus, que passou a viver entre os homens.
Deus entrou na história.
'E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. [...] Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. ' João 1:14,18
“E habitou entre nós” indica que “o Verbo armou seu tabernáculo, ou tenda, entre nós”.
Antes, Deus habitava numa tenda montada pelo seu povo;
Agora, Ele reside entre nós, representando a manifestação plena da presença divina no mundo.
“Quando Jesus nasceu, Ele não era parte homem e parte Deus, Ele era completamente humano e completamente divino (Cl 2.9). Antes da vinda de Cristo, as pessoas só podiam conhecer a Deus parcialmente. Depois de Cristo, as pessoas podiam (e podem) conhecer a Deus plenamente porque Ele havia se tornado visível e tangível (Hb 1.1-3). Cristo é a perfeita expressão de Deus sob a forma humana.” Comentário Bíblico Aplicação Pessoal
Em João, entendemos que a Encarnação do Verbo trouxe luz plena àqueles que cressem.
Através da fé em Jesus, somos denominados e feitos “filhos de Deus”.
“Crer implica confiar. João usa o verbo crer quase 100 vezes para enfatizar o que uma pessoa precisa fazer para receber o dom da vida eterna.” O Novo Comentário Bíblico - NT
“Nenhum de nós era filho de Deus, na verdade. Por natureza éramos filhos da ira e estávamos condenados à morte e ao inferno. Imagine um miserável ser adotado como filho por um rei e receber o direito às suas riquezas e o status de realeza. Por meio da fé, crendo em Jesus, os pecadores, destituídos de todo e qualquer direito, tornam-se membros da família de Deus.” O Novo Comentário Bíblico - NT
1. Qual é a doutrina que o Evangelho de João explora?
De acordo com estudiosos, o Evangelho de João apresenta uma doutrina genuína sobre a divindade de Jesus Cristo.
2. De que forma o apóstolo João retrata Jesus no seu Evangelho?
O apóstolo apresenta Jesus como o Filho enviado de Deus ao mundo para fazer parte da história (Jo 1.1).
3. Conforme a lição, qual é a maneira mais apropriada de interpretar a palavra logos?
O conceito mais apropriado para logos encontra-se em Jesus, que representa a expressão da divindade, a Revelação de Deus.
4. De que modo o apóstolo João destaca Jesus Cristo?
João identifica Jesus como o Criador de todas as coisas, mediado pelo Pai através do poder da sua Palavra (Jo 1.2,3).
5. Que significado carrega a expressão “o Verbo se fez carne”?
A frase “o Verbo se fez carne” sugere a humanização de Deus, que passou a viver entre os homens, ou seja, Deus entrou na história.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
CABRAL, Elienai. E o Verbo se Fez Carne: Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas - E o Verbo se Fez Carne: Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2º Trimestre de 2025.
DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
DICIONÁRIO Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 101 - 2º Trimestre de 2025. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
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