Lição 8 - Naamã é Curado da Lepra (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado. (2 Rs 5.14)

VERDADE PRÁTICA

Deus não opera milagres necessariamente segundo nossas expectativas. Ele faz da forma e no momento que lhe apraz.

Segunda - Jo 4.46-54

A fé no que Jesus diz é suficiente para gerar cura

Terça - Mt 10.8

Jesus deu autoridade aos discípulos para curar em seu nome

Quarta - Tg 5.14,15

A oração feita com fé é capaz de curar e libertar o pecador

Quinta - Jo 5.8,9

Os milagres que Deus realiza são inimagináveis

Sexta - At 20.33,34

Um exemplo contra a cobiça

Sábado - Sl 103.3

O Senhor tem poder para curar doenças e perdoar pecados

LIÇÃO 8 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Relatar a busca de Naamã por sua cura;

2º OBJETIVO: Salientar o orgulho e a falta de fé de Naamã;

3º OBJETIVO: Identificar a ambição de Geazi.

O Senhor trabalha por meios inimagináveis.Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • A cura da lepra de Naamã nos revela que os métodos de Deus nem sempre são fáceis de compreender.

  • Naamã precisou exercitar sua obediência e fé ao mergulhar no rio Jordão.

  • [...] ao deixar de lado o orgulho e cumprir a rigor o que Eliseu lhe dissera, Naamã alcançou a cura.

I - NAAMÃ, O CHEFE DO EXÉRCITO SÍRIO

  1. Naamã, um comandante honrado.

  • Naamã era um comandante [da Síria] admirado e respeitado por todos devido às suas muitas vitórias em batalhas.

  • Mas era leproso.

      • “E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.” 1 Rs 5.1 (ARC)

          • COMPARE: “O rei da Síria tinha grande respeito por Naamã, comandante do seu exército, pois, por meio dele, o Senhor tinha dado grandes vitórias à Síria. Mas, embora Naamã fosse um guerreiro valente, sofria de lepra.” 1 Rs 5.1 (NVT)

      • “A lepra [...] era uma das doenças mais temidas da época. Algumas formas eram extremamente contagiosas e, em muitos casos, incuráveis. Em suas piores formas, a lepra levava à morte. Muitos leprosos eram forçados a abandonar as cidades e ir habitar nos campos de quarentena. Pelo fato de Naamã ainda ocupar seu posto, é provável que ele tivesse uma forma leve da doença, ou ainda estivesse nos seus estágios iniciais. Em ambos os casos, sua vida teria sido tragicamente abreviada por sua doença.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A escrava, uma testemunha de Deus.

  • Em uma de suas incursões de guerra contra Israel, [as tropas da Síria fizeram] uma menina de escrava.

      • “E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.” 2 Rs 5.2 (ARC)

          • COMPARE: “Naquela época, saqueadores sírios tinham invadido o território de Israel, e entre os cativos havia uma menina que se tornou serva da esposa de Naamã.” 2 Rs 5.2 (NVT)

      • “A Síria era o país vizinho de Israel, situado a nordeste, mas raramente as duas nações estavam convivendo em termos amigáveis. Sob o governo de Davi, a Síria pagava tributos a Israel. Nos dias de Eliseu, a Síria estava crescendo em poder e realizava frequentes ataques a Israel, tentando frustrar o povo israelita e gerar confusão política. Muitas vezes, os cativos israelitas eram levados para a Síria após incursões bem-sucedidas. A serva de Naamã era uma israelita, raptada de sua casa e família. Ironicamente, a única esperança de Naamã ser curado vinha de Israel.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Esta [menina] passou a [servir] na casa [de Naamã] e, vendo o sofrimento do seu senhor, sugeriu à esposa de Naamã que fosse falar com o profeta Eliseu.

      • “E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” 2 Rs 5.3 (ARC)

  • A escrava se tornou uma agente de Deus na casa de Naamã.

      • “Não sabemos muito sobre a menina (nem mesmo seu nome nos é contado), mas sua breve palavra à patroa proporcionou a cura e a fé em Deus para um poderoso capitão sírio. Deus havia estabelecido um propósito para ela, e ela foi fiel.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Não importa onde estejamos e nem as nossas condições, sempre haverá uma oportunidade para falarmos de Deus às pessoas.

      • “Onde Deus tem colocado você? Não importa quão humilde ou pequena seja sua posição; Deus pode lhe usar para divulgar sua Palavra. Procure oportunidades de dizer aos outros o que Deus pode fazer. Não há como prever quem poderá ouvir sua mensagem!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A caravana de Naamã.

  • Naamã acreditou na palavra da escrava e foi até o seu rei a fim de lhe contar o que ela lhe dissera.

  • O rei sírio preparou uma carta ao rei de Israel, recomendando a cura de seu comandante, bem como enviou presentes.

  • “Então, disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro, e dez mudas de vestes. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra.” 2 Rs 5.5,6 (ARC)

      • COMPARE: “Então o rei da Síria lhe respondeu: “Vá visitar o profeta. Eu lhe darei uma carta de apresentação ao rei de Israel”. Naamã partiu levando 350 quilos de prata, 72 quilos de ouro e dez roupas de festa. A carta para o rei de Israel dizia: “Com esta carta apresento meu servo Naamã. Quero que o rei o cure da lepra”.” 2 Rs 5.5,6 (NVT)

  • O rei de Israel, [ao ler a carta], rasgou as suas vestes, pois acreditava ser [...] um pretexto do rei sírio para atacá-lo.

      • “E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.” 2 Rs 5.7 (ARC)

          • COMPARE: “Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as roupas e disse: “Acaso sou Deus, capaz de dar ou de tirar a vida? Por que esse homem me pede que cure um leproso? Como vocês podem ver, ele procura um pretexto para nos atacar!”.” 2 Rs 5.7 (NVT)

SÍNTESE DO TÓPICO I

O Senhor está pronto para curar, basta que o busquemos e que depositemos nossa confiança e fé nEle.

DINÂMICA 1

II - O MERGULHO NO RIO JORDÃO

  1. Eliseu não se impressionou com a pompa.

  • Eliseu disse [ao rei de Israel]: “Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.” (2 Rs 5.8b)

      • “Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.” 2 Rs 5.8 (ARC)

          • COMPARE: “Mas, quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as roupas, mandou-lhe esta mensagem: “Por que o rei ficou tão aflito? Envie Naamã a mim, e ele saberá que há um profeta verdadeiro em Israel”.” 2 Rs 5.8 (NVT)

  • Então o comandante Naamã foi até a casa de Eliseu.

      • “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu.” 2 Rs 5.9 (ARC)

  • Porém, [Eliseu] não o recebeu, mas mandou um mensageiro com as instruções do que ele haveria de fazer para ser curado.

      • “Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.” 2 Rs 5.10 (ARC)

          • COMPARE: “Ele mandou um mensageiro dizer a Naamã: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão. Sua pele será restaurada, e você ficará curado da lepra”.” 2 Rs 5.10 (NVT)


  1. A decepção e a cura de Naamã.

  • [Naamã] esperava que o profeta o recebesse com honras e que lhe tocasse com as mãos.

  • A decepção de Naamã foi evidente.

      • “Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do Senhor, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação.” 2 Rs 5.11,12 (ARC)

          • COMPARE: “Naamã ficou indignado e disse: “Imaginei que ele sairia para me receber! Esperava que movesse as mãos sobre a lepra, invocasse o nome do Senhor, seu Deus, e me curasse! Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores que qualquer rio de Israel? Será que eu não poderia me lavar em um deles e ser curado?”. Naamã deu meia-volta e partiu furioso.” 2 Rs 5.11,12 (NVT)

      • “Naamã, um grande herói, estava acostumado a ser tratado com um respeito diferenciado, por isso ficou indignado quando Eliseu o tratou como uma pessoa comum. Ele [...] esperava um tratamento compatível com a realeza. Lavar-se em um grande rio seria aceitável, mas o Jordão era pequeno e sujo. Lavar-se no rio Jordão, Naamã pensou, era algo para homens com posições inferiores à sua. Mas Naamã teve que se humilhar e obedecer aos comandos de Eliseu para ser curado.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Foi preciso a intervenção de seus empregados para que a ordem fosse cumprida.

      • “Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado.” 2 Rs 5.13 (ARC)

          • COMPARE: “Mas seus oficiais tentaram convencê-lo, dizendo: “Meu senhor, se o profeta lhe tivesse pedido para fazer algo muito difícil, o senhor não teria feito? Por certo o senhor deve obedecer à instrução dele, pois disse apenas: ‘Vá, lave-se e será curado’”.” 2 Rs 5.13 (NVT)

  • O comandante mergulhou sete vezes no rio Jordão e [ficou] purificado de sua lepra.

      • “O que Naamã tinha que fazer para que sua lepra fosse purificada é semelhante ao que devemos fazer para ter nossos pecados purificados - aceitar a misericórdia de Deus humildemente.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Eliseu mandou Naamã lavar-se nas águas turvas do rio Jordão como uma simples demonstração de humildade e de obediência. Além disso, ao fazer assim, Naamã acharia impossível atribuir a cura aos seres humanos ou a meios naturais. Tanto os israelitas, quanto os sírios sabiam que o Jordão não poderia curar lepra. Naamã precisava saber que a cura provinha milagrosamente da graça e do poder de Deus, mediante a palavra do seu profeta.” (STAMPS, 2006)


  1. Deus ainda opera milagres, e não misticismos.

  • Podemos e devemos invocar as bênçãos de Deus, pois esperamos o seu agir milagroso.

  • Onde Ele age não é preciso numerologia ou superstição, pois o poder de Deus está acima de tudo isso.

SÍNTESE DO TÓPICO II

Para ser alcançado pelo milagre divino é necessário abandonar o orgulho e a falta de fé.

DINÂMICA 2

III - GEAZI É ACOMETIDO DA LEPRA

  1. A rejeição dos presentes.

  • Após a sua cura, Naamã estava disposto a voltar a Eliseu, a fim de lhe presentear.

      • “Então, voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço que tomes uma bênção do teu servo.” 1 Rs 5.15 (ARC)

          • COMPARE: “Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram para onde morava o homem de Deus. Ao chegar diante dele, Naamã disse: “Agora sei que no mundo inteiro não há Deus, senão em Israel. Por favor, aceite um presente de seu servo”.” 1 Rs 5.15 (NVT)

  • Eliseu rejeitou o presente.

      • “Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que a não tomarei. E instou com ele para que a tomasse, mas ele recusou.” 2 Rs 5.16 (ARC)

          • COMPARE: “Eliseu, porém, respondeu: “Tão certo como vive o Senhor, a quem sirvo, não aceitarei presente algum”. Embora Naamã insistisse, Eliseu recusou.” 2 Rs 5.16 (NVT)

      • “Eliseu recusou o dinheiro de Naamã para mostrar que o favor de Deus não pode ser comprado. Nosso dinheiro, assim como o de Naamã, é inútil quando nos deparamos com a morte. Não importa quanta riqueza acumularmos nesta vida, isto evaporará quando estivermos diante de Deus, nosso Criador. O que nos salva não é nossa conta bancária, mas nossa fé em Jesus Cristo.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Homens de Deus não se deixam vender.

  • A atitude de Eliseu revela um comportamento de quem não vende a si mesmo ou as bênçãos de Deus.

  • Tanto Elias quanto Eliseu eram honestos consigo mesmos e com Deus.


  1. Por ganância Geazi é acometido da lepra.

  • Quando Naamã iniciava sua viagem [de volta à Síria], Geazi, cheio de ganância em seu coração, foi até ele e, mentindo, se apoderou dos presentes oferecidos a Eliseu.

      • “Então, Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o Senhor, que hei de correr atrás dele e tomar dele alguma coisa. E foi Geazi em alcance de Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de vestes. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de vestes; e pô-las sobre dois dos seus moços, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele à altura, tomou-os das suas mãos e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.” 2 Rs 5.20-24 (ARC)

          • COMPARE: “Mas Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor não deveria ter deixado esse sírio, Naamã, partir sem aceitar os presentes. Tão certo como vive o Senhor, vou correr atrás dele para ver se consigo alguma coisa”. E Geazi correu atrás de Naamã. Quando Naamã viu que Geazi corria atrás dele, desceu de sua carruagem e foi ao encontro dele. “Está tudo bem?”, perguntou Naamã. “Sim, está tudo bem”, respondeu Geazi. “Meu senhor me enviou para dizer que acabaram de chegar dois jovens profetas da região montanhosa de Efraim. Meu senhor pediu 35 quilos de prata e duas roupas de festa para eles.” “Claro, leve setenta quilos de prata”, insistiu Naamã. Ele lhe deu duas roupas de festa, colocou a prata em duas sacolas e enviou dois servos para carregarem os presentes para Geazi. Ao chegarem à colina, Geazi pegou as sacolas, enviou os servos de volta e escondeu os presentes dentro de casa.” 2 Rs 5.20-24 (NVT)

      • “Esta passagem não está ensinando que o dinheiro é algo maligno ou que os ministros não devem ser pagos; em vez disso, está advertindo contra a ganância e o engano. O verdadeiro serviço é motivado por amor e devoção a Deus e não busca o ganho pessoal. Verifique seus motivos à medida que você serve a Deus - você não pode servir a Deus e às riquezas (Mt 6.24).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Tal atitude nos revela o caráter distorcido de Geazi. Visando o bem material ele:

      • mentiu ao comandante sírio;

      • traiu Eliseu;

      • [desrespeitou] a Deus.

          • “Geazi viu a oportunidade perfeita de enriquecer através da atitude egoísta de pedir a recompensa que Eliseu recusou. Infelizmente, seu plano tinha três problemas: (1) Ele aceitou de bom grado o dinheiro que havia sido oferecido a outra pessoa; (2) ele inferiu erroneamente que o dinheiro poderia ser trocado pelos dons gratuitos da cura e da misericórdia de Deus; (3) ele mentiu e tentou encobrir os motivos que tinha para aceitar o dinheiro. Embora Geazi tenha sido um servo útil, seu ganho pessoal se tornou mais importante do que servir a Deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Por isso, [Geazi] foi acometido de lepra.

      • “Então, ele entrou e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: De onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas? Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.” 2 Rs 5.25-27 (ARC)

          • COMPARE: “Quando entrou para ver seu senhor, Eliseu, este lhe perguntou: “Onde você esteve, Geazi?”. “Não estive em lugar algum”, respondeu Geazi. Mas Eliseu lhe disse: “Você não percebe que eu estava presente em espírito quando Naamã desceu da carruagem para encontrar-se com você? Esta definitivamente não era ocasião de receber dinheiro e roupas, oliveiras e videiras, ovelhas, gado e servos. Por isso, você e seus descendentes sofrerão da lepra de Naamã para sempre”. Quando Geazi saiu dali, seu corpo estava coberto de lepra; sua pele estava branca como a neve.” 2 Rs 5.25-27 (NVT)

SÍNTESE DO TÓPICO III

É inadmissível que os servos de Deus negociem milagres e curas do Senhor por presentes ou favores humanos.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A cura de Naamã nos mostra que:

      • Deus está disposto a perdoar e salvar a todos, independentemente de posição social ou nacionalidade;

      • Apesar de muitas vezes não compreendermos, o Senhor opera maravilhas de formas diferenciadas.

          • “A obediência a Deus começa com a humildade. Devemos crer que seu caminho é melhor do que nosso. Pode ser que nem sempre compreendamos suas maneiras de trabalhar, mas recebemos suas bênçãos através da obediência humilde.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

          • “Devemos nos lembrar de que (1) os caminhos de Deus são os melhores; (2) Deus quer nossa obediência mais que qualquer outra coisa; (3) Deus pode usar qualquer coisa para realizar seus propósitos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

POMMERENING, C. I. O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e o Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2021.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 8 - NAAMÃ É CURADO DA LEPRA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 8 - NAAMÃ É CURADO DA LEPRA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf