Lição 5 - O Casamento é Para Sempre (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 2º Trimestre de 2022 – Adultos – Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Osiel Gomes. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem." Mt 19.6 (ARC)

COMPARE: Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu. (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício. Na continuidade do Sermão do Monte, Jesus condena o adultério.

Segunda - Hb 13.4

O casamento deve ser honrado

Terça - Ml 2.15,16

O Senhor os fez um só

Quarta - Ef 5.33

O amor e o respeito no casamento

Quinta - Mc 7.21-22; Pv 4.23

Guarde o seu coração

Sexta - Pv 6.32

O adúltero destrói a si mesmo

Sábado - Gl 5.16-17

Não satisfaça o desejo da carne

LIÇÃO 5 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apresentar a condenação do adultério;

2º OBJETIVO: Mostrar que o que rege o coração regerá o corpo também;

3º OBJETIVO: Afirmar a indissolubilidade do casamento.

PALAVRA-CHAVE: Casamento

INTRODUÇÃO

  • Ao evocar o sétimo mandamento, “não adulterarás”, a intenção do Mestre é colocar o casamento no seu devido lugar, como foi designado pelo próprio Deus.

      • “Não adulterarás.” Êx 20.14 (ARC)

      • “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gn 2.24 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” Gn 2.24 (NVT)

  • Jesus expressa que tudo começa no coração.

  • Os que realmente são dominados pelos valores ensinados por Cristo, procuram, em tudo, a preservação da pureza, da vida conjugal e do verdadeiro lar cristão.

      • “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hb 13.4 (ARC)

          • COMPARE: “Honrem o casamento e mantenham pura a união conjugal, pois Deus certamente julgará os impuros e os adúlteros.” Hb 13.4 (NVT)

I - A CONDENAÇÃO DO ADULTÉRIO

  1. Definição de adultério.

  • Biblicamente, o adultério é definido como uma relação sexual que um homem casado tem com uma mulher que não é sua esposa ou vice-versa.

      • “μοιχευω moicheuo: 1) cometer adultério 1a) ser um adúltero 1b) cometer adultério com, ter relação ilícita com a mulher de outro 1c) da mulher: permitir adultério, ser devassa 1d) Uma expressão idiomática hebraica, a palavra é usada daqueles que, pela solicitação de uma mulher, são levados a idolatria, i.e., a comer de coisas sacrificadas a ídolos.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • Jamais se deve pensar que as ordens divinas em relação ao adultério fossem pesadas demais;

  • [O objetivo do mandamento “não adulterarás”] era preservar o casamento, a fidelidade conjugal, a família.


  1. A posição de Jesus quanto ao adultério.

  • Para Jesus, a gênese do adultério está no coração, começando com um olhar cobiçoso e pensamentos impuros que levam à prática sexual ilícita.

      • “Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.” Mt 5.28,29 (ARC)

          • COMPARE: “Eu, porém, lhes digo que quem olhar para uma mulher com cobiça já cometeu adultério com ela em seu coração. Se o olho direito o leva a pecar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor perder uma parte do corpo que ser todo ele lançado no inferno.” Mt 5.28,29 (NVT)

  • Cristo [...] fala de um coração profano e contaminado, capaz de olhar cobiçosamente para uma mulher e, sem motivo, conceder carta de divórcio à esposa.

      • “Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.” Dt 24.1 (ARC)

          • COMPARE: “Se um homem se casar e a esposa não for do seu agrado porque ele descobriu alguma coisa vergonhosa da parte dela, ele escreverá um certificado de divórcio e o dará a ela, mandando-a embora de sua casa.” Dt 24.1 (NVT)

      • “Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mt 19.7-9 (ARC)

          • COMPARE: “Eles perguntaram: “Então por que Moisés disse na lei que o homem poderia dar à esposa um certificado de divórcio e mandá-la embora?”. Jesus respondeu: “Moisés permitiu o divórcio apenas como concessão, pois o coração de vocês é duro, mas não era esse o propósito original. E eu lhes digo o seguinte: quem se divorciar de sua esposa, o que só poderá fazer em caso de imoralidade, e se casar com outra, cometerá adultério”.” Mt 19.7-9 (NVT)

  • Perante Deus [...] uma intenção errada é tão pecaminosa quanto um ato.

  • Devemos sempre buscar pensamentos puros e bons.

      • “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp 4.8 (ARC)

          • COMPARE: “Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.” Fp 4.8 (NVT)


  1. Os males do adultério.

  • O adultério sempre é prejudicial para a estrutura familiar.

  • Qualquer infidelidade no relacionamento a dois sempre será ruim, pois gera desconfiança, feridas emocionais, [...] desrespeito, fraqueza e queda na vida espiritual.

  • É importante evitar tanto a prática do ato como os pensamentos indevidos.

  • O adultério deve ser evitado a todo custo, pois suas consequências são devastadoras; além de ser pecado, fere a santidade de Deus.

      • “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno. Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca. Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa;” Pv 5.3-8 (ARC)

          • COMPARE: “Pois os lábios da mulher imoral são doces como mel, e sua boca é mais suave que azeite. No fim, porém, ela é amarga como veneno e afiada como uma espada de dois gumes. Seus pés descem para a morte; seus passos conduzem direto à sepultura. Pois ela não se interessa pelo caminho da vida; não se dá conta de que anda sem rumo por uma trilha tortuosa. Portanto, meu filho, preste atenção; nunca se desvie do que irei lhe dizer. Mantenha distância dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa!” Pv 5.3-8 (NVT)

SINÓPSE I

O Senhor Jesus condena claramente a prática do adultério.

DINÂMICA 1

II - O QUE REGE O CORAÇÃO REGERÁ O CORPO

  1. O que procede do coração.

  • O pecado não está restrito apenas ao ato, mas também a pensamentos impuros, malignos, cuja fonte é o coração.

      • “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mt 15.19 (ARC)

          • COMPARE: “Pois do coração vêm maus pensamentos, homicídio, adultério, imoralidade sexual, roubo, mentiras e calúnias.” Mt 15.19 (NVT)

  • “Coração” [...] fala do homem interior, mente, vontade, alma, inteligência. Trata-se do lugar dos desejos, das emoções e paixões.

      • “καρδια kardia: 1) coração 1a) aquele orgão do corpo do animal que é o centro da circulação do sangue, e por isso foi considerado como o assento da vida física 1b) denota o centro de toda a vida física e espiritual 2a) o vigor e o sentido da vida física 2b) o centro e lugar da vida espiritual 2b1) a alma ou a mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços 2b2) do entendimento, a faculdade e o lugar da inteligência 2b3) da vontade e caráter 2b4) da alma na medida em que é afetada de um modo ruim ou bom, ou da alma como o lugar das sensibilidades, afeições, emoções, desejos, apetites, paixões 1c) do meio ou da parte central ou interna de algo, ainda que seja inanimado.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • No seu aspecto figurativo, o coração refere-se ao caráter moral.

  • Um cristão [com] o coração transformado tem um viver totalmente diferente, [pois] seu coração é regido pela Palavra.

      • “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” Cl 3.16 (ARC)

      • “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.” Rm 6.17 (ARC)

          • COMPARE: “Graças a Deus, porque antes vocês eram escravos do pecado, mas agora obedecem de todo o coração a este ensino que lhes transmitimos.” Rm 6.17 (NVT)


  1. O homem é o que pensa.

  • Os pensamentos [...] que estão no seu “homem interior” são os motores que colocam em ação todo o seu corpo e são determinantes para sua conduta.

  • O que semeia o pensamento da cobiça, desejando outra mulher, não demorará para que concretize isso na prática.

      • “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gl 6.7 (ARC)

  • Cada um é engodado por sua própria cobiça, a qual dará luz ao pecado, que sendo consumado, leva à morte.

      • “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tg 1.14,15 (ARC)

          • COMPARE: “A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte.” Tg 1.14,15 (NVT)

  • Jesus falou que aquilo que rege o coração se evidenciará no viver diário de uma pessoa por meio de seus atos.

      • “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mt 15.19 (ARC)

      • “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lc 6.45 (ARC)

          • COMPARE: “A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” Lc 6.45 (NVT)

  • Ninguém está isento de tentações, [...] a saída é pedir para Jesus fazer a transformação e nos dar um novo coração.

      • “que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” Ef 4.22-24 (ARC)

          • COMPARE: “livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus.” Ef 4.22-24 (NVT)

      • “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Rm 6.12,13 (ARC)

      • “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne;” Ez 11.19 (ARC)

      • “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” Ez 36.38 (ARC)


  1. Sujeitando o corpo ao Espírito Santo.

  • O caminho para que o cristão possa dominar bem o corpo é viver na dependência do Espírito Santo.

      • “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gl 5.16 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana.” Gl 5.16 (NVT)

  • [Cristo expressa] como o cristão pode crucificar a carne com suas paixões e sujeitar o seu corpo ao Espírito para que não seja instrumento do pecado.

      • “Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.” Mt 5.29 (ARC)

      • “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gl 5.24 (ARC)

          • COMPARE: “Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana.” Gl 5.24 (NVT)

      • “Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” Tt 3.3-5 (ARC)

          • COMPARE: “Em outros tempos, também éramos insensatos e desobedientes. Vivíamos no engano e nos tornamos escravos de muitas paixões e prazeres. Éramos cheios de maldade e inveja e odiávamos uns aos outros. Mas, quando Deus, nosso Salvador, revelou sua bondade e seu amor, ele nos salvou não porque tivéssemos feito algo justo, mas por causa de sua misericórdia. Ele nos lavou para remover nossos pecados, nos fez nascer de novo e nos deu nova vida por meio do Espírito Santo.” Tt 3.3-5 (NVT)

  • Jesus não estava falando de cortar algum membro do corpo, pois nada disso valeria enquanto o coração ainda estivesse cheio de pecado.

  • Um coração transformado pelo poder de Cristo mostrará atitudes de sacrifício que visam glorificar a Deus.

      • “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.1,2 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” Rm 1.1,2 (NVT)

      • “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Co 6.20 (ARC)

SINÓPSE II

O que procede do coração e permeia o pensamento do homem determinarão seu comportamento.

DINÂMICA 2

III - A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO

  1. O casamento na perspectiva bíblica.

  • O casamento deve ser uma união permanente, em que homem e mulher entram em uma aliança a fim de construir uma união única na mais perfeita intimidade.

      • “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gn 2.24 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” Gn 2.24 (NVT)

  • Não querendo jamais que os votos do casamento fossem quebrados, Deus deu a ordem: “Não adulterarás”.

      • “Não adulterarás.” Êx 20.14 (ARC)

  • A singularidade dessa maravilhosa união foi destacada por Cristo quando falou do vínculo conjugal.

      • “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” Mt 19.6 (ARC)

          • COMPARE: “Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.” Mt 19.6 (NVT)

  • Paulo [...] comparou o amor de Cristo, que se sacrificou pela Igreja, ao amor do marido para com a sua esposa.

      • “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” Ef 5.25 (ARC)

          • COMPARE: “Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela,” Ef 5.25 (NVT)


  1. O que fazer para que o casamento seja para sempre?

  • Um casal que vive [...] em amor, irá construir a mais bela e perfeita união, ainda que enfrente lutas e reveses [...].

  • O casamento deve ser construído com base em respeito, amizade, bom tratamento, carinho, dignidade, entre outros.

      • “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pe 3.7 (ARC)

          • COMPARE: “Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus. Tratem-na de maneira correta, para que nada atrapalhe suas orações.” 1 Pe 3.7 (NVT)

  • No aspecto espiritual ambos são iguais;

      • “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Gn 1.27 (ARC)

          • COMPARE: “Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou.” Gn 1.27 (NVT)

      • “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gl 3.28 (ARC)

  • Na vida a dois há obrigações distintas e específicas a serem cumpridas.

      • “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.” 1 Co 7.3 (ARC)

          • COMPARE: “O marido deve satisfazer as necessidades conjugais de sua esposa, e a esposa deve fazer o mesmo por seu marido.” 1 Co 7.3 (NVT)

  • A união sexual é outro fator preponderante que deve ser levado em consideração no casamento.

  • O verbo “coabitar” fala de relação sexual dentro do casamento, tratada pela Bíblia como algo digno.

      • “E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.” Gn 4.25 (ARC)

          • COMPARE: “Adão teve relações com sua mulher novamente, e ela deu à luz outro filho. Chamou-o de Sete, pois disse: “Deus me concedeu outro filho no lugar de Abel, a quem Caim matou”. Gn 4.25 (NVT)

      • “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hb 13.4 (ARC)

          • COMPARE: “Honrem o casamento e mantenham pura a união conjugal, pois Deus certamente julgará os impuros e os adúlteros.” Hb 13.4 (NVT)

  • O casal cristão [...] jamais deve usar o sexo como fazem os ímpios, sem amor, carinho, respeito, tão somente para dar vazão às suas lascívias.

      • “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” 1 Ts 4.3-7 (ARC)

          • COMPARE: “A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual. Cada um deve aprender a controlar o próprio corpo e assim viver em santidade e honra, não em paixões sensuais, como os gentios que não conhecem a Deus. Nesse assunto, não prejudiquem nem enganem um irmão, pois o Senhor punirá todas essas práticas, como já os advertimos solenemente. Pois Deus nos chamou para uma vida santa, e não impura.” 1 Ts 4.3-7 (NVT)

  • O casal que deseja que seu casamento dure para sempre, deve estar em comunhão com Deus, e ter uma união marcada pelo amor e uma vida sexual regrada e sadia.


  1. Casamento: uma união indissolúvel.

  • [em desenvolvimento]

SINÓPSE III

Na perspectiva bíblica, o casamento é uma união indissolúvel.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • [em desenvolvimento]

Referências Bibliográficas

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2º Trimestre de 2022.

Material para Impressão (completo)

Apresentação (Slides para Data Show)