Lição 11 - O Presbítero, Bispo ou Ancião (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 2º Trimestre de 2021 – Adultos – Dons Espirituais e Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário – Comentarista Pr. Elinaldo Renovato. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros [...].” (Tt 1.5)

VERDADE PRÁTICA

O presbitério deve ser constituído por pessoas idôneas para auxiliar na administração da igreja local.

Segunda - Tt 1.5

O estabelecimento dos Presbíteros

Terça - Tg 5.14

Homens espirituais

Quarta - 1 Tm 4.14

A ação do presbitério

Quinta - 1 Pe 5.1,2

Presbíteros apascentadores

Sexta - 1 Pe 5.3

Como exemplo do rebanho

Sábado - Tt 1.5,7

Bispo - Outro nome para presbítero

LIÇÃO 11 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Definir o termo e a função do presbítero;

2º OBJETIVO: Destacar a importância do presbítero;

3º OBJETIVO: Pontuar os deveres dos presbíteros.

“Apesar da importância do pastor titular, este deve contar com um grupo de obreiros aptos a ensinar e a administrar a igreja local: o presbitério” Interagindo com o Professor (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • No início da Igreja do primeiro Século [...] O Evangelho frutificou na vida das pessoas, e por isso, surgiam cada vez mais novos crentes.

  • Foi necessário separar crentes idôneos e maduros na fé para cuidarem desse precioso rebanho.

      • “A conversão do fariseu Saulo, no caminho de Damasco, fez dele um dos maiores evangelistas de todos os tempos. Em suas viagens missionárias, muitas igrejas foram abertas, inclusive na Europa. Em consequência, as igrejas necessitavam de líderes, que orientassem os crentes acerca do evangelho, da organização, do desenvolvimento e da maneira de viver dos novos grupos de cristãos.” (RENOVATO, 2021)

      • “A consagração de anciãos ou presbíteros (At 14.23) foi feita não somente pela busca da vontade do Espírito, mediante a oração e jejum, como também através de um exame do caráter, dos dons espirituais, da reputação e da vida irrepreensível dos candidatos ao dito cargo (1 Tm 3.1-10). Se fossem achados irrepreensíveis, seriam consagrados.” (STAMPS, 2006)

  • Os apóstolos de Cristo passaram a estabelecer presbíteros para zelar pela administração e a vida espiritual da igreja local.

      • “[...] com o passar dos anos, foram surgindo crentes de mais idade, que demonstravam condição para cuidar dos mais novos convertidos. A boa semente do evangelho frutificava em vários lugares, e os líderes da Igreja (pertencentes ao Colégio Apostólico) tomaram providências para que, em cada cidade, fossem estabelecidos líderes locais para cuidarem do rebanho.” (RENOVATO, 2021)

I - A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS

  1. Significado da função

  • No emprego dos judeus e cristãos, “presbítero” é um título de dignidade dos indivíduos experientes e de idade madura que formavam o governo da igreja local.

      • “Os presbíteros ou anciãos eram os oficiais da igreja que supervisionavam, protegiam, disciplinavam, instruíam e aconselhavam os outros crentes. O termo ‘ancião’ significa simplesmente ‘mais velho’. Tanto os gregos como os judeus davam posições de grande honra aos homens mais velhos e sábios, e a igreja cristã primitiva manteve esse padrão de liderança.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • É um sinônimo de bispo (supervisor); de professor; e de pastor.


  1. A liderança local.

  • O apóstolo Paulo cuidou de organizar a administração das igrejas locais por onde as plantava, separando um grupo de obreiros para tal trabalho.

      • “Àquela altura da expansão da Igreja, não havia ainda um ministério organizado como conhecemos hoje, com pastores, evangelistas, mestres, presbíteros e diáconos, de forma bem definida e até impropriamente hierarquizada. Por isso, os discípulos mais antigos, e de mais idade, eram designados para cuidar de cada igreja. Eram os anciãos, que iam sendo escolhidos para serem superintendentes, supervisores, ou bispos.” (RENOVATO, 2021)

  • Paulo instrui [Tito] a estabelecer presbíteros em diversos lugares, de cidade em cidade.

      • “a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei: [...] Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;” Tt 1.4,5,7 (ARC)

          • COMPARE: “Escrevo a Tito, meu verdadeiro filho na fé que compartilhamos. Que Deus, o Pai, e Cristo Jesus, nosso Salvador, lhe deem graça e paz. Deixei-o na ilha de Creta para que você completasse o trabalho e nomeasse presbíteros em cada cidade, conforme o instruí. [...] O bispo administra a casa de Deus e, portanto, deve ter uma vida irrepreensível. Não deve ser arrogante nem briguento, não deve beber vinho em excesso, nem ser violento, nem buscar lucro desonesto.” Tt 1.4,5,7 (NVT)

      • “Paulo havia designado presbíteros em várias igrejas durante suas viagens (At 14.23). Ele não poderia permanecer em cada igreja, mas sabia que estas novas igrejas precisavam de uma forte liderança espiritual.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Está claro, assim, o aspecto pastoral da função exercida pelos presbíteros nas comunidades cristãs antigas.


  1. As qualificações.

  • Como a liderança local era formada por um grupo de irmãos experientes na fé para cuidarem da igreja, a função dos presbíteros era pastoral.

      • “De acordo com o entendimento da época, a igreja local deveria ter à frente um obreiro experiente e de mais idade. Que fosse um ancião. Um jovem obreiro pode ter muito conhecimento bíblico e até muita unção de Deus. Mas a experiência só se consegue com o tempo, com o passar dos anos (Jó 32.7).” (RENOVATO, 2021)

      • “Certamente, pela inexistência de pessoas qualificadas com o dom ministerial de pastor, havia a necessidade de uma liderança, formada por um grupo de irmãos mais idosos, para cuidar da igreja local.” (RENOVATO, 2021)

  • O presbítero é um pastor, um apascentador de ovelhas!

      • “O presbítero é obreiro que colabora com o pastor da igreja, ajudando-o no cuidado do rebanho do Senhor Jesus Cristo.” (RENOVATO, 2021)

  • A Palavra de Deus expressa qualificações bem objetivas para o exercício fiel dessa função.

      • “aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.” Tt 1.6-9 (ARC)

          • COMPARE: “O presbítero deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, e seus filhos devem partilhar de sua fé e não ter fama de devassos nem rebeldes. O bispo administra a casa de Deus e, portanto, deve ter uma vida irrepreensível. Não deve ser arrogante nem briguento, não deve beber vinho em excesso, nem ser violento, nem buscar lucro desonesto. Em vez disso, deve ser hospitaleiro e amar o bem. Deve viver sabiamente, ser justo e ter uma vida de devoção e disciplina. Deve estar plenamente convicto da mensagem fiel que lhe foi ensinada, de modo que possa encorajar outros com o verdadeiro ensino e mostrar aos que se opõem onde estão errados.” Tt 1.6-9 (NVT)

      • “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.” 1 Tm 3.1-7 (ARC)

          • COMPARE: “Esta é uma afirmação digna de confiança: “Se alguém deseja ser bispo, deseja uma tarefa honrosa”. Portanto, o bispo deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, ter autocontrole, viver sabiamente e ter boa reputação. Deve ser hospitaleiro e apto a ensinar. Não deve beber vinho em excesso, nem ser violento. Antes, deve ser amável, pacífico e desapegado do dinheiro. Deve liderar bem a própria família e ter filhos que o respeitem e lhe obedeçam. Pois, se um homem não é capaz de liderar a própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não deve ser recém-convertido, pois poderia se tornar orgulhoso, e o diabo o faria cair. Além disso, os que são de fora devem falar bem dele, para que não seja desacreditado e caia na armadilha do diabo.” 1 Tm 3.1-7 (ARC)

      • 1) Aquele que for irrepreensível”. O presbítero, ou bispo, deve ser uma pessoa de caráter cristão ilibado, íntegro, exemplar. Um “obreiro que não tem de que se envergonhar” (2 Tm 2.15). 2) Marido de uma mulher'. Significa que o candidato ao presbitério ou ao episcopado deve ser um homem fiel à sua esposa. [...]. 3) “Que tenha família ajustada.” Paulo dá destaque especial à criação dos filhos do presbítero ou bispo (cf. 1 Tm 3.4,5). 4) “Não soberbo”. É sinônimo de “arrogante, orgulhoso, presunçoso”. Um presbítero não deve ser orgulhoso. [...]. É bom lembrar que cargo ministerial não é sinônimo de grandeza espiritual (1 Pe 5.5). 5) “Nem iracundo”. Uma pessoa iracunda é raivosa, colérica, furiosa. Um presbítero deve ser pessoa que sabe refrear seus impulsos emocionais. [...]. Um iracundo perde os melhores amigos e afasta a muitos de seu convívio. Jesus oferece um curso de mansidão (Mt 11.29). Há vaga para todos. 6) “Nem dado ao vinho”. Ou seja: não dado a fazer uso de bebida alcoólica (ver Ef 5.18). Não deve beber vinho embriagante, nem ser tentado ou atraído por ele, nem comer e beber com os ébrios (Mt 24.49). [...] Não há necessidade de o presbítero, bispo ou pastor tomar vinho. Um suco de uva puro tem as mesmas propriedades terapêuticas que o vinho, exceto o teor alcoólico. 7) “Nem espancador”. Ou não violento, agressivo. [...] Alguém pode espancar outro com palavras, ou ferir com agressões verbais ou psicológica (cf. Jr 18.18). Sempre houve pastores grosseiros, prepotentes, alguns que cometeram “assédio moral” contra pessoas a seu redor. Isso é reprovável sob todos os aspectos. O presbítero ou bispo deve ser ordeiro, humilde, de bom trato para com todos. 8) “Nem cobiçoso de torpe ganância”. A ganância por bens materiais ou pelo poder tem sido a causa de muitos escândalos e descrédito contra o ministério pastoral. O apóstolo Pedro deu a mesma exortação aos presbíteros (1 Pe 5.2). 9) “Mas dado à hospitalidade”. O bispo deve ser hospitaleiro (Hb 13.2). Um presbítero, bispo ou pastor deve ser uma pessoa acolhedora; que sabe receber bem, com cortesia e amabilidade, qualquer pessoa, em sua casa, na igreja, ou em qualquer lugar. Não deve ser grosseiro nem fazer acepção de pessoas (At 10.34; Tg 2.1,9). 10) “Amigo do bem ”. O presbítero deve ter o fruto do Espírito da “benignidade”, que é a qualidade daquele que se dedica a fazer o bem (SI 37.27; G16.9, 10). [...] 11) “Moderado”. E sinônimo de “comedido, prudente, contido”. O presbítero ou o bispo deve ser uma pessoa assim, sem afetação, sem exibicionismo; ter uma vida sem exagero, seja na vida ministerial, seja na vida pessoal; sem ser radicalista ou liberalista, evitando os extremos. Não deve ser precipitado no falar, no agir, mas deve ter autocontrole em suas atitudes e ações. Deve ter o fruto do Espírito da temperança (G1 5.22). 12) “Justo”. E sinônimo de “imparcial, isento, neutro, justiceiro". E qualidade indispensável ao líder. [...] O presbítero ou bispo, que apascenta as ovelhas do Senhor, deve ter o [...] cuidado, de ser justo e não praticar qualquer ato de injustiça. Nunca usar os “dois pesos e duas medidas”. 13) “Santo”. É qualidade e condição indispensável para que uma pessoa seja salva. Ser santo é ser separado ou consagrado para Deus. Um líder tem o dever de zelar pela santidade. Para isso precisa estar sempre exercitando o processo da “santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14; 1 Pe 1.15). 14) “Temperante”. É qualidade de quem tem “temperança”, ou domínio próprio, autocontrole. Que sabe dominar seus impulsos e paixões, seja na área dos relacionamentos, na área afetiva, sexual, ou nos apetites carnais. O intemperante em qualquer área acaba prejudicando a si ou aos outros. O bispo ou presbítero precisa ser um exemplo na temperança.” (RENOVATO, 2021)

      • “Quem se disser chamado por Deus para o trabalho pastoral deve ser aprovado pela igreja segundo os padrões bíblicos de 1 Tm 3.1-13; 4.12; Tt 1.5-9.[...] a igreja não deve aceitar pessoa alguma para a obra ministerial tendo por base apenas seu desejo, sua escolaridade, sua espiritualidade, ou porque essa pessoa acha que tem visão ou chamada.” (STAMPS, 2006)

DINÂMICA 1

II - A IMPORTÂNCIA DO PRESBITÉRIO

  1. Significado do termo

  • “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (1 Tm 4.14).

  • Paulo lembrou Timóteo acerca do reconhecimento do ministério do jovem pastor pelo conselho de obreiros.

      • “A escolha de Timóteo como líder da igreja foi confirmada por profecia (1 Tm 1.18) e pela imposição das mãos dos anciãos [presbíteros] da igreja. Ele não foi um líder autodesignado. Se você aspira à liderança da igreja, procure o conselho de cristãos maduros que lhe conheçam bem, e que lhe inspirem confiança.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O NT classifica esse corpo de obreiro de “presbitério”.


  1. A atuação do presbitério.

  • Em relação às sérias questões étnicas e eclesiásticas que podiam comprometer a expansão da igreja, os apóstolos e os anciãos (presbíteros) foram chamados para debater e legislar sobre o assunto.

      • “Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão. [...] Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.” At 15.2,6 (ARC)

          • COMPARE: “Paulo e Barnabé discordaram deles e discutiram energicamente. Por fim, a igreja decidiu enviar Paulo e Barnabé a Jerusalém, acompanhados de alguns irmãos de Antioquia, para tratar dessa questão com os apóstolos e presbíteros. [...] Os apóstolos e presbíteros se reuniram para decidir a questão.” At 15.2,6 (NVT)


  1. A valorização do presbitério.

  • O presbitério deve ser valorizado, pois desde os primórdios da Igreja cristã, a sua existência tem fundamento na Palavra de Deus.

      • “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.” 1 Tm 5.17 (ARC)

          • COMPARE: “Os presbíteros que fazem bem seu trabalho devem receber honra redobrada especialmente os que se dedicam arduamente à pregação e ao ensino.” 1 Tm 5.17 (NVT)

  • O NT mostra que, apesar de haver um pastor titular, o governo de uma igreja não era exercido por um único líder, mas pelo conselho de obreiros.

      • “De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.” At 20.17 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso, em Mileto, mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.” At 20.17 (NVT)

      • “Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:”

      • “Nos primórdios da Igreja, o presbítero era “o pastor” local, fazendo parte de um grupo de obreiros, responsáveis pelo cuidado das novas igrejas que surgiam em decorrência da evangelização intensiva.” (RENOVATO, 2021)

      • “Como a referência a presbíteros, no NT, sempre é feita no plural “presbíteros”, “bispos” ou “anciãos”, dá a entender que, em geral, o presbítero não agia isoladamente, mas como um corpo de ministros, ou de líderes, que cuidava da igreja local. “Sempre são citados no plural, isto é, não é mencionada uma só igreja onde houvesse apenas um presbítero (At 11.30; 15.2,4,6; 20.17; Tg 5.14; 1 Pe 5.1)”.” (RENOVATO, 2021)

  • O presbitério é de vital importância ao desenvolvimento das igrejas locais e ao bom ordenamento do Corpo de Cristo.

DINÂMICA 2

III - OS DEVERES DO PRESBITÉRIO

  1. Apascentar a igreja.

  • Os presbíteros têm o dever de alimentar o rebanho de Deus com a exposição da Santa Palavra.

      • “apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” 1 Pe 5.2,3 (ARC)

          • COMPARE: “que cuidem do rebanho que Deus lhes confiou com disposição, e não de má vontade; não pelo que lucrarão com isso, mas pelo desejo de servir a Deus. Não abusem de sua autoridade com aqueles que foram colocados sob seus cuidados, mas guiem-nos com seu bom exemplo.” 1 Pe 5.2,3 (NVT)

      • “A principal função da liderança da igreja é alimentar o rebanho com a Palavra. Paulo diz que o bispo é um despenseiro de Deus (Tt 1.7), aquele que fornece o alimento na casa.” (SAYÃO, 2016)

  • O apascentar as ovelhas do Senhor se dá com o cuidado pastoral, não pela força ou violência [...] sem interesse financeiro.

  • O objetivo maior é atuar na formação espiritual, social, moral e familiar do povo de Deus.


  1. Liderar a igreja local.

  • A liderança da igreja local tem duas esferas principais de atuação: o governo e o ensino.

      • “Ao longo dos séculos, a atividade do presbítero caracterizou-se pelo ministério de administrar as igrejas, bem como do ensino da Palavra. Sua função não é inferior à do pastor ou do evangelista.” (RENOVATO, 2021)

  • O presbítero, quando designado para essas tarefas, precisa:

      • Saber “governar a sua própria casa”;

          • “que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.” 1 Tm 3.4 (ARC)

              • COMPARE: “Deve liderar bem a própria família e ter filhos que o respeitem e lhe obedeçam.” 1 Tm 3.4 (NVT)

          • “Os trabalhadores e voluntários cristãos às vezes cometem o erro de pensar que seu trabalho é tão importante que eles o usam como justificativa para ignorar suas famílias. A liderança espiritual, porém, deve começar em casa.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

          • “Se um homem não está disposto a cuidar, disciplinar, e ensinar seus filhos, não está qualificado para liderar a igreja. Não permita que suas atividades voluntárias diminuam suas responsabilidades familiares.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

          • “Ele [o presbítero] deve ser irrepreensível como líder de família, sendo marido fiel e pai exemplar, pastoreando em primeiro lugar seus próprios filhos, os quais não devem ser insubordinados.” (SAYÃO, 2016)

      • Ser “apto a ensinar”;

          • “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” 1 Tm 3.2 (ARC)

          • “Um dos deveres principais do dirigente é alimentar as ovelhas mediante o ensino da Palavra de Deus.” (STAMPS, 2006)

      • Estar disponível “para servir”;

          • “e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mt 20.27,28 (ARC)

          • “Os obreiros que mais progridem em seus ministérios e as igrejas sob seu cuidado crescem são aqueles que o fazem por satisfação em servir.” (RENOVATO, 2021)

      • Deve ser uma pessoa experiente, idônea e pronta a ser exemplo na igreja local.

          • “É importante ter líderes que possam pregar eficazmente a Palavra de Deus, mas é ainda mais importante poder contar com homens que vivem a Palavra e são exemplos vivos que outros podem seguir.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

          • “Pedro descreve várias características dos bons líderes na igreja: (1) sabem que estão cuidando do rebanho de Deus, não do seu próprio rebanho; (2) lideram com o intuito de servir, não por obrigação; (3) estão preocupados com o que podem dar, não com o que podem receber; (4) lideram pelo exemplo, não pela força.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

          • “O líder cristão deve ser, antes de mais nada, ‘exemplo dos fiéis’ (1 Tm 4.12; 1 Pe 5.3). Isto é: sua vida cristã e sua perseverança na fé podem ser mencionadas perante a congregação como dignas de imitação.” (STAMPS, 2006)

          • “Uma das qualificações mais importantes para o dirigente eclesiástico é que ele seja um exemplo para os demais crentes.” (STAMPS, 2006)

          • “O exercício do presbiterado exige experiência espiritual e convivência cristã. É de suma importância a boa fama perante os nãos crentes.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

  • Ensinar e governar com equidade e seriedade é o maior compromisso.

      • “O presbítero deve ter a consciência de que não é dono do rebanho. Ele cuida de ovelhas que pertencem ao Senhor Jesus e não a ele.” (RENOVATO, 2021)

      • “O presbítero ou bispo deve ser um líder. E o verdadeiro líder não é o que “manda”, mas o que vai à frente dos liderados. O Bom Pastor não manda as ovelhas irem à frente. Ela vai "... adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (Jo 10.4). O líder é o que influencia com seu exemplo as ovelhas e elas o seguem para o seu objetivo.” (RENOVATO, 2021)

      • “Os homens escolhidos [para o presbitério] deveriam liderar igrejas ensinando a sã doutrina, ajudando os crentes a amadurecer espiritualmente, e equipando-os para viver para Jesus Cristo apesar da oposição.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Ungir os enfermos.

  • Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor” (Tg 5.14)

      • “Na época do NT o óleo era usado com propósitos medicinais (Lc 10.34). Quando ministrado pelos presbíteros em nome do Senhor, porém, assume dimensões espirituais. Simboliza o derramamento do Espírito Santo sobre a pessoa necessitada de cura sobrenatural.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

  • O ato da unção dos enfermos [...] revela a proximidade que o presbítero deve ter com as pessoas.

      • “As pessoas na igreja não estão sozinhas. Os membros do corpo de Cristo devem ser capazes de contar com os outros para apoio e oração, especialmente quando estes estão doentes ou sofrendo. Os presbíteros devem estar à disposição para atender a qualquer membro enfermo, e a Igreja deve ser sensível às necessidades de todos os seus membros.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Tal obreiro foi separado pelo Pai e pela igreja para atender a essas demandas.

  • “Orar pelos enfermos e curá-los é sinal de fé para “os que crerem”, independente de serem obreiros regulares. Mas orar com unção com óleo é confiado aos presbíteros.” (RENOVATO, 2021)

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • Vimos que os termos presbítero, bispo e pastor são sinônimos.

  • Os presbíteros, sempre formaram um corpo de obreiros com a finalidade de contribuir para a edificação da igreja local.

      • Exercem uma função pastoral;

      • Cuidam da execução da evangelização e ensino da Palavra;

      • Precisam ser bem selecionados e valorizados.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

RENOVATO, E. Dons Espirituais e Ministeriais. 2ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.