Lição 10 - O Cativeiro de Israel: Reino do Norte (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.” (Os 6.1)

VERDADE PRÁTICA

Deus sempre adverte seu povo sobre os perigos da idolatria e suas terríveis consequências.

Segunda - Jó 5.18

Infinitamente maior é a cura que Deus traz do que a dor da desobediência

Terça - 1 Sm 2.6

O Senhor é quem tem poder para dar a vida e tirá-la

Quarta - Jr 30.17

A cura e o restabelecimento da saúde física e espiritual estão em Deus

Quinta - Sl 89.14

Justiça e Misericórdia são atributos do Reino de Deus

Sexta - Ef 2.4,5

A vida de Cristo é o maior exemplo da misericórdia e amor de Deus

Sábado - Mt 6.24

Ninguém pode seguir a dois senhores, Deus é o único a quem devemos servir

LIÇÃO 10 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Destacar as injustiças cometidas por Israel;

2º OBJETIVO: Ressaltar a insistência de Israel no pecado da idolatria;

3º OBJETIVO: Salientar o sincretismo em Samaria.

O Senhor disciplinou Israel através de sua misericórdia e justiça.” Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • O cativeiro de Israel [reino do Norte] ocorreu durante o reinado do rei Oseias.

  • Nessa época, a Assíria começava a crescer e a se tornar um grandioso império, controlando várias nações, inclusive Israel.

  • Durante os últimos [...] anos de Israel, o país foi acometido de muitas tragédias, injustiças e assassinatos, em razão de desprezarem e desobedecerem aos mandamentos de Deus.

I - SAMARIA É CERCADA PELO REI DA ASSÍRIA

  1. Israel sob o reinado de Jeroboão II.

  • Israel experimentou prosperidade econômica e reconquistas de territórios perdidos para a Síria que, durante algum tempo, dominava a Palestina.

      • “No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos. E fez o que era mal aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. Também este restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, conforme a palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer. Porque viu o Senhor que a miséria de Israel era mui amarga e que nem havia encerrado, nem livre, nem quem ajudasse a Israel. E ainda não falara o Senhor em apagar o nome de Israel de debaixo do céu; porém os livrou por mão de Jeroboão, filho de Jeoás. Ora, o mais dos atos de Jeroboão, tudo quanto fez, e seu poder, como pelejou e como reconquistou Damasco e Hamate, pertencentes a Judá, sendo rei de Israel, porventura, não estão escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?” 2 Rs 14.23-28 (ARC)

          • COMPARE: “Jeroboão II, filho de Jeoás, começou a reinar em Israel no décimo quinto ano do reinado de Amazias, filho de Joás, rei de Judá. Reinou em Samaria por 41 anos. Fez o que era mau aos olhos do Senhor. Não se afastou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, havia levado Israel a cometer. Jeroboão II recuperou os territórios de Israel entre Lebo-Hamate e o mar Morto, conforme o Senhor, o Deus de Israel, havia anunciado por meio de Jonas, filho de Amitai, profeta de Gate-Héfer. O Senhor viu como era grande o sofrimento em Israel, tanto para escravos como para livres, e não havia ninguém em Israel que pudesse socorrê-los. E, porque o Senhor não tinha dito que apagaria completamente o nome de Israel, usou Jeroboão II, filho de Jeoás, para socorrê-los. Os demais acontecimentos do reinado de Jeroboão II, tudo que ele fez, a extensão de seu poder, as guerras que travou e como ele recuperou para Israel as cidades de Damasco e de Hamate, que haviam pertencido a Judá, estão registrados no Livro da História dos Reis de Israel.” 2 Rs 14.23-28 (ARC)

      • “Israel prosperou durante o governo de Jeroboão II, obtendo poder militar e econômico. Mas, quanto mais próspera se tornava a nação, mais amor dedicava aos ídolos. Parece que, quanto mais Deus dá, mais gastamos. Queremos casas maiores, carros melhores, e roupas mais bonitas. Mas as melhores coisas que o mundo oferece formam o caminho que leva à destruição. Enquanto você prospera, considere para onde vai seu dinheiro. Ele está sendo usado para os propósitos de Deus, ou você o está gastando todo consigo mesmo?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Infelizmente, conforme nos adverte os profetas Amós e Oseias, [o povo de Israel continuou na prática da] corrupção, injustiça social, hipocrisia religiosa e sincretismo.

      • “As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. [...] Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos. Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado. Não obstante eu ter destruído o amorreu diante deles, a altura do qual era como a altura dos cedros, e cuja força era como a dos carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo. Também vos fiz subir da terra do Egito e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu. E dentre vossos filhos levantei profetas e dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isso assim, filhos de Israel? Diz o Senhor. Mas vós aos nazireus destes vinho a beber e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.” Am 1.1; 2.6-12 (ARC)

      • “Palavra do Senhor que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. [...] Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios. [...] O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. [...] O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus. Sacrificam sobre os cumes dos montes e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso, vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.” Os 1.1; 4.1,2,6,12 (ARC)

      • “Os profetas estavam constantemente incentivando o povo a se lembrar do que Deus havia feito! Quando lemos uma lista [de pecados] como esta [Am 2.9-11], ficamos espantados com o esquecimento de Israel. Mas o que os profetas diriam a nosso respeito? A fidelidade passada de Deus deveria ter lembrado os israelitas de que deveriam obedecer a Ele; da mesma maneira, o que Ele fez por nós deveria nos lembrar de que devemos viver por Ele e para Ele.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Jeroboão II não tinha devoção a Deus, mas sob suas políticas beligerantes e sua habilidosa administração, Israel teve mais poder nacional e prosperidade material do que em qualquer outra ocasião desde os dias de Salomão. No entanto, os profetas Amós e Oseias nos dizem o que realmente estava acontecendo no interior do reino (Os 13.4-8; Am 6.11 -14). A administração de Jeroboão ignorou políticas de justiça e retidão. O resultado foi que os ricos ficaram mais ricos e os pobres, mais pobres. O povo ficou egocêntrico, confiou cada vez mais no seu próprio poder, segurança e posses que em Deus. Os pobres eram tão oprimidos que mal acreditavam que Deus observava suas dificuldades. A prosperidade material nem sempre é um sinal da bênção de Deus. Pode, também, ser resultado de egocentrismo. Se você está prosperando, lembre-se de que Deus nos pedirá explicações sobre como obtivemos sucesso e como usamos nossa riqueza. Tudo o que temos, na verdade, pertence a Ele. Devemos usar os dons de Deus tendo em mente seus interesses.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Os períodos de prosperidade não fizeram o povo retornar a Deus para adorá-lo, conforme a Lei.

      • “Israel readquiriu terras e seus habitantes atingiram grande prosperidade material durante o reinado de Jeroboão II (Am 6.4-6; Os 12.8). No entanto, os profetas Amós e Oseias, que ministraram a Israel durante o seu reinado, perceberam claramente que a prosperidade de Israel estava construída sobre alicerces combalidos, e predisseram em termos bem claros a ruína iminente de Israel. Na realidade, a prosperidade que vicejava durante o reinado de Jeroboão II contribuiu para o liberalismo espiritual, a degeneração moral, a injustiça social e a apostasia da religião, coisas estas que levaram Israel à ruína, cerca de vinte e oito anos depois.” (STAMPS, 2006)


  1. A traição do rei Oseias.

  • O rei da Assíria, Salmaneser, descobriu que Oseias [Rei de Israel], seu vassalo, o traíra ao buscar apoio do Egito e interromper o pagamento dos tributos ao seu reino.

      • “Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oseias ficou sendo servo dele e dava-lhe presentes. Porém o rei da Assíria achou em Oseias conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava presentes ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então, o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.” 2 Rs 17.3,4 (ARC)

          • COMPARE: “Salmaneser, rei da Assíria, atacou o rei Oseias e o obrigou a lhe pagar tributos. Oseias, porém, conspirou contra o rei da Assíria. Deixou de pagar o tributo anual e pediu ajuda a Sô, rei do Egito. Quando o rei da Assíria descobriu a traição de Oseias, mandou colocá-lo na prisão.” 2 Rs 17.3,4 (NVT)

  • Enfurecido, o soberano mandou prender Oseias, marchou com seus exércitos contra Samaria, e a sitiou por três anos.

      • “Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.” 2 Rs 17.5 (ARC)

          • COMPARE: “O rei da Assíria ocupou todo o território de Israel e, durante três anos, cercou a cidade de Samaria.” 2 Rs 17.5 (NVT)

      • “Os cercos impediam todo o tráfego para o interior de uma cidade. Os suprimentos ficavam de fora, numa tentativa de enfraquecer pela fome os que encontrassem dentro dos muros, até que viessem a se render. Os cercos de três anos eram raros, mas não totalmente desconhecidos. Tiro, construída sobre uma ilha e servida por barcos, sobreviveu ao cerco babilônico de treze anos. Jerusalém caiu após um cerco de dezoito meses. Qualquer cerco, bem-sucedido ou não, implicava terrível sofrimento (ver por exemplo 2 Rs 18.27).” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)


  1. A advertência dos profetas.

  • Enquanto os mais abastados viviam na extravagância, os pobres eram vilipendiados e permaneciam na miséria.

      • “Amós estava falando da classe alta. Não havia classe média na nação - somente os muito ricos e os muito pobres. Os ricos observavam rituais religiosos. Eles contribuíam com valores além do dízimo, compareciam a lugares de adoração, e ofereciam sacrifícios. Mas eram avarentos e injustos, e se aproveitavam dos oprimidos. Certifique-se de não negligenciar as necessidades dos pobres, ao mesmo tempo em que comparece fielmente à igreja e cumpre suas obrigações religiosas. Deus espera que personifiquemos nossa fé - e isso significa atender os necessitados.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • [Os] brutais pecados da nação de Israel foram apontados pelos profetas [Amós e Oseias] com pesadas advertências ao arrependimento, e apelos à misericórdia e ao amor de Deus.

      • “Buscai o Senhor e vivei, para que não se lance na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague. Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça, procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; Senhor é o seu nome. O que faz vir súbita destruição sobre o forte, de sorte que vem a assolação contra a fortaleza.” Am 5.6-9 (ARC)

      • “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso, os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os teus juízos sairão como a luz. Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Mas eles traspassaram o concerto, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.” Os 6.1-7 (ARC)

          • COMPARE: “Venham, voltemos para o Senhor! Ele nos despedaçou, agora irá nos sarar. Ele nos feriu, agora nos fará curativos. Em pouco tempo nos restaurará, e logo viveremos em sua presença. Ah, como precisamos conhecer o Senhor; busquemos conhecê-lo! Ele nos responderá, tão certo como chega o amanhecer ou vêm as chuvas da primavera.” “Ó Israel, que farei com vocês? Seu amor se dissipa como a neblina da manhã e desaparece como o orvalho à luz do sol. Enviei meus profetas para despedaçar vocês, para matá-los com minhas palavras, com julgamentos inescapáveis como a luz. Quero que demonstrem amor, e não que ofereçam sacrifícios. Quero que me conheçam, mais do que desejo holocaustos. Como Adão, porém, vocês quebraram minha aliança e traíram minha confiança.” Os 6.1-7 (ARC)

      • “Amós era um pastor e cultivador de figos de Judá, o reino do sul, mas profetizou a Israel, o reino do norte. Israel estava, politicamente, no auge de seu poder, com uma economia próspera, mas a nação era espiritualmente corrupta. ídolos eram adorados por toda a terra, e especialmente em Betel, que, supostamente, deveria ocupar a liderança religiosa da nação. Como Oseias, Amós foi enviado por Deus, para denunciar esta corrupção social e religiosa. Aproximadamente 30 ou 40 anos depois que Amós profetizou, a Assíria destruiu a capital, Samaria, e conquistou Israel (722 a.C.); Uzias reinou em Judá entre 792 e 740 a.C.; Jeroboão II reinou em Israel entre 793 e 753 a.C.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Deus condenou Israel, por cinco pecados específicos: (1) vender os pobres como escravos (veja Dt 15.7-11; Am 8.6), (2) explorar os pobres (veja éx 23.6; Dt 16.19), (3) envolver-se em pecados sexuais perversos (veja Lv 20.11-12). (4) receber garantias ilegais por empréstimos (veja Êx 22.26-27; Dt 24.6,12-13), e (5) adorar falsos deuses (veja êx 20.3-5).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Mesmo quando irado, Deus é misericordioso: Ele sempre advertiu seu povo, por intermédio dos profetas, antes de puni-los, para que eles não pudessem explicar racionalmente ou se queixar, quando o juízo viesse. As advertências a respeito do pecado e do juízo se aplicam também às pessoas, hoje em dia, da mesma maneira como se aplicavam a Israel. Como fomos advertidos a respeito do nosso pecado, não teremos desculpas, quando vier a punição. Não deixe de levar a sério as advertências na Palavra de Deus a respeito do juízo. Suas advertências são uma maneira de exibir misericórdia a você.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Oseias foi um profeta para o reino do norte, Israei, de 753 a 715 a.C. Durante o reinado de Jeroboão II, o reino do norte prosperou materialmente, mas havia decaído espiritualmente. O povo era avarento e adotou o comportamento moral e a religião idólatra dos vizinhos cananeus. Essa decadência espiritual e moral continuou existindo até o final do reino do norte, em 722 a.C., e as mensagens de Oseias refletem essa triste situação.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O Todo-Poderoso sempre abominou o sincretismo em Israel, em que o povo adorava os ídolos e ao mesmo tempo oferecia cultos a Deus.

      • “Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me dão nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei delas, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça, como o ribeiro impetuoso. Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes, levastes a tenda de vosso Moloque, e o altar das vossas imagens, e a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos. Portanto, vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos.” Am 5.21-27 (ARC)

          • COMPARE: “‘Sinto imenso desprezo de suas festas religiosas, não suporto suas reuniões solenes. Não aceitarei seus holocaustos nem suas ofertas de cereal. Não darei a mínima atenção para suas melhores ofertas de paz. Chega de seus ruidosos cânticos de louvor! Não ouvirei a música de suas harpas. Em vez disso, quero ver uma grande inundação de justiça, um rio inesgotável de retidão. “Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, povo de Israel? Não, vocês serviram Sicute, seu deus rei, e Quium, seu deus estrela, imagens que fizeram para si mesmos! Por isso eu os enviarei para o exílio, para uma terra a leste de Damasco’, diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos.” Am 5.21-27 (NVT)

      • “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!” 1 Jo 5.21 (ARC)

  • Deus não [...] tolera um coração dividido com outros deuses ou objetos de adoração.

      • “Os dois pecados principais de Israel foram a adoração a ídolos e a rejeição dos profetas de Deus. O primeiro destes pecados representa falta de separação do mundo, ao passo que o segundo evidencia falta de respeito pela Santa Palavra de Deus. O declínio espiritual de Isral se patenteia no fato destes pecados se tornarem generalizados e aceitos por todo o território nacional.” (GIBBS, 2014)

      • “Israel dividia sua lealdade entre o SENHOR e Baal. Assim tornou-se culpável e foi [levado] ao cativeiro. Deus nos deu um coração que não pode ficar dividido.O cristão que tem em mente outro objetivo que não seja a glória do Senhor levará uma vida espiritualmente pobre e sem sentido. Ele é um idólatra e todo seu caráter ficará comprometido. Um ministro de Deus que busca apenas fama, erudição, filosofia, retórica ou lucro, demonstra ser inadequado para o ministério. Seu coração é falso ou está dividido. Muitas vezes, as pessoas professam crer em Cristo, mas confiam no ego. Não conseguem viver somente para Jesus. Deus não é amado de forma alguma quando não é amado totalmente. Cristo é insultado quando admitimos um rival junto a ele e a vida é cheia de oscilações quando não se tem um coração íntegro. É impossível navegar com um pé em cada canoa. A cura passa pelo arrependimento. É preciso ter consciência de que a salvação exige todo o pensamento e o coração, pois não se trata de assunto sem importância (Mt 1.11; 1 Pe 4.18). Jesus deu-se de coração completo para a nossa redenção; assim não é coerente de nossa parte ter um coração dividido.” (SAYÃO, 2016)

SÍNTESE DO TÓPICO I

Nossa natureza pode produzir perversão e maldade, porém, cabe a nós combater essas atitudes dia a dia e extingui-las de nossas vidas.

DINÂMICA 1 - METADE NÃO SERVE

II - OS PECADOS DO POVO E SUA QUEDA

  1. O terrível pecado da idolatria.

  • Desde que o reino de Israel foi dividido, o Norte se inclinou mais intensamente à idolatria que o Sul.

  • Apesar do caos espiritual e rejeição de Israel, Deus queria salvar o povo.

  • [...] o Senhor convocou o profeta Oseias [...] pediu que ele se casasse com uma prostituta e tivesse filhos com ela.

      • “O princípio da palavra do Senhor por Oseias; disse, pois, o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.” Os 1.2 (ARC)

          • COMPARE: “Quando o Senhor começou a falar a Israel por meio de Oseias, disse-lhe: “Vá e case-se com uma prostituta, para que os filhos dela sejam concebidos em prostituição. Isso mostrará como Israel agiu como prostituta ao afastar-se do Senhor”.” Os 1.2 (NVT)

  • Oseias cumpriu a ordem do Senhor e se casou com Gômer e teve três filhos.

  • Nesta metáfora, a prostituta (Israel) deixa seu marido (Deus) para se deleitar com seus amantes (Egito e Assíria) [a idolatria].

      • “A função de Oseias era mostrar como o povo do reino do norte fora infiel a Deus, seu “esposo” e provedor, e havia “se casado” com Baal e os deuses de Canaã. Ele advertiu que, a menos que eles se arrependessem de seu pecado e voltassem para Deus, seu destino seria a destruição. Oseias falou das características de Deus – seu poderoso amor e justiça - e como a experiência prática que o povo tinha dessas características deveria influenciar suas vidas e levá-los de volta a Deus. Infelizmente, o povo rompeu seu concerto com Deus, e receberia a punição que Deus havia prometido.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “O casamento de Oseias com uma mulher infiel exemplifica o relacionamento de Deus com a infiel nação de Israel.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Outras causas do cativeiro.

  • Os pecados relacionados à exploração e indiferença para com o pobre foram duramente criticados pelos profetas.

      • “Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis a seus senhores: Dai cá, e bebamos. [...] Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra,” Am 4.1; 8.4 (ARC)

          • COMPARE: “Ouçam, vacas gordas que vivem em Samaria, mulheres que oprimem os pobres, esmagam os necessitados e pedem aos maridos: “Tragam-nos mais bebida!”. [...]Ouçam isto, vocês que roubam dos pobres e oprimem os necessitados!” Am 4.1; 8.4 (NVT)

      • “Deus condenou Israel, por cinco pecados específicos: (1) vender os pobres como escravos (veja Dt 15.7-11; Am 8.6), (2) explorar os pobres (veja éx 23.6; Dt 16.19), (3) envolver-se em pecados sexuais perversos (veja Lv 20.11-12). (4) receber garantias ilegais por empréstimos (veja Êx 22.26-27; Dt 24.6,12-13), e (5) adorar falsos deuses (veja êx 20.3-5).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • A situação era tão grave que até os sacerdotes fizeram um conluio com os governantes para extorquir o povo.

      • “Como hordas de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho para Siquém; sim, eles têm praticado abominações. Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel: ali está a prostituição de Efraim; Israel é contaminado.” Os 6.9,10 (ARC)

          • COMPARE: “Sacerdotes são como bandos de assaltantes, de tocaia à espera de suas vítimas. Assassinam viajantes ao longo da estrada para Siquém e praticam todo tipo de perversidade. Sim, vi algo horrível em Efraim e em Israel: meu povo se contaminou prostituindo-se com outros deuses!” Os 6.9,10 (NVT)

      • “Os sacerdotes ficavam alegres quando as pessoas pecavam (Os 4.8). Todas as vezes que uma pessoa trazia uma oferta pelo pecado, o sacerdote recebia uma porção do sacrifício. Quanto mais o povo pecava, mais os sacerdotes recebiam. Como não conseguiam comer todas as ofertas, vendiam parte delas, e davam outra parte a seus parentes. Os sacerdotes lucravam, com a continuidade do pecado. Isso lhes dava poder e posição na comunidade. Assim, em vez de tentar afastar o povo do pecado, eles encorajavam o pecado, para aumentar seus lucros.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Deus fez um juramento dizendo que jamais se esqueceria das maldades de Israel.

      • “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sapatos? E, depois, venderemos as cascas do trigo. Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre!” Am 8.4-7 (ARC)

          • COMPARE: “Ouçam isto, vocês que roubam dos pobres e oprimem os necessitados! Não veem a hora de o sábado acabar e as festas religiosas terminarem para que voltem a fazer negócios. Usam medidas falsas para medir o trigo e enganam o comprador com balanças desonestas. Misturam o trigo que vendem com palha varrida do chão. Escravizam os pobres por uma moeda de prata ou um par de sandálias. O Senhor, a Glória de Israel, jurou por seu próprio nome: “Jamais esquecerei tudo que vocês fizeram!” Am 8.4-7 (NVT)

      • “Nos versículos [de 2 Rs 17] 7-41, o Espírito Santo cita as razões teológicas e morais por que Deus levou a efeito a ruína do seu povo redimido segundo o concerto e o removeu de diante da sua face (2 Rs 17.18). (1) Os israelitas esqueceram-se do amor e da graça de Deus, manifestos na sua redenção do Egito (v. 7). (2) Serviam aos deuses dos povos pagãos em derredor, imaginando que obteriam, sucesso, bem-estar e orientação (vv. 7,12,17). (3) Adotaram os costumes e modos de vida do mundo ímpio (vv. 8-11, 15-17). (4) Rejeitaram os profetas de Deus com sua mensagem de retidão (vv. 13-15). (5) Rebelaram-se abertamente contra a revelação escrita de Deus e seu concerto (vv. 13-16). (6) Entregaram-se ao espiritismo e a todos os tipos de imoralidade (vv. 9,15-17). Essa mensagem adverte a todo o povo de Deus do novo concerto (1 Co 10.1-12). Deus removerá do seu reino todos aqueles (tanto indivíduos como igrejas) que deixarem de permanecer fielmente na sua Palavra e no seu amor. Os resultados de abandonar a Deus são o castigo, a ruína, o sofrimento e a rejeição final (cf. Ap 2.5; 3.15,16)” (STAMPS, 2006)

SÍNTESE DO TÓPICO II

O Senhor não divide a sua glória com ninguém. Quando colocamos algo ou alguém acima de Deus, o desonramos.

DINÂMICA 2 - IGNORANDO AS ADVERTÊNCIAS

III - OS ESTRANGEIROS OCUPAM SAMARIA

  1. A mistura de gente e o sincretismo.

  • A política dos assírios era que os territórios espoliados fossem reocupados por povos de outras etnias e origens;

  • O objetivo era misturar as nacionalidades para evitar possíveis rebeliões e enfraquecer as províncias.

      • “A retirada de israelitas e a introdução de estrangeiros na terra foi a política de repovoamento da Assíria, que visava evitar revoltas. A dispersão dos cativos por toda a Assíria evitava que eles se unissem, e o repovoamento de Israel com cativos estrangeiros dificultava, também, que os israelitas remanescentes se unissem. Essa mistura de povos reassentados em Israel veio a ser conhecida como samaritanos. Eles eram desprezados pelos judeus, mesmo durante a época de Cristo (Jo 4.9).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Essa mistura fez com que o povo de Israel, que restou em Samaria junto aos deportados de outras nações, tornasse a religião israelita ainda mais sincrética.

      • “E o rei da Assíria trouxe gente de Babel, e de Cuta, e de Ava, e de Hamate, e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e tomaram a Samaria em herança e habitaram nas suas cidades. E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e mandou o Senhor entre eles leões, que mataram a alguns deles. [...] Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas suas cidades, nas quais habitavam.” 2 Rs 17.24,25,29 (ARC)

      • “Ouvindo, pois, os adversários de Judá e Benjamim que os que tornaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel, chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou vir para aqui. Porém Zorobabel, e Jesua, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que vós e nós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós, sós, a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia” Ed 4.1-3 (ARC)

          • COMPARE: “Os inimigos de Judá e Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do Senhor, o Deus de Israel. Eles foram a Zorobabel e aos outros chefes de família e disseram: “Queremos participar da construção, pois também adoramos seu Deus, como vocês. Temos oferecido sacrifícios para ele desde que Esar-Hadom, rei da Assíria, nos trouxe para cá”. Mas Zorobabel, Jesua e os outros chefes de família de Israel responderam: “De maneira nenhuma! Vocês não podem participar desse trabalho. Somente nós construiremos o templo para o Senhor, o Deus de Israel, conforme Ciro, rei da Pérsia, nos ordenou”.” Ed 4.1-3 (NVT)

      • “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?” Jo 4.9 (ARC)

      • “Os novos habitantes de Israel adoravam a Deus, sem abrir mão de seus costumes pagãos. Eles adoravam a Deus para acalmá-lo, em vez de agradá-lo, e o tratavam como um amuleto de boa sorte ou qualquer outro ídolo de sua coleção. Hoje em dia é comum uma atitude similar. Muitas pessoas declaram crer em Deus, enquanto se recusam a abandonar atitudes e comportamentos que Deus reprova. Não podemos adicionar Deus a outros valores que já temos. Ele deve vir em primeiro lugar, e sua Palavra deve moldar todas nossas ações e atitudes.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Para evitar novas rebeliões, e dissolver o sentimento nacionalista, os conquistadores levaram cativos os israelitas e assentaram outros povos em suas terras, fato que gerou mais tarde um sincretismo não somente étnico, mas também religioso, misturando elementos de adoração a Deus com o paganismo. No Novo Testamento, os samaritanos eram desprezados pelos judeus, que os consideravam raça contaminada por todo esse sincretismo gerado por esse episódio.” (SAYÃO, 2016)


  1. Jesus e os samaritanos.

  • Apesar do antagonismo entre judeus e samaritanos, Jesus os contemplou com muito amor.

  • Ele [Jesus] deu atenção à mulher samaritana e lhe anunciou o Reino.

      • “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)? Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” Jo 4.7-10 (ARC)

  • E, em razão da dúvida daquela mulher sobre o legítimo lugar de adoração a Deus, Jesus foi enfático:

      • “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4.21-24 (ARC)

  • Na parábola do “bom samaritano”, Jesus contrasta a religiosidade excessiva dos líderes religiosos judeus com [um ato de compaixão praticado por] um samaritano.

      • “Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.” Lc 10.33 (ARC)

SÍNTESE DO TÓPICO III

A mistura entre os povos, suas culturas e religiões podem enfraquecer a fé e a doutrina.

DINÂMICA 3 - SAINDO DA CAIXA

CONCLUSÃO

  • Não faltou advertências para que Israel abandonasse a idolatria e fosse poupado do cativeiro.

  • Cada vez mais a nação afundava em seus pecados.

  • A maneira drástica, porém, misericordiosa e amorosa, de Deus [corrigir seu povo, conforme havia prometido], foi [...] conduzi-lo ao cativeiro e à dispersão.

      • “Durante toda a triste história de Israel, Deus se ofereceu, repetidas vezes, para restaurar a nação desde que ela apenas voltasse para Ele. Ao se recusar, obstinadamente, a aceitar o convite de Deus, o reino do norte selou seu destino. Ele seria destruído, e nunca se reergueria novamente. Ainda assim, Israel, como uma nação, não estava acabada. Um restante de israelitas fiéis retornaria a Jerusalém, de onde, um dia, viria o Messias, oferecendo perdão e reconciliação a todos os que o seguissem fielmente.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • [Estejamos atentos à] Palavra [de Deus] a fim de não colhermos os amargos frutos da desobediência

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

GIBBS, C. B. Os Livros Históricos: da conquista de Canaã ao retorno do exílio. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2014.

POMMERENING, C. I. O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e o Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2021.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

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