Lição 13 - A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá." 1 Tm 4.13(ARC)

COMPARE: "Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A leitura e o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus.

Segunda - 2 Tm 3.16

O estudo da Bíblia deve instruir o crente, expor e corrigir o erro

Terça - 1 Pe 1.25

A Bíblia é a fonte de autoridade permanente

Quarta - Mt 28.19,20

A Bíblia nos ordena a evangelizar e a ensinar

Quinta - Sl 1.2

O cristão deve ler diariamente a Bíblia

Sexta - Ef 4.13

A leitura da Bíblia conduz o crente a tornar-se parecido com Cristo

Sábado - Jo 14.26

O Espírito Santo abre o entendimento para compreensão da Bíblia

LIÇÃO 13 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Frisar que o crente precisa estudar a Bíblia até a volta de Cristo;

2º OBJETIVO: Evidenciar que a busca do Espírito Santo é primordial para a compreensão correta das Sagradas Escrituras;

3º OBJETIVO: Enfatizar a importância da Escola Dominical para todo cristão e Explicar que a leitura bíblica deve ser uma disciplina diária na vida do crente.

PALAVRA-CHAVE: Estudo

INTRODUÇÃO

  • A Educação Cristã tem como finalidade a formação espiritual e o desenvolvimento do caráter do cristão.

  • A Escola Dominical, dentre outros, é uma agência educadora no contexto da Igreja.

  • A fonte para o ensino é a Bíblia Sagrada, autoridade suprema de fé e prática para o salvo em Cristo.

I - A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL

  1. O currículo adotado.

  • A Escola Dominical (ED) é por excelência “ensino bíblico”.

  • As revistas que integram o currículo são de Lições Bíblicas.

  • A Bíblia é o livro base para todo o seu ensino-aprendizagem.

      • “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” Jo 5.39 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna. Mas as Escrituras apontam para mim!” Jo 5.39 (NVT)

  • As doutrinas bíblicas [...] servem como padrão para o viver diário e a formação do caráter cristão.

      • “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Sl 119.105 (ARC)

      • “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” 2 Tm 3.14-17 (ARC)

          • COMPARE: “Você, porém, deve permanecer fiel àquilo que lhe foi ensinado. Sabe que é a verdade, pois conhece aqueles de quem aprendeu. Desde a infância lhe foram ensinadas as Sagradas Escrituras, que lhe deram sabedoria para receber a salvação que vem pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.” 2 Tm 3.14-17 (NVT)

  • O conteúdo [...] contribui para manter a unidade doutrinária da igreja e atua como antídoto contra as heresias.


  1. A prática pedagógica.

  • [...] é muito importante observar a metodologia, bem como o objetivo a ser alcançado em cada lição.

  • [...] o texto bíblico [deve ser] o referencial permanente da prática pedagógica.

  • [...] o ensino não deve ser limitado a “transferência de conhecimento”, mas [...] deve instruir, expor e corrigir o erro, a fim de produzir verdadeira transformação na velha natureza humana.

      • “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” 2 Tm 3.16 (ARC)

          • COMPARE: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.” 2 Tm 3.16 (NVT)

      • “se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido,” Ef 4.21-23 (ARC)

          • COMPARE: “Uma vez que ouviram falar de Jesus e foram ensinados sobre a verdade que vem dele, livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes” Ef 4.21-23 (NVT)

      • “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12.2 (ARC)

          • COMPARE: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” Rm 12.2 (NVT)

  • A ED terá cumprido o seu papel [...] quando for perceptível as mudanças na vida dos alunos [...].

      • “a mudança de conduta do educando, pelo conhecimento adquirido, pela prática, e pela experiência resultante de seu aprendizado. Não havendo mudança de comportamento de quem está a aprender, não houve real aprendizagem.” (GILBERTO, 2014)


  1. O padrão ético e moral.

  • A Bíblia é a principal fundamentação para a ética e a moral cristã.

      • “Historicamente o conceito de ética surgiu na Grécia antiga (IV século a.C.). Quando os códigos ainda não estavam escritos e positivados, a própria consciência estabelecia a ética a ser observada (Rm 2.14-15). A palavra “ética” possui origem no vocábulo grego ethos (costumes ou hábitos). No latim é usado o termo correspondente mos (moral), com o sentido de “normas” ou “regras”. Assim, “ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros”.” (BAPTISTA, 2022)

      • “A ética trata dos princípios e valores que orientam a conduta de uma pessoa. A moral é a prática dessa conduta ética. A ética trata dos princípios e a moral da prática baseada nesses princípios. Sendo assim, ética e moral não são a mesma coisa, mas estão conectadas – ética e moral são como a teoria e a prática. Por exemplo, se eu tenho um princípio ético que me orienta a dizer a verdade, minha conduta moral será mentir ou não.” (STEFFEN, 2017)

  • Os valores cristãos são permanentes, pois sua fonte de autoridade é imutável.

      • “mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” 1 Pe 1.25 (ARC)

      • “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mt 24.35 (ARC)

      • “O fundamento da ética e da moral cristã são as Escrituras Sagradas. Desse modo, a ética cristã não pode ser desassociada da moral e dos bons costumes preconizados nas doutrinas bíblicas. É verdade que não se pode desprezar a tradição da Igreja, as leis civis e criminais, as variadas literaturas e nem tampouco os bons costumes adotados pela sociedade, entretanto, para o cristão, toda e qualquer prática e conduta precisa passar pelo crivo e pelo aval da Palavra de Deus (Hb 4.12).” (BAPTISTA, 2022)

  • A Palavra de Deus não pode ser relativizada, revogada ou ajustada aos interesses humanos.

      • “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” Is 40.8 (ARC)

          • COMPARE: “O capim seca e as flores murcham, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” Is 40.8 (NVT)

  • A ED também atua como multiplicadora dos princípios éticos e dos valores morais da fé cristã.

      • “Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.” 1 Tm 4.6 (ARC)

          • COMPARE: “Se você explicar estas coisas aos irmãos, será um bom servo de Cristo Jesus, nutrido pela mensagem da fé e pelo bom ensino que tem seguido.” 1 Tm 4.6 (NVT)

SINÓPSE I

A Escola Dominical é um espaço de incentivo ao estudo e prática das Sagradas Escrituras. Portanto, um local de crescimento espiritual tanto individual quanto coletivo.

DINÂMICA 1

II - A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A FORMAÇÃO DE LEITORES DA BÍBLIA

  1. Conceito de Educação Cristã.

  • A palavra “Educação” e significa “guiar”, “instruir”, “conduzir” para fora.

  • [A palavra instrução] quando aplicada às crianças, a palavra tem sentido de treinamento e correção.

      • “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” Hb 12.5-11 (ARC)

          • COMPARE: “Acaso vocês se esqueceram das palavras de ânimo que Deus lhes dirigiu como filhos dele? Ele disse: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir. Pois o Senhor disciplina quem ele ama e castiga todo aquele que aceita como filho”. Enquanto suportam essa disciplina de Deus, lembrem-se de que ele os trata como filhos. Quem já ouviu falar de um filho que nunca foi disciplinado pelo pai? Se Deus não os disciplina como faz com todos os seus filhos, significa que vocês não são filhos de verdade, mas ilegítimos. Uma vez que respeitávamos nossos pais terrenos que nos disciplinavam, não devemos nos submeter ainda mais à disciplina do Pai de nosso espírito e, assim, obter vida? Pois nossos pais nos disciplinaram por alguns anos como julgaram melhor, mas a disciplina de Deus é sempre para o nosso bem, a fim de que participemos de sua santidade. Nenhuma disciplina é agradável no momento em que é aplicada; ao contrário, é dolorosa. Mais tarde, porém, produz uma colheita de vida justa e de paz para os que assim são corrigidos.” Hb 12.5-11 (NVT)

      • “παιδεια – palavra grega “paideia” significa: 1) todo o treino e educação infantil (que diz respeito ao cultivo de mente e moralidade, e emprega para este propósito ora ordens e admoestações, ora repreensão e punição). Também inclue o treino e cuidado do corpo 2) tudo o que em adultos também cultiva a alma, esp. pela correção de erros e contenção das paixões. 2a) instrução que aponta para o crescimento em virtude 2b) castigo, punição, (dos males com os quais Deus visita homens para sua correção)” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • [Para] adultos, [instrução] se refere ao que desenvolve a alma, corrigindo erros e controlando as paixões.

      • “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” 2 Tm 3.16 (ARC)

      • “A Educação Cristã molda o nosso viver segundo as Escrituras e produz crescimento e amadurecimento espiritual.” (BAPTISTA, 2022)

  • A Educação Cristã:

      • se fundamenta na revelação divina;

          • “No aspecto da Educação Cristã, entendemos que ela começa por Deus: “É Ele quem prescreve o que deseja que saibamos e nos ensina por meio de sua Palavra, a fim de vivermos, por graça, à altura do privilégio de nossa filiação”.” (BAPTISTA, 2022)

      • seu livro texto é a Bíblia;

      • sua ocupação é o ensino sistemático e contínuo das doutrinas bíblicas.

          • “ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mt 28.20 (ARC)

              • COMPARE: “Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.” Mt 28.20 (NVT)

          • “E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.” At 15.35 (ARC)

          • “a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo;” Cl 1.28 (ARC)

              • COMPARE: “Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros em Cristo.” Cl 1.28 (NVT)

          • “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Tm 2.2 (ARC)

              • COMPARE: “Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis. Agora, ensine-as a pessoas de confiança que possam transmiti-las a outros.” 2 Tm 2.2 (NVT)


  1. Objetivos da Educação Cristã.

  • É responsabilidade dos discípulos de Cristo evangelizar e ensinar.

      • “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mt 28.19,20 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.” Mt 28.19,20 (NVT)

      • “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Mc 16.15 (ARC)

          • COMPARE: “Jesus lhes disse: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos.” Mc 16.15 (NVT)

      • “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 Tm 4.13 (ARC)

          • COMPARE: “Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino.” 1 Tm 4.13 (NVT)

  • A ED desempenha com excelência o papel de agência educadora, porque evangeliza enquanto ensina, atendendo os dois lados da ordem de Jesus.

      • “o ensino cristão sempre esteve relacionado ao IDE estabelecido por Jesus. A incumbência é tanto de formação de indivíduos como de transformação da sociedade.” (BAPTISTA, 2022)

  • Antonio Gilberto enfatizava que são três os principais objetivos da Educação Cristã:

      • (a) Ganhar almas para Jesus;

          • “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” 2 Co 12.15 (ARC)

      • (b) Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão;

          • “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5.22 (ARC)

              • COMPARE: “Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gl 5.22 (NVT)

      • (c) Treinar o cristão para o serviço do Mestre.

          • “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Tm 2.15 (ARC)

              • COMPARE: “Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade.” 2 Tm 2.15 (NVT)


  1. A capacitação dos alunos.

  • Capacitar significa “tornar capaz”, “preparar” e “qualificar”.

  • Os alunos são formados não apenas como leitores [...] mas qualificados ao exame minucioso das Escrituras.

      • “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” At 17.10,11 (ARC)

          • COMPARE: “Ao anoitecer, os irmãos enviaram Paulo e Silas a Bereia. Quando lá chegaram, foram à sinagoga judaica. Os judeus que moravam em Bereia tinham a mente mais aberta que os de Tessalônica e ouviram a mensagem de Paulo com grande interesse. Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade.” At 17.10,11 (NVT)

  • [Essa qualificação] pode ser atingida:

      • por meio da leitura diária das Escrituras Sagradas;

          • “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Sl 1.1,2 (ARC)

      • sob a iluminação do Espírito Santo;

          • “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.” Ef 1.17,18 (ARC)

      • e através da aplicação dos princípios hermenêuticos, tais como, as regras gramaticais e o contexto histórico e literário.

          • “Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Ts 5.21 (ARC)

              • COMPARE: “mas ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom.” 1 Ts 5.21 (NVT)

SINÓPSE II

No Novo Testamento, Jesus Cristo é chamado por mais de dez vezes de Rabi. Nosso grande Mestre nos ensina continuamente sobre a importância da educação, exortação e instrução na Palavra de Deus.

DINÂMICA 2

III - É PRECISO LER A BÍBLIA DIARIAMENTE

  1. A leitura e a disciplina cristã.

  • A disciplina [...] também significa “ordem” e “obediência às regras”.

      • “encontramos três símbolos na Bíblia que exemplificam a vida disciplinada: (a) o Soldado — a disciplina na aflição: “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” (2 Tm 2.3); (b) o Lavrador — a disciplina da paciência: “porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante” (1 Co 9.10); (c) o Atleta — a disciplina no treinamento: “os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio” (1 Co 9.24).” (BAPTISTA, 2022)

  • Todo o autêntico discípulo é disciplinado.

  • O zelo espiritual de um discípulo [está] na prática das disciplinas cristãs [como:] a oração, a leitura da Bíblia e o jejum.

      • “Em resumo, a “disciplina” compreende abnegação, regularidade, prioridade, metas e perseverança. Essas ações reivindicam renúncia e compromisso.” (BAPTISTA, 2022)

      • “o objetivo da disciplina cristã é propiciar intimidade singular com Deus por meio da “oração incessante” (1 Ts 5.17); “exame das Escrituras” (Jo 5.39); e a “prática do jejum” (1 Co 7.5).” (BAPTISTA, 2022)

  • A disciplina cristã requer regularidade e prioridade na busca da santificação.

      • “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Rm 6.22 (ARC)

          • COMPARE: “Agora, porém, estão livres do poder do pecado e se tornaram escravos de Deus. Fazem aquilo que conduz à santidade e resulta na vida eterna.” Rm 6.22

  • A leitura bíblica, por exemplo, deve ser diária.

      • “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!” Sl 119.97 (ARC)

          • COMPARE: “Como eu amo a tua lei; penso nela o dia todo!” Sl 119.97 (NVT)

      • “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 Tm 4.13 (ARC)

          • COMPARE: “Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino.” 1 Tm 4.13 (NVT)

      • “Toda a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Como ela é inspirada e confiável, devemos lê-la e aplicar seu conteúdo à nossa vida. A Bíblia é nosso padrão para testarmos tudo o que afirmar ser verdade. Ela é nossa proteção contra os falsos ensinamentos e nossa fonte de orientação para a maneira como devemos viver. É nossa única fonte de conhecimento a respeito de como podemos ser salvos. Deus quer lhe mostrar o que é verdade, e lhe equipar para viver para Ele. Quanto tempo você passa lendo a Palavra de Deus? Leia-a com regularidade para descobrir a verdade revelada por Deus e adquirir confiança na sua vida e na sua fé. Desenvolva um plano para ler a Bíblia toda, e não apenas as mesmas passagens de sempre.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A leitura e o aprendizado.

  • O aprendizado é parte intrínseca de um discípulo. Isso porque “discípulo” significa literalmente “aprendiz”.

  • Por meio da leitura da Bíblia aprendemos acerca de Deus e de seu plano de salvação.

      • “o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, — Jesus Cristo, nosso Senhor,” Rm 1.2-4 (ARC)

          • COMPARE: “Deus prometeu as boas-novas muito tempo atrás nas Escrituras Sagradas, por meio de seus profetas. Elas se referem a seu Filho, que, como homem, nasceu da linhagem do rei Davi, e, quando o poder do Espírito Santo o ressuscitou dos mortos, foi demonstrado que ele era o Filho de Deus. Ele é Jesus Cristo, nosso Senhor.” Rm 1.2-4 (NVT)

      • Por que devemos estudar a Bíblia? Dentre as muitas razões destacaremos algumas: A. Porque ela ilumina o caminho para Deus (Sl 119.105,130). B. Porque ela é alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16; 1 Pe 2.1,2). Sabemos que a boa saúde aguça o apetite. Tens apetite pela Bíblia? Se só tens apetite por leituras sem proveito, terás fastio pela Bíblia, o que é um mau sinal. Cuida disso... C. Porque ela é o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação (Ef 6.17). Se queres que o Espírito Santo opere em ti, inclusive no ministério da oração (Jd v. 20), procura ter o instrumento que Ele utiliza — a Palavra de Deus. É que na oração precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia! D. Porque ela nos vivifica (Sl 119.107).” (GILBERTO, 2014)

  • Esse aprendizado orienta o discípulo a tornar-se parecido com Cristo.

      • “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” Ef 4.13 (ARC)

          • COMPARE: “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Ef 4.13 (NVI)

  • O aprendizado deve [...] ser aplicado na vida diária.

      • “que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2 Tm 3.7 (ARC)

          • COMPARE: “mulheres que estão sempre em busca de novos ensinos, mas jamais conseguem entender a verdade.” 2 Tm 3.7 (NVT)

      • “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 2 Tm 3.14,15 (ARC)

          • COMPARE: “Você, porém, deve permanecer fiel àquilo que lhe foi ensinado. Sabe que é a verdade, pois conhece aqueles de quem aprendeu. Desde a infância lhe foram ensinadas as Sagradas Escrituras, que lhe deram sabedoria para receber a salvação que vem pela fé em Cristo Jesus.” 2 Tm 3.14,15 (NVT)


  1. A leitura e o devocional.

  • Um dos aspectos da adoração é o culto devocional.

      • “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4.23,24 (ARC)

  • Não se refere ao culto público [...] no templo, nem ao culto doméstico [...], mas aquele praticado de forma individual.

      • “De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Sl 55.17 (ARC)

  • Inclui a oração, o louvor e a leitura bíblica.

  • Fortalece a comunhão com Deus.

      • “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. [...] Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos. [...] Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.” Sl 119.11,15,24 (ARC)

  • É também uma oportunidade para o estudo [...] das Escrituras, que, por ação do Espírito Santo, abre o nosso entendimento.

      • “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” Jo 14.26 (ARC)

      • “A falta de tempo, em virtude da agenda cheia e os mais variados compromissos são o pretexto mais comuns apresentados por boa parte dos evangélicos. No entanto, nenhuma atividade, seja eclesiástica, seja secular, pode ser mais importante que nosso devocional com Deus. Não é salvo aquele que conhece e até ensina a Bíblia, mas não mantém comunhão com o seu autor.” (BAPTISTA, 2022)

SINÓPSE III

Quem deseja ter Jesus como Mestre precisa se portar como um disciplinado aluno. A prática diária da leitura bíblica é uma disciplina primordial ao genuíno discípulo de Cristo.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A Educação Cristã fundamenta o seu currículo na inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus, a Bíblia.

  • Seus principais objetivos são:

      • ganhar almas;

      • desenvolver o caráter;

      • preparar o salvo para o serviço cristão.

  • Alunos são instruídos à leitura e ao estudo da Bíblia e [...] a pautar suas vidas na autoridade [...] das Escrituras.

      • “Somente a verdade divina revelada nas páginas da Bíblia pode transformar vidas e formar o caráter verdadeiramente cristão. Só é possível ao homem crescer espiritualmente se viver em obediência à Palavra de Deus (Tg 1.22).” (CABRAL, BRAITHWAITE e BRAITHWAITE, 2013)

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

CABRAL, A. L.; BRAITHWAITE, B.; BRAITHWAITE, K. Didática Geral I: Princípios e práticas pedagógicas para a educação cristã. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2013.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

GILBERTO, A. Manual da Escola Dominical. 3ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

STEFFEN, R. Cultura Religiosa. Canoas: ULBRA, 2017.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 13 - A LEITURA DA BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 13 - A LEITURA DA BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf