Lição 3 - Acabe e o Profeta Elias (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9)

VERDADE PRÁTICA

Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.

Segunda - Sl 31.19

As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem

Terça - Êx 33.19

Misericórdia é um atributo que pertence a Deus

Quarta - Jó 4.8

Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção

Quinta - Sl 23.6

A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida

Sexta - 1 Pe 1.14

Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho

Sábado - Dt 5.29

O desejo do Senhor é que seus filhos sejam obedientes continuamente

LIÇÃO 3 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;

2º OBJETIVO: Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos;

3º OBJETIVO: Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.

“É essencial estar em alerta diante dos chamados de Deus ao arrependimento” Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • Acabe foi um dos mais perversos reis de Israel.

      • “E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.” 1 Rs 16.30

      • “A Bíblia diz que Acabe foi tão ruim que seus pecados superaram os de todos os reis anteriores a ele.” (GIBBS, 2014)

      • Casou-se com a ímpia Jezabel, que o induziu aos caminhos de morte.

          • “E sucedeu que (como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele.” 1 Rs 16.31 (ARC)

          • “Jezabel ocupa o lugar de esposa mais ímpia na Bíblia. A Palavra de Deus até usa seu nome como um exemplo das pessoas que rejeitam completamente o Senhor (Ap 2.20,21).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Suas más ações provocaram uma grande seca em Israel.

      • “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” 1 Rs 17.1 (ARC)

I - O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL

  1. Consequências de escolhas erradas

  • Acabe induziu o povo a se aprofundar no pecado da idolatria de maneira bem mais intensa que os reis que o antecederam.

  • Cometeu o crasso erro de se casar com [...] Jezabel, devota de Baal e Aserá, deuses adorados pelas nações vizinhas.

      • “E sucedeu que (como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele.” 1 Rs 16.31 (ARC)

          • COMPARE: “E, como se não bastasse seguir o exemplo pecaminoso de Jeroboão, casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e começou a se prostrar diante de Baal e adorá-lo.” 1 Rs 16.31 (NVT)

      • “Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.” 1 Rs 18.19 (ARC)

      • “A maligna esposa de Acabe, Jezabel, veio da cidade fenícia de Tiro onde seu pai fora sumo sacerdote e rei. Ela adorava Baal. A fim de agradá-la, Acabe construiu um templo e um altar para este deus (1 Rs 16.32); promoveu deste modo a idolatria e levou toda a nação ao pecado.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Em vez de adorarem ao Senhor, Acabe e sua esposa, Jezabel, veneravam a Baal, o mais popular deus cananeu. Suas imagens de escultura eram confeccionadas na forma de um touro, as quais representavam força e fertilidade e refletiam a cobiça pelo poder e prazer sexual.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Jezabel detinha grande poder. Ela não só controlava seu marido, Acabe, mas tinha também 850 sacerdotes pagãos sob seu controle. Estava comprometida com os seus deuses e a conseguir o que desejava.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “O casamento de Acabe foi realizado sob um profundo desrespeito às injunções de Deus contra tais casamentos mistos. A desconsideração de Onri e de Acabe ao mandamento divino levou a uma total rebelião contra os outros mandamentos. O próprio Acabe se tornou um adorador de Baal e construiu um templo para seu culto em Samaria, que foi ocupado pelas centenas de sacerdotes de Jezabel (1 Rs 18.19).” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)

  • [Jezabel] incitou tanto a maldade em Acabe que ele chegou ao ponto de se vender para fazer o que era mau aos olhos do Senhor.

      • “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.” 1 Rs 21.25 (ARC)

          • COMPARE: “Não houve ninguém que tenha se vendido tão completamente para fazer o que é mau aos olhos do Senhor como Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel.” 1 Rs 21.25 (NVT)


  1. A rainha perversa.

  • Dentre tantas perversidades, Jezabel:

      • destruiu os profetas do Senhor;

          • “porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu, numa cova, e os sustentou com pão e água.)” 1 Rs 18.4 (ARC)

          • “Certa vez, quando Jezabel havia tentado matar todos os profetas do Senhor, Obadias escondeu cem deles em duas cavernas. Colocou cinquenta em cada caverna e forneceu alimento e água para eles.)” 1 Rs 18.4 9NVT)

      • ameaçou a vida de Elias;

          • “Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” 1 Rs 19.2 (ARC)

              • COMPARE: “Por isso, Jezabel enviou esta mensagem a Elias: “Que os deuses me castiguem severamente se, até amanhã nesta hora, eu não fizer a você o que você fez aos profetas de Baal!”.” 1 Rs 19.2 (NVT)

      • ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância do marido;

          • “E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora e apedrejai-o para que morra.” 1 Rs 21.10 (ARC)

              • COMPARE: “Mandem sentar-se em frente dele dois homens de mau caráter que o acusem de amaldiçoar a Deus e o rei. Depois, levem-no para fora e matem-no por apedrejamento”.” 1 Rs 21.10 (NVT)

      • praticou a prostituição e a feitiçaria.

          • “E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?” 2 Rs 9.22 (ARC)

              • COMPARE: “O rei Jorão perguntou: “Você vem em paz, Jeú?”. Jeú respondeu: “Como pode haver paz enquanto estamos cercados da idolatria e da feitiçaria de sua mãe, Jezabel?”.” 2 Rs 9.22 (NVT)

  • [Elias profetizou] que ela [Jezabel] não seria sepultada, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação contrariaram a justiça divina.

      • “E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jezreel. Aquele que de Acabe morrer na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão. Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava. E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.” 1 Rs 21.23-26 (ARC)

          • COMPARE: ““E quanto a Jezabel, o Senhor diz: ‘Cães devorarão o corpo de Jezabel no campo em Jezreel’. “Os membros da família de Acabe que morrerem na cidade serão comidos pelos cães, e os que morrerem no campo serão comidos pelos abutres.” Não houve ninguém que tenha se vendido tão completamente para fazer o que é mau aos olhos do Senhor como Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel. Sua prática mais repugnante foi adorar ídolos como haviam feito os amorreus, povo que o Senhor tinha expulsado de diante dos israelitas.” 1 Rs 21.23-26 (NVT)

  • Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.

      • “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gl 6.7 (ARC)

      • “Certamente você ficaria surpreso se plantasse milho e colhesse abóboras. A lei natural diz que colhemos o que plantamos, e isso também é verdadeiro para outras áreas. Aqueles que fazem mexericos a respeito de seus amigos perderão a amizade deles. Toda ação tem uma consequência. Se plantar para satisfazer seus próprios desejos, terá uma colheita de tristezas e pecados. Se plantar para agradar a Deus, colherá alegria e vida eterna. Que espécie de sementes você está semeando?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SÍNTESE DO TÓPICO I

Deus é rico em misericórdia, porém, pode ser impiedoso contra aqueles que perseveram em se manter na prática do mal.

DINÂMICA 1 - ROLO DE CONSEQUÊNCIAS

II - ELIAS PREVÊ A GRANDE SECA

  1. A intervenção divina.

  • O profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou [Acabe] e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela palavra do profeta, dada por Deus.

      • “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” 1 Rs 17.1 (ARC)

          • COMPARE: “Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!”.” 1 Rs 17.1 (NVT)

      • “Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê a sua novidade, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.” Dt 11.16 (ARC)

          • COMPARE: “Mas tenham cuidado! Não deixem seu coração ser enganado, levando-os a afastar-se do Senhor e a adorar outros deuses. 17Se o fizerem, a ira do Senhor se acenderá contra vocês. Ele fechará o céu e reterá a chuva, e a terra não produzirá suas colheitas. Em pouco tempo, vocês serão removidos da boa terra que o Senhor lhes dá.” Dt 11.16 (NVT)

      • “Elias, na qualidade de mensageiro de Deus, pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel. Deus ia reter a chuva durante três anos e meio (Dt 11.13-17). Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas.” (STAMPS, 2006)

      • “Os que adoravam a Baal criam que ele era o deus que mandava as chuvas e colheitas abundantes. Assim, quando Elias se colocou na presença de Acabe e disse-lhe que não choveria por vários anos, o rei ficou chocado. Ele construíra uma forte defesa militar; porém, esta não seria de nenhuma ajuda contra a seca. Baal tinha muitos sacerdotes, os quais não poderiam trazer chuva.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A mensagem de Elias a Acabe foi entregue na forma de um juramento. Como tal, era Deus quem garantia a veracidade das palavras do profeta. O juramento era a maneira mais solene de comprometimento entre duas partes – nesse caso, sancionado por Deus e pronunciado com um desafio a Baal, representado por Acabe. Se o Senhor retivesse as chuvas, Baal, considerado o deus da fertilidade e senhor das chuvas, se mostraria impotente, e Deus se provaria verdadeiro, enquanto Elias se afirmaria como autêntico profeta.” (Bíblia de Estudo Arqueológica NVI, 2013)

      • “A seca foi não somente um juízo divino contra uma nação que se voltara à idolatria, mas também uma demonstração de que, embora Baal fosse considerado o deus da fertilidade e o senhor das nuvens de chuva, não tinha a mínima capacidade de outorgar chuva.” (BARKER, 2003)

  • Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.

      • “A longa seca havia causado uma grave falta de alimentos para os povos das terras afetadas, bem como de grãos e de pasto para os seus animais. Com a fome que criava as mais graves condições e sentimentos que, sem dúvida, cresciam contra aquele que havia trazido a profecia da seca, Deus enviou Elias de volta para Samaria, a fim de comparecer novamente perante Acabe. Ao se dirigir àquela cidade, o profeta enfrentaria não só a ira do rei, mas também Jezabel e seus fanáticos sacerdotes.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)


  1. O preço da obediência a Deus.

  • Todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor.

      • “O simples compromisso de Elias com Deus nos choca e nos desafia. Ele foi enviado para confrontar, não confortar, e transmitiu a mensagem do Senhor a um rei que frequentemente rejeitava sua mensagem só porque ele a trazia. Elias desempenhou seu ministério somente para Deus e pagou por esta decisão, ao experimentar o isolamento como outros que também eram fiéis ao Senhor.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • [Elias] teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e, mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte.

      • “Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” 1 Rs 19.2 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso, Jezabel enviou esta mensagem a Elias: “Que os deuses me castiguem severamente se, até amanhã nesta hora, eu não fizer a você o que você fez aos profetas de Baal!”.” 1 Rs 19.2 (NVT)

      • “A fidelidade inabalável de Elias a Deus e ao seu concerto, faz dele para todo o sempre, um exemplo de fé, destemor e lealdade a Deus, ante intensa oposição e perseguição, e um exemplo de resoluta persistência em opor-se às falsas religiões e aos falsos profetas.” (STAMPS, 2006)

  • Entretanto [...] a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam.

      • [Elias] foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia.

          • “E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.” 1 Rs 17.6 (ARC)

          • “Elias, o fiel servo do Senhor, foi sustentado de modo milagroso além do Jordão (como Israel no deserto nos dias de Moisés) enquanto os israelitas na terra prometida passavam fome – um testemunho claro contra a confiança que os israelitas tinham em Baal.” (BARKER, 2003)

          • “O fato de Elias ser sustentado de modo milagroso sem habitar no meio do povo demonstrava que a palavra de Deus não dependia do povo, mas que o povo dependia da palavra de Deus.” (BARKER, 2003)

      • Quando a água do ribeiro secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta.

          • “Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.” 1 Rs 17.9 (ARC)

              • COMPARE: “‘Vá morar em Sarepta, perto da cidade de Sidom. Dei ordem a uma viúva que mora ali para lhe dar alimento’.” 1 Rs 17.9 (NVT)

      • “Enquanto a nação estava com fome e com sede, o profeta de Deus tinha bastante alimento e água. Poderia haver lição mais clara? Deus não era a causa das dificuldades do povo; eles é quem eram a causa por quebrarem o pacto com o Senhor.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

      • “Deus sustentou Elias junto ao ribeiro Querite, porque esse profeta tomara posição firme ao lado de Deus contra a apostasia do povo. Assim, como Elias sustentou a luta pela causa de Deus, o Senhor cuidaria agora da sua causa, isto é, sua subsistência.” (STAMPS, 2006)

      • “Em uma nação onde era exigido por lei cuidar de seus profetas, é irônico que Deus tenha recorrido a corvos (pássaros imundos) e a uma viúva (uma estrangeira do território de Jezabel) para cuidar de Elias. O Senhor traz o auxílio de onde menos esperamos. Ele provê o que necessitamos de uma forma que ultrapassa nossas restritas definições ou expectativas. Não importa quão amargas sejam as nossas tribulações, ou quão sem esperança a nossa situação possa parecer; devemos buscar o cuidado de Deus. Podemos encontrar sua providência em lugares ou situações que nos pareçam estranhos!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Elias recebeu ordens do Senhor para se isolar no deserto durante o período da seca, e Deus milagrosamente proveu seu alimento através dos meios mais improváveis. Como está frequentemente provado na Bíblia, o Senhor não está preso, como o homem, à forma habitual de fazer as coisas.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)

      • “Mesmo em Querite, não conseguimos ficar livres da provação, e é duro sentar-se junto de uma torrente que se está secando. Mas Deus sempre provê. Nenhum daqueles que nele confiam passará necessidade. Pouco importa se os agentes visíveis forem corvos, ou uma pobre viúva gentia prestes a perecer.” (MEYER, 2002)


  1. Deus sempre cuida dos seus filhos.

  • [A viúva] dispunha apenas de uma pequena quantidade [de farinha e azeite] para alimentar a si e ao seu filho.

  • O profeta [Elias] pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele.

  • A viúva obedeceu e lhe preparou a comida.

  • A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca.

      • “Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.” 1 Rs 17.14 (ARC)

          • COMPARE: “Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Sempre haverá farinha na vasilha e azeite no jarro, até o dia em que o Senhor enviar chuva’”.” 1 Rs 17.14 (NVT)

      • “Deus estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (1 Rs 17.12).” (STAMPS, 2006)

      • “Vendo a necessidade de uma viúva na remota Fenícia, Deus mandou Elias à sua casa para lhe proporcionar a oportunidade de compartilhar a fé no Senhor. A viúva deu, com boa vontade, ao profeta parte do seu último alimento e recebeu em recompensa uma porção de farinha que, milagrosamente, durou até o fim da seca.” (GIBBS, 2014)

      • “É mais do que inútil tentar atribuir alguma causa natural para o suprimento inesgotável do azeite e da farinha da mulher. O ministério de Elias foi marcado de milagres. Neste caso Deus interveio sobrenaturalmente para preservar a vida desta mulher, de sua família e do profeta.” (PFEIFFER e HARRISON, 1990)

      • “Enquanto uma nação israelita apóstata sofria em função de uma seca, Deus supria as necessidades diárias de uma mulher não israelita, que se dispôs a obedecer à Sua palavra. O suprimento de azeite e farinha frescos a cada dia foram um lembrete, tanto ao profeta como à viúva, do valor da confiança pessoal nele; e que isso somente é o suficiente para ir ao encontro de qualquer necessidade (Fp 4.19).” (RADMACHER, ALLEN e HOUSE, 2010)

  • Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva.

      • “Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste.” Dt 10.17,18 (ARC)

          • COMPARE: “Pois o Senhor, seu Deus, é Deus dos deuses e Senhor dos senhores. É o grande Deus, o Deus poderoso e temível, que não mostra parcialidade e não aceita subornos. Ele faz justiça aos órfãos e às viúvas. Ama os estrangeiros que vivem entre vocês e lhes dá alimento e roupas.” Dt 10.17,18 (NVT)

      • “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.” Sl 68.5 (ARC)

          • COMPARE: “Pai dos órfãos, defensor das viúvas, esse é Deus, cuja habitação é santa.” Sl 68.5 (NVT)

      • “o Senhor guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.” Sl 146.9 (ARC)

          • COMPARE: “O Senhor protege os estrangeiros e cuida dos órfãos e das viúvas, mas frustra os planos dos perversos.” Sl 146.9 (NVT)

      • “O Senhor é Deus de benignidade. Por ser um Deus tão grandioso, ele dá atenção especial ao grupo de pessoas mais marginalizadas e desfavorecidas da sociedade.” (SAYÃO, 2016)

SÍNTESE DO TÓPICO II

O Senhor sempre cuida de seus filhos. Não importa quão difícil seja o caminho, Deus suprirá todas as suas necessidades.

DINÂMICA 2 - DEUS SUPRE AS NECESSIDADES

III - O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE

  1. Um coração endurecido.

  • [Acabe demonstrou] total falta de discernimento espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a [ausência de arrependimento], mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os males que estavam acontecendo.

      • “E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel? Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.” 1 Rs 18.17,18 (ARC)

          • COMPARE: “Quando Acabe o viu, disse: “É você mesmo, perturbador de Israel?”. “Não causei problema algum a Israel”, respondeu Elias. “O senhor e sua família é que são os perturbadores, pois se recusaram a obedecer aos mandamentos do Senhor e, em vez disso, adoraram imagens de Baal.” 1 Rs 18.17,18 (NVT)

      • “Com coragem, Elias aponta o rei e sua família como os causadores dos problemas de Israel: ‘... abandonastes os mandamentos do Senhor e seguistes aos baalins’. Há situações que não podemos apenas discordar de algo errado e permanecer calados para não causar confusão. É importante pedir sabedoria a Deus para agir e falar as palavras certas, na hora certa, para alguém que esteja no caminho errado.” (SAYÃO, 2016)

      • “Acabe considera Elias o culpado pela seca, e o acusa de um crime contra o estado, passível da pena de morte (chama-o de ‘perturbador’, ver Js 7.25).” (BARKER, 2003)

  • Seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não [conseguia perceber] seu deplorável estado espiritual.

      • “O fato de Acabe chamar Elias de perturbador de Israel é típico da cegueira de um pecador. Na verdade, é muito difícil alguém admitir que pecou e que, como pecador, deve ser justificadamente submetido ao juízo de Deus. Esta confissão só acontece quando o indivíduo está misericordiosamente convencido dos seus pecados através do ministério do Espírito Santo.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)


  1. A sequidão espiritual do rei.

  • Sempre que alguém se torna um contumaz pecador, [...] como aconteceu a Acabe, algo muito grave acontece: a sequidão espiritual.

  • O pior é que não somente o apóstata sofre as consequências disso, mas todas as pessoas que dependem dele.

      • “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” 1 Rs 17.1 (ARC)

SÍNTESE DO TÓPICO III

A seca espiritual nos sobrevém quando atingimos o ápice da falta de comunhão com Deus.

DINÂMICA 3 - CONSEQUÊNCIAS

CONCLUSÃO

  • Apesar da grande misericórdia de Deus sobre o rei Acabe, permitindo que o profeta Elias o exortasse a retornar aos caminhos do Senhor, ele acabou levando seu reino à ruína.

  • Não podemos permitir que a ignorância e a sequidão espiritual nos atinjam.

  • Para isso, precisamos estar atentos à convocação divina ao arrependimento.

Referências Bibliográficas

BARKER, K. (Ed.). Bíblia de Estudo NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

GIBBS, C. B. Os Livros Históricos: da conquista de Canaã ao retorno do exílio. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2014.

MEYER, F. B. Comentário Bíblico F. B. Meyer - Antigo e Novo Testamentos. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora Betânia, 2002.

MULDER, C. O. et al. Comentário Bíblico Beacon: Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

PFEIFFER, C. F.; HARRISON, E. F. Comentário Bíblico Moody - Gênesis a Apocalipse. [S.l.]: Editora Batista Regular, 1990.

RADMACHER, E.; ALLEN, R. B.; HOUSE, H. W. (Eds.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

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