Lição 3 - Jesus, o Discípulo e a Lei (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 2º Trimestre de 2022 – Adultos – Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Osiel Gomes. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus." Mt 5.20 (ARC)

COMPARE: Eu os advirto: a menos que sua justiça supere muito a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vocês jamais entrarão no reino dos céus.” Mt 5.20 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

Os seguidores de Jesus são chamados a viver a justiça do Reino de Deus. Essa justiça, baseada na Nova Aliança em Cristo, nasce na interior do crente e reflete no exterior da vida.

Segunda - Mt 5.17; Rm 3.31;

Jesus não veio revogar a Lei nem contradizer os profetas

Terça - Hb 1.1-3;

O Senhor Jesus Cristo cumpriu fielmente a Lei

Quarta - Gl 3.24;

A função da Lei é levar o homem a Cristo

Quinta - 1 Tm 1.5;

O fim do mandamento: coração puro, boa consciência e fé sincera

Sexta - Rm 7.12; Rm 3.31;

A Lei é santa e está estabelecida em Cristo Jesus, o nosso Senhor

Sábado - Rm 13.8-10; Gl 5.6,25.

A Lei está cumprida no amor e dinamizada em nós pelo Espírito Santo

LIÇÃO 3 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Mostrar que Jesus cumpriu toda a Lei;

2º OBJETIVO: Comparar a Letra da Lei com a Verdade do Espírito;

3º OBJETIVO: Conceituar a Justiça do Reino de Deus.

PALAVRA-CHAVE: Justiça

INTRODUÇÃO

  • Estudaremos a respeito da relação de Jesus com a Lei e o que Ele deseja de seus discípulos.

  • Destacaremos a diferença entre a Letra da Lei e o Espírito.

  • Analisaremos a justiça do Reino de Deus.

  • [Jesus] não destruiu a Lei nem o ensino dos profetas, mas os cumpriu e os aperfeiçoou.

I - JESUS CUMPRIU TODA A LEI

  1. Um compromisso com o passado.

  • [O] propósito [de Jesus] nunca foi o de desconstruir [...] os ensinos da Lei e dos Profetas.

      • “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mt 5.17 (ARC)

          • COMPARE: “Não pensem que eu vim abolir a lei de Moisés ou os escritos dos profetas; vim cumpri-los.” Mt 5.17 (NVT)

      • “Os judeus piedosos que amavam a lei e os profetas não deviam pensar que Jesus veio abolir a lei. E os mundanos, procurando ficar livres da observância da lei, não tinham razão em pensar que Jesus veio destruí-la.” (BOYER, 2006)

  • Jesus sabia que o ensino da antiga dispensação era valioso, verdadeiro, bom e belo.

  • [...] não é possível construir um futuro bom se não preservarmos as coisas boas que os antigos nos legaram.


  1. Jesus não veio destruir a Lei.

  • Para muitos opositores, Jesus era um agitador, revolucionário, destruidor da tradição recebida.

      • “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” Jo 5.18 (ARC)

          • COMPARE: “Assim, os líderes judeus se empenharam ainda mais em encontrar um modo de matá-lo, pois ele não apenas violava o sábado, mas afirmava que Deus era seu Pai e, portanto, se igualava a Deus.” Jo 5.18 (NVT)

      • “Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte, e não o achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, mas, por fim, chegaram duas e disseram: Este disse: Eu posso derribar o templo de Deus e reedificá-lo em três dias.” Mt 26.59-61 (ARC)

      • “Jesus começa esta seção do sermão dizendo aos Seus discípulos que não deveriam, nem por um instante, imaginar que ele havia vindo para abolir o Antigo Testamento ou qualquer parte dele. O modo como Jesus formula a afirmação sugere que algumas pessoas estavam profundamente incomodadas com sua visível atitude em relação ao Antigo Testamento. Jesus valorizou grandemente o Velho Testamento, saber desse detalhe é relevante para que jamais se tenha negatividade quanto ao mesmo, pois se tratava da Palavra de Deus, com a qual Cristo tinha plena ligação.” (STOTT, 2018)

      • “Quando Jesus disse que não veio para revogar a Lei e os profetas, mas, sim, para cumprir, deixava claro a todos que não se propunha a ser um pregador ou mestre de novidade, um revolucionário qualquer, que não queria em momento algum confrontar os ensinos antigos, ou seja, o Antigo Testamento. Pelo contrário, buscava harmonizar cada ação sua com as passagens veterotestamentárias, porque seu objetivo maior era cumpri-las.” (GOMES, 2022)

  • Jesus ensinou sobre a justiça conforme o que Moisés, a Lei e os profetas ensinaram.

      • “Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.” Mt 8.4 (ARC)

      • “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte.” Mc 7.10 (ARC)

      • “Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” Lc 16.31 (ARC)

      • “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele.” Jo 5.46 (ARC)

  • Ele [Jesus] devolvia o verdadeiro [e perfeito] sentido dela [a Lei], já abandonado pelos mestres judeus.

      • “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mt 7.12 (ARC)

          • COMPARE: “Em todas as coisas façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam. Essa é a essência de tudo que ensinam a lei e os profetas.” Mt 7.12 (NVT)

      • “As leis de Deus foram dadas para ajudar as pessoas a amar a Deus com todos seus corações e mentes. Ao longo da história e Israel, no entanto, essas leis foram frequentemente mal interpretadas e mal aplicadas. Na época de Jesus, os líderes religiosos transformaram as leis em uma massa confusa de regras. Quando Jesus falou sobre uma nova maneira de entender a lei de Deus, Ele estava, na verdade, tentando trazer as pessoas de volta ao propósito original da lei. Jesus não falou contra a lei em si, mas contra os abusos e os excessos cometidos em relação a ela (veja Jo 1.17).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Jesus cumpriu e aperfeiçoou a Lei.

  • O verbo “cumprir”, [...] traz a ideia de tornar cheio, completar.

      • “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mt 5.17 (ARC)

      • “πληροω pleroo: 1) tornar cheio, completar,i.e., preencher até o máximo 1a) fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente 1a1) Tenho em abundância, estou plenamente abastecido 2) tornar pleno, i.e., completar 2a) preencher até o topo: assim que nada faltará para completar a medida, preencher até borda 2b) consumar: um número 2b1) fazer completo em cada particular, tornar perfeito 2b2) levar até o fim, realizar, levar a cabo, (algum empreendimento) 2c) efetuar, trazer a realização, realizar 2c1) relativo a deveres: realizar, executar 2c2) de ditos, promessas, profecias, fazer passar, ratificar, realizar 2c3) cumprir, i.e., fazer a vontade de Deus (tal como conhecida na lei) ser obedecida como deve ser, e as promessas de Deus (dadas pelos profetas) receber o cumprimento.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • A perspectiva pela qual Jesus cumpriu a Lei é que Ele lhe deu perfeição, conforme nos revela essa expressão: “[...] foi dito aos antigos: [...] Eu, porém, vos digo” (Mt 5.21,22)

      • “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.” Mt 5.21,22 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês ouviram o que foi dito a seus antepassados: ‘Não mate. Se cometer homicídio, estará sujeito a julgamento’. Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo.” Mt 5.21,22 (NVT)

  • O que era visto por meio do Decálogo e dos profetas, concretizou-se fielmente em em nosso Senhor [Jesus].

      • “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Lc 4.16-21 (ARC)

      • “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. [...] Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus,” Hb 10.1,10-12 (ARC)

          • COMPARE: “A lei constitui apenas uma sombra, um vislumbre das coisas boas por vir, mas não as coisas boas em si mesmas. Os sacrifícios são repetidos todos os anos, mas nunca puderam purificar inteiramente aqueles que vêm adorar. [...] Pois a vontade de Deus era que fôssemos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, de uma vez por todas. O sacerdote se apresenta todos os dias para realizar os serviços sagrados e oferece repetidamente os mesmos sacrifícios que nunca podem remover os pecados. Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre. Então, sentou-se no lugar de honra à direita de Deus.” Hb 10.1,10-12 (NVT)

      • “Jesus Cristo cumpriu a lei de Deus em todos os aspectos de sua vida. Cumpriu-a em seu nascimento, pois foi ‘nascido sob a lei’ (Gl 4.4). Seus pais realizaram todos os rituais prescritos para um menino judeu. Por certo, também cumpriu a lei em sua vida, pois ninguém nunca foi capaz de acusá-lo de qualquer pecado. Jesus obedeceu a todos os mandamentos de Deus na lei sem, no entanto, se sujeitar às tradições dos escribas e fariseus. O Pai expressou sua aprovação declarando: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’ (Mt 3.17; 17.5).” (WIERSBE, 2006)

SINÓPSE I

Jesus apresentou um compromisso com o passado, pois Ele não veio destruir a Lei, mas aperfeiçoá-la.

DINÂMICA 1

II - A LETRA DA LEI, A VERDADE DO ESPÍRITO

  1. O que a expressão “letra da Lei” significa?

  • De acordo com as cartas de Paulo, a expressão “letra da Lei” diz respeito ao Antigo Concerto.

  • Expressa os desígnios de Deus em forma de proibições escritas que revelam o pecado e levam à condenação.

      • “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. [...]” Rm 7.7 (ARC)

          • COMPARE: “Por acaso estou dizendo que a lei de Deus é pecaminosa? Claro que não! Na verdade, foi a lei que me mostrou meu pecado. Eu jamais saberia que cobiçar é errado se a lei não dissesse: “Não cobice”.” Rm 7.7 (NVT)

  • Dominado pela fraqueza da carne e sem força, o homem seria levado à morte diante da letra da Lei.

  • A função da Lei é mostrar a malignidade do pecado e a impossibilidade do homem em salvar-se.

  • Ela [a Lei] serviu como [...] um pedagogo, um guia, que nos levou a Cristo.

      • “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados.” Gl 3.24 (ARC)

          • COMPARE: “Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.” Gl 3.24 (NVI)

  • O judaísmo transformou a “letra da Lei” em um sistema de normas frias e sem vida.


  1. A perspectiva teológica da Lei.

  • Para os judeus, a Lei apresentava sua completude por meio de uma tríplice divisão: moral, cerimonial e judicial.

      • A Lei Moral envolve os Dez Mandamentos;

          • “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êx 20.1-17 (ARC)

      • A cerimonial refere-se à adoração do povo de Deus no Tabernáculo e, [...] no Templo (Êx 25.1–31.17);

      • A judicial tem a ver com diversas responsabilidades civis (individuais e sociais) (Êx 21.1–23.19).

      • “Se Jesus não veio para abolir a lei, isto significa que todas as leis do Antigo Testamento ainda se aplicam a nós, hoje? No Antigo Testamento, a lei pode ser entendida como contendo três dimensões: cerimonial, civil e moral. (1) A lei cerimonial se relacionava especificamente à adoração realizada por Israel (veja Lv 1.2-3, por exemplo). Seu objetivo principal era apontar em direção a Jesus Cristo; portanto, essas leis não são mais necessárias após a morte e a ressurreição de Jesus. Embora não estejamos mais ligados à lei cerimonial, os princípios por trás dela - adorar e amar um Deus santo - ainda se aplicam. Os fariseus frequentemente acusaram Jesus de violar a lei cerimonial. (2) A lei civil se aplicava à vida cotidiana de Israel (veja Dt 24.10-11, por exemplo). Pelo fato de a sociedade e da cultura moderna serem radicalmente diferentes da sociedade e da cultura daquela época e daquele contexto, nem todas estas orientações podem ser seguidas especificamente. Mas os princípios que estão por trás dos mandamentos são atemporais e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios para nos dar o exemplo. (3) A lei moral (como os Dez Mandamentos) é a ordem direta de Deus, e exige estrita obediência (veja, por exemplo, Êx 20.13). A lei moral revela a natureza e a vontade de Deus, e ainda se aplica hoje. Jesus obedeceu completamente à lei moral.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • Havia um falso entendimento de que o homem poderia viver de maneira justa segundo o seu próprio mérito e que, por isso, seria possível salvar-se.

          • “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gl 2.16 (ARC)

              • COMPARE: “E, no entanto, sabemos que uma pessoa é declarada justa diante de Deus pela fé em Jesus Cristo, e não pela obediência à lei. E cremos em Cristo Jesus, para que fôssemos declarados justos pela fé em Cristo, e não porque obedecemos à lei. Pois ninguém é declarado justo diante de Deus pela obediência à lei.” Gl 2.16 (NVT)


  1. A Lei e a verdade do Espírito.

  • O apóstolo Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica.

      • “o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.” 2 Co 3.6 (ARC)

          • COMPARE: “Ele nos capacitou para sermos ministros da nova aliança, não da lei escrita, mas do Espírito. A lei escrita termina em morte, mas o Espírito dá vida.” 2 Co 3.6 (NVT)

  • O Novo Concerto revelou-se na pessoa de Jesus, que gera vida, e não mais na letra pesada da Lei, que gera morte.

      • “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 6.23 (ARC)

      • De um código exterior de normas para um código interior e dinamizado na vida pelo Espírito;

          • “Não obedecemos a uma lei exterior por medo. Antes, como cristãos nos dias de hoje, obedecemos a uma lei interior e vivemos por causa do amor. O Espírito Santo nos ensina a Palavra e nos capacita a obedecer a ela. Pecado continua sendo pecado, e Deus continua a castigá-lo. Na realidade, os cristãos de hoje têm ainda mais responsabilidade, pois temos mais conhecimento.” (WIERSBE, 2006)

      • De palavras registradas em tábuas de pedra para palavras cravadas no coração.

          • “Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Jr 31.33 (ARC)

          • “porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” 2 Co 3.3 (ARC)

      • “A distinção entre o ministério da antiga Lei gravada em pedras e do Espírito é algo sério, posto que a primeira apenas mostrava a doença, mas não falava sobre a esperança de cura; na Nova Dispensação, porém, por meio do evangelho, há esperança para a cura da doença que mata o homem, o pecado. Essa cura é o sangue de Jesus Cristo. É no evangelho que o homem pode viver a verdadeira justiça e a santificação requeridas por Deus (Rm 1.16; 8.39).” (GOMES, 2022)

  • O Espírito Santo traz vida em Cristo e grava a vontade de Deus em nossa consciência e coração.

      • “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rm 8.2 (ARC)

          • COMPARE: “Pois em Cristo Jesus a lei do Espírito que dá vida os libertou da lei do pecado, que leva à morte.” Rm 8.2 (NVT)


  1. Qual é o propósito da Lei para os discípulos de Cristo?

  • A Lei:

      • é santa;

          • “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.” Rm 7.12 (ARC)

              • COMPARE: “Isso, porém, só demonstra que a lei em si é santa, e santos, justos e bons são seus mandamentos.” Rm 7.12 (NVT)

      • está estabelecida;

          • “anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.” Rm 3.31 (ARC)

              • COMPARE: “Então, se enfatizamos a fé, quer dizer que podemos abolir a lei? Claro que não! Na realidade, é só quando temos fé que cumprimos verdadeiramente a lei.” Rm 3.31 (NVT)

              • COMPARE: “Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.” Rm 3.31 (NVI)

      • se cumpre no amor;

          • “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Rm 13.8-10 (ARC)

              • COMPARE: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros. Quem ama seu próximo cumpre os requisitos da lei de Deus. Pois os mandamentos dizem: “Não cometa adultério. Não mate. Não roube. Não cobice”. Esses e outros mandamentos semelhantes se resumem num só: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não faz o mal ao próximo, portanto o amor cumpre todas as exigências da lei de Deus.” Rm 13.8-10 (NVT)

          • “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gl 5.14 (ARC)

      • opera atualmente por meio do Espírito Santo, que dinamiza a vida interior do cristão.

          • “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rm 8.2-4 (ARC)

              • COMPARE: “Pois em Cristo Jesus a lei do Espírito que dá vida os libertou da lei do pecado, que leva à morte. A lei não era capaz de nos salvar por causa da fraqueza de nossa natureza humana, por isso Deus fez o que a lei era incapaz de fazer ao enviar seu Filho na semelhança de nossa natureza humana pecaminosa e apresentá-lo como sacrifício por nosso pecado. Com isso, declarou o fim do domínio do pecado sobre nós, de modo que nós, que agora não seguimos mais nossa natureza humana, mas sim o Espírito, possamos cumprir as justas exigências da lei.” Rm 8.2-4 (NVT)

  • É Jesus [...] quem [...] por meio do Espírito, implanta no interior do crente o verdadeiro sentido da Lei.

      • “Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Gl 4.3-7 (ARC)

          • COMPARE: “O mesmo acontecia conosco. Éramos como crianças; éramos escravos dos princípios básicos deste mundo. Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei. Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos. E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “Aba, Pai”. Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele.” Gl 4.3-7 (NVT)

      • “Como é possível cumprir a lei? Entregando-nos ao Espírito Santo e deixando que opere em nossa vida (Rm 8.1-3). O Espírito Santo permite que experimentemos ‘a justiça da lei’ em nossa vida diária.” (WIERSBE, 2006)

SINÓPSE II

Letra da Lei diz respeito ao Antigo Concerto; a verdade do Espírito diz respeito a vida em Cristo que grava a vontade de Deus no coração.

DINÂMICA 2

III - A JUSTIÇA DO REINO DE DEUS

  1. Quem é grande no Reino de Deus?

  • São considerados “grande no Reino de Deus” os que se acham fiéis e cumpridores de toda a lei de Cristo.

      • “Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.” Mt 5.19 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, quem desobedecer até ao menor mandamento, e ensinar outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Mas aquele que obedecer à lei de Deus e ensiná-la será considerado grande no reino dos céus.” Mt 5.19 (NVT)

  • São rebaixados à condição de menores os que negligenciam, [...] violam o menor dos mandamentos de Deus e não atentam para a sua instrução, quer por omissão, quer por transgressão.

  • Como discípulos de Cristo e cidadãos do Reino de Deus, devemos cumprir e ensinar a lei divina a partir do poder do Espírito Santo que transforma, aperfeiçoa e concede-nos graça e verdade.

      • “E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” Jo 1.16 (ARC)


  1. A justiça do Reino de Deus.

  • A compreensão da justiça do AT, baseada no binômio lei-obra, gerou orgulho pessoal e confiança nas próprias ações dos judeus para justificarem a si mesmos.

      • O jovem rico que agiu assim para atingir o supremo bem;

          • “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?” Mt 19.16-20 (ARC)

      • O fariseu que [...] achava-se melhor que o publicano;

          • “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lc 18.9-14 (ARC)

              • COMPARE: “Em seguida, Jesus contou a seguinte parábola àqueles que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os demais: “Dois homens foram ao templo orar. Um deles era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, em pé, fazia esta oração: ‘Eu te agradeço, Deus, porque não sou como as demais pessoas: desonestas, pecadoras, adúlteras. E, com certeza, não sou como aquele cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que ganho’. “Mas o cobrador de impostos ficou a distância e não tinha coragem nem de levantar os olhos para o céu enquanto orava. Em vez disso, batia no peito e dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador’. Eu lhes digo que foi o cobrador de impostos, e não o fariseu, quem voltou para casa justificado diante de Deus. Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados”. Lc 18.9-14 (NVT)

      • O sacerdote e o levita que [...] não atentaram para a aflição do próximo.

          • “E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.” Lc 10.30-32 (ARC)

              • COMPARE: “Jesus respondeu com uma história: “Certo homem descia de Jerusalém a Jericó, quando foi atacado por bandidos. Eles lhe tiraram as roupas, o espancaram e o deixaram quase morto à beira da estrada. “Por acaso, descia por ali um sacerdote. Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada. Um levita fazia o mesmo caminho e viu o homem caído, mas também atravessou e passou longe.” Lc 10.30-32 (NVT)

      • “[...] Os fariseus eram zelosos em guardar tanto a lei escrita quanto a oral. Ao explicar o verdadeiro significado da Palavra de Deus, Cristo estava prestes a revelar uma justiça que ‘ultrapassava’ qualquer justiça que os fariseus imaginassem possuir, guardando os mandamentos. Como cidadãos do Reino de Jesus, você e eu somos chamados para viver uma vida justa. Mas devemos evitar o engano dos fariseus. Não devemos confundir a verdadeira justiça, ou supor que, por fazermos determinadas coisas e evitarmos outras, alcançamos elevada espiritualidade. O que fazemos é importante, é verdade. Mas Deus está mais interessado no que somos” (RICHARDS, 2013)

  • Jesus ensina [...] que a nova justiça no Reino de Deus é interior, moral e espiritual e não se trata mais daquela velha justiça exterior, cerimonial e legalista.

      • Por isso, a justiça exigida pelo Senhor Jesus aos seus discípulos é superior a dos escribas e fariseus.

          • “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.” Mt 5.20 (ARC)

              • COMPARE: “Eu os advirto: a menos que sua justiça supere muito a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vocês jamais entrarão no reino dos céus.” Mt 5.20 (NVT)

          • “Se, na verdade, os escribas e fariseus tivessem deixado suas vidas serem tocadas pela Lei de Deus, de modo real e profundo, eles não teriam se tornado hipócritas e religiosos frios. Os escribas e fariseus acreditavam que eram guardiões da Lei, mas não a guardavam verdadeiramente no coração.” (GOMES, 2022)

          • “A justiça proposta pelos escribas e fariseus estava baseada naquilo que é aparente, superficial, externo, não envolvia o coração, pois procuravam justificar-se a si mesmos diante dos homens (Lc 16.15), enquanto o coração estava cheio de extorsão e intemperança (Mt 23.25), e jamais chegariam à perfeição de Deus. A justiça requerida por Cristo, que começou a ser dita em Mateus 5.8, fala dos limpos de coração e acontece por uma mudança divina, jamais do próprio esforço do homem.” (GOMES, 2022)

          • “Jesus estava dizendo que seus ouvintes precisavam de um tipo completamente diferente de justiça - uma retidão que fosse fruto do amor a Deus - e não uma versão mais intensa da obediência dos fariseus (que era um mero cumprimento legal). Nossa justiça deve (1) ser o resultado do que Deus faz em nós, não o que podemos fazer por nós mesmos, (2) estar centrada em Deus, não ser autocentrada, (3) estar baseada na reverência a Deus, e não na aprovação das pessoas, e (4) ir além de guardar a lei - devemos viver pelos princípios por trás da lei. Devemos nos preocupar com aqueias nossas atitudes que as pessoas não veem da mesma forma como nos preocupamos com as ações que as pessoas veem.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Essa justiça só pode ser obtida mediante a fé, nos permitindo viver de maneira justa e piedosa e, assim, entrar no Reino de Deus.

      • “Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.” Rm 3.21,22 (ARC)

          • COMPARE: “Agora, porém, conforme prometido na lei de Moisés e nos profetas, Deus nos mostrou como somos declarados justos diante dele sem as exigências da lei: somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção.” Rm 3.21,22 (NVT)

SINÓPSE III

O Sermão do Monte esclarece que as bem-aventuranças são a verdadeira felicidade para quem nasceu de novo. (Erro - Essa Sinópse faz parte da Lição 1)

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • Jesus não veio para desfazer a Lei, nem viveu como um legalista.

  • [Jesus] soube conservar o que havia de bom na antiga Lei, dando-lhe uma nova dinâmica de vida.

  • Nosso Senhor deseja que [sejamos] semelhantes ao caráter e conduta dEle, [...] abraçando o verdadeiro Evangelho [de Jesus].

      • “Não podemos apenas conhecer a Bíblia — tanto o Diabo como os antigos judeus a conheciam. Mais do que isso, precisamos deixar que a Palavra de Deus fale aos nossos corações, nos rendendo aos seus ensinos com temor e reverência, deixando que Deus nos fale por intermédio dela, para que possamos produzir um viver que de fato corresponda ao querer do Senhor.” (GOMES, 2022)

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. S. Espada Cortante: Daniel, Apocalipse, Mateus e Marcos. Rio de Janeiro: CPAD, v. 1, 2006.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2º Trimestre de 2022.

RICHARDS, L. O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

STOTT, J. Lendo o Sermão do Monte com John Stott. Viçosa: Ultimato, 2018.

WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento. Santo André: Geográfica, v. II, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 3 - JESUS, O DISCÍPULO E A LEI - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 3 - JESUS, O DISCÍPULO E A LEI - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf