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“Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (1 Tm 3.13)
Embora o diaconato seja um ministério específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.
Segunda - Fp 1.1
Auxiliares dos líderes da igreja local
Terça - At 6.1-5
Homens exemplares
Quarta - At 6.6
Separados com imposição de mãos
Quinta - 1 Tm 3.12
Bons líderes no lar
Sexta - 1 Tm 3.13
Chamados para servir
Sábado - Mt 20.26-28
Jesus veio para servir
1º OBJETIVO: Analisar o estilo de vida diaconal de Jesus;
2º OBJETIVO: Explicar a instituição do ministério do diácono;
3º OBJETIVO: Discorrer sobre o perfil e a função do diácono.
“O ministério de serviço ao próximo é o símbolo de amor na instituição dos diáconos relatada no livro dos Atos dos Apóstolos. ” Interagindo com o Professor (CPAD)
Por uma sábia e unânime decisão, a igreja de Jerusalém escolheu sete homens de moral ilibada e cheios do Espírito Santo, para administrarem esse “importante negócio”.
“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” At 6.1-3 (ARC)
COMPARE: “À medida que o número de discípulos crescia, surgiam murmúrios de descontentamento. Os judeus de fala grega se queixavam dos de fala hebraica, dizendo que suas viúvas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimento. Por isso, os Doze convocaram uma reunião com todos os discípulos e disseram: “Nós, apóstolos, devemos nos dedicar ao ensino da palavra de Deus, e não à distribuição de alimentos. Sendo assim, irmãos, escolham sete homens respeitados, cheios do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desse serviço.” At 6.1-3 (NVT)
Estudaremos esse importante ministério de serviço [...] a função diaconal.
Esta [função diaconal], até hoje, faz parte do ministério ordenado pelas igrejas cristãs.
O termo grego diaconia significa “ministério” ou “serviço”.
A vida inteira de Jesus aqui na Terra demonstrou o verdadeiro sentido da diaconia em todos os seus aspectos.
“bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mt 20.28 (ARC)
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;” Fp 2.5-7 (ARC)
COMPARE: “Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana,” Fp 2.5-7 (NVT)
“Jesus Cristo era humilde e estava disposto a renunciar aos seus direitos para obedecer a Deus e servir ao povo. Devemos, assim como Cristo, adotar a atitude de um servo e servir pelo amor que temos a Deus e aos nossos semelhantes, e não por qualquer sentimento de medo ou culpa.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
“Se dissermos que seguimos a Cristo, devemos também dizer que queremos viver como Ele viveu. Devemos desenvolver sua atitude de humildade quando servimos, mesmo se provavelmente não receberemos nenhum reconhecimento pelos nossos esforços.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
“Cristo [...] não se apegou aos seus direitos divinos, mas abriu mão dos seus privilégios e glória no céu, a fim de que nós, na terra, fôssemos salvos.” (STAMPS, 2006)
Na véspera da sua crucificação, o Senhor Jesus reuniu os seus doze discípulos para comer a última ceia. Tomando uma toalha e uma bacia com água, ele começou a lavar os pés dos discípulos, um a um.
“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” Jo 13.3-5 (ARC)
COMPARE: “Jesus sabia que o Pai lhe dera autoridade sobre todas as coisas e que viera de Deus e voltaria para Deus. Assim, levantou-se da mesa, tirou a capa e enrolou uma toalha na cintura. Depois, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” Jo 13.3-5 (NVT)
[...] demonstrando serviço, exemplo e humildade.
“Jesus foi o exemplo de servo e demonstrou sua atitude servil a seus discípulos. Lavar os pés dos convidados era um serviço que o criado da casa deveria realizar, quando os convidados chegassem. Mas Jesus cingiu-se com uma toalha, como os escravos mais humildes deveriam fazer, e lavou e enxugou os pés de seus discípulos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
“Conforme um antigo costume judaico, lavar os pés do dono da casa fazia parte dos deveres de um escravo estrangeiro. Um escravo judeu não era submetido a esse dever servil. Por outro lado esperava-se essa atitude da esposa em relação ao marido e dos filhos em relação ao pai. Na ocasião da ceia, da qual Jesus e seus discípulos participaram, não haviam nenhum servo presente. Um dos discípulos poderia se encarregar do trabalho, mas nenhum deles estava disposto a se humilhar a tal ponto. Jesus tomou sobre si esse encargo. Como Mestre, ele se dispôs a dar o exemplo para seus seguidores.” (SAYÃO, 2016)
“Nenhum dos apóstolos queria fazer este serviço [lavar os pés] aos outros. Discutiram pelo caminho qual era o maior entre eles (Lc 22.24) e não queriam humilhar-se. Não havia criado presente, só o Senhor Jesus e os doze, e estes, muito orgulhosos, sentam-se à mesa com os pés sujos e o coração carnal. Ao homem pequeno, querendo ser grande, não convém baixar-se. Mas quando é crente e tem a certeza que pertence a Deus, pode humilhar-se até o último grau sem perder coisa alguma: mesmo como Cristo o fez nesta lição.” (BOYER, 2013)
A “diaconia da toalha e da bacia” é a convocação cristocêntrica para uma vida de serviço humilde.
“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” Jo 13.12-17 (ARC)
COMPARE: “Depois de lavar os pés deles, Jesus vestiu a capa novamente, retornou a seu lugar e perguntou: “Vocês entendem o que fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e têm razão, porque eu sou. E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês. Eu lhes digo a verdade: o escravo não é maior que o seu senhor, nem o mensageiro é mais importante que aquele que o envia. Agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” Jo 13.12-17 (NVT)
“[...] o serviço de diácono não é simplesmente uma função eclesiástica, mas um trabalho baseado em um estilo de vida ensinado e promovido por Jesus.” (OLIVEIRA, 2021)
“Quando um crente olha para o verdadeiro diácono, ele deve sentir-se impulsionado para viver um estilo de vida diaconal, como o de Cristo em seu ministério terreno. Pois o diaconato é um estilo de vida centralizado em Jesus, jamais em si mesmo” (OLIVEIRA, 2021)
“Se Ele [Jesus], que era o Deus encarnado, estava disposto a servir, nós, os seus seguidores, também devemos ser servos dispostos a trabalhar de maneira que o glorifique.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
A proposta do Nazareno nunca foi a de estabelecer uma hierarquia de poder temporal para a sua igreja, mas a de serviço.
“E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que pedirmos. E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. [...] Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Mc 10.35-37; 42-45 (ARC)
“Jesus não lavou os pés dos discípulos somente para ser gentil com cada um deles. Seu objetivo maior era estender sua missão na terra depois de sua partida. Estes homens deveriam ir a todas as partes do mundo para servir a Deus, ajudando uns aos outros e a todas a quem levassem a mensagem da salvação.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
A palavra diácono (gr. diakonos), [...] refere-se àquele que presta trabalhos voluntários aludindo aos exemplos dos criados domésticos dos tempos do NT.
Outra palavra grega relacionada a “diácono” é doulos. Esta refere-se a “um servo” ou “um escravo”.
“Na linguagem do tempo de Paulo, diácono era servo. Enquanto os bispos lideravam por meio da oração e do ministério da palavra, os diáconos lideravam servindo em outras áreas da vida da igreja.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)
A ideia preponderante que a função do diácono remonta é a do serviço voluntário prestado, pelo “ministro”, o “servo” ou o “assistente”, para a alguém.
A benção: extraordinário crescimento da igreja local em Jerusalém.
“É a vontade de Deus que a igreja cresça. É, também a vontade divina que os crentes fiquem cheios do Espírito Santo. Na igreja que cresce, aparecerão perturbações, até Cristo vir. Mas o que resulta dessas dificuldades, que surgem, uma após a outra, dependem de os membros terem, ou deixarem de ter, não somente o mesmo ‘espírito’, mas o mesmo ‘Espírito’ da Igreja Primitiva.” (BOYER, 2013)
O Problema: questão étnica causada pela situação social [...] envolvendo viúvas judias de fala hebraica e as de fala grega.
“Quando lemos a respeito da Igreja Primitiva, somos informados sobre os milagres, a solidariedade, a generosidade e a comunhão dos cristãos e podemos desejar ter feito parte desta “igreja perfeita”. Mas, na verdade, a Igreja Primitiva tinha problemas, assim como temos hoje. Nenhuma igreja foi ou jamais será perfeita até que Cristo e seus seguidores estejam unidos em sua segunda vinda. Todas as igrejas têm problemas. Se as deficiências da sua igreja o afligem, pergunte a si mesmo: uma igreja perfeita permitiria que eu fosse um de seus membros? Então, faça o que puder para tornar sua congregação melhor. Uma igreja não precisa ser perfeita para levar adiante a causa de Cristo.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
A reivindicação: manifestação verbal das viúvas que, sentindo-se injustiçadas, [...] cobraram assistência [dos líderes da igreja de Jerusalém].
“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.” At 6.1 (ARC)
COMPARE: “À medida que o número de discípulos crescia, surgiam murmúrios de descontentamento. Os judeus de fala grega se queixavam dos de fala hebraica, dizendo que suas viúvas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimento.” At 6.1 (NVT)
Para resolver o impasse, orando e impondo-lhes as mãos, os apóstolos separaram sete irmãos:
de boa reputação,
cheios do Espírito Santo e de sabedoria;
“Os diáconos têm de ser poderosos em obras e palavras. Como pessoas competentes e maduras que são inspiradas pelo Espírito, elas têm de ter bom senso prático e serem capazes de lidar com delicados problemas de propriedade. Seu ministério inclui negócios empresariais e a distribuição de ajuda para os necessitados, mas também deve ser espiritual e carismático.” (ARRINGTON e STRONSTAD, 2006)
para administrar uma questão étnica e social.
“E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” At 6.2-7 (ARC)
“O caráter do ministério diaconal é profunda e biblicamente enraizado numa intensa preocupação social.” (OLIVEIRA, 2021)
“O diácono de Atos não foi chamado para fazer apenas trabalhos meramente litúrgicos, (como colher dízimos e ofertas e servir a Santa Ceia), mas principalmente a cuidar dos mais necessitados, visitar as viúvas e os enfermos, amparando quem realmente precisa de cuidados na comunidade cristã local.” (OLIVEIRA, 2021)
“Os cristãos que falavam grego reclamaram que suas viúvas não eram tratadas de forma justa. Talvez esse favoritismo não fosse intencional; a causa seria a barreira causada pelo idioma. Para corrigir a situação, os apóstolos constituíram sete homens respeitáveis que falavam grego como responsáveis pelo programa de distribuição de alimentos. Isto resolveu o problema e permitiu que os apóstolos mantivessem seu foco non ensino e na pregação das Boas Novas de Jesus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
“À medida que a Igreja Primitiva crescia, suas necessidades aumentavam. Uma delas era organizar a distribuição de alimentos para os pobres. Os apóstolos precisavam concentrar-se na pregação; então escolheram diáconos para administrar o programa alimentar. Cada cristão tinha uma função vital a desempenhar na igreja (1 Co 12).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
“Diácono (gr. diáconos) significa “servo”. Uma das funções deles na igreja do NT é vista em At 6.1-6. Deviam ajudar os pastores, cuidando dos assuntos temporais e materiais da igreja de tal maneira que os pastores pudessem dedicar-se à oração e ao ministério da Palavra (At 6.4).” (STAMPS, 2006)
“Como se resolve um conflito? Com diálogo, avaliação, cabeça fria, oração, delegação e generosidade: todos sete escolhidos têm nome grego (At 6.5), ou seja, os apóstolos colocaram quem se queixava para administrar o dinheiro. Qualificações: deviam ser de confiança, cheios de ousadia espiritual e com sabedoria para tomar decisões.” (SAYÃO, 2016)
Caráter moral.
“Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,” 1 Tm 3.8 (ARC)
COMPARE: “Da mesma forma, os diáconos devem ser respeitáveis e ter integridade. Não devem beber vinho em excesso, nem se deixar conduzir pela ganância.” 1 Tm 3.8 (NVT)
Os diáconos devem ser pessoas honradas, dignas, corretas e íntegras.
Sua palavra deve ser sim, sim e não, não.
A ganância por dinheiro tem de passar longe de sua vida.
B) Caráter espiritual.
“guardando o mistério da fé em uma pura consciência. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.” 1 Tm 3.9,10 (ARC)
COMPARE: “Devem ser comprometidos com o segredo da fé e viver com a consciência limpa. Antes de serem nomeados diáconos, é necessário que se faça uma avaliação cuidadosa. Se forem aprovados, então que exerçam a função de diáconos.” 1 Tm 3.9,10 (NVT)
Ter a plena convicção do que é crer no Evangelho.
A liderança e a igreja local devem avaliar o candidato.
“Os novos cristãos são frequentemente chamados para servir nesta posição [diácono], mas este não é o padrão do NT. Paulo diz que os vocacionados para o diaconato devem primeiro ser testados antes de serem chamados para servir.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)
C) Caráter familiar.
“Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.” 1 Tm 3.12 (ARC)
COMPARE: “O diácono deve ser marido de uma só mulher e liderar bem seus filhos e sua casa.” 1 Tm 3.12 (NVT)
O candidato deve ser marido de uma mulher, fiel à sua esposa e bom pai.
Deve ser zeloso com seu lar, amar sua esposa com amor sacrifical.
Deve respeitar seus filhos, para obter deles o mesmo respeito.
O “serviço” do diácono à sua família revelará como ele servirá à igreja local.
Quando foram instituídos diáconos, sete homens de fala grega foram separados para assistir socialmente as viúvas: tanto as de fala hebraica como as de fala grega.
Não podiam permitir que houvesse injustiças de caráter social.
Atualmente, a função primordial do diácono é auxiliar a igreja local através das orientações do seu pastor em atividades ligadas a:
Visitar os enfermos, os necessitados e os desviados;
Cuidar das tarefas espirituais ligadas ao culto:
Distribuir os elementos da Ceia do Senhor;
Recolher as contribuições (dízimos e ofertas);
Auxiliar na ordem e na segurança da liturgia do culto.
O diaconato foi instituído pelos apóstolos de Cristo [...] [para] resolver questões relacionadas a problemas sociais.
Hoje, os diáconos servem a igreja e a Deus em trabalhos diferentes.
A liderança deve valorizar o seu trabalho.
No sentido lato, todos somos diáconos da Igreja de Deus.
ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.
BOYER, O. S. Espada Cortante 2: Lucas, João e Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
OLIVEIRA, M. O Diaconato. Ensinador Cristão, Rio de Janeiro, n. 85, p. 42, abr/mai/jun 2021.
SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.