Lição 4 - Paulo, a Vocação para ser Apóstolo (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 4º Trimestre de 2021 – Adultos – O apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Elienai Cabral. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo[...]" 1 Co 1.1 (NAA)

COMPARE: Eu, Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus[...]" (NVT)

VERDADE PRÁTICA

Deus chama pessoas para realizar grandes feitos no reino divino.

Segunda - Gl 1.15

Um chamado pela presciência de Deus

Terça - At 9.15,16

Paulo, um vaso escolhido de Deus

Quarta - At 9.17; 1 Co 14.18

Paulo na dimensão do Espírito

Quinta - At 22.14

Deus o escolhe de antemão para fazer a sua vontade

Sexta - Ef 1.1

Paulo, separado para ser apóstolo

Sábado - Gl 1.17,18

A escola do deserto na Arábia

LIÇÃO 4 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Salientar o ponto de partida para a vocação de Paulo;

2º OBJETIVO: Enfatizar que a vocação de Paulo foi efetivada pelo Cristo Ressurreto;

3º OBJETIVO: Relacionar a vocação de Paulo com o aprendizado no deserto.

Deus chama para a sua obra.Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • Estudaremos a respeito da vocação de Paulo para o santo apostolado.

  • Veremos o ponto de partida de sua vocação e sua escola de formação no deserto da Arábia.

  • Deus usa o tempo e as circunstâncias para formar um ministério útil para o Reino de Deus.

I - O PONTO DE PARTIDA PARA A VOCAÇÃO DE PAULO

  1. Chamada e presciência divina.

  • A vocação de Paulo foi estabelecida segundo a presciência de Deus.

      • “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,” Gl 1.15 (ARC)

          • COMPARE: “Contudo, ainda antes de eu nascer, Deus me escolheu e me chamou por sua graça. Foi do agrado dele” Gl 1.15 (NVT)

  • [Paulo] experimentou uma completa transformação por meio do encontro com Cristo, e foi vocacionado por Ele para uma grande obra.

      • “A conversão de Saulo não foi repentina nem compulsiva. A narrativa de Lucas indica que Saulo teve que ser impactado intelectual e emocionalmente no caminho de Damasco para render-se ao chamado de Jesus.” (CABRAL, 2021)

  • O Livro de Atos atesta para uma chamada presciente quando o nosso Senhor diz a Ananias:

      • “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” At 9.15,16 (ARC)

          • COMPARE: “O Senhor, no entanto, disse: “Vá, pois Saulo é o instrumento que escolhi para levar minha mensagem aos gentios e aos reis, bem como ao povo de Israel. E eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por meu nome”.” At 9.15,16 (NVT)

      • “Cristo enviou um discípulo a por as mãos sobre o vaso que Ele escolhera para levar o nome de Cristo perante reis e gentios. Saulo fora a Damasco com o intento de pôr mãos violentas sobre os discípulos, mas aconteceu que um discípulo pôs as mãos cheias de bênçãos sobre ele.” (BOYER, 2013)

  • Paulo foi batizado no Espírito Santo, batizado nas águas e teve a sua visão recuperada.

      • “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe Aas mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.” At 9.17,18 (ARC)

      • “Ananias disse a Saulo que Jesus o tinha enviado para que Saulo tomasse a ver e fosse cheio do Espírito Santo. Evidentemente, o Espírito Santo encheu Saulo quando ele recebeu a sua visão e foi batizado. Depois da conclusão desta experiência, logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)


  1. Um ministério na plenitude do Espírito.

  • Paulo recebeu a plenitude do Espírito, isto é, ele foi batizado no Espírito Santo.

      • “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” At 9.17 (ARC)

  • Foi um ministério marcado por pregação poderosa, curas, sinais, prodígios e maravilhas.

      • “Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.” At 9.22

      • “Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.” At 18.28 (ARC)

      • “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.” At 19.11,12 (ARC)

      • “O ministério de Paulo em Éfeso foi acompanhado por maravilhas extraordinárias - curas à distância e também expulsão de demônios. Os milagres tinham três objetivos: (1) demonstrar o poder e a autoridade definitivos de Deus (numa cidade onde Satanás tinha bastante poder; veja At 19.18 ,19); (2) dar autenticidade a Paulo com o apóstolo e porta voz do único Deus verdadeiro (Mc 16.20; Rm 15.18,19; 2 Co 2.12 ; Hb 2.1-4); e (3) obviamente, demonstrar com paixão e misericórdia para com aqueles que estivessem em necessidades.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)

  • Não podemos fazer a obra de Deus sem a atuação do Espírito Santo.


  1. Deus mudou o nome de Saulo para Paulo?

  • Na Bíblia, vemos ocasiões em que Deus mudou o nome de pessoas:

      • Abrão para Abraão;

          • “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.” Gn 17.5 (ARC)

          • “Na Bíblia, os nomes das pessoas eram muito importantes - um nome descrevia o caráter ou a experiência da pessoa. Portanto, pouco antes que o filho prometido fosse concebido. Deus mudou o nome de Abrão (que significava “pai exaltado”) para Abraão (que significava “pai de muitos”).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • [Sarai para Sara]

          • “Disse Deus mais a Abraão: a Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.” Gn 17.15 (ARC)

      • Jacó para Israel;

          • “E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel.” Gn 35.10 (ARC)

      • Jesus alterou o nome de Simão para Pedro;

          • “Simão, a quem pôs o nome de Pedro;” Mc 3.16 (ARC)

          • “E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” Jo 1.42 (ARC)

          • “Jesus viu não apenas quem Simão era, mas quem ele se tomaria. E por isso, lhe deu um novo nome - Cefas, em aramaico, Pedro, em grego (o nome quer dizer "uma pedra”). Pedro não é apresentado como uma rocha firme, nos Evangelhos, mas ele se tornou uma rocha firme nos dias da igreja primitiva, como vemos no livro de Atos. Ao dar a Simão um novo nome, Jesus introduziu uma mudança no seu caráter.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Entretanto, isso não se deu com o nome do apóstolo Paulo. Não há qualquer menção disso na Bíblia.

  • O nome “Saulo” [...] remonta sua origem judaica; já “Paulo”[...], sua cidadania romana.

      • “Saulo, também chamado Paulo, foi o grande missionário cristão que escreveu a maioria das epístolas do NT. Saulo é um nome hebraico; Paulo, um nome grego, que foi usado quando o apóstolo começou seu ministério voltado aos gentios.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Como cidadão romano, ele havia adotado o nome romano “Paulo” (At 13.9), uma vez que o nome “Saulo” era um nome judaico, e era nascido em Tarso, capital da Cilícia, que ficava às margens do rio Cydnus, na Asia Menor.” (CABRAL, 2021)

  • Como o ministério do apóstolo buscava alcançar os gentios, o nome “Paulo” foi naturalmente usado no trabalho missionário.

SÍNTESE DO TÓPICO I

O ponto de partida para a vocação de Paulo foi a presciência divina e a pessoa do Espírito.

DINÂMICA 1 - PRESCIÊNCIA

II - UMA VOCAÇÃO EFETIVADA PELO CRISTO RESSURRETO

  1. Saulo viu o esplendor glorioso do Cristo ressurreto (At 9.3-6).

  • Saulo viu realmente o Cristo ressurreto, a quem ele perseguia.

      • “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” At 9.17 (ARC)

          • COMPARE: “Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.” At 9.17 (NTLH)

      • “Então, Barnabé, tomando-o [Saulo] consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.” At 9.27 (ARC)

  • Essa visão gloriosa ofuscou seu orgulho [...] e foi definitiva para a vida daquele que, mais tarde, seria um embaixador de Cristo entre os gentios.

      • “Depois, [Cristo] foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.” 1 Co 15.7-9 (ARC)


  1. Uma vocação inevitável para o apostolado entre os gentios.

  • Deus escolheu Saulo de antemão para fazer conhecer a sua vontade.

      • “E ele [Ananias] disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.” At 22.14,15 (ARC)

          • COMPARE: “Então ele disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu você para conhecer a vontade dele e para ver o Justo e ouvi-lo falar. Você será testemunha dele, dizendo a todos o que viu e ouviu.” At 22.14,15 (NVT)

      • “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue,” Gl 1.15,16 (ARC)

      • “Ao se opor fanaticamente a Jesus e seus seguidores, Paulo tinha imaginado que estava servindo e honrado o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e de Moisés. Com o anúncio de Ananias, ele tinha descoberto a verdade. O Deus dos hebreus — longe de estar levando Paulo a combater o cristianismo - o estava escolhendo para tornar-se o principal portavoz desta nossa fé! Paulo haveria de ser sua testemunha para com todos os homens do que tinha visto e ouvido.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)

  • Qual era a vontade dEle para Saulo? Torná-lo um embaixador de Cristo, um pregador do Evangelho.

      • “E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus.” At 9.20 (ARC)

      • “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:” Ef 1.1 (ARC)

      • “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia:” 2 Co 1.1 (ARC)

      • “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,” Cl 2.1 (ARC)

      • “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.” At 9.15 (ARC)

      • “Paulo recebeu um chamado especial de Deus, para pregar a respeito de Jesus Cristo. Cada cristão tem uma tarefa a realizar, um papel a assumir, ou uma contribuição a fazer. Uma tarefa pode parecer mais espetacular que outra, mas todas são necessárias para realizar os planos maiores de Deus para sua igreja e para seu mundo (1 Co 12.12-27). Esteja disponível para Deus, colocando seus dons a seu serviço. Então, quando você descobrir o que Ele quer que você faça, esteja pronto a fazê-lo.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A vocação mudou o rumo da vida de Saulo.

  • De perseguidor dos seguidores de Jesus, Deus chamou Saulo e o transformou no apóstolo [...] responsável pela expansão da Igreja no mundo gentílico.

  • A operação da graça salvadora na vida de Saulo promoveu uma mudança radical em sua vida.

      • “Aquele que era antes um inimigo de Jesus, se tomou grande proclamador de Sua graça. Não se envergonhava de Seu Evangelho, Rm 1.16. [...] Morrera Saulo, o perseguidor; ressuscitara Paulo, o pregador, vivificado da morte. O leão se convertera em cordeiro; o formalismo frio, em chama de fogo santo.” (BOYER, 2013)

  • Foi Jesus que o confrontou, o surpreendeu e o chamou pelo nome.

      • “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” At 9.3-5 (ARC)

      • “[Paulo] não era um dos doze discípulos originais (mais tarde chamados apóstolos), mas o Cristo Jesus ressuscitado o confrontou na estrada para Damasco e o recrutou para ser um apóstolo (At 9.3-19). A missão dos apóstolos era serem representantes de Deus: eles eram enviados, mensageiros, delegados, e estavam sob a autoridade direta de Jesus Cristo. [...] Deus escolheu Paulo para um trabalho especial, dizendo que ele seria ‘um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel’ (At 9.15). Paulo não procurou este apostolado; pelo contrário, ele foi escolhido pela vontade de Deus.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)

  • Cristo ainda chama o ser humano para frutificar no Reino de Deus.

      • “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” Jo 15.16 (ARC)

      • “Todos os cristãos são escolhidos "do mundo" (Jo 15.19) para "dar fruto" para Deus (vv. 2,4,5,8). Essa frutificação se refere (1) às virtudes espirituais tais como as mencionadas em Gl 5.22,23 - amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (cf. Ef 5.9; Cl 1.10; Hb 12.11; Tg 3.18); e (2) à conversão a Cristo, doutras pessoas (Jo 4.36; 12.24).” (STAMPS, 2006)

  • Quando isso acontece, Ele capacita o ser humano para o seu propósito.

      • “não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.” 2 Co 3.5,6 (ARC)

      • “Ninguém pode afirmar ser adequado, sem a ajuda de Deus. Ninguém é competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus apenas com as forças humanas. Sem a capacitação do Espírito Santo, nossos talentos naturais só nos podem levar até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus dá.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SÍNTESE DO TÓPICO II

A visão gloriosa do Cristo Ressurreto mudou definitivamente o rumo da vida de Paulo.

DINÂMICA 2 - MUDANÇA RADICAL

III - VOCAÇÃO DE PAULO E O APRENDIZADO NO DESERTO

  1. A ida para o deserto.

  • Em vez de ir a Jerusalém para aprender com os apóstolos, ele afastou-se dos judeus.

  • Paulo tomou o caminho da Arábia, a sudeste de Damasco.

      • “nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias.” Gl 1.17,18 (ARC)


  1. As lições do deserto.

  • [Saulo] foi para o deserto da Arábia e ficou três anos aproximadamente, entre a sua conversão e o seu retorno a Jerusalém.

      • “nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias.” Gl 1.17,18 (ARC)

      • “Pelo menos três anos se passaram, entre At 9.22 e 9.26. Depois de algum tempo sozinho, na Arábia (veja Gl 1.16-18), Saulo (Paulo) voltou a Damasco, e depois, a Jerusalém. Os apóstolos relutaram em acreditar que esse antigo perseguidor pudesse ter se tomado um deles.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Segundo Gl 1.17-18, Paulo deixou Damasco e foi para a Arábia, a região deserta a sudeste de Damasco, onde viveu durante três anos. Não está claro se esse período de três anos aconteceu entre At 9.22 e At 9.23, ou entre At 9.25 e At 9.26. Alguns comentaristas dizem que “tendo passado muitos dias” poderia indicar um longo período de tempo, e sugerem que, quando Paulo voltou a Damasco, o governador subordinado a Aretas ordenou que Paulo fosse preso (2Co 11.32), em um esforço para manter a paz com os judeus influentes. A outra possibilidade é a de que a fuga noturna de Paulo aconteceu durante sua primeira estada em Damasco, pouco depois de sua conversão, quando os fariseus estariam particularmente aborrecidos pela sua deserção. Paulo teria fugido para a Arábia, para passar algum tempo a sós com Deus, e para permitir que os ânimos dos líderes religiosos judeus “esfriassem”. Independentemente de qual teoria seja a correta, houve um período de pelo menos três anos entre a conversão de Paulo (At 9.3-6) e sua viagem a Jerusalém (At 9.26).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Esse período serviu para Paulo reavaliar a si mesmo diante de Deus, suas crenças e convicções [...], confrontando-as com a revelação da graça de Deus em Cristo Jesus.


  1. Mais lições do deserto.

  • Ao tomar o rumo do deserto para refletir e aprender, o agora Paulo foi despido de toda a filosofia e religiosidade legalista do judaísmo.

  • Paulo descobre [...] na experiência do silêncio e da solidão no deserto, que as coisas de Deus são do modo como Ele quer e não como nós queremos.

      • “A fé em Cristo traz grandes bênçãos, mas, frequentemente, também traz grande sofrimento. Paulo sofreria pela sua fé (veja 2Co 11.23-27). Deus nos chama para o compromisso, não para o conforto. Ele promete estar conosco em meio a sofrimentos e dificuldades, e não nos poupar deles.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • No deserto, Deus ensinou Paulo a ser o líder que Ele precisava para expandir o seu reino.

      • “Foi a sós nesse deserto, permanecendo diante de Deus, que Saulo de Tarso se preparou para cumprir tão fielmente a sua comissão de pregar o Evangelho aos gentios. Foi na solidão desse mesmo deserto onde Moisés passou quarenta anos em comunhão com Deus preparando-se para levar Seu povo do Egito para a Terra da Promissão. Foi lá que Elias, em íntima comunhão com Deus, foi dada uma nova comissão depois da vitória no monte Carmelo, 1 Reis 19. João Batista passou trinta anos no deserto preparando-se para seu estupendo ministério de seis meses. Foi, provavelmente, no deserto da Arábia que o Espírito Santo impeliu a Jesus de Nazaré, onde passou quarenta dias em jejum e oração, antes de entrar no Seu ministério público.” (BOYER, 2013)

SÍNTESE DO TÓPICO III

A vocação de Paulo foi aperfeiçoada no deserto pelo qual o apóstolo passou durante três anos.

DINÂMICA 3 - LIÇÕES DO DESERTO

CONCLUSÃO

  • Deus não mudou seu método para vocacionar e chamar a quem Ele quer.

  • Ele usa experiências muitas vezes dolorosas no deserto da vida.

  • É preciso aguçar a nossa sensibilidade espiritual para identificarmos o chamado de Deus para a nossa vida.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. S. Espada Cortante 2: Lucas, João e Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2021.

COMENTÁRIO do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 4 - PAULO A VOCAÇÃO PARA SER APÓSTOLO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 4 - PAULO A VOCAÇÃO PARA SER APÓSTOLO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf