Lição 4 - A Estrutura da Bíblia (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos." Lc 24.44 (ARC)

COMPARE: Em seguida, disse: 'Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a lei de Moisés, os profetas e os salmos diziam a meu respeito'." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamentos, totalizando 66 livros, divinamente inspirados. Toda ela é nossa única regra de fé e prática.

Segunda - Ap 22.18,19

Nada pode ser acrescentado ou retirado das Escrituras canônicas.

Terça - Rm 1.2

Os textos inspirados são chamados de Santas Escrituras.

Quarta - Jz 3.4

O Antigo Testamento é dotado de veracidade e de autoridade.

Quinta - 1 Co 2.4,13

Os livros inspirados e autorizados são chamados de canônicos.

Sexta - Ef 2.20

A Igreja Primitiva reconheceu e preservou os livros canônicos.

Sábado - Mt 24.5

A Palavra de Deus é atemporal e imutável.

LIÇÃO 4 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Mostrar como a Bíblia está organizada e que ela se divide em dois testamentos;

2º OBJETIVO: Esclarecer como os livros do Antigo Testamento são classificados;

3º OBJETIVO: Expor a classificação dos livros do Novo Testamento.

PALAVRA-CHAVE: Estrutura

INTRODUÇÃO

  • A Bíblia foi escrita majoritariamente em hebraico e grego, em um período aproximado de 1.600 anos, por cerca de 40 homens, e se estrutura em Antigo e Novo Testamentos.

  • Seus livros são divinamente inspirados e formam o cânon bíblico.

      • “Os critérios para avaliação da canonicidade são a inspiração, o reconhecimento e a preservação dos livros como Palavra de Deus. A comprovação desses critérios revela que as Escrituras foram aceitas e preservadas como livros autorizados por Deus.” (BAPTISTA, 2022)

      • “Adotamos o Cânon Protestante e ensinam os, pois, que a Bíblia contém som ente 66 livros inspirados por Deus, estando dividida em duas partes principais, Antigo e Novo Testamento, ambos escritos por ordem de Deus num período de 1.600 anos aproximadamente e por cerca de 40 homens de estratigrafias distintas, os quais escreveram em lugares e em épocas diferentes.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

  • Veremos como a Bíblia está organizada, a classificação de seus livros, a canonicidade e as particularidades dos Testamentos.

      • “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Tm 2.15 (ARC)

I - COMO A BÍBLIA ESTÁ ORGANIZADA

  1. Definição do termo Bíblia.

  • A palavra “Bíblia” [...] significa “livro”.

      • “O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas Escrituras. Consta apenas da capa, mas não no texto do volume. Donde, pois, nos vem este vocábulo? Vem do grego, a língua original do Novo Testamento. A palavra Bíblia, no plural, deriva do grego biblos ou biblíon que significa rolo ou livro. Biblíon, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando livros. No latim medieval, é usado como uma palavra singular – uma coleção de livros ou “a Bíblia” [...] Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion, e vários destes era uma bíblia. Portanto, literalmente, a palavra bíblia quer dizer coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se vê em biblioteca, bibliografia, bibliófilo, etc. É consenso geral entre os doutos no assunto que o nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no século IV da nossa era.” (SILVA, 2014)

  • Por volta do ano 150 d.C., os cristãos passaram a usar o termo em grego ta biblia (os livros) para referir-se ao conjunto de livros inspirados por Deus.

  • O Dicionário Bíblico Wycliffe explica que [...] biblia em latim revela uma unidade de pensamento e uma pureza.

  • A coleção dos livros sagrados forma um único livro: a Bíblia Sagrada, chamada também por Paulo de “as Santas Escrituras”.

      • “o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,” Rm 1.2 (ARC)


  1. O Cânon da Bíblia.

  • A expressão “cânon” [tem o sentido de] “vara de medir” [e] “régua”.

  • Na teologia o vocábulo “cânon” é empregado como “norma” de avaliação para identificar os livros sagrados.

      • “Quanto ao emprego entre os cristãos, Esequias Soares esclarece que: Nos três primeiros séculos do cristianismo, o termo se referia ao conteúdo normativo, doutrinário e ético da fé crista. A partir do quarto século, os pais da igreja aplicaram as palavras “cânon” e “canônico” aos livros sagrados, para reconhecer sua autoridade como textos inspirados por Deus e instrumentos normativos para a vida e a conduta dos cristãos, portanto separados de outras literaturas.” (BAPTISTA, 2022)

  • O termo “canônico” passou a designar os 66 livros aceitos como divinamente inspirados (39 livros no A.T., e 27 no N.T.).

  • O Espírito Santo guiou o seu povo a reconhecer a autoridade desses escritos como regra de fé e prática.

      • “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” Jo 16.13 (ARC)

  • O cânon bíblico está completo.

      • “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.” Ap 22.18,19 (ARC)

      • “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando.” Dt 4.2 (ARC)

      • “Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.” Dt 12.32 (ARC)

      • “Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” Pv 30.5,6 (ARC)


  1. Os dois Testamentos bíblicos.

  • O termo “testamento” [...] têm o sentido de “aliança”, “pacto” ou “concerto” de Deus com a humanidade.

      • “A palavra "testamento" tem duas significações. Em primeiro lugar, ela significa uma aliança, um pacto, um concerto. No Antigo Testamento, achamos como tema central o pacto que Deus fez com Israel no Sinai, pacto esse selado com sangue (Êx 24.3-8; Hb 9.19,20). No Antigo Testamento achamos também a profecia de uma melhor aliança que haveria de ser feita pelo Messias, o Prometido, o Esperado (Jr 31.31-33; Hb 8.10 I 3). No Novo Testamento se fala da Nova Aliança pelo sangue de Jesus, pela qual podemos chegar peito de Deus (Ml 2b.28; Hl 2.1 3). Glória a Jesus! Testamento significa também a última vontade de alguém, quanto a seus bens, entrando em vigor com a morte do testador. Tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento falam das riquíssimas bênçãos prometidas e vinculadas à morte do Messias, cujo testamento entrou em vigor com a morte de Jesus no Calvário (Gl 3.15-17; Hb 9.17; Rm 8.17 etc).” (BERGSTÉN, 1993)

  • A expressão “Antigo Testamento” foi inaugurada por Paulo.

      • “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido.” 2 Co 3.14 (ARC)

          • COMPARE: “Mas a mente do povo estava endurecida e, até hoje, toda vez que a antiga aliança é lida, o mesmo véu lhes cobre a mente, e esse véu só pode ser removido em Cristo.” 2 Co 3.14 (NVT)

      • Refere-se aos livros dos judeus reconhecidos por Jesus como “as Escrituras”, “a Lei, os Profetas e os Salmos”.

          • “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mt 22.29 (ARC)

          • “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.” Lc 24.44 (ARC)

  • O termo “Novo Testamento” [refere-se] ao cumprimento profético de Jesus como o Mediador da Nova Aliança.

      • “Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.” Jr 31.31 (ARC)

          • COMPARE: ““Está chegando o dia”, diz o Senhor, “em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e de Judá.” Jr 31.31 (NVT)

      • “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” 1 Co 11.25 (ARC)

          • COMPARE: “Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, confirmada com meu sangue. Façam isto em memória de mim, sempre que o beberem”.” 1 Co 11.25 (NVT)

      • “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar.” Hb 8.6-13 (ARC)

          • COMPARE: “Agora, porém, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, recebeu um ministério superior, pois ele é o mediador de uma aliança superior, baseada em promessas superiores. 7Se a primeira aliança fosse perfeita, não teria havido necessidade de outra para substituí-la. 8Mas, quando Deus viu que seu povo era culpado, disse: “Está chegando o dia, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e de Judá. Não será como a aliança que fiz com seus antepassados, quando os tomei pela mão e os conduzi para fora da terra do Egito. Não permaneceram fiéis à minha aliança, por isso lhes dei as costas, diz o Senhor. E esta é a nova aliança que farei com o povo de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não será necessário ensinarem a seus vizinhos e a seus parentes, dizendo: ‘Você precisa conhecer o Senhor’. Pois todos, desde o mais humilde até o mais importante, me conhecerão. E eu perdoarei sua maldade e nunca mais me lembrarei de seus pecados”. Quando Deus fala de uma “nova aliança”, significa que tornou obsoleta a aliança anterior. E aquilo que se torna obsoleto e antiquado logo desaparece.” Hb 8.6-13 (NVT)

      • “e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.” Hb 12.24 (ARC)

      • “No Antigo Testamento encontramos a aliança da lei. No Novo Testamento encontramos a aliança da graça que veio por Jesus Cristo. Uma conduzia à outra (Gálatas 3:17-25)” (MEARS, 2006)

      • Também passou a designar os escritos inspirados dos cristãos igualmente reconhecidos como “as Escrituras”.

          • “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pe 3.15,16 (ARC)

              • COMPARE: “E lembrem-se de que a paciência de nosso Senhor permite que as pessoas sejam salvas. Foi isso que nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que lhe foi concedida. Ele trata dessas questões em todas as suas cartas. Alguns de seus comentários são difíceis de entender, e os ignorantes e instáveis distorceram suas cartas, como fazem com outras partes das Escrituras. Como resultado, eles próprios serão destruídos.” 2 Pe 3.15,16 (NVT)

      • “Na primeira divisão principal da Bíblia temos o Antigo Concerto (também chamado pacto, aliança), vindo pela Lei, feito no Sinai, e selado com sangue de animais (Êx 24.3-8; Hb 9.19,20). Na segunda divisão principal (o Novo Testamento) temos o Novo Concerto, vindo pelo Senhor Jesus Cristo, feito no Calvário e selado com o Seu próprio sangue (Lc 22.20; Hb 9.11-15). É, pois, um concerto superior.” (SILVA, 2014)

A Estrutura da Bíblia - Canal Texto Áureo

SINÓPSE I

A Bíblia divide-se em dois testamentos divinamente inspirados: o Antigo e o Novo Testamentos.

DINÂMICA 1

II - O ANTIGO TESTAMENTO

  1. Os Livros do Antigo Testamento.

  • A classificação dos livros do AT, tal qual a conhecemos hoje, se divide nos seguintes grupos:

      • a) Pentateuco (Lei): constituído por 5 livros de Gênesis a Deuteronômio;

          • “São 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esta seção do Antigo Testamento também é chamada de “Pentateuco”. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da Lei, e estabelecimento da nação israelita.” (SILVA, 2014)

      • b) Históricos: formado por 12 livros de Josué a Ester;

          • “São 12 livros: de Josué a Ester. Ocupam-se da história de Israel nos seus vários períodos: a) Teocracia, sob os juízes; b) Monarquia, sob Saul, Davi e Salomão; c) Divisão do reino e cativeiro, contendo o relato dos reinos de Judá e Israel, este levado em cativeiro para a Assíria, e aquele para Babilônia. d) Pós-cativeiro, sob Zorobabel, Esdras e Neemias em conjunto com os profetas seus contemporâneos.” (SILVA, 2014)

      • c) Poéticos: composto de 5 livros de Jó a Cantares de Salomão;

          • “São 5 livros; de Jó a Cantares de Salomão. São chamados “Poéticos”, não porque sejam cheios de imaginação e fantasias, mas devido ao gênero de seu conteúdo. São também chamados “Devocionais”.” (SILVA, 2014)

      • d) Proféticos, que se subdividem em Profetas Maiores com 5 livros de Isaías a Daniel; e, Profetas Menores com 12 livros de Oseias a Malaquias.

          • “Os nomes “Maiores” e “Menores” não se referem ao mérito ou notoriedade do profeta, mas ao tamanho dos livros e à extensão do ministério profético.” (SILVA, 2014)

  • A divisão utilizada pelos judeus era tripartida:

      • a) a Lei,

      • b) os Profetas, e,

      • c) os Salmos ou Escritos.

          • “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.” Lc 24.44 (ARC)

      • “O cânon do Antigo Testamento, como temos atualmente, ficou completo desde o tempo de Esdras, após o ano 445 a.C. Entre os judeus, o Antigo Testamento tem três divisões, as quais Jesus citou em Lucas 24.44 - Leis, Profetas e Escritos (Salmos). A divisão dos livros do cânon hebraico é diferente da nossa. Dá 24 livros em vez dos nossos 39, isto porque são considerados um só livro, cada grupo dos seguintes:

          • a) Os dois de Samuel ................................................ 1

          • b) Os dois de Reis ...................................................... 1

          • c) Os dois de Crônicas ............................................... 1

          • d) Os de Esdras e Neemias ....................................... 1

          • e) Os doze Profetas Menores .................................... 1

          • f) Os demais livros ................................................... 19

          • Total ....... 24” (SILVA, 2014)

      • “A disposição ou ordem dos livros no cânon hebraico é também diferente da nossa. Damos a seguir essa disposição dentro da tríplice divisão do cânon já mencionada (Lei, Profetas, Escritos):

          • 1) Lei: 5 livros:

              • Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

          • 2) Profetas: 8 livros:

              • Primeiros Profetas: Josué, Juízes, Samuel e Reis.

              • Últimos Profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze (um só livro, contendo os doze Profe tas Menores).

          • 3) Escritos: 11 livros:

              • Livros Poéticos: Salmos, Provérbios e Jó.

              • Os Cinco Rolos: Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester.

              • Livros Históricos: Daniel, Esdras-Neemias (um único livro) e Crônicas.” (SILVA, 2014)


  1. Canonicidade do Antigo Testamento.

  • Existem três fatores basilares na avaliação de um livro canônico, a saber:

      • a) a inspiração divina, que atesta se o livro é inspirado pelo Espírito Santo;

          • “Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos e protestaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; pelo que os entregaste na mão dos povos das terras.” Ne 9.30 (ARC)

          • “Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes;” Zc 7.12 (ARC)

          • “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pe 1.21 (ARC)

          • “R. T. Beckwit afirma que “o que qualifica um livro para um lugar no cânon do Antigo ou do Novo Testamento não é simplesmente o fato de ser antigo, informativo ou útil, e de fazer muito tempo que é lido e valorizado pelo povo de Deus, mas sim que tenha autoridade de Deus para o que diz”. Significa dizer que o livro tinha de ser testado como divinamente inspirado por meio de provas irrefutáveis de sua veracidade.” (BAPTISTA, 2022)

          • “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” 2 Tm 3.16 (ARC)

          • COMPARE: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.” 2 Tm 3.16 (NVT)

      • b) reconhecimento do povo de Deus, que atesta se o livro era aceito como autêntico por seus primeiros leitores;

          • “Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos. [...] E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos.” Êx 24.3,7 (ARC)

          • “no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.” Dn 9.2 (ARC)

              • COMPARE: “Nesse primeiro ano, eu, Daniel, ao estudar a palavra do Senhor revelada ao profeta Jeremias, compreendi que Jerusalém devia permanecer desolada por setenta anos.” Dn 9.2 (NVT)

          • “Deus dá autoridade divina a um livro, e os homens de Deus o acatam. Deus revela, e seu povo reconhece o que o Senhor revelou. A canonicidade é determinada por Deus e descoberta pelos homens de Deus.” (GEISLER, 2010)

      • c) preservação pelo povo de Deus, que atesta se o livro era conservado como Palavra de Deus.

          • “E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta Lei num livro, até de todo as acabar, deu ordem Moisés aos levitas que levavam a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da Lei e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” Dt 31.24-26 (ARC)

          • “Nem todos os escritos de cunho religioso foram aceitos e conservados como inspirados pelo povo de Deus. Por exemplo, Tobias, Judite, Baruque, Macabeus I e II, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e outros foram rejeitados e considerados apócrifos. Eles foram recusados por seus erros teológicos e históricos.” (BAPTISTA, 2022)

          • “[...] a lei de Moisés foi preservada na Arca (Dt 31.26) e dentro do Templo nos dias de Josias (2 Rs 23.24). Os ensinos de Samuel foram escritos “num livro e [colocados] perante o Senhor” (1 Sm 10.25). O profeta Daniel e Esdras possuíam uma coletânea com cópias dos livros de “Moisés e os Profetas” (Dn 9.2,6,13; Ne 9.14,26-30).” (BAPTISTA, 2022)

  • Desde o início, os livros do AT foram recebidos e guardados como inspirados e autorizados por Deus, dotados de veracidade e de autoridade.

      • “Estes, pois, ficaram, para por eles o Senhor provar a Israel, para saber se dariam ouvidos aos seus mandamentos que tinha ordenado a seus pais pelo ministério de Moisés.” Jz 3.4 (ARC)

          • COMPARE: “Esses povos foram deixados para pôr Israel à prova, para ver se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor tinha dado a seus antepassados por meio de Moisés.” Jz 3.4 (NVT)

      • “Esequias Soares revela que, com exceção ao livro de Ester, todos os demais livros estão representados e confirmados pelos mais de 800 rolos encontrados nas 11 cavernas de Qumran, muitos deles vindo da Babilônia e do Egito, e alguns desses manuscritos ainda eram escritos com a grafia do hebraico arcaico.” (BAPTISTA, 2022)


  1. Particularidades do Antigo Testamento.

  • Quase a totalidade dos livros foram escritos em hebraico.

  • Algumas porções foram escritas em aramaico, uma espécie de dialeto que deu origem à língua árabe.

      • “o Antigo Testamento contém 39 livros e foi escrito originalmente em hebraico, com exceção de pequenos trechos que estão em aramaico. O aramaico foi a língua que Israel trouxe do exílio babilônico. Há também algumas palavras persas.” (SILVA, 2014)

  • O último livro canônico foi o do profeta Malaquias que o concluiu antes do ano 430 a.C.

      • “O cânon do Antigo Testamento foi formado num espaço de mais de 1.000 anos (mais ou menos 1.046 anos) - de Moisés a Esdras. Moisés escreveu as primeiras palavras do Pentateuco por volta de 1491 a.C., Esdras entrou em cena em 445 a.C. Evidentemente, Esdras não foi o último escritor na formação do cânon do Antigo Testamento; os últimos foram Neemias e Malaquias, porém, de acordo com os escritos históricos judaicos, foi ele que, na qualidade de escriba e sacerdote reuniu os rolos canônicos, fixando também o cânon do Antigo Testamento, encerrado em seu tempo.” (SILVA, 2014)

  • Em 1.227 d.C. o texto foi dividido em capítulos.

  • Por volta de 1.445 d.C., o AT foi dividido em versículos.

SINÓPSE II

Os livros inspirados que integram o cânon do Antigo Testamento são classificados como “Lei, Históricos, Poéticos e Proféticos”.

DINÂMICA 2

III - O NOVO TESTAMENTO

  1. Os livros do Novo Testamento.

  • Estão classificados em quatro grupos principais:

      • a) Evangelhos, que são os 4 livros de Mateus, Marcos, Lucas e João;

          • “[...] os 4 Evangelhos [...] descrevem a vida terrena do Senhor Jesus Cristo e Seu glorioso ministério. Os três primeiros Evangelhos são chamados “Sinópticos” devido ao paralelismo que há entre eles. Os Evangelhos são os livros mais importantes da Bíblia. Todos os livros que os precedem tratam da preparação para a manifestação de Jesus Cristo, e os que lhes seguem são explicações da doutrina de Cristo.” (SILVA, 2014)

      • b) Histórico, formado pelo livro de Atos dos Apóstolos;

          • “o Livro de Atos dos Apóstolos [...] registra a história da Igreja primitiva, seu viver, a propagação do Evangelho; tudo através do Espírito Santo, conforme Jesus prometera (At 1.8).” (SILVA, 2014)

      • c) Epístolas, que se subdividem em Epístolas Paulinas com 13 cartas, de Romanos a Filemom; as Epístolas Gerais com 8 cartas, de Hebreus a Judas; e

          • “São 21 as epístolas ou cartas, e vão de Romanos a Judas. Elas contêm a doutrina da Igreja. - 9 são dirigidas a igrejas (de Romanos a 2 Tessalonicenses). - 4 são dirigidas a indivíduos (duas a Timóteo, uma a Tito e outra a Filemom). - 1 é dirigida aos hebreus cristãos. - 7 são dirigidas a todos, indistintamente (Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2, e 3 João e Judas). Estas são também chamadas “Universais”,“Católicas” ou “Gerais”, apesar de duas delas (2 e 3 João) serem dirigidas a pessoas.” (SILVA, 2014)

      • d) Revelação, constituído pelo livro de Apocalipse.


  1. Canonicidade do Novo Testamento.

  • A Bíblia oferece indiscutíveis provas de inspiração do NT.

      • “Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” 1 Ts 2.13 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, nunca deixamos de agradecer a Deus, pois, quando vocês receberam de nós a mensagem dele, não consideraram nossas palavras meras ideias humanas, mas as aceitaram como palavra de Deus, o que sem dúvida são. E essa mensagem continua a atuar em vocês, os que creem.” 1 Ts 2.13 (NVT)

      • “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,” 2 Tm 3.16 (ARC)

          • COMPARE: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.” 2 Tm 3.16 (NVT)

      • “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pe 1.21 (ARC)

  • Quanto ao reconhecimento dos livros como fidedignos, desde o início os escritos falsos foram refutados pela Igreja.

      • “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.” 2 Ts 2.15 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, irmãos, tendo em mente todas essas coisas, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes transmitimos, seja pessoalmente, seja por carta.” 2 Ts 2.15 (NVT)

      • “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2 Pe 2.1 (ARC)

      • “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 1 Jo 4.1 (ARC)

  • Em relação à conservação das Escrituras, os primeiros cristãos adotaram a prática de leitura dos livros autorizados em suas reuniões e cultos.

      • “Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.” 1 Ts 5.27 (ARC)

          • COMPARE: “Encarrego-os em nome do Senhor de lerem esta carta a todos os irmãos.” 1 Ts 5.27 (NVT)

      • “E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodiceia, lede-a vós também.” Cl 4.16 (ARC)

          • COMPARE: “Depois que tiverem lido esta carta, enviem-na à igreja em Laodiceia, a fim de que eles também possam lê-la. E vocês, leiam a carta que eu escrevi para eles.” Cl 4.16 (NVT)

      • “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Ap 1.3 (ARC)

  • Desde o começo, a Igreja Primitiva reconheceu e preservou os livros canônicos, alicerçada sobre o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas.

      • “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” Ef 2.20 (ARC)

          • COMPARE: “Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus.” Ef 2.20 (NVT)


  1. Particularidades do Novo Testamento.

  • Todos os livros do NT foram escritos em grego koiné, um dialeto comum e presente por toda a cultura de fala grega.

      • “O Novo Testamento se compõe de 27 livros. Foi escrito em grego, não do grego clássico dos eruditos, mas no do povo comum, chamado “Koiné”.” (SILVA, 2014)

  • O conjunto dos livros canônicos foi escrito antes do término do século I.

  • O último livro é o Apocalipse de João datado por volta do ano 96 d.C.

  • Em torno de 1.555 d.C., o NT também foi dividido em versículos.

SINÓPSE III

Os livros inspirados que integram o cânon do Novo Testamento são classificados como “Evangelhos, Histórico, Epístolas e Revelação”.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • O conjunto dos 66 livros forma um único livro: a Bíblia Sagrada.

  • Esses livros constituem o cânon bíblico do AT e NT.

  • Os critérios para avaliação da canonicidade são a inspiração, o reconhecimento e a preservação dos livros como Palavra de Deus

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

BERGSTÉN, E. Introdução à Teologia Sistemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1993.

DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

GEISLER, N. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

MEARS, H. C. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2006.

SILVA, A. G. D. Bibliologia I: introdução ao estudo da Bíblia. Campinas: EETAD, 2014.

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