Lição 10 - As Profecias Despertam e Trazem Esperança (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Ap 1.3 (ARC)

COMPARE: "Feliz é aquele que lê as palavras desta profecia, e felizes são aqueles que ouvem sua mensagem e obedecem ao que ela diz, pois o tempo está próximo." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

As profecias são mensagens que expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar o povo de Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.

Segunda - Hb 1.1

Deus falou muitas vezes e de várias maneiras por meio dos profetas;

Terça - Jr 50.19,20

Deus prometeu a restauração do remanescente da nação eleita;

Quarta - Am 9.14

Deus confirma a promessa de restaurar o seu povo;

Quinta - Mq 4.10

O Senhor confirma a restauração de Judá do cativeiro babilônico;

Sexta - Zc 3.8

O profeta anuncia a vinda do Messias, como o renovo do Senhor;

Sábado - Ap 21.2-4

O pecado será banido para sempre e os eleitos herdarão a Nova Jerusalém.

LIÇÃO 10 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Destacar a atuação ministerial de Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel;

2º OBJETIVO: Conhecer o período e a região geográfica de atuação dos Profetas Menores;

3º OBJETIVO: Entender o propósito e a mensagem do livro de Apocalipse.

PALAVRA-CHAVE: Esperança

INTRODUÇÃO

  • Os livros proféticos do AT se dividem em “Profetas Maiores” e “Profetas Menores”;

      • Serve para diferenciar o tamanho dos livros e não o grau de importância de seus autores.

  • No NT apenas o livro de Apocalipse é classificado como profético.

  • A mensagem desses livros desperta e, ao mesmo tempo, produz esperança para o povo de Deus.

I - OS PROFETAS MAIORES

  1. Os profetas e a profecia.

  • A palavra [profeta] significa proclamador e intérprete da revelação divina [e ainda] aquele que declara uma mensagem em nome de Deus.

      • “Gordon Fee conceitua os profetas como sendo “os mediadores, ou porta-vozes de Deus, no tocante à aliança. Através deles, Deus relembra às pessoas nas gerações depois de Moisés que, se a Lei for guardada, haverá bênçãos como resultado; senão, seguir-se-á o castigo”. (BAPTISTA, 2022)

  • Os profetas tinham acesso à presença dos reis, ofereciam-lhes assessoramento e,[...] até censuravam os seus atos.

      • “E os servos do rei Ezequias vieram a Isaías. E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso amo: Assim diz o Senhor: Não temas à vista das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria de mim blasfemaram. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada, na sua terra.” Is 37.5-7 (ARC)

      • “Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.” 2 Sm 12.7-9 (ARC)

  • [...] profecia [...] significa “descrição antecipada da vontade de Deus, quer com referência ao passado, quer do presente ou futuro.” (VINE, 2002)

      • “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:” Ap 1.19 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, escreva o que viu, tanto as coisas que estão acontecendo agora como as que acontecerão depois.” Ap 1.19 (NVT)

      • “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,” Hb 1.1 (ARC)

      • “A profecia nas Escrituras é a manifestação do Espírito com o propósito de proclamar os desígnios divinos, exortar e levar o seu povo à obediência e à fidelidade com Deus e a sua Palavra.” (BAPTISTA, 2022)


  1. Os profetas Isaías e Jeremias.

  • Isaías e Jeremias profetizaram [despertamento e esperança] no reino de Judá.

  • Isaías:

      • “Isaías profetizou no reino de Judá. Seu ministério ocorreu nos dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Is 1.1 ss). Esse período equivale a mais de 60 anos de atividade profética. Isaías significa “salvação do Senhor”, e salvação é o tema central de seu livro.” (BAPTISTA, 2022)

      • denunciou a rebeldia do povo, e apontou o cativeiro como juízo divino.

          • “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.” Is 5.13 (ARC)

              • COMPARE: “Por isso meu povo irá para o exílio num lugar distante, pois não me conhece. Os nobres morrerão de fome, e a multidão morrerá de sede.” Is 5.13 (NVT)

      • Predisse o retorno de Judá do exílio;

          • “Saí da Babilônia, fugi de entre os caldeus. E anunciai com voz de júbilo, e fazei ouvir isso, e levai-o até ao fim da terra; dizei: O Senhor remiu a seu servo Jacó.” Is 48.20 (ARC)

              • COMPARE: “Saiam do cativeiro! Deixem a Babilônia e os babilônios! Proclamem esta mensagem! Anunciem-na em alta voz para os confins da terra! O Senhor resgatou seus servos, o povo de Israel.” Is 48.20 (NVT)

      • Profetizou a respeito de Cristo;

          • “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” Is 7.14 (ARC)

          • “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” Is 11.1 (ARC)

              • COMPARE: “Do tronco da linhagem de Jessé brotará um renovo; sim, um novo Ramo que de suas raízes dará frutos.” Is 11.1 (NVT)

          • “Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.” Is 53.2-10 (ARC)

          • “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;” Is 61.1,2 (ARC)

  • Jeremias:

      • “Jeremias atuou durante o reinado de Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, reis de Judá (Jr 1.2ss). Seu ministério se estendeu por mais de quarenta anos. Seu nome significa “Yahweh estabelece”. [...] Ele profetizou 60 anos após a morte de Isaías” (BAPTISTA, 2022)

      • vaticinou a queda de Judá por causa do pecado;

          • “E disse-me o Senhor: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do Norte, diz o Senhor; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá. E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos.” Jr 1.14-16 (ARC)

              • COMPARE: “O Senhor disse: “Terror vindo do norte ferverá e se derramará sobre o povo desta terra. Ouça! Estou convocando todos os exércitos dos reinos do norte. Eu, o Senhor, falei! “Eles colocarão seus tronos junto aos portões de Jerusalém. Atacarão seus muros e todas as outras cidades de Judá. Pronunciarei julgamento contra meu povo por toda a sua maldade, por terem me abandonado e queimado incenso para outros deuses; adoram ídolos que fizeram com as próprias mãos!” Jr 1.14-16 (NVT)

      • anunciou a restauração do remanescente;

          • “E farei tornar Israel para a sua morada e pastará no Carmelo e em Basã; e fartar-se-á a sua alma no monte de Efraim e em Gileade. Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão, porque perdoarei os que eu deixar de resto.” Jr 50.19,20 (ARC)

              • COMPARE: “Trarei Israel de volta para sua própria terra, para pastar nos campos no Carmelo e em Basã e para saciar-se novamente na região montanhosa de Efraim e em Gileade. Naqueles dias”, diz o Senhor, “não se encontrará pecado algum em Israel nem em Judá, pois perdoarei o remanescente que eu preservar.” Jr 50.19,20 (NVT)

      • a chegada de Cristo como um Renovo de justiça;

          • “Naqueles dias e naquele tempo, farei que brote a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.” Jr 33.15 (ARC)

              • COMPARE: “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra.” Jr 33.15 (NVT)

  • Nas Lamentações, temos o registro do clamor de Judá pelo perdão divino.

      • “Continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos.” Lm 1.2 (ARC)

      • “Lembra-te, Senhor, do que nos tem sucedido; considera e olha para o nosso opróbrio.” Lm 5.1 (ARC)

          • COMPARE: “Lembra-te, Senhor, do que aconteceu conosco e vê como fomos humilhados!” Lm 5.1 (NVT)

      • “Converte-nos, Senhor, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes.” Lm 5.21 (ARC)

          • COMPARE: “Restaura-nos, Senhor, e faze-nos voltar para ti! Devolve-nos a alegria que tínhamos antes!” Lm 5.21 (NVT)

      • “As deportações da nação de Judá tiveram início em 597 a.C., não obstante, o povo permaneceu negligente e confiado nos falsos profetas (Jr 27.5). Então, no ano 586 a.C., após dezoito meses sitiada, Jerusalém caiu diante do exército de Nabucodonosor. Seus muros foram queimados, o Templo foi destruído, e o restante do povo foi deportado para a Babilônia (Jr 21.13,14; 52.28-20; Lm 2.7,8). Mediante o cenário caótico, cinco poemas integram o livro das Lamentações. Os primeiros são canções de tristeza e o quinto se assemelha a uma oração.” (BAPTISTA, 2022)


  1. Os profetas Ezequiel e Daniel.

  • Ezequiel e Daniel profetizaram na Babilônia.

  • Ezequiel:

      • “Ezequiel é um profeta do cativeiro que foi conduzido ao exílio na deportação promovida por Nabucodonosor em 597 a.C. (2 Rs 24.14-16). Ele tinha sido sacerdote em Jerusalém (Ez 1.3) e na Babilônia foi chamado para ser profeta do Altíssimo (Ez 1.2). Seu ministério profético desenvolveu-se por cerca de 22 anos. O nome Ezequiel significa “aquele que Deus sustenta”. Embora Judá estivesse no exílio, o coração do povo era obstinado. Estavam seguindo o mesmo caminho de rebeldia de seus pais (Ez 2.3,4), mas Deus não desistiu de seu povo”. (BAPTISTA, 2022)

      • foi levantado para os admoestar no cativeiro;

          • “E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Jeová.” Ez 2.3,4 (ARC)

      • lembrar de que a restauração requeria arrependimento;

          • “Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.” Ez 3.20,21 (ARC)

      • prenunciou a Cristo como pastor e rei.

          • “E levantarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as há de apascentar; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.” Ez 34.23,24 (ARC)

  • Daniel:

      • “Daniel pertencia à alta nobreza judaica (Dn 1.3). Ainda muito jovem, foi enviado para a Babilônia por volta do ano 605 a.C., e tornou-se um dos oficiais da corte (Dn 5.29). O profeta exerceu seu ministério por aproximadamente 70 anos (605 a.C.-535 a.C.), desde o primeiro ano de Nabucodonosor (Dn 1.1) até o terceiro ano de Ciro (Dn 10.1). Seu nome significa “Deus é o meu juiz”. O livro denota que o Juiz dos judeus, embora tivesse permitido o cativeiro, iria restaurar o seu povo por obra de seu grande amor e compaixão.” (BAPTISTA, 2022)

      • entendeu que o cativeiro duraria 70 anos;

          • “no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.” Dn 9.2 (ARC)

              • COMPARE: “Nesse primeiro ano, eu, Daniel, ao estudar a palavra do Senhor revelada ao profeta Jeremias, compreendi que Jerusalém devia permanecer desolada por setenta anos.” Dn 9.2 (NVT)

      • passou a clamar por misericórdia;

          • “Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e opera sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome.” Dn 9.19 (ARC)

      • Deus lhe revelou o tempo da restauração da nação, a vinda de Cristo, o advento do Anticristo e o Julgamento Final.

          • “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Dn 9.24-27 (ARC)

SINÓPSE I

Os profetas maiores tiveram uma atuação proeminente tanto no reino de Judá como na Babilônia.

DINÂMICA 1

II - OS PROFETAS MENORES

  1. Os profetas do Reino do Norte.

  • Dois profetas menores profetizaram para Israel: Amós e Oseias.

  • Amós profetizou quando Israel vivia grande prosperidade. Contudo, Deus reprovava as ações do povo.

      • “Ai dos que repousam em Sião e dos que estão seguros no monte de Samaria; que têm nome entre as primeiras nações, e aos quais vem a casa de Israel! [...] que dormis em camas de marfim, e vos estendeis sobre os vossos leitos, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do meio da manada; que cantais ao som do alaúde e inventais para vós instrumentos músicos, como Davi; que bebeis vinho em taças e vos ungis com o mais excelente óleo, mas não vos afligis pela quebra de José:” Am 6.1,4-6 (ARC)

          • COMPARE: “Que aflição espera vocês que vivem sossegados em Jerusalém e vocês que se sentem seguros em Samaria! São líderes famosos em Israel, e as pessoas recorrem a vocês. [...] Que aflição espera vocês que se deitam em camas de marfim e se espreguiçam em seus sofás, comendo a carne de cordeiros do rebanho e dos novilhos engordados no estábulo. Entoam canções ao som da harpa e pensam ser grandes músicos, como Davi. Bebem vinho em taças enormes e se perfumam com os melhores óleos aromáticos; não se importam com a ruína da nação.” Am 6.1,4-6 (NVT)

      • “Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos. Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado.” Am 2.6-8 (ARC)

          • COMPARE: “Assim diz o Senhor: “Os habitantes de Israel pecaram repetidamente; não deixarei que fiquem impunes! Vendem por prata o justo e, por um par de sandálias, o pobre. Pisoteiam a cabeça dos indefesos no pó e empurram os oprimidos para fora do caminho. Pai e filho dormem com a mesma mulher e assim profanam meu santo nome. Aos pés dos altares reclinam-se com roupas que seus devedores lhes deram como garantia. Na casa de seus deuses, bebem vinho comprado com multas injustas.” Am 2.6-8 (NVT)

      • “Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificareis casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantareis, mas não bebereis do seu vinho.” Am 5.11 (ARC)

          • COMPARE: “Oprimem os pobres e roubam seu trigo com impostos injustos. Por isso, ainda que construam belas casas de pedra, jamais morarão nelas. Ainda que plantem videiras verdejantes, jamais beberão o vinho delas.” Am 5.11 (NVT)

  • Amós vaticinou o cativeiro como julgamento.

      • “eis que, agora, ireis em cativeiro entre os primeiros que forem cativos, e cessarão os festins dos regalados.” Am 6.7 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso, serão os primeiros levados para o exílio; as festas dos que viviam sossegados cessarão.” Am 6.7 (NVT)

  • Oseias condenou a infidelidade de Israel.

      • “O princípio da palavra do Senhor por Oseias; disse, pois, o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.” Os 1.2 (ARC)

          • COMPARE: “Quando o Senhor começou a falar a Israel por meio de Oseias, disse-lhe: “Vá e case-se com uma prostituta, para que os filhos dela sejam concebidos em prostituição. Isso mostrará como Israel agiu como prostituta ao afastar-se do Senhor”.” Os 1.2 (NVT)

      • “Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de olhar para o Senhor.” Os 4.10 (ARC)

      • “Os transviados têm descido até ao profundo, na matança; mas eu serei a correção de todos eles.” Os 5.2 (ARC)

          • COMPARE: “Os rebeldes promoveram grande matança, mas eu os castigarei pelo que fizeram.” Os 5.2 (NVT)

      • “Sarando eu a Israel, se descobriu a iniquidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores rouba cá fora.” Os 7.1 (ARC)

          • COMPARE: “Desejo curar Israel, mas seus pecados são grandes demais; Samaria está cheia de mentirosos. Há ladrões do lado de dentro e bandidos do lado de fora.” Os 7.1 (NVT)

      • “É um mercador; tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão.” Os 12.7 (ARC)

          • COMPARE: “O povo, no entanto, se comporta como comerciantes astutos, que usam balanças desonestas e gostam de explorar.” Os 12.7 (NVT)

  • Como consequência, a nação foi conduzida ao cativeiro pela Assíria.

      • “Na terra do Senhor, não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda.” Os 9.3 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês não permanecerão na terra do Senhor; em vez disso, voltarão para o Egito e, na Assíria, comerão alimentos impuros.” Os 9.3 (NVT)

  • Ambos [Amós e Oseias] anunciaram que Deus prometeu restaurar o povo.

      • “E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.” Am 9.14 (ARC)

          • COMPARE: “Trarei meu povo exilado de Israel de volta de terras distantes, e eles reconstruirão as cidades destruídas e voltarão a morar nelas. Plantarão vinhedos e jardins, comerão de suas colheitas e beberão de seu vinho.” Am 9.14 (NVT)

      • “Eu sararei a sua perversão, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.” Os 14.4 (ARC)


  1. Os profetas Pré-exílio.

  • Os profetas de Judá Pré-exílio são quatro:

      • Joel, que pregou o arrependimento e profetizou o derramamento do Espírito Santo.

          • “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.” Jl 2.12,13 (ARC)

              • COMPARE: “Por isso, o Senhor diz: “Voltem para mim de todo o coração, venham a mim com jejum, choro e lamento! Não rasguem as roupas em sinal de tristeza; rasguem o coração!”. Voltem para o Senhor, seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor; está sempre pronto a voltar atrás e não castigar.” Jl 2.12,13 (NVT)

          • “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Jl 2.28 (ARC)

      • Miqueias, que denunciou a falsa espiritualidade, anunciou a destruição de Jerusalém, o cativeiro babilônico, e a restauração de Judá.

          • “Se houver algum que siga o seu espírito de falsidade, mentindo e dizendo: Eu te profetizarei acerca do vinho e da bebida forte; será esse tal o profeta deste povo.” Mq 2.11 (ARC)

              • COMPARE: “Se um profeta que vive a mentir lhes dissesse: “Proclamarei para vocês as alegrias do vinho e da bebida forte”, de um profeta assim vocês se alegrariam!” Mq 2.11 (NVT)

          • “Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Portanto, por causa de vós, Sião será lavrado como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa, em lugares altos de um bosque.” Mq 3.11,12 (ARC)

              • COMPARE: “Os governantes julgam conforme os subornos que recebem, os sacerdotes cobram para ensinar a lei, os profetas só profetizam quando são pagos, e, no entanto, todos afirmam depender do Senhor. Dizem: “Nenhum mal nos acontecerá, pois o Senhor está em nosso meio”. Por causa de vocês, o monte Sião será arado como um campo; Jerusalém será transformada num monte de ruínas. Crescerá mato na colina, onde hoje fica o templo.” Mq 3.11,12 (NVT)

          • “Sofre dores e trabalhos, ó filha de Sião, como a que está de parto, porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia; ali, porém, serás livrada; ali te remirá o Senhor da mão de teus inimigos.” Mq 4.10 (ARC)

              • COMPARE: “Ó habitantes da bela Sião, contorçam-se e gemam, como a mulher em trabalho de parto, pois terão de deixar a cidade para morar nos campos. Vocês serão enviados ao exílio na distante Babilônia. Ali, porém, o Senhor os libertará; ele os livrará das garras de seus inimigos.” Mq 4.10 (NVT)

      • Habacuque, que reclamou da violência, do litígio e da sentença distorcida, vaticinou que Deus usaria os babilônios para punir a nação.

          • “O peso que viu o profeta Habacuque. Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.” Hc 1.1-4 (ARC)

              • COMPARE: “Esta é a mensagem que o profeta Habacuque recebeu numa visão. Até quando, Senhor, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência. Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo. A lei está amortecida, e não se faz justiça nos tribunais. Os perversos são mais numerosos que os justos e, com isso, a justiça é corrompida.” Hc 1.1-4 (NVT)

          • “Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas” Hc 1.6 (ARC)

              • COMPARE: “Estou levantando os babilônios, um povo cruel e violento. Eles marcharão por todo o mundo e conquistarão outras terras.” Hc 1.6 (NVT)

      • Sofonias, que apontou os pecados dos príncipes, a destruição no grande “Dia do Senhor”, e a restauração do remanescente.

          • “E estenderei a minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém e exterminarei deste lugar o resto de Baal e o nome dos quemarins com os sacerdotes; [...] E acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, hei de castigar os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestidura estranha. [...] O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso.” Sf 1.4,8,14 (ARC)

              • COMPARE: “Esmagarei Judá e Jerusalém com meu punho e eliminarei até o último vestígio de seu culto a Baal. Acabarei com os sacerdotes idólatras, de modo que todos se esquecerão deles. [...] ‘Naquele dia de julgamento’, diz o Senhor, ‘castigarei os líderes e os príncipes de Judá e todos que seguem costumes estrangeiros.’ [...] Esse dia terrível do Senhor se aproxima; ele virá depressa. Será um dia de amargura em que até os homens fortes gritarão.” Sf 1.4,8,14 (NVT)

          • “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” Sf 3.13

              • COMPARE: “O remanescente de Israel não cometerá injustiça; não mentirão nem enganarão uns aos outros. Comerão e dormirão em segurança, e não haverá quem os atemorize.” Sf 3.13 (NVT)

  • Todas as profecias abordam o juízo, mas enfatizam a misericórdia divina em prover o livramento.


  1. Os profetas Pós-exílio.

  • Os profetas de Judá Pós-exílio são três:

      • Ageu, que persuadiu o povo a reconstruir o Templo [...] e assegurou que a glória dessa casa seria maior.

          • “Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor. Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? — disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa.” Ag 1.2-9 (ARC)

              • COMPARE: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: ‘Ainda não chegou a hora de reconstruir a casa do Senhor’”. Então o Senhor enviou esta mensagem por meio do profeta Ageu: “Por que vocês vivem em casas luxuosas enquanto minha casa continua em ruínas? Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês! Plantam muito, mas colhem pouco. Comem, mas não se saciam. Bebem, mas ainda têm sede. Vestem-se, mas não se aquecem. Seus salários desaparecem como se vocês os colocassem em bolsos furados. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês! Agora, subam as colinas, tragam madeira e reconstruam minha casa. Então me alegrarei nela e serei honrado, diz o Senhor. Vocês esperavam colheitas fartas, mas elas foram escassas. E, quando trouxeram esse pouco para casa, eu o fiz desaparecer com um sopro. Por quê? Porque minha casa continua em ruínas, diz o Senhor dos Exércitos, enquanto vocês estão ocupados construindo suas casas.” Ag 1.2-9 (NVT)

          • “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.” Ag 2.8,9 (ARC)

              • COMPARE: “A prata e o ouro me pertencem, diz o Senhor dos Exércitos. A glória deste novo templo será maior que a glória do antigo, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar estabelecerei a paz. Eu, o Senhor dos Exércitos, falei!”.” Ag 2.8,9 (NVT)

      • Zacarias, que animou o povo e Zorobabel a concluírem o Templo, [...] e anunciou a vinda do Messias.

          • “E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela.” Zc 4.6,7 (ARC)

              • COMPARE: “Então ele me disse: “Assim diz o Senhor a Zorobabel: Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Nada será obstáculo para Zorobabel, nem mesmo uma grande montanha; diante dele ela se tornará uma planície! E, quando Zorobabel colocar em lugar a última pedra do templo, o povo gritará: ‘É pela graça! É pela graça!’”.” Zc 4.6,7 (NVT)

          • “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.” Zc 3.8 (ARC)

              • COMPARE: “Ouçam, ó sumo sacerdote Josué e todos os outros sacerdotes. Vocês são símbolo de coisas futuras. Em breve trarei meu servo, o Renovo.” Zc 3.8 (NVT)

      • Malaquias, que repreendeu o desleixo dos sacerdotes, os pecados do povo, e a negligência com os dízimos e ofertas [...] e conclui com a promessa de que o Dia do Senhor está vindo.

          • “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível. Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora, apresenta-o ao teu príncipe; terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.” Ml 1.7,8 (ARC)

              • COMPARE: “Vocês o desprezam oferecendo sacrifícios contaminados sobre meu altar. “E vocês perguntam: ‘De que maneira contaminamos os sacrifícios?’. “Vocês os contaminam dizendo que a mesa do Senhor não merece respeito. Acaso não é errado sacrificarem animais cegos? Não é errado oferecerem animais aleijados e doentes? Apresentem ofertas como essas a seu governador e vejam se ele ficará satisfeito e se agradará de vocês!”, diz o Senhor dos Exércitos.” Ml 1.7,8 (NVT)

          • “E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o jornaleiro, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.” Ml 3.5 (ARC)

              • COMPARE: “Naquele dia, eu julgarei vocês. Não demorarei para testemunhar contra todos os feiticeiros, adúlteros e mentirosos. Falarei contra aqueles que roubam o salário de seus empregados, que oprimem as viúvas e os órfãos, ou que privam os estrangeiros de seus direitos, pois essas pessoas não me temem”, diz o Senhor dos Exércitos.” Ml 3.5 (NVT)

          • “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Ml 3.8-10 (ARC)

              • COMPARE: “Acaso alguém pode roubar a Deus? Mas vocês têm me roubado! “Perguntam: ‘Em que te roubamos?’. “Vocês me roubaram nos dízimos e nas ofertas. Estão sob maldição, pois a nação inteira tem me roubado. Tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja provisão em minha casa. Se o fizerem”, diz o Senhor dos Exércitos, “abrirei as janelas do céu para vocês. Derramarei tantas bênçãos que não haverá espaço para guardá-las! Sim, ponham-me à prova!” Ml 3.8-10 (NVT)

          • “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor; e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.” Ml 4.5,6 (ARC)

              • COMPARE: “Vejam, eu lhes envio o profeta Elias antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará que o coração dos pais volte para seus filhos e o coração dos filhos volte para seus pais. Do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição.” Ml 4.5,6 (NVT)


  1. Os demais profetas.

  • O profeta Jonas foi enviado para pregar em Nínive, [...] A mensagem era de destruição por causa da maldade do povo.

      • “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.” Jn 1.2 (ARC)

          • COMPARE: “Apronte-se e vá à grande cidade de Nínive. Anuncie meu julgamento contra ela, pois vi como seu povo é perverso.” Jn 1.2 (NVT)

      • “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” Jn 3.4 (ARC)

          • COMPARE: “No dia em que Jonas entrou na cidade, proclamou às multidões: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída!” Jn 3.4 (NVT)

  • Porém, a nação se converteu, e Deus cancelou o juízo sobre ela.

      • “Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.” Jn 3.6-10 (ARC)

          • COMPARE: “Quando o rei de Nínive ouviu o que Jonas dizia, desceu do trono, tirou as vestes reais, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre um monte de cinzas. Então o rei e seus nobres enviaram este decreto a toda a cidade: “Ninguém, nem mesmo os animais de seu gado e de seus rebanhos, poderá comer ou beber coisa alguma. Tanto as pessoas como os animais devem se cobrir de pano de saco, e todos devem orar fervorosamente ao Senhor. Devem deixar seus maus caminhos e toda a sua violência. Quem sabe Deus voltará atrás, conterá sua ira ardente e não nos destruirá”. Quando Deus viu o que fizeram e como deixaram seus maus caminhos, voltou atrás e não os destruiu como havia ameaçado.” Jn 3.6-10 (NVT)

  • 150 anos depois, Naum profetizou a condenação de Nínive. [e] foram destruídos pela insistência em praticar a crueldade.

      • “Peso de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. [...] Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.” Na 1.1,9 (ARC)

          • COMPARE: “Naum, que vivia em Elcós, recebeu numa visão esta mensagem acerca de Nínive. [...] Por que vocês tramam contra o Senhor? Ele os destruirá com um só golpe; não precisará vir outra vez.” Na 1.1,9 (NVT)

      • “Ai da cidade ensanguentada! Ela está toda cheia de mentiras e de rapina! Não se aparta dela o roubo. Estrépito de açoite há, e o estrondo do ruído das rodas; e os cavalos atropelam, e carros vão saltando. O cavaleiro levanta a espada flamejante e a lança relampagueante, e haverá uma multidão de mortos e abundância de cadáveres, e não terão fim os defuntos; tropeçarão nos seus corpos, por causa da multidão dos pecados da mui graciosa meretriz, da mestra das feitiçarias, que vendeu os povos com os seus deleites e as gerações com as suas feitiçarias.” Na 3.1-4 (ARC)

          • COMPARE: “Que aflição espera Nínive, cidade de homicídio e mentiras! É cheia de riquezas tomadas à força, e nunca lhe faltam vítimas. Ouçam o estalo de chicotes, o estrondo de rodas! Os cavalos vêm galopando, e os carros de guerra sacodem sem parar. Vejam as espadas faiscantes e as lanças reluzentes quando passa a cavalaria! Há incontáveis mortos, montes de cadáveres. Os corpos são tantos que os vivos neles tropeçam. Tudo isso porque Nínive, prostituta bela, dona de encantamentos mortais, seduziu as nações com sua beleza. Ensinou a elas sua magia e enfeitiçou gente de toda parte.” Na 3.1-4 (NVT)

  • Obadias denunciou a soberba dos Edomitas.

      • Eram descendentes de Esaú e praticavam violência contra Judá.

          • “Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado. A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra? [...] E não acontecerá, naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom e o entendimento na montanha de Esaú? E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que da montanha de Esaú seja cada um exterminado pela matança. Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre. No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros levavam cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles.” Ob 1.1-3; 8-11 (ARC)

              • COMPARE: “Esta é a visão que o Senhor Soberano revelou a Obadias acerca da terra de Edom. Ouvimos uma mensagem do Senhor, que um embaixador foi enviado às nações para dizer: “Preparem-se, todos! Vamos reunir nossos exércitos e atacar Edom!”. O Senhor diz a Edom: “Eu o tornarei pequeno entre as nações; você será grandemente desprezado. Foi enganado por seu orgulho, pois vive numa fortaleza de pedra e mora no alto dos montes. ‘Quem me derrubará daqui de cima?’, pensa consigo. [...] Naquele dia, não restará um sábio sequer em toda a terra de Edom”, diz o Senhor. “Pois, nos montes de Edom, destruirei todos que têm entendimento. Os guerreiros mais poderosos de Temã ficarão aterrorizados, e todos nos montes de Edom serão exterminados na matança. Por causa da violência que cometeu contra seus parentes, os israelitas, você será coberto de vergonha e destruído para sempre. Quando eles foram invadidos, você se manteve afastado e não quis ajudá-los. Estrangeiros levaram a riqueza da nação e tiraram sortes para dividir Jerusalém, e você agiu como se fosse um deles.” Ob 1.1-3; 8-11 (ARC)

      • Deus os condenava à destruição, enquanto Judá seria restaurada.

          • “Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça. Porque, como vós bebestes no monte da minha santidade, assim beberão de contínuo todas as nações; beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem sido. Mas, no monte Sião, haverá livramento; e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.” Ob 1.15-17 (ARC)

              • COMPARE: “Está próximo o dia em que eu, o Senhor, julgarei todas as nações! Como você fez a Israel, assim lhe será feito. Toda a sua maldade cairá sobre sua cabeça. Assim como você engoliu meu povo em meu monte santo, você e as nações vizinhas engolirão o castigo contínuo que eu derramar sobre vocês. Sim, todas as nações beberão, cambalearão e, por fim, desaparecerão. “Mas o monte Sião se tornará refúgio para os que escaparem; será um lugar santo. O povo de Israel voltará para tomar posse de sua herança.” Ob 1.15-17 (NVT)

SINÓPSE II

Os doze profetas menores foram usados por Deus antes e depois do exílio do povo escolhido.

DINÂMICA 2

III - O LIVRO DO APOCALIPSE

  1. Autoria, propósito e destinatários.

  • [Apocalipse] significa “revelações especiais de Deus ao homem em Jesus Cristo.” (Dicionário Bíblico Wycliffe, 2006)

      • “αποκαλυψις apokalupsis: 1) ato de tornar descoberto, exposto 2) uma revelação de verdade, instrução 2a) concernente a coisas antes desconhecidas 2b) usado de eventos nos quais coisas, estados ou pessoas até agora não presentes na mente das pessoas se tornam parte da sua realidade 3) manifestações, aparecimento.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

      • “Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.” Lc 17.30 (ARC)

          • COMPARE: “Sim, tudo será como sempre foi até o dia em que o Filho do Homem for revelado.” Lc 17.30 (NVT)

      • “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rm 8.18 (ARC)

          • COMPARE: “Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde.” Rm 8.18 (NVT)

      • “e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder,” 2 Ts 1.7 (ARC)

          • COMPARE: “Deus concederá descanso a vocês, que são afligidos, e também a nós, na revelação do Senhor Jesus, quando ele vier do céu. Virá com seus anjos poderosos,” 2 Ts 1.7 (NVT)

      • “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,” 1 Pe 1.13 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado.” 1 Pe 1.13 (NVT)

  • No versículo de abertura, o livro:

      • atesta ser a “revelação de Jesus Cristo”;

      • assegura que o propósito é “mostrar as coisas que brevemente devem acontecer”;

      • apresenta o apóstolo João como seu autor.

          • “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.” Ap 1.1,2 (ARC)

              • COMPARE: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar a seus servos os acontecimentos que ocorrerão em breve. Ele enviou um anjo para apresentá-la a seu servo João, que relatou fielmente tudo que viu. Este é seu relato da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo.” Ap 1.1,2 (NVT)

  • Os destinatários são identificados pelas cidades das sete Igrejas da Ásia Menor: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Filadélfia, Laodiceia e Sardes.

      • “que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia.” Ap 1.11 (ARC)

  • O livro encerra o cânon do NT, e revela a vitória final do Reino de Deus.


  1. Uma mensagem de esperança.

  • Na revelação, [há] o registro do passado, presente e futuro.

      • “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:” Ap 1.19 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, escreva o que viu, tanto as coisas que estão acontecendo agora como as que acontecerão depois.” Ap 1.19 (NVT)

  • Todos devem guardar as palavras da profecia.

      • “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Ap 1.3 (ARC)

          • COMPARE: “Feliz é aquele que lê as palavras desta profecia, e felizes são aqueles que ouvem sua mensagem e obedecem ao que ela diz, pois o tempo está próximo.” Ap 1.3 (NVT)

  • O livro nos ensina a viver com Deus no presente, a fim de participar da eternidade com Ele.

  • As revelações do futuro atestam que Deus controla a história:

      • irá se cumprir a esperança da volta de Jesus;

          • “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” Ap 1.7 (ARC)

      • Satanás será derrotado;

          • “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Ap 20.10 (ARC)

      • O pecado será banido;

          • “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Ap 21.27 (ARC)

              • COMPARE: “Nenhum mal terá permissão de entrar, nem pessoa alguma que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro.” Ao 21.27 (NVT)

      • Aqueles que vencerem herdarão a Nova Jerusalém.

          • “E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” Ap 21.2-4 (ARC)

      • “dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Ap 14.7 (ARC)

  • Por isso, somos encorajados a clamar: “Ora, vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20).

      • “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” Ap 22.20 (ARC)

      • COMPARE: “Aquele que é testemunha fiel de todas essas coisas diz: “Sim, venho em breve!”. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Ap 22.20 (NVT)

SINÓPSE III

O livro do Apocalipse, escrito às sete Igrejas da Ásia Menor, traz uma mensagem de esperança e fortalecimento da fé.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A mensagem dos profetas é de suma importância para despertar o cristão.

  • Nos livros proféticos, a soberania, a justiça e a misericórdia divina estão claramente reveladas.

  • Eles nos servem de experiência de fé, que produz esperança.

      • “e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.” Rm 5.4 (ARC)

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

DICIONÁRIO Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

VINE, W. E. Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 10 - AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 10 - AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf