Lição 8 - A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." Dt 6.4(ARC)

COMPARE: "Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único!" Dt 6.4 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A Lei não salva, mas esboça o plano da redenção em Cristo confirmado nos Evangelhos.

Segunda - Ne 10.29

A Lei do Senhor foi dada pelo ministério de Moisés

Terça - Gl 3.13

A obra de Cristo na Cruz do Calvário nos resgatou da maldição da Lei

Quarta - Gl 1.8

O Evangelho de Cristo é a única mensagem divinamente inspirada

Quinta - Lc 18.18-24

A mera observância de códigos não salva

Sexta - Mc 16.16

É preciso crer e estar em Cristo para ser salvo

Sábado - Jo 3.16

Os Evangelhos ensinam que o amor de Deus é a base da salvação

LIÇÃO 8 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apontar que a Lei era transitória e esboçava o plano da redenção em Cristo;

2º OBJETIVO: Afirmar que os Evangelhos são boas-novas do Reino de Deus e da salvação em Cristo;

3º OBJETIVO: Ressaltar que a Lei não salva, mas a obediência ao Evangelho transforma as vidas.

PALAVRA-CHAVE: Revelar

INTRODUÇÃO

  • A Lei e os Evangelhos pertencem respectivamente ao Antigo e ao Novo Testamento.

  • Os preceitos e as narrativas da Lei têm aplicações nos Evangelhos.

  • Estudaremos a relação entre o Pentateuco e a Mensagem de Cristo.

I - O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS

  1. Os cinco livros da Lei.

  • Pentateuco [...] significa “cinco volumes”.

      • “os livros antigos eram escritos em rolos, geralmente de nove metros de comprimento, mais ou menos o tamanho necessário para acomodar de Gênesis até Deuteronômio.” (ELLISEN, 2000)

  • Trata-se do conjunto formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento:

      • Gênesis;

      • Êxodo;

      • Levítico;

      • Números;

      • Deuteronômio.

          • “Na Bíblia uma grande seção, de Gênesis a Deuteronômio, é chamada de ‘Lei’. A ‘Lei’ pode, também, se referir ao Antigo Testamento como um todo (Jo 10.34; 12.34; 15,25; 1 Co 14.21 referem-se à Lei, mas indicam outra parte do Antigo Testamento). Porém, normalmente, a Lei é associada com Êxodo 20–Deuteronômio 33. Dentro desta seção, não encontramos outros materiais, senão leis. Todavia, visto que há mais de seiscentos mandamentos e leis, encontrados em Gênesis–Deuteronômio, estes cinco livros normalmente são denominados de ‘A Lei’. (Gênesis, por sua vez, não contém nenhum material sobre a lei, mas é parte da Lei, porque serve como uma introdução a Êxodo– Deutoronômio e porque se aceita que Moisés escreveu todos os livros. De fato, porém, a maioria destes cinco livros, chamada de ‘Pentateuco’, consiste em narrativas).” (STEIN, 2006)

          • “O título desses livros corresponde à primeira palavra do texto hebraico, e na língua portuguesa obedece à tradução do grego da Septuaginta: Gênesis (“começo”), versão do hebraico bereshit (“no princípio”); Êxodo (“saída”), versão do hebraico Shemôt (“os nomes de”); Levítico (“aquilo que é dos levitas”), versão do hebraico wayyiqrã (“E Ele chamou”); Números (“aritmética, números, estatística”) versão do hebraico “Bemidbãr” (“no deserto de”); Deuteronômio (“segunda promulgação da lei”), versão do hebraico “Debãrim” (“palavras”).” (BAPTISTA, 2022)

          • “em Gênesis o mundo foi feito, em Êxodo se narra a marcha, Levítico contém a Lei, em Números as tribos são contadas, em Deuteronômio a Lei é repetida.” (MEARS, 2006)

  • No texto hebraico, e pelos judeus ainda hoje, são denominados de “Torá” com o sentido de “instrução, ensino, direção”.

  • A totalidade do Pentateuco é identificada, nas páginas da Bíblia Sagrada, como:

      • a “Lei”;

          • “Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares.” Êx 24.12 (ARC)

          • “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mt 5.17 (ARC)

      • a “Lei de Moisés”;

          • “como Moisés, servo do Senhor, ordenou aos filhos de Israel, conforme o que está escrito no livro da Lei de Moisés, a saber, um altar de pedras inteiras sobre o qual se não movera ferro; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor e sacrificaram sacrifícios pacíficos. Também escreveu ali em pedras uma cópia da lei de Moisés, que já tinha escrito diante dos filhos de Israel.” Js 8.31,32 (ARC)

          • “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” At 13.39 (ARC)

      • a “Lei de Deus”;

          • “E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.” Ne 8.8 (ARC)

          • “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Rm 7.22 (ARC)

      • e a “Lei do Senhor”.

          • “firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres de entre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;” Ne 10.29 (ARC)

          • “E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo macho primogênito será consagrado ao Senhor)” Lc 2.22,23 (ARC)


  1. A grandeza da Lei.

  • Estuda-se a Lei sob três aspectos:

      • a) morais, que possuem validade permanente para todos os povos;

      • b) cerimoniais, que tratam da liturgia religiosa dos judeus; e,

      • c) civis, que dizem respeito à responsabilidade do israelita como cidadão.

  • “a Lei de Moisés é o mais importante código de leis da antiguidade por sua santidade, por seu caráter espiritual e por sua autoridade divina.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom. [...] Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Rm 7.12,14 (ARC)

  • A grandeza da Lei vai além de tudo isso, pois nela, Deus esboça o plano da redenção humana em Cristo.

      • “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” Rm 10.4 (ARC)

          • COMPARE: “Pois Cristo é o propósito para o qual a lei foi dada. Como resultado, todo o que nele crê é declarado justo.” Rm 10.4 (NVT)


  1. A Lei e a fé cristã.

  • A função da Lei era transitória.

      • “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Hb 10.1 (ARC)

          • COMPARE: “A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.” Hb 10.1 (NVI)

      • “O texto de Hebreus (10.1) descreve que a Lei não passava de uma sombra, e não a imagem exata das coisas, e que a necessidade de oferecer sacrifícios ano após ano demonstra a ineficácia do ritual levítico. O autor da Epístola já tinha declarado que a Lei nada aperfeiçoou (Hb 7.19). Essa é uma declaração que atesta a insuficiência da antiga aliança para efetuar a redenção da humanidade. Por isso, pela Lei ninguém será justificado diante de Deus (Gl 3.11).” (BAPTISTA, 2022)

  • Ela foi dada para revelar o pecado e demonstrar a necessidade da graça.

      • “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.” Gl 3.19 (ARC)

          • COMPARE: “Qual era, então, o propósito da lei? Ela foi acrescentada à promessa para mostrar às pessoas seus pecados. Mas a lei deveria durar apenas até a vinda do descendente prometido. Por meio de anjos, a lei foi entregue a um mediador.” Gl 3.19 (NVT)

      • “Martinho Lutero ensinou que ‘a função primária da lei de Moisés consistia em fazer com que as pessoas se sentissem culpadas, para que reconhecessem sua pecaminosidade e aceitassem que mereciam a ira de Deus’.” (BAPTISTA, 2022)

      • “Para ser salva pela lei, uma pessoa teria que ter uma vida perfeita, e não pecar sequer uma vez. Então, por que Deus deu a lei, uma vez que sabia que as pessoas não conseguiriam obedecer a ela? Segundo Paulo, uma razão pela qual a lei foi dada era mostrar às pessoas o quanto elas são culpadas (Gl 3.19). A lei era uma sombra de Cristo - isso é, o sistema de sacrifícios educava as pessoas, para que, quando viesse o verdadeiro sacrifício, elas pudessem ser capazes de entender sua obra (Hb 10.1 -4). O sistema de leis cerimoniais devia durar até a vinda de Cristo. A lei aponta para nossa necessidade de um Salvador.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Serviu de “aio” para nos conduzir à redenção em Cristo.

      • “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados.” Gl 3.24 (ARC)

          • COMPARE: “Desse modo, a lei se tornou nosso guia para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.” Gl 3.24 (A21)

      • “A mesma palavra grega [aio] é traduzida preceptores (R), ou instrutores (B), em 1 Co 4.15. Um aio entre os gregos e os romanos foi úm criado de confiança, encarregado de acompanhar e educar uma criança ilustre até que esta chegasse a maioridade. Assim é a lei que como aio nos revelou a justiça de Deus, nos convenceu de nossa injustiça, nos ameaçou com o castigo divino, nos revelou a futilidade de nos esforçar para ganhar nossa salvação por meio de boas obras —- tudo até nos conduzir ao Salvador. A lição em Gl 3.24, 25 não está sobre a responsabilidade do aio quanto a segurança da criança. O contraste está entre a tutela da lei e a liberdade que se alcança em Cristo.” (BOYER, 2006)

      • “a Lei nos faz conscientes do pecado e nos leva a buscar refúgio e misericórdia em Deus.” (BAPTISTA, 2022)

      • “O retrato da lei como um guardião é similar ao de um tutor que proporciona orientação e supervisão a uma criança. Não mais precisamos desse tipo de supervisão. A lei nos ensina a necessidade da salvação; a graça de Deus nos dá essa salvação. O Antigo Testamento ainda é válido hoje. Nele, Deus revela sua natureza, sua vontade para a humanidade, suas leis morais e suas diretrizes para a vida. Mas não podemos ser salvos obedecendo a essa lei; devemos confiar em Cristo.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Ninguém pode ser salvo pelas obras da Lei.

      • “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gl 2.16 (ARC)

      • “Como todos nós fomos contaminados pelo pecado, não conseguimos obedecer perfeitamente às leis de Deus. Felizmente, o Senhor propiciou uma maneira de salvação, que depende de Jesus Cristo, e não dos nossos próprios esforços. Embora conheçamos essa verdade, devemos nos proteger da tentação de usar o serviço, as boas obras, a doação caridosa, ou quaisquer outros esforços, como substitutos para a fé.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • A obra de Cristo nos resgatou da maldição da Lei, e nos deu vida mediante o Evangelho.

      • “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;” Gl 3.13 (ARC)

      • “e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho,” 2 Tm 1.10 (ARC)

      • “Nestes versículos (2 Tm 1.9,10), Paulo apresenta um breve resumo das boas-novas. Deus nos amou, nos escolheu e enviou o Cristo para morrer por nós. Podemos ter a vida eterna, pela fé em Cristo, porque Ele rompeu o poder da morte através da sua ressurreição. Nós não merecemos ser salvos, mas mesmo assim. Deus nos oferece a salvação. O que devemos fazer é crer nele, e aceitar sua oferta.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Cristo, o único sem pecado, cumpriu a Lei, e inaugurou a dispensação da graça.

      • “se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;” Ef 3.2 (ARC)

      • “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hb 4.15 (ARC)

          • COMPARE: “Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou.” Hb 4.15 (NVT)

  • Agora, livres da Lei, vivemos debaixo da graça divina.

      • “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Rm 6.14 (ARC)

          • COMPARE: “O pecado não é mais seu senhor, pois vocês já não vivem sob a lei, mas sob a graça de Deus.” Rm 6.14 (NVT)

      • “Se não estamos mais sob a lei, mas sob a graça, isso significa que agora somos livres para pecar e ignorar os Dez Mandamentos? Paulo diz; “De modo nenhuml” Quando estávamos sujeitos à lei, o pecado era nosso senhor - a lei não nos justifica, nem nos ajuda a vencê-lo. Mas agora, que estamos ligados a Cristo, Ele é nosso Mestre, e Ele nos dá poder, para fazermos o bem, em lugar do mal.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Todo aquele que permanece em Cristo, não vive pecando.

      • “Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu.” 1 Jo 3.6 (ARC)

          • COMPARE: “Quem permanece nele não continua a pecar. Mas quem continua a pecar não o conhece e não entende quem ele é.” 1 Jo 3.6 (NVT)

SINÓPSE I

A Lei esboça o plano da redenção em Cristo. Pelos méritos da cruz de Cristo, fomos resgatados da maldição da Lei.

DINÂMICA 1

II - OS EVANGELHOS: A MENSAGEM DE CRISTO

  1. O conceito de Evangelho.

  • O termo “evangelho” tem [...] o significado de “boas novas”.

      • “ευαγγελιον euaggelion: 1) recompensa por boas notícias 2) boas novas 2a) as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado a vida e exaltado a direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus. 2b) as boas novas da salvação através de Cristo. 2c) a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo. 2d) o evangelho. 2e) quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • Refere-se à mensagem do Reino de Deus e da salvação por meio de Cristo.

      • “E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.” At 15.7 (ARC)

          • COMPARE: “Depois de uma longa discussão, Pedro se levantou e se dirigiu a eles, dizendo: “Irmãos, vocês sabem que, há muito tempo, Deus me escolheu dentre vocês para falar aos gentios a fim de que eles pudessem ouvir as boas-novas e crer.” At 15.7 (NVT)

      • “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” At 20.24 (ARC)

          • COMPARE: “Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.” At 20.24 (NVT)

      • “os Evangelhos se destacam entre as Escrituras como o principal testemunho sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus.” (BAPTISTA, 2022)

  • Os três primeiros, Mateus, Marcos e Lucas, são chamados de “sinóticos” porque são semelhantes entre si.

      • “Esse adjetivo, “sinótico”, vem do termo grego “synopsis”, que significa “ver em conjunto”. A designação passou a ser utilizada a partir do século XVIII em razão do alto grau de semelhança desses evangelistas nas narrativas do ministério de Jesus.” (BAPTISTA, 2022)

  • Os sinóticos registram, especialmente, o ministério de Jesus na Galileia.

  • O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades próprias e enfatiza o ministério de Cristo na Judeia.

  • Embora retratada de modo distinto, a mensagem dos Evangelhos é única.

      • “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gl 1.8 (ARC)

          • COMPARE: “Que seja amaldiçoado qualquer um, incluindo nós, ou mesmo um anjo do céu, que anunciar boas-novas diferentes das que nós lhes anunciamos.” Gl 1.8 (NVT)

      • “Há somente um evangelho, apresentado de quatro maneiras.” (MEARS, 2006)


  1. A mensagem do Reino de Deus.

  • Em Mateus, o Senhor Jesus, [...] passou a pregar a chegada do “Reino dos Céus”.

      • “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” Mt 4.17 (ARC)

  • Nos outros sinóticos [Marcos e Lucas], a pregação do reino também aparece como tema central da mensagem de Cristo.

      • “e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” Mc 1.15 (ARC)

      • “Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado.” Lc 4.43 (ARC)

  • E João enfatiza que o reino divino não é deste mundo.

      • “Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui.” Jo 18.36 (ARC)

  • Os Evangelhos indicam que as profecias messiânicas se cumpriram em Cristo.

      • “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Lc 4.18-21 (ARC)

  • Jesus é apresentado como o Filho de Davi, e o Filho de Deus.

      • “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão.” Mt 1.1 (ARC)

      • “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” Mc 1.1 (ARC)

  • Sua vinda inaugura o começo do Reino e requer a conversão dos pecadores.

      • “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” Jo 3.5 (ARC)

      • “para participar do Reino de Deus, o arrepender-se não era apenas sentir tristeza por causa de alguma coisa, mas envolvia uma real mudança de direção.” (MOUNCE, 1996)


  1. A mensagem da Salvação.

  • Mateus registra que [Jesus] veio para salvar o povo dos pecados.

      • “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mt 1.21 (ARC)

      • “O nome Jesus quer dizer “O Senhor salva”. Jesus veio à terra para nos salvar, porque não conseguimos salvar a nós mesmos do pecado e suas consequências. Não importa o quanto sejamos bons, não conseguimos eliminar a natureza pecadora presente em todos nós. Somente Jesus pode fazer isso. Jesus não veio para ajudar as pessoas a salvarem a si mesmas; Ele veio para ser seu Salvador, tanto do poder quanto da punição do pecado. Agradeça a Deus pela sua morte na cruz, por causa dos pecados que praticamos, e então peça que Ele assuma o controle da sua vida. Sua nova vida começa nesse momento.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Marcos afirma que é preciso crer em Cristo para ser salvo.

      • “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16.16 (ARC)

      • “somente a fé na morte expiatória de Jesus e o arrependimento podem remir o pecador e levá-lo ao Criador. Essa salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras (Ef 2.8,9).” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

  • Lucas assevera que Ele veio salvar o que estava perdido.

      • “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lc 19.10 (ARC)

  • João esclarece que Ele é o Salvador do mundo.

      • “E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” Jo 4.42 (ARC)

  • A mensagem da salvação é um ato do amor e da graça divina pelos méritos de Cristo.

      • “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 (ARC)

  • Os elementos dessa salvação incluem fé no sacrifício de Cristo, arrependimento de pecados e Novo Nascimento.

      • “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. [...] para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.3,15 (ARC)

      • “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” Jo 6.47 (ARC)

      • “reitera-se que a salvação está disponível a todos os que creem, estando condicionada à fé e ao arrependimento em Cristo Jesus.” (BAPTISTA, 2022)

SINÓPSE II

Os Evangelhos são as Boas-Novas que proclamam o Reino de Deus e a mensagem de salvação em Jesus Cristo.

DINÂMICA 2

III - UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA

  1. A transformação do caráter.

  • O caráter é definido como “a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se”.

      • “Nicola Abbagnano define o caráter como “o modo de ser ou de comportar-se habitual e constante de uma pessoa, na medida que individualiza e distingue a mesma pessoa.” (BAPTISTA, 2022)

      • “O caráter é a marca distintiva de cada pessoa que regula a sua forma de pensar, de sentir, de desejar, de proceder e reagir de forma habitual.” (BAPTISTA, 2022)

      • “o caráter é um componente da personalidade. É adquirido e não herdado. Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio-ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade e o estado socioeconômico.” (SILVA, 1998)

  • Na Lei, o Decálogo, ou os Dez Mandamentos, apresenta as orientações básicas para o modo de viver dos israelitas

      • “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êx 20.1-17 (ARC)

  • Esses princípios também são aplicados nos Evangelhos.

      • “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” Mc 10.17-19 (ARC)

  • A mera observância de códigos não pode salvar ninguém.

      • “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!” Lc 18.18-24 (ARC)

  • Somente a graça divina é capaz de transformar o caráter humano.

      • “A mudança de caráter implica mudança de comportamento. Como já visto, quando o caráter de Zaqueu foi curado, ele mudou radicalmente de postura (Lc 19.8; cf. Ef 4.28-31).” (BAPTISTA, 2022)

  • A mensagem do Evangelho de Cristo produz substancial mudança no caráter do cristão.

      • “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” Lc 19.8,9 (ARC)


  1. A restauração da família.

  • Na Lei, a dissolução do casamento era permitida por qualquer motivo.

      • “Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.” Dt 24.1-4 (ARC)

          • COMPARE: “Se um homem se casar e a esposa não for do seu agrado porque ele descobriu alguma coisa vergonhosa da parte dela, ele escreverá um certificado de divórcio e o dará a ela, mandando-a embora de sua casa. Depois de partir, ela poderá casar-se com outro homem. E, se este também a rejeitar e escrever um certificado de divórcio e o der a ela, mandando-a embora de sua casa, ou até mesmo se ele morrer, o primeiro homem que a mandou embora não poderá casar-se de novo com ela, pois ela foi contaminada. Isso seria detestável para o Senhor. Não tragam culpa sobre a terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá como herança.” Dt 24.1-4 (NVT)

  • Nos Evangelhos, Cristo ensina que o propósito divino para o casamento é a união indissolúvel entre um homem e uma mulher.

      • “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gn 2.24 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” Gn 2.24 (NVT)

      • “Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mt 19.3-9 (ARC)

          • COMPARE: “Alguns fariseus apareceram e tentaram apanhar Jesus numa armadilha, perguntando: “Deve-se permitir que um homem se divorcie de sua mulher por qualquer motivo?”. “Vocês não leram as Escrituras?”, respondeu Jesus. “Elas registram que, desde o princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só’. Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.” Eles perguntaram: “Então por que Moisés disse na lei que o homem poderia dar à esposa um certificado de divórcio e mandá-la embora?”. Jesus respondeu: “Moisés permitiu o divórcio apenas como concessão, pois o coração de vocês é duro, mas não era esse o propósito original. E eu lhes digo o seguinte: quem se divorciar de sua esposa, o que só poderá fazer em caso de imoralidade, e se casar com outra, cometerá adultério”.” Mt 19.3-9 (NVT)

      • “Nos tempos de Moisés, bem como nos tempos de Jesus, o casamento ficava muito aquém da intenção de Deus. Isso também é verdade hoje. Jesus disse que Moisés só estabeleceu essa lei por causa dos corações insensíveis das pessoas - a intenção de Deus era o casamento permanente. Porém, como a natureza humana pecadora tomou o divórcio inevitável, Moisés instituiu algumas leis para ajudar suas vítimas. Essas eram leis civis que tinham o objetivo especial de proteger as mulheres que, naquela cultura, eram bastante vulneráveis quando moravam sozinhas. Devido à lei de Moisés, um homem não podia mais simplesmente abandonar sua esposa - ele tinha que escrever uma carta formal de dispensa. Esse era um passo radical com respeito aos direitos civis, pois fazia com que os homens pensassem duas vezes a respeito do divórcio. Deus desejava que o casamento fosse indissolúvel. Em vez de procurar razões para se separar, os maridos e as esposas deveríam se concentrar em como podem permanecer juntos (Mt 19.3-9).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • As exceções são justificadas em casos de morte, infidelidade e deserção do lar pelo descrente.

      • “Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.” Rm 7.2 (ARC)

          • COMPARE: “Por exemplo, quando uma mulher se casa, a lei a une a seu marido enquanto ele estiver vivo. No entanto, se ele morrer, as leis do casamento já não se aplicarão à mulher.” Rm 7.2 (NVT)

      • “Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” Mt 5.32 (ARC)

          • COMPARE: “Eu, porém, lhes digo que quem se divorcia da esposa, exceto por imoralidade, a faz cometer adultério. E quem se casa com uma mulher divorciada também comete adultério.” Mt 5.32 (NVT)

      • “Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.” 1 Co 7.15 (ARC)

          • COMPARE: “Se, porém, o cônjuge descrente insistir em se separar, deixe-o ir. Nesses casos, o irmão ou a irmã não está mais preso à outra pessoa, pois Deus os chamou para viver em paz.” 1 Co 7.15 (NVT)

      • “Hoje o divórcio é tão prejudicial e destrutivo como era nos dias de Jesus. Deus deseja que o casamento seja um compromisso de uma vida inteira (Gn 2.24). Quando se casam, as pessoas nunca devem considerar o divórcio como uma opção para a solução de problemas ou como uma saída para um relacionamento que parece morto. Nestes versículos (Mt 5.31,32), Jesus também está atacando aqueles que, propositadamente, infringem o contrato de casamento, usando o divórcio para satisfazer seu desejo luxurioso de se casar com outra pessoa. Suas ações de hoje estão ajudando a fortalecer seu casamento, ou estão lhe trazendo a destruição?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Estes versículos (1 Co 7.15,16) são mal utilizados por algumas pessoas como uma brecha para o divórcio. Mas as declarações de Paulo foram dadas para incentivar o cônjuge cristão a procurar se dar bem com o incrédulo e fazer o casamento progredir. Se o cônjuge incrédulo insistir no divórcio, Paulo disse que o cônjuge cristão deve deixá-lo ir. Se a única opção para dar continuidade ao casamento for o cônjuge cristão negar sua fé, este crente deve deixar que o incrédulo vá, pois a negação da fé é pior que a dissolução do casamento. O objetivo principal de Paulo ao escrever estes versículos foi exortar os casais a procurarem a unidade, e não a separação (veja 1 Co 7.17; 1 Pe 3.1 -2).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • A mensagem cristã apresenta o perdão e a reconciliação como atitudes preferíveis.

      • “bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; [...] Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,” Mt 5.9,44 (ARC)

      • “Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” Mt 18.21,22 (ARC)


  1. A regeneração da sociedade.

  • A estrutura dos Dez Mandamentos, que fazem parte da Lei, diz respeito a Deus e à sociedade, e envolve pensamento, palavras e obras.

      • “A julgar pela reação das multidões, Zaqueu deve ter sido um coletor de impostos muito desonesto. No entanto, depois de se encontrar com Jesus, Zaqueu percebeu que sua vida precisava ser endireitada. Ao dar aos pobres e fazer restituição - com generosos juros – àqueles a quem havia enganado, Zaqueu demonstrou mudança interior, por meio de ações externas. Não é suficiente seguir a Jesus apenas no seu coração ou na sua cabeça. Você deve mostrar sua fé, por meio de um comportamento transformado. Sua fé resulta em ação? Que mudanças você precisa fazer?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Jesus ensinou que [...] a Lei e os Profetas – está resumido em duas ações: amar o Senhor e amar o próximo.

      • “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mt 22.37-40 (ARC)

          • COMPARE: “Jesus respondeu: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos”. Mt 22.37-40 (ARC)

      • “Jesus disse que se amarmos verdadeiramente a Deus e ao nosso próximo, naturalmente cumpriremos os mandamentos. Isto é considerar a lei de Deus de maneira positiva. Em vez de nos preocuparmos a respeito do que não devemos fazer, devemos nos concentrar em tudo o que podemos fazer para mostrar o amor que temos a Deus e às outras pessoas.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O amor de Deus para com a humanidade é a base da salvação.

      • “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 (ARC)

      • “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” Jo 15.13 (ARC)

  • Os cristãos receberam a missão de proclamar essa mensagem às nações.

      • “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt 28.19 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Mt 28.19 (NVT)

  • A Igreja fiel e guiada pelo Espírito, ao pregar e viver o Evangelho, torna-se sal da terra e luz do mundo.

      • “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5.13,14 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada. “Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte.” Mt 5.13,14 (NVT)

SINÓPSE III

A observância dos preceitos da Lei não salva, mas por meio da ação do Espírito, a obediência ao Evangelho muda as vidas.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A função da Lei era transitória; ela revela o pecado, mas, também aponta o plano da salvação em Cristo.

      • “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.” Gl 3.24,25 (ARC)

  • Jesus nos libertou da condenação da Lei.

      • “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;” Gl 3.13 (ARC)

  • Nos Evangelhos, as Boas-Novas dessa salvação estão reveladas.

  • As obras da Lei não justificam, mas pela graça somos salvos, por meio do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.

      • “E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá.” Gl 3.11,12 (ARC)

      • “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2.8,9 (ARC)

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida, 2006.

DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

ELLISEN, S. A. Conheça melhor o antigo Testamento. Sao Paulo: Vida, 2000.

MEARS, H. C. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2006.

MOUNCE, R. H. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo. São Paulo: Vida, 1996.

SILVA, A. G. D. A Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

STEIN, R. H. Guia Básico para a Interpretação da Bíblia: Interpretando conforme as regras. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

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