Lição 11 - O Culto da Igreja Cristã (COM SLIDES E DINÂMICAS)
TEXTO ÁUREO
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”
(1 Co 14.26)
VERDADE PRÁTICA
O culto é uma sublime forma de nos expressarmos em adoração, louvor, gratidão e total rendição a Deus.
LEITURAS DIÁRIAS
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LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 5.15-21
15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 - remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
17 - Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,
19 - falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,
20 - dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
21 - sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
LIÇÃO COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES
OBJETIVOS
1º OBJETIVO: Identificar a natureza do culto a Deus, sua forma e conteúdo;
2º OBJETIVO: Compreender o genuíno propósito do culto cristocêntrico;
3º OBJETIVO: Enfatizar a primazia das Escrituras e a importância da adoração entusiástica na liturgia pentecostal.
PALAVRA-CHAVE: Culto
INTRODUÇÃO
Veremos que o culto é santo e, deve ser solene.
A glorificação de Deus e a edificação da igreja são os propósitos do verdadeiro culto cristão.
Todo culto também tem um ritual.
Destacaremos o papel da Bíblia e da adoração entusiástica.
“O culto é a forma pela qual expressamos nossa gratidão, reverência e adoração ao Criador. Ao rendermos louvores a Deus estamos reconhecendo a sua soberania, poder e autoridade.” Revista Ensinador Cristão
I - A NATUREZA DO CULTO
- O culto como serviço a Deus.
Na Bíblia, o culto é mostrado como um serviço:
uma vida entregue e consagrada a Deus.
'O Senhor, teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. ' Deuteronômio 6:13
Tem a ver com a atitude e com a forma como se cultua.
O culto expressa uma combinação de obediência à Palavra de Deus e a forma ritual como essa adoração acontece.
O livro de Atos mostra a adoração no contexto do culto cristão.
'E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 'Atos 13:2-3
Enquanto os cristãos cultuavam ao Senhor, o Espírito Santo comissionou os primeiros missionários da igreja.
- O culto deve ser solene.
“Solene” [refere-se] ao que traz respeito e é majestoso.
Tanto o conteúdo como a maneira de se cultuar são importantes.
Não pode ser destituído de significado nem realizado de qualquer jeito.
'E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do e os consumiu; e morreram perante o Senhor. ' Levítico 10:1-2
Há uma ordem a ser observada na liturgia cristã.
Temos na Bíblia o parâmetro para o bom ordenamento do culto.
[Paulo] destacou o seguinte:
'Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.' 1Coríntios 14:40
O culto precisa ter decoro, decência e ordem.
- O culto é santo.
Visto que Deus é santo, o culto também deve ser santo.
“Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo; [...]” Lv 11.44
“Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;” Is 43.3
“mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pe 1.15,16
[No AT] nada que fosse profano deveria fazer parte do culto e da vida de quem o praticava.
“Assim diz o Senhor Jeová: Nenhum estranho, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, [...].” Ez 44.9
“Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, e os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem mesmo o ajuntamento solene.” Is 1.13
“Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.” Ez 22.26
“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o impuro e o puro.” Ez 44.23
O NT [destaca] uma vida a serviço de Deus.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Rm 12.1
O culto cristão também não deve ser profanado.
“Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.” 1Co 11.17,18
Conduta e modo de viver são levados em conta no culto.
“O verdadeiro culto, portanto, é dedicar a vida a Deus diariamente. Não apenas na esfera de um templo, mas em todas as dimensões da vida privada e pública.” José Gonçalves
“Muitas pessoas consideram a igreja uma diversão ou entretenimento. Elas gostam da música, das pessoas e das atividades, mas não levam a sério as mensagens. Elas são apáticas no serviço a Deus. Você reduziu o culto na igreja ao nível de diversão e entretenimento, ou sua adoração realmente tem um impacto em sua vida? Ouça as palavras de Deus e obedeça - aplique suas palavras e coloque-as em prática na sua vida.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“CREMOS, professamos e ensinamos que a adoração é serviço sagrado, culto, reverência a Deus por aquilo que Ele é e por suas obras.” Declaração de fé das Assembleias de Deus
“Há, portanto, uma essência no culto cristão — ele é um serviço que se presta a um Deus totalmente distinto de sua criação. Deus nunca pode ser igualado à sua criação; por sua vez a criação jamais pode tomar o lugar do Criador.” José Gonçalves
“a igreja dos dias atuais deve regulamentar o culto, não para torná-lo mecânico, enfadonho ou demasiadamente racional, mas para encorajar os crentes a fazerem uso dos dons espirituais de maneira honrosa e responsável.” Revista Ensinador Cristão
SINÓPSE I
Sendo o culto uma forma de serviço a Deus, sua prática requer reverência, ordem e santidade.
II - O PROPÓSITO DO CULTO
- Glorificar a Deus.
O culto é uma celebração que se faz a Deus.
pelo que Deus é e pelo que Ele faz.
“Grande é o Senhor e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.” Sl 48.1
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.” Sl 123.1-5
O culto é sempre cristocêntrico, nunca antropocêntrico.
[Cristo] é o único mediador entre Deus e os homens.
“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,” 1Tm 2.5
Se Deus não é celebrado [nem] glorificado, o culto perdeu o seu real sentido.
- Quando não se cultua a Deus.
Há cultos que não cultuam a Deus.
Paulo censurou os coríntios:
“De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor.” 1Co 11.20
Não era um culto [da maneira como] estavam fazendo.
Há muitas reuniões envernizadas para se parecerem com um culto, mas, de fato, não são.
[São] profanas tanto na forma quanto na essência.
Não buscam glorificar a Deus.
- Edificar a igreja.
Um dos propósitos do culto é trazer edificação à igreja.
Na esfera do culto, tudo deve buscar a edificação.
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1Co 14.26
O sentido [de edificar] é de algo que está sendo construído.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” Mt 7.24
[Paulo] disciplina os usos dos dons na igreja pelo fato de seu uso não estar trazendo edificação à igreja.
Aquele que falava línguas no culto público deveria interpretar para que a igreja fosse edificada.
“E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação.” 1Co 14.5
Todos os demais dons deveriam seguir esse critério.
“Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja.” 1Co 14.12
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,” Ef 4.11,12
“A adoração pública é a atividade de gloriíicar a Deus em coletividade e serve também para comunhão, despertamento, exortação e edificação da Igreja. Essa adoração pública é realizada com ordem e decência para que os descrentes reconheçam a presença de Deus no culto e para que somente Deus seja adorado no culto da Igreja. Nenhuma prerrogativa é dada a anjos e a seres humanos, pois Deus não divide sua glória com ninguém: “E a minha glória não a darei a outrem" (Is 48.11).” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“Na adoração, tudo deve ser feito com decoro e de maneira organizada, especialmente quando os dons do Espírito Santo estão sendo exercitados. Quando há caos e desordem na Igreja, o Senhor não pode trabalhar. Ele não é um Deus de confusão, e sim de paz.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Nos cultos de adoração, tudo o que é feito deve ser benéfico para os adoradores, e cada adorador deve contribuir. Esses princípios abordam cada aspecto - o canto, a pregação e o exercício dos dons espirituais. As contribuições ao culto (cantando, falando, lendo, orando, tocando instrumentos, doando) devem ter o amor como sua principal motivação. Durante seus preparativos para guiar ou participar da adoração, procure fortalecer a fé de outros crentes.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
SINÓPSE II
Embora o alvo do culto seja Deus e não o ser humano, um culto legitimamente cristocêntrico edifica toda a igreja.
III - A LITURGIA DO CULTO
- A exposição da Bíblia.
Todo ensino, manifestações espirituais e conduta [devem ser julgados] à luz da Bíblia.
A leitura e exposição da Bíblia devem [ter primazia] no culto.
Jesus fez da exposição das Escrituras a base de seu ministério.
“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,” Lc 4.16-18
Paulo pôs a “doutrina” como uma das necessidades da igreja.
“[...] Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1Co 14.26
“E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.” At 15.35
“E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.” At 18.11
- A adoração entusiástica.
A adoração aparece em primeiro lugar na liturgia sugerida pelo apóstolo Paulo à igreja de Corinto.
“[...] Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, [...]”1Co 14.26
“Salmo” [refere-se] ao hinário usado pelos primeiros cristãos.
A adoração na Igreja Primitiva era entusiástica.
Cristãos cheios do Espírito que se reuniam para adorar.
“[...] mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,” Ef 5.18-20
- O lugar da adoração no culto pentecostal.
Os pentecostais foram conhecidos pelas reuniões de cultos alegres e ruidosas.
Nas reuniões de oração, todos derramavam o coração perante Deus em oração e louvor.
No levantar das mãos como resposta a percepção de que Deus se faz presente.
Louvar a Deus em alta voz e exercitar os dons espirituais durante o culto.
“No culto prestado a Deus deve haver adoração, oração, comunhão, manifestação dos dons espirituais com vista na edificação espiritual individual e coletiva, mas, acima de tudo, não pode faltar o ensino sistemático das Escrituras Sagradas.” Revista Ensinador Cristão
“Quando buscava regulamentar a liturgia do culto na igreja de Corinto nesse capítulo, o apóstolo orientou-lhes a cantar (salmos), buscar a instrução (doutrina) e exercitar os dons espirituais (revelação, línguas e interpretação)” José Gonçalves
“Quando deixamos de priorizar a exposição da palavra de Deus para entreter a igreja, então, esta forçosamente esfriará; quando a igreja cai num tipo de ativismo frenético, preenchendo todos os espaços com alguma atividade, contudo, negligenciando a Palavra e a oração, sem dúvida alguma, seus cultos esfriarão; quando transformamos o culto em um palanque político, o culto fatalmente esfriará.” José Gonçalves
“a Igreja Primitiva possuía, sim, uma liturgia já estabelecida nos seus primeiros anos. Não era nada sofisticado nem tampouco institucionalizado, mas um ritual que permitia a igreja adorar a Deus com toda a liberdade do Espírito.” José Gonçalves
“Nossa liturgia é simples e pentecostal, conforme o modelo do Novo Testamento [em 1 Co 14.26]. Ela consiste em oração, louvor, leitura bíblica, exposição das Escrituras Sagradas ou testem unho e contribuição financeira, ou seja, ofertas e dízimos. Entendemos que a adoração está incompleta na falta de pelo menos um desses elementos, exceto se as circunstâncias forem desfavoráveis ou contrárias.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
SINÓPSE III
O culto Pentecostal segue o modelo de liturgia neotestamentária, com expressão fervorosa de adoração e primazia ao ensino da Palavra.
PRÉ-AULA COM DINÂMICAS E SLIDES
CONCLUSÃO
Vimos os princípios que devem reger um culto cristão.
O culto não pode ser de qualquer forma.
O culto que se presta a [Deus] tem de ser ordenado.
Deve ser um momento de celebração, alegria e dinamizado pelo Espírito Santo.
“A reverência na casa de Deus não é sinônimo de formalismo, e os nossos cultos combinam os aspectos espontâneos e reverentes.” Esequias Soares
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Como a Bíblia mostra o culto a Deus?
Na Bíblia, o culto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e consagrada a Deus (Dt 6.13).
2. De acordo com a Bíblia, o que o culto precisa ter?
De acordo com a Bíblia, o culto precisa ter decoro, decência e ordem.
3. Quando que o culto perde o sentido?
O culto perde o sentido quando Deus não é celebrado, se ele não é glorificado.
4. Além de glorificar a Deus, qual é o outro propósito do culto de acordo com a lição?
Um dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja. Assim, na esfera do culto, tudo deve buscar a edificação (1 Co 14.26).
5. Qual compromisso o Movimento Pentecostal tem firmado?
O Movimento Pentecostal tem firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia para governar toda crença, experiência e prática.
Referências Bibliográficas
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GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2023.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 95 - 4º Trimestre de 2023. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.