Lição 2 - O Reino Dividido: Jeroboão e Roboão (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá.” (Pv 19.21)

VERDADE PRÁTICA

Os maus conselhos levam o homem à ruína, mas o conselho amoroso tem o poder de nos livrar da morte.

Segunda - Pv 11.14

Ouvir sábios conselhos direciona o ser humano para decisões seguras

Terça - Is 42.8

Deus é o detentor de toda glória e não a divide com ninguém

Quarta - Gl 5.19-21

O Reino de Deus pertence àqueles que abandonam as obras da carne

Quinta - Pv 12.15

Aquele que sabe ouvir conselhos é sábio

Sexta - Cl 3.5

Toda a idolatria e concupiscência carnal deve ser abolida quando se está em Cristo

Sábado - Pv 15.22

Compreender a necessidade de ouvir conselhos conduz à sabedoria

LIÇÃO 2 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Elencar as principais causas da divisão do reino;

2º OBJETIVO: Apresentar as falhas e más decisões de Roboão;

3º OBJETIVO: Pontuar o pecado de idolatria de Jeroboão.

Aquele que é capaz de distinguir os bons dos maus conselhos toma sábias decisões.Ponto Central (CPAD)

Para evitar desinformações e dúvidas que possam ter ficados sem responder na aula anterior, é importante considerar que a Bíblia não registra que Salomão continuou em seu pecado até a morte, ou seja, não temos registro de que Salomão morreu desviado dos caminhos do Senhor. É necessário considerar seus escritos que foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus, inclusive o livro de Eclesiastes onde o pregador (Salomão), em sua idade madura, faz uma retrospectiva de toda sua vida, bem como da vida humana em geral, e comenta a respeito da brevidade desta, como também da vaidade presente em diversas atividades realizadas ‘debaixo do sol’. Contudo, registra excelentemente uma conclusão magnífica, demonstrando humildade, arrependimento e considerando a importância de se voltar a Deus, obedecer a seus mandamentos, cumprindo assim a vontade do nosso Criador. Ele, Salomão, inspirado pelo Espírito do Senhor, deixa-nos esse importante registro: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." Ec 12.13,14

  • “Quando Salomão se tornou rei, pediu a Deus sabedoria (2Cr 1.7-12), e se tornou o homem mais sábio do mundo (1 Rs 4.29-34). Salomão estudou, ensinou, julgou e escreveu. Reis e líderes de outras nações vinham a Jerusalém, para aprender com ele. Mas, mesmo com toda a sua perspectiva prática da vida, Salomão não deu ouvidos a seu próprio conselho, e iniciou uma espiral descendente. [...] [Contudo] Salomão olhou para trás, com uma atitude de humildade e arrependimento. Ele avaliou sua vida, esperando poupar seus leitores da amargura de aprender, por experiência própria, que tudo, longe de Deus, é vazio, oco e sem sentido” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • “Depois de tudo o que Salomão sofreu em consequência do seu pecado, reconheceu que somente conhecendo e obedecendo a Deus alguém pode ter uma vida significativa (Ec 12.13).” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

INTRODUÇÃO

  • Após a morte de Salomão em 931 a.C., seu filho Roboão subiu ao trono.

      • “E adormeceu Salomão com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.” 1 Rs 11.43 (ARC)

  • Ele [Roboão] foi o principal responsável pela divisão do reino em duas partes: o reino do Norte (Israel) e o reino do Sul (Judá).

  • Essa história nos ensina a dependermos cada vez mais de Deus em momentos que tomamos decisões importantes na vida.

I - AS PRINCIPAIS CAUSAS DA CISÃO

  1. A carga pesada de Salomão

  • [Os] investimentos [de Salomão] eram direcionados para construções e projetos arquitetônicos grandiosos, tais como templos, palácios, e tantos outros que marcaram seu governo.

      • “Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor, seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor os pôs debaixo das plantas dos pés. Porém agora o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mal encontro. E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor, meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” 1 Rs 5.3-5 (ARC)

  • Para que todas essas idealizações se tornassem realidade, a população pagava impostos muito pesados.

      • “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.” 1 Rs 12.4 (ARC)

          • COMPARE: “Seu pai foi muito duro conosco”, disseram. “Alivie a carga pesada de trabalho e de impostos altos que seu pai nos obrigou a carregar. Então seremos seus súditos leais.” 1 Rs 12.4 (NVT)

  • Havia [também] a obrigação do uso da mão de obra de trabalhadores de quase todas as tribos.

      • “E o rei Salomão fez subir leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens. E os enviou ao Líbano, cada mês dez mil por sua vez; um mês estavam no Líbano, e dois meses, cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente.” 1 Rs 5.13-14 (ARC)

      • “E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei, e disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará para os seus carros e para seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros; e os porá por príncipes de milhares e por cinquentenários; e para que lavrem a sua lavoura, e seguem a sua sega, e façam as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e os dará aos seus criados. E as vossas sementes e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus eunucos e aos seus criados. Também os vossos criados, e as vossas criadas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos tomará e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de criados.” 1 Sm 8.10-17 (ARC)

      • IMPORTANTE: “Quanto a todo o povo que tinha ficado dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, que não eram de Israel, a seus filhos, que ficaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não destruíram, Salomão os fez tributários, até ao dia de hoje. Porém dos filhos de Israel, de quem Salomão não fez servos para a sua obra (mas eram homens de guerra, chefes dos seus capitães, e chefes dos seus carros, e dos seus cavaleiros), estes, pois, eram os chefes dos oficiais que o rei Salomão tinha, duzentos e cinquenta, que presidiam sobre o povo.” 2 Cr 8.7-10 (ARC)

          • COMPARE: “Todos os que não eram israelitas, descendentes dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, que não tinham sido mortos pelos israelitas, Salomão recrutou para o trabalho forçado, e nisso continuam até hoje. Mas Salomão não obrigou nenhum israelita a trabalhos forçados; eles eram seus homens de guerra, chefes de seus capitães, comandantes dos seus carros e condutores de carros. Também eram israelitas os principais oficiais do rei Salomão, duzentos e cinquenta oficiais que supervisionavam os trabalhadores.” 2 Cr 8.7-10 (NVI)

      • “Porém dos filhos de Israel não fez Salomão escravo algum; porém eram homens de guerra, e seus criados, e seus príncipes, e seus capitães, e chefes dos seus carros e dos seus cavaleiros.” 1 Rs 9.22 (ARC)

          • COMPARE: “Mas Salomão não obrigou nenhum israelita a trabalhos forçados; eles eram seus homens de guerra, seus capitães, os comandantes dos seus carros de guerra e os condutores de carros.” 1 Rs 9.22 (NVI)

      • “Salomão alistou o triplo de trabalhadores necessários para o projeto do Templo, e então organizou seus horários, para que não tivessem que ficar longe de casa durante longos períodos de tempo. Isto mostrou seu interesse pelo bem-estar de seus trabalhadores e a importância que ele dava à vida familiar. A força de uma nação é diretamente proporcional à força de suas famílias. Salomão reconhecia, sabiamente, que a família sempre deve ser a primeira prioridade. Quando você estruturar seu próprio trabalho ou organizar o cronograma dos outros, fique atento ao impacto de seus planos sobre as famílias.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Os reis da antiguidade sempre construíram seus monumentos e guarnições militares com o trabalho de inimigos conquistados. Mas o reino pacífico de Salomão não dispunha dessa mão-de-obra. Em vez disso, ele escravizou estrangeiros (1 Rs 9.15) e convocou cidadãos a trabalhar um mês em cada três meses (1 Rs 5.13-15). Também dividiu o reino em doze distritos, sendo cada um deles responsável pela provisão de um mês de mantimentos para o rei e para sua luxuosa corte (1 Rs 4.7,22,23,27,28).” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

      • “Os trabalhos mais difíceis foram atribuídos a estrangeiros. Contudo, o fato de não ter escravizado os israelitas não indicava que estes deixariam de trabalhar para o rei nem de pagar impostos altíssimos para manter o luxo da corte. À medida que o poder do rei aumentava, ele se tornava mais insensível e opressor, principalmente quando Roboão, filho de Salomão subiu ao trono.” (SAYÃO, 2016)


  1. A divisão do reino.

  • Quando Salomão morreu em 931 a.C., seu filho Roboão foi questionado pelos líderes de Israel, sob o comando de Jeroboão, sobre o aperto vivido por eles.

      • O povo pediu para que Roboão diminuísse sua carga de trabalho.

          • “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.” 1 Rs 12.4 (ARC)

  • [...] seguindo o conselho dos jovens e não dos anciãos, Roboão tornou o fardo ainda mais pesado para os trabalhadores.

      • “E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. [...] E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. [...] E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado. E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” 1 Rs 12.6,7,10,11,13,14 (ARC)

          • COMPARE: “O rei Roboão discutiu o assunto com os homens mais velhos que haviam sido conselheiros de seu pai, Salomão. “O que vocês aconselham?”, perguntou ele. “Como devo responder a este povo?” Eles disseram: “Se o senhor estiver disposto a servir este povo hoje e lhe der uma resposta favorável, eles serão seus súditos leais para sempre”. [...] Os jovens responderam: “Você deve dizer o seguinte a essa gente que diz que seu pai foi muito duro com eles e que pede alívio: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso que a cintura de meu pai! Sim, meu pai lhes impôs cargas pesadas, mas eu as tornarei ainda mais pesadas! Meu pai os castigou com chicotes comuns, mas eu os castigarei com chicotes de pontas de metal!’” [...] Roboão lhes respondeu com aspereza, pois rejeitou o conselho dos homens mais velhos 14e seguiu o conselho dos mais jovens. Disse ao povo: “Meu pai lhes impôs cargas pesadas, mas eu as tornarei ainda mais pesadas! Meu pai os castigou com chicotes comuns, mas eu os castigarei com chicotes de pontas de metal!”.” 1 Rs 12.6,7,10,11,13, 14 (NVT)

      • “Roboão, filho e sucessor de Salomão, foi um jovem imaturo e inexperiente que não quis aceitar os conselhos sábios proferidos pelos mais velhos. Quando os chefes israelitas questionaram o seu procedimento no recolhimento dos impostos, ele desprezou os conselhos moderados que eles ofereceram e ameaçou aumentar tais impostos, conforme sugestão dos seus amigos mais jovens.” (GIBBS, 2003)

  • As dez tribos do norte, sob a liderança de Jeroboão, se rebelaram contra essa decisão e formaram um novo reino, o reino do Norte.

      • “Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão. Então, o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou com pedras e morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao seu carro para fugir para Jerusalém. Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje. E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá.” 1 Rs 12.16-20 (ARC)

          • COMPARE: “Quando todo o Israel viu que o rei não iria atender a seu pedido, respondeu: “Abaixo a dinastia de Davi! O filho de Jessé nada tem a nos oferecer! Volte para casa, Israel! E você, Davi, cuide de sua própria casa!”. Então o povo de Israel voltou para casa. Roboão, porém, continuou a governar sobre os israelitas que moravam nas cidades de Judá. O rei Roboão enviou Adonirão, encarregado dos trabalhos forçados, para restaurar a ordem, mas o povo de Israel o apedrejou até a morte. Quando essa notícia chegou ao rei Roboão, ele subiu rapidamente em sua carruagem e fugiu para Jerusalém. E até hoje as tribos do norte de Israel se recusam a ser governadas por um descendente de Davi. Quando o povo de Israel soube que Jeroboão tinha voltado do Egito, convocou uma assembleia e o proclamou rei sobre todo o Israel. Apenas a tribo de Judá permaneceu leal à família de Davi.” 1 Rs 12.16-20 (NVT)

SÍNTESE DO TÓPICO I

A missão de um líder é direcionar seus liderados e não os oprimir.

DINÂMICA 1 - CONSELHOS E CONSEQUÊNCIAS

II - OS ERROS DE ROBOÃO

  1. A repetição dos erros de Salomão.

  • Roboão decidiu acatar o conselho dos jovens, demonstrando total despreparo para exercer a posição em que estava.

      • “Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” 1 Rs 12.8-11 (ARC)

      • “Os jovens da própria geração de Roboão insistiam em medidas mais rigorosas, e sua linguagem figurada indicava uma atitude tirânica; eles o aconselharam a exagerar, a colocar um certo abuso em sua autoridade, a exceder o rigor de seu pai na medida em que seu ‘dedo mínimo’ fosse mais grosso que os ‘lombos’ (coxas) de seu pai.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)

      • “Roboão cometeu dois erros, ao buscar conselho: (1) Ele não dedicou consideração extra às sugestões daqueles que conheciam a situação melhor que ele, e (2) não pediu a Deus a sabedoria para discernir qual era a melhor opção.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “É fácil seguir o conselho de nossos colegas, porque, normalmente, eles se sentem como nós. Mas a visão deles pode ser limitada. É importante ouvir cuidadosamente os que têm mais experiência que nós – eles conseguem [muitas vezes] ver todo o quadro.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O conselho dos anciãos dizia que a solução do problema era dar às dez tribos o que pediam.

      • Isso significaria desacelerar o projeto de expansão e desenvolvimento do reino, mas também abrandaria os ânimos agitados do povo, evitando assim a ruptura.

          • “E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” 1 Rs 12.6,7 (ARC)

              • COMPARE: “O rei Roboão discutiu o assunto com os homens mais velhos que haviam sido conselheiros de seu pai, Salomão. “O que vocês aconselham?”, perguntou ele. “Como devo responder a este povo?” Eles disseram: “Se o senhor estiver disposto a servir este povo hoje e lhe der uma resposta favorável, eles serão seus súditos leais para sempre”.” 1 Rs 12.6,7 (NVT)

          • “Roboão pediu conselho, mas não avaliou cuidadosamente o que lhe foi dito. Se o fizesse, teria percebido que o conselho oferecido pelos anciãos era mais sábio que o de seus colegas. Para avaliar um conselho, pergunte-se se é realista, possível de colocar em prática e se é consistente com os princípios bíblicos. Determine se os resultados de colocar em prática o conselho trarão uma solução ou direção possível, se possibilitarão melhorias e se são justos. Busque conselhos das pessoas que são mais sábias e mais experientes. Um conselho é útil apenas se for consistente com os padrões de Deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Os maus conselhos dos amigos de Roboão.

  • Ao seguir os conselhos dos jovens, Roboão assinou sua própria sentença:

      • As dez tribos se rebelaram e sob seu domínio ficaram apenas duas (Judá e Benjamim).

      • “O reino de Israel, que compunha-se de um único grupo, dividiu-se logo depois da morte de Salomão. As 10 tribos do Norte se separaram e continuaram a se chamar Israel, ao passo que as tribos do Sul (Benjamim e Judá) foram denominadas Judá. Estes dois grupos permaneceram como reinos separados até a destruição de Israel pelos assírios, no ano 772 a.C.” (GIBBS, 2014)

  • Roboão deu ouvidos aos maus conselheiros e isso o levou à ruína.

      • “E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.” 1 Rs 12.13 (ARC)

          • COMPARE: “Roboão lhes respondeu com aspereza, pois rejeitou o conselho dos homens mais velhos” 1 Rs 12.13 (NVT)

      • “Seguir maus conselhos pode resultar em desastre. Roboão perdeu a chance de governar um reino pacífico e unido, porque rejeitou o conselho dos conselheiros mais velhos de Salomão, preferindo o de seus colegas.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. O cuidado com os conselhos.

  • Quando o orgulho se torna o centro de nossas vidas, ficamos à mercê de nós mesmos e não conseguimos discernir entre o bem e o mal; assim foi com Roboão.

      • “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” Pv 28.26 (ARC)

          • COMPARE: “Quem confia no próprio entendimento é tolo; quem anda com sabedoria está seguro.” Pv 28.26 (NVT)

      • “Embora tenha procurado o conselho de outros, ele se baseou em sua própria decisão, isto é, aumentar a carga de impostos ao invés de caminhar na trilha de um servo, exatamente o que o rei de Israel deveria ser. Escolher entre ser um egoísta ou um servo é uma decisão que muitos, além de Roboão, já tiveram que tomar” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)

      • “Tentando ter tudo, Roboão perdeu praticamente tudo. Motivado por avareza e poder, ele exagerou, e acabou dividindo seu reino. Ele não precisava de mais dinheiro ou poder, porque herdara o mais rico reino do mundo. Ele não precisava de mais controle, porque era o rei. Suas exigências se baseavam em egoísmo, e não na razão ou em discernimento espiritual. Os que Insistem em ter tudo muito frequentemente acabam com pouco ou nada.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • A falta de sábios conselhos pode levar o ser humano ao declínio moral, ético e espiritual, tornando-o empobrecido e decadente.

SÍNTESE DO TÓPICO II

Saber distinguir os bons dos maus conselheiros é essencial no momento de tomar alguma decisão importante na nossa vida.

DINÂMICA 2 - CONSELHOS SALGADOS

III - O REINADO E A IDOLATRIA DE JEROBOÃO

  1. A rebeldia de Jeroboão.

  • Jeroboão, filho de Nebate, pertencia à tribo de Efraim, foi o primeiro rei do Norte e reinou por 22 anos em Israel.

  • Jeroboão serviu ao rei Salomão, que [...] o nomeou chefe dos servos da casa de José.

      • “E o homem Jeroboão era varão valente; e, vendo Salomão a esse jovem, que era laborioso, o pôs sobre todo o cargo da casa de José.” 1 Rs 11.28 (ARC)

          • COMPARE: “Jeroboão era um jovem muito capaz e, quando Salomão viu como era diligente, encarregou-o dos trabalhadores das tribos de Efraim e Manassés, os descendentes de José.” 1 Rs 11.28 (NVT)

  • Jeroboão se rebelou contra ele [Salomão], e Aías, o profeta, lhe comunicou que Deus o havia escolhido para reinar sobre as dez tribos de Israel.

      • “Sucedeu, pois, naquele tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho, e ele se tinha vestido de uma veste nova, e sós estavam os dois no campo. E Aías pegou na veste nova que sobre si tinha e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão e a ti darei as dez tribos.” 1 Rs 11.29-31 (ARC)

      • “O profeta Aías predisse a divisão do reino de Israel. Depois da morte de Salomão, 10 das 12 tribos de Israel seguiram Jeroboão. As outras duas tribos, Judá e a área de Benjamim próxima a Jerusalém permaneceriam leais à casa de Davi. Judá, a maior tribo, e Benjamim, a menor, eram frequentemente mencionadas como uma única tribo porque compartilhavam a mesma fronteira. Tanto Jeroboão como Aías eram de Efraim, a mais proeminente das dez tribos rebeldes.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Durante suas atividades de construção, Salomão percebeu o talento natural que o jovem Jeroboão tinha para a liderança, e fez dele um capataz especial. Pouco depois. Deus contatou Jeroboão por intermédio do profeta Aías, que disse a Jeroboão que Deus puniria a dinastia de Davi, dividindo o reino do filho de Salomão, e que Jeroboão governaria as dez tribos do norte. E Deus deixou claro que o mesmo destino destruiria a família de Jeroboão, caso ele se recusasse a obedecer a Deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Salomão tentou matá-lo, mas sem sucesso, pois ele [Jeroboão] se refugiou no Egito e lá permaneceu até a morte de Salomão.

      • “Pelo que Salomão procurou matar Jeroboão; porém Jeroboão se levantou, e fugiu para o Egito, para Sisaque, rei do Egito, e esteve no Egito até que Salomão morreu.” 1 Rs 11.40 (ARC)


  1. Jeroboão, o primeiro rei do Norte.

  • Jeroboão foi nomeado rei pelas dez tribos de Israel e estabeleceu seu trono em Siquém.

      • “E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá. [...] E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali, e saiu dali, e edificou a Penuel.” 1 Rs 12.20,25 (ARC)

          • COMPARE: “Quando o povo de Israel soube que Jeroboão tinha voltado do Egito, convocou uma assembleia e o proclamou rei sobre todo o Israel. Apenas a tribo de Judá permaneceu leal à família de Davi. [...] Então Jeroboão fortificou a cidade de Siquém, na região montanhosa de Efraim, e se estabeleceu ali. Mais tarde, fortificou Peniel.” 1 Rs 12.20,25 (NVT)

  • Jeroboão mandou erigir dois santuários de adoração com bezerros de ouro, um ao norte, em Dã, e outro ao sul, em Betel, a fim de evitar que o povo fosse a Jerusalém.

      • “E disse Jeroboão no seu coração: Agora, tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do Senhor, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá, e me matarão e tornarão a Roboão, rei de Judá. Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um a adorar.” 1 Rs 12.26-30 (ARC)

          • COMPARE: “Jeroboão pensou: “Se eu não tiver cuidado, o reino voltará à dinastia de Davi. Quando o povo for a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, voltará a ser leal a Roboão, rei de Judá. Eles me matarão e o proclamarão rei deles”. Então, seguindo a recomendação de seus conselheiros, o rei fez dois bezerros de ouro. Disse ao povo: “É complicado demais ir a Jerusalém para adorar. Veja, Israel, estes são os deuses que tiraram vocês do Egito!”. Colocou um dos bezerros em Betel e o outro em Dã, nos dois extremos de seu reino. 30Isso se tornou um grande pecado, pois o povo viajava até Dã, ao norte, para adorar o ídolo que ficava ali.” 1 Rs 12.26-30 (NVT)

      • “Jeroboão se deu conta do poder e influência que o templo de Jerusalém poderia exercer sobre seu reino recém-formado. Se o povo tivesse de oferecer sacrifícios no santuário central, voltaria a se sujeitar ao Rei Roboão de Judá e mataria Jeroboão. Sua solução para esse problema foi criar novos centros religiosos, colocando bezerros de ouro em Betel e Dã, nomeando sacerdotes não-levitas para ministrar nesses santuários e criando um novo calendário religioso. Esses foram os pecados de Jeroboão, filho de Nabate, lembrados pelas gerações subsequentes. De fato, do ponto de vista dos escritores bíblicos, Israel, o reino do norte, se viu sob maldição de Deus desde que Jeroboão subiu ao trono. O exílio seria apenas uma questão de tempo.” (LAWRENCE, 2008)

      • “Jeroboão, [...] estava mais interessado em estabelecer seu poder sobre a nova nação do norte que na adoração apropriada a Deus. Assim, ele erigiu seus próprios centros de adoração, com ídolos que, supostamente, representavam os deuses que tiraram Israel do Egito - imitações baratas que eram altamente ofensivas ao Deus verdadeiro. Esta religião de ídolos foi uma armadilha constante para o reino do norte que foi destruído e fragmentado, por causa de sua idolatria.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Todos os judeus do sexo masculino deviam viajar ao Templo três vezes por ano (Dt 16.16), mas Jeroboão erigiu seus próprios centros de adoração, e disse ao seu povo que seria muito cansativo viajar até Jerusalém. Aqueles que obedeceram a Jeroboão estavam desobedecendo a Deus. Algumas ideias, ainda que práticas, podem incluir sugestões que lhe afastam de Deus. Não deixe que ninguém convença você a deixar de fazer o que é correto, dizendo a você que as ações morais não compensam o esforço. Faça o que Deus quiser, não importando qual seja o custo em termos de tempo, energia, reputação ou recursos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Jeroboão, astuciosamente, colocou os bezerros de ouro em Betel e Dã, que eram dois locais estratégicos. Betel ficava a apenas 16 quilômetros ao norte de Jerusalém, na estrada principal, convidando os cidadãos do norte a fazerem ali sua parada, em vez de viajarem pelo resto do caminho até Jerusalém. Dã era a cidade mais setentrional de Israel, e as pessoas que vivessem no norte, longe de Jerusalém, seriam atraídas a esta conveniente localidade. Como líder do reino do norte, Jeroboão quis estabelecer seus próprios centros de adoração; caso contrário, seu povo faria viagens regulares a Jerusalém, e sua autoridade poderia ser minada.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Antes que a nação se dividisse, o centro de adoração estava em Jerusalém, e as pessoas iam à cidade para as três principais festas religiosas anuais. Durante o restante do ano, outros cultos de adoração e rituais eram realizados nos territórios das tribos, por sacerdotes e levitas, que viviam por toda a terra. Eles ofereciam sacrifícios, ensinavam as leis de Deus, e encorajavam o povo a continuar a seguir a Deus e evitar as influências pagãs. Depois que a nação se dividiu, Jeroboão, o novo rei de Israel, considerou esses sacerdotes e levitas como uma ameaça ao seu novo governo, porque eles ainda eram leais a Jerusalém, que agora era a capital de Judá. Por isso, nomeou seus próprios sacerdotes, praticamente proibindo os levitas de realizarem seus deveres, e forçando-os a ir ao reino do sul. Os sacerdotes pagãos de Jeroboão encorajavam a adoração a ídolos.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Temendo que o povo pudesse ser atraído para Jerusalém (no reino de Judá) para fins religiosos, Jeroboão criou em Israel uma religião totalmente nova. Para alimentar o entusiasmo e lealdade do seu povo, ele fez construir ‘santuários’ com bezerros de ouro, em Dã e Betel. Também criou um sacerdócio próprio e estabeleceu dias santos, muitos deles extraídos do Judaísmo. A criação de um novo sacerdócio acarretou uma série de problemas, pois muitos indivíduos tentavam candidatar-se a sacerdote como se fosse um emprego comum. Não houve mais ali o conceito de chamada divina para o ministério: “...a quem queria (Jeroboão), consagrava para sacerdote dos lugares altos.” (1 Rs 13.33).” (GIBBS, 2003)

  • A atitude idólatra de Jeroboão resultou no castigo divino sobre ele e sua família.

      • “antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas, portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse. Tu, pois, levanta-te e vai-te para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá. E todo o Israel o pranteará e o sepultará, porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor, Deus de Israel, em casa de Jeroboão. O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia; mas que será também agora!” 1 Rs 14.9-14

          • COMPARE: “Você pecou mais que todos os que vieram antes. Fez para si outros deuses e me enfureceu com seus bezerros de ouro. Sim, você me deu as costas! Por isso, trarei desgraça sobre sua família e destruirei todos os seus descendentes do sexo masculino em Israel, tanto escravos como livres. Queimarei sua dinastia como se queima lixo, até que tenha desaparecido. Os membros da família de Jeroboão que morrerem na cidade serão comidos pelos cães, e os que morrerem no campo serão comidos pelos abutres. Eu, o Senhor, falei!’”. Então Aías disse à esposa de Jeroboão: “Volte para casa; quando você puser os pés na cidade, o menino morrerá. Todo o Israel lamentará a morte dele e o sepultará. Ele será o único membro de sua família que terá um sepultamento digno, pois esse menino é o único de toda a família de Jeroboão do qual o Senhor, o Deus de Israel, se agradou. “Além disso, o Senhor levantará um rei sobre Israel que destruirá a família de Jeroboão. Isso acontecerá hoje, agora mesmo! 1 Rs 14.9-14 (NVT)

      • “Jeroboão e seus conselheiros não aprenderam com o desastre anterior que Israel sofreu envolvendo um bezerro de ouro (Êx 32). Talvez fossem ignorantes, ou talvez soubessem do evento e decidiram ignorá-lo. Estude a Bíblia para conhecer os atos de Deus na história, e então aplique as importantes lições à sua vida. Se você aprender com o passado, não enfrentará desastres repetindo os erros dos outros (Is 42.23; 1 Co 10.11).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “As consequências do pecado são garantidas peia Palavra de Deus, mas é difícil predizer quando ocorrerão. Quando fazemos algo diretamente oposto às instruções de Deus, e não acontece nenhum desastre imediato, frequentemente nos enganamos, crendo que nossa desobediência ficou impune. Mas a vida de Jeroboão deve nos fazer reconhecer nossa frequente necessidade de admitir nossa desobediência, e nos arrependermos e pedirmos que Deus nos perdoe.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Consequências da idolatria.

  • O pecado da idolatria foi um dos principais motivos dos infortúnios do povo de Israel.

  • Deus não admite dar a sua glória a outrem;

      • “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.” Is 42.8 (ARC)

  • O pecado da idolatria tem como consequência a separação de Deus e a maldição.

      • “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando; porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” Dt 11.26-28 (ARC)

          • COMPARE: “Vejam, hoje lhes dou a escolha entre bênção e maldição! Vocês serão abençoados se obedecerem aos mandamentos do Senhor, seu Deus, que hoje lhes dou, mas serão amaldiçoados se rejeitarem os mandamentos do Senhor, seu Deus, afastando-se de seus caminhos e adorando deuses que vocês não conheciam.” Dt 11.26-28 (NVT)

        • “É espantoso que Deus colocasse diante dos israelitas uma escolha entre a bênção e a maldição. É ainda mais espantoso que muitos deles, com sua desobediência, escolhessem a maldição. Hoje, temos a mesma escolha fundamental. Podemos viver para nós mesmos ou viver no serviço a Deus. Escolher nosso próprio caminho é viajar por uma estrada sem saída; mas escolher o caminho de Deus é receber a vida eterna (Jo 5.24)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SÍNTESE DO TÓPICO III

O pecado da idolatria foi o responsável pela derrocada de muitos reis na história de Israel. Devemos exterminá-lo de nossas vidas.

DINÂMICA 3 - IDOLATRIA

CONCLUSÃO

  • Jeroboão praticou a idolatria de forma direta.

  • Roboão se envolveu numa espécie de veneração que, embora oculta aos olhos humanos, produz as mesmas danosas consequências.

      • Os desejos egoístas de Roboão estavam acima da vontade de Deus, o ídolo dele era ele mesmo, sua própria vontade.

  • “Tanto Jeroboão como Roboão fizeram o que era bom para si mesmos, não o que era bom para seu povo. Roboão foi duro, e não ouviu os pedidos do povo; Jeroboão estabeleceu novos lugares para adoração para impedir que seu povo viajasse a Jerusalém, a capital de Roboão. As duas ações foram como ‘tiros que saíram pela culatra’. A atitude de Roboão dividiu a nação, e Jeroboão afastou o povo de Deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Quando o crente tem Deus como seu guia, ele não toma conselhos com pessoas que lhe falarão o que ele quer ouvir, mas decidirá por ouvir pessoas que lhe falem a verdade. .

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

GIBBS, C. B. Os Livros Históricos: da conquista de Canaã ao Retorno do Exílio. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2003.

GIBBS, C. B. Os Livros Históricos: da conquista de Canaã ao retorno do exílio. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2014.

LAWRENCE, P. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.

MULDER, C. O. et al. Comentário Bíblico Beacon: Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016 .

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