Lição 7 - O Ministério de Eliseu (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias. (2 Rs 3.11)

VERDADE PRÁTICA

Deus usou, e ainda usa, seus servos para realizar milagres. Basta ter fé e confiança no Senhor, que Ele opera maravilhas.

Segunda - Dt 28.8,9

Aquele que obedece a Deus será abençoado e desfrutará da provisão divina

Terça - Jo 21.25

Jesus operou muitos milagres na vida daqueles que criam nEle

Quarta - At 19.11,12

Assim como Deus fez milagres através de Eliseu, também faz no tempo da graça

Quinta - Sl 77.11,12

O Salmista nos aconselha a meditar sobre os prodígios e maravilhas que Deus faz

Sexta - Fp 4.19

Deus supre as necessidades de seus filhos

Sábado - Mt 6.26,33

Deus deseja prover para os seus mais do que o alimento

LIÇÃO 7 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Evidenciar que o Senhor zela por seu povo;

2º OBJETIVO: Demonstrar a fé e a confiança da viúva;

3º OBJETIVO: Sinalizar o ato de fé de Eliseu.

Deus é poderoso e usa os seus filhos para a realização de milagres.Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • O ministério de Eliseu foi marcado por acontecimentos extraordinários.

  • Estudaremos sobre três deles:

      • o milagre das águas que alagaram um vale;

      • a multiplicação do azeite da viúva;

      • e a aniquilação da morte presente na panela

I - ELISEU SALVA TRÊS REIS E SEUS EXÉRCITOS

  1. Reis bons e maus.

  • No período do reino dividido houve a alternância de reis bons e maus.

  • Ao se referir a um determinado rei como mau, o autor do livro de Reis está dizendo que esse monarca além de desobedecer e desprezar a Deus em seu culto, promovia a adoração de ídolos.


  1. Três reis vão à guerra contra os moabitas.

  • Jorão, rei de Israel, que como seu pai Acabe, fora reprovado pelo Senhor;

  • Josafá, rei de Judá, considerado um excelente monarca, em razão de promover a adoração ao verdadeiro Deus;

      • “É interessante perceber que é Josafá quem toma a iniciativa de consultar o Senhor. E, Eliseu atende ao pedido por causa dele, mas não o faz sem antes exortar Jorão quanto à sua idolatria. O interesse em buscar a vontade de Deus e obedecer deve partir de cada um de nós. Deus é bom e ouve nossas orações, mas devemos nos lembrar que ele não está aí para nos servir, nem se trata de uma religião cheia de regras sem sentido, mas estamos em um relacionamento pessoal com Deus. Quanto maios for a intimidade, mais sensibilidade à voz e à vontade de Deus teremos.” (SAYÃO, 2016)

      • “Eliseu consentiu em profetizar para a coligação, mas somente por causa de Josafá, cujo reinado era considerado de maneira positiva (1 Rs 22.43).” (Bíblia de Estudo de Genebra, 1999)

  • e o rei de Edom, que era vassalo de Judá.

      • “E partiu o rei de Israel, e o rei de Judá, e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e o exército e o gado que os seguia não tinham água.” 2 Rs 3.9 (ARC)

          • COMPARE: “O rei de Edom e seus soldados se uniram ao rei de Israel e ao rei de Judá, e os três exércitos seguiram pelo caminho. Depois que andaram sete dias pelo deserto, já não havia água para os homens nem para os animais.” 2 Rs 3.9 (NVT)

  • O que motivou a guerra foi a rebelião dos moabitas.

      • “Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, se revoltou o rei dos moabitas contra o rei de Israel.” 2 Rs 3.5 (ARC)


  1. A predição de Eliseu se cumpriu.

  • Eliseu, cheio do poder de Deus [profetizou] que águas alagariam, milagrosamente, toda [a] região, sem ventos e sem chuva.

      • E disse Eliseu: o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria. Ora, pois, trazei-me um tangedor. E sucedeu que, tangendo o tangedor, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento e não vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós e o vosso gado e os vossos animais.” 2 Rs 3.14-17 (ARC)

          • COMPARE: “Eliseu respondeu: “Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, eu não lhe daria atenção alguma se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá. Agora, tragam-me alguém que saiba tocar harpa”. Enquanto o músico tocava, a mão do Senhor veio sobre Eliseu, e ele disse: “Assim diz o Senhor: ‘Este vale seco se encherá de poços de água!’. Pois assim diz o Senhor: ‘Vocês não verão vento nem chuva, mas o vale se encherá de água. Terão o suficiente para vocês, seus rebanhos e outros animais’.” 2 Rs 3.14-17 (NVT)

  • O Senhor não apenas realizaria este milagre, mas também lhes entregaria a vitória sobre os moabitas.

      • “E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.” 2 Rs 3.18 (ARC)

      • “[...]por amor à casa de Davi, em sua graça, Deus deu a vitória aos três reis.” (WIERSBE, 2008)

SÍNTESE DO TÓPICO I

Não importa se pessoas infiéis existirem no meio das fiéis, o Senhor sempre irá intervir a favor dos que o temem.

DINÂMICA 1 - INTERVENÇÃO DE DEUS, MILAGRE E VITÓRIA

II - ELISEU AUMENTA O AZEITE DA VIÚVA

  • “O poder de Deus, por intermédio de Eliseu, multiplicou o azeite da viúva. Sempre se fala dos “milagres de Eliseu”. No entanto, todas as maravilhas que esse profeta operou foram com a permissão de Deus. Por isso, o correto é dizer que Eliseu foi um instrumento para que o poder de Deus se manifestasse.” (RADMACHER, ALLEN e HOUSE, 2010)

  1. A situação das viúvas em Israel.

  • A vida das viúvas era bem difícil, pois as mulheres daquela época dependiam dos seus maridos para prover-lhes o sustento.

  • Após a morte do marido, a mulher [de um dos discípulos dos profetas] ficou numa situação complicada:

      • Falta de suprimentos;

      • Dívidas;

      • Ameaça de seus filhos serem [levados] como escravos.

          • “E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.” 2 Rs 4.1 (ARC)

              • COMPARE: “Certo dia, a viúva de um dos membros do grupo de profetas foi pedir ajuda a Eliseu: “Meu marido, que o servia, morreu, e o senhor sabe como ele temia o Senhor. Agora, veio um credor que ameaça levar meus dois filhos como escravos”. 2 Rs 4.1 (NVT)

          • “O texto [bíblico] expõe a extrema situação de penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder os filhos para os credores se não quitasse uma dívida. Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida através de trabalho servil ou escravo. Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação.” (GONÇALVES, 2012)

          • “A viúva de um dos profetas, achando-se incapaz de saldar uma dívida, enfrentou a possibilidade do credor tomar seus dois filhos para um período de escravidão. O texto em Levítico 25.39,40 determina que se o devedor não pudesse pagar a sua dívida, ele era obrigado a servir ao credor como escravo até o ano do jubileu.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)


  1. Uma única botija de azeite foi suficiente para Deus operar o milagre.

  • Após ouvir da mulher que não tinha nada além de uma vasilha de azeite, o profeta disse a ela que tomasse vasilhas emprestadas com os vizinhos, e que ao entrar em casa com os filhos, fechasse a porta.

      • “Os recursos de Deus são ilimitados. Facilmente, ele poderia ter suprido as necessidades da mulher com apenas uma palavra, mas o SENHOR chamou a participação humana, como ato de fé. Muitas vezes, em seu ministério terrestre, Jesus disse: ‘Seja feito conforme a tua fé’.” (SAYÃO, 2016)

      • “[...] um pouquinho pode se tornar muito se ele vem com a bênção de Deus. De fato o texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. Todavia foi esse pouco que o Senhor usou para operar esse grande milagre. O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar seus propósitos.” (GONÇALVES, 2012)

      • “Com frequência, Deus parte daquilo que já temos. Moisés tinha em mãos um bordão, e Deus usou esse instrumento para realizar grandes coisas (Êx 4:2). Pedro e seus companheiros tinham em mãos suas redes de pescar (Lc 5), e o menino tinha alguns pães e peixes (Jo 6). Tudo o que a pobre viúva tinha era um pouco de azeite numa botija, mas "no que se refere a Deus, um pouco pode ser muito".” (WIERSBE, 2008)

  • A ordem era derramar, em cada vasilha, o azeite, e pô-las à parte à medida que ficassem cheias. E foi o que ela fez.

      • “E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.” 2 Rs 4.2-5 (ARC)

          • COMPARE: ““O que posso fazer para ajudá-la?”, perguntou Eliseu. “Diga-me, o que você tem em casa?” “Não tenho nada, exceto uma vasilha de azeite”, respondeu ela. Então Eliseu disse: “Tome emprestadas muitas vasilhas de seus amigos e vizinhos, quantas conseguir. Depois, entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame nas vasilhas o azeite que você tem e separe-as quando estiverem cheias”. A viúva seguiu as instruções de Eliseu. Seus filhos traziam vasilhas, e ela as enchia.” 2 Rs 4.2-5 (NVT)

  • Quando acabaram as vasilhas, o azeite [parou].

      • “E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou.” 2 Rs 4.6 (ARC)

      • “A mulher e seus filhos tomaram vasos emprestados de seus vizinhos, enchendo-nos de azeite a partir de seu único vaso. O azeite era usado para cozinhar, para lâmpadas, e também como combustível. O azeite só parou de fluir quando não mais havia vasos para contê-los. O número de vasos que eles reuniram foi uma indicação de sua fé. A provisão de Deus era tão grande quanto sua fé e vontade de obedecer. Tome cuidado para não limitar as bênçãos de Deus por falta de fé e obediência. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos (Ef 3.20).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Quando temos uma grande necessidade e a apresentamos diante de Deus, o problema nunca é a quantidade de azeite, mas dos vasos vazios. Temos medo de que não haja bastante azeite; mas Deus está preocupado em que tragamos vasos em número suficiente para conter tudo que ele quer dar. O azeite era aumentado no momento em que era derramado, como o alimento da outra viúva foi aumentado ao ser usado. Enquanto pudermos receber o azeite de Deus e reparti-lo ele jamais se acabará. Isso ocorrerá de acordo com a nossa fé. A questão não é quanto Deus pode nos dar, mas quanto podemos usar.” (MEYER, 2002)

  • Ela vendeu o azeite, pagou a dívida e ainda pôde manter o sustento da família com o que sobrou.

      • “Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.” 2 Rs 4.7 (ARC)

      • “O poder de Deus, manifestado através de Eliseu, aumentou o pequeno suprimento de azeite da viúva até uma quantidade que seria suficiente para saldar a dívida, e ainda sobrar para atender à sua família.” (MULDER, RIDALL, et al., 2005)

      • “Nem sempre o Senhor realiza milagres desse tipo para nos ajudar a pagar nossas dívidas, mas ele supre nossas necessidades, se crermos e obedecermos. Se entregarmos tudo a ele, Deus pode fazer com que uma pequena quantia tenha um grande rendimento. Esse milagre também nos lembra do maior milagre de todos: o perdão, pela graça, de todas as nossas dívidas com o Senhor por intermédio da fé em Jesus Cristo (Lc 7:36-50; Ef 1:7; Cl 2:13). Eliseu não teve de pagar coisa alguma para que Deus provesse o dinheiro necessário a fim de quitar a dívida, mas Jesus Cristo teve de pagar com sua vida para que nossos pecados fossem perdoados.” (WIERSBE, 2008)


  1. Fé, obediência e família unida.

  • Percebe-se que a fé e a obediência são os ingredientes necessários para que as bênçãos divinas sejam abundantes na vida de quem crê.

      • “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Hb 11.6 (ARC)

          • COMPARE: “Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hb 11.6 (NVT)

      • “Esse método compeliu a mulher a pôr sua fé em ação e a obedecer às instruções do profeta. À medida que deitava óleo nas jarras, uma após a outra, ela viu Deus fazer de pequenas bênçãos abundantes provisões. A história tornou-se uma lição objetiva do cuidado de Deus para com seu povo.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

      • “Deus age de modo sobrenatural, mas muitas vezes exige a participação humana, o que demonstra a fé e obediência à palavra divina.” (SAYÃO, 2016)

  • Ao pedir à mulher para fechar a porta, o profeta indicou que o milagre deveria acontecer na intimidade da família.

      • “Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.” 2 Rs 4.4,5 (ARC)

SÍNTESE DO TÓPICO II

Deus não necessita de coisas grandiosas para operar milagres. Muitas vezes, o instrumento do milagre já se encontra em nossas mãos.

DINÂMICA 2 - DEUS FAZ MILAGRE

III - A MORTE QUE HAVIA NA PANELA

  1. A escola de profetas.

  • Os filhos, ou discípulos, dos profetas estavam radicados em Betel, Jericó e Gilgal.

      • “Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. [...] Então, os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. [...] E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas e, de longe, pararam defronte; e eles ambos pararam junto ao Jordão. [...] E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.” 2 Rs 2.3,5,7, 15; 4.38 (RC)

  • Nessas escolas, os alunos:

      • Eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus;

      • Desenvolviam um relacionamento com o Senhor;

      • Contribuíam na manutenção da resistência contra a apostasia e a idolatria que imperavam em Israel.


  1. A morte na panela.

  • Eliseu ordenou ao seu servo que fizesse um ensopado para alimentar os discípulos.

      • “E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.” 2 Rs 4.38 (ARC)

          • COMPARE: “Eliseu voltou a Gilgal, onde havia fome na terra. Certo dia, quando o grupo de profetas estava sentado diante dele, ordenou a seu servo: “Ponha no fogo uma panela grande e faça um ensopado para o resto do grupo”.” 2 Rs 4.38 (NVT)

  • Pela falta de conhecimento sobre plantas [...] [um deles pegou] uma espécie de pepinos silvestres que continham veneno.

      • “Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam.” 2 Rs 4.39 (ARC)

          • COMPARE: “Um dos profetas foi ao campo apanhar ervas. Encontrou uma trepadeira do campo e voltou trazendo frutos silvestres em sua capa. Cortou os frutos em pedaços e os colocou na panela, sem saber exatamente o que eram.” 2 Rs 4.39 (NVT)

      • “O ingrediente venenoso geralmente é considerado um fruto amarelo conhecido como colocíntida, popularmente chamado ‘maçã de Sodoma’. Seu veneno pode ser fatal.” (WALTON, MATTHEWS e CHAVALAS, 2003)

  • A comida foi servida aos homens, mas logo que a provaram, gritaram: “Há morte na panela!”.

      • “Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.” 2 Rs 4.40 (ARC)

          • COMPARE: “O ensopado foi servido aos homens, mas, assim que provaram alguns bocados, gritaram: “Homem de Deus, há veneno neste ensopado!”. E não puderam comê-lo.” 2 Rs 4.40 (NVT)

  • Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e [...] não havia mais perigo algum. Deus havia realizado o milagre!

      • “Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela.” 2 Rs 4.41 (ARC)

          • COMPARE: “Eliseu disse: “Tragam-me um pouco de farinha”. Jogou a farinha na panela e disse: “Agora podem comer”. E o ensopado não lhes fez mal.” 2 Rs 4.41 (NVT)

      • “Havia morte nas águas de Jericó antes de serem purificadas (2 Rs 2:19-22), e agora havia morte na panela em Gilgal. Tinha sido introduzida de modo inocente por um discípulo bem-intencionado, mas precisava ser removida. Porém, era um tempo de fome, e a comida era escassa, de modo que Eliseu jogou um pouco de farinha dentro da panela, e o Senhor removeu o veneno do ensopado.” (WIERSBE, 2008)

      • “A farinha evidentemente não tinha propriedades mágicas. A fé que Eliseu possuía no Deus vivo foi o que efetuou o milagre.” (RADMACHER, ALLEN e HOUSE, 2010)

SÍNTESE DO TÓPICO III

O Senhor não necessita de ninguém para realizar milagres, porém, sempre espera de nós uma atitude de fé.

DINÂMICA 3 - MORTE NA PANELA

CONCLUSÃO

  • Os milagres operados por Deus, na vida dos seus servos, [aconteceram mediante fé, obediência e ação].

  • Deus tem compromisso com pessoas de fé, mas que também sejam operantes e diligentes.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

GONÇALVES, J. Porção Dobrada: Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

MEYER, F. B. Comentário Bíblico F. B. Meyer - Antigo e Novo Testamentos. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora Betânia, 2002.

MULDER, C. O. et al. Comentário Bíblico Beacon: Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

POMMERENING, C. I. O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e o Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2021.

RADMACHER, E.; ALLEN, R. B.; HOUSE, H. W. (Eds.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

WALTON, J. H.; MATTHEWS, V. H.; CHAVALAS, M. W. Comentário Bíblico Atos: Antigo Testamento. Belo Horizonte: Editora Atos, 2003.

WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Wiersbe: Antigo Testamento - A Bíblia Explicada de Maneira Clara e Concisa. Santo André: Geográfica, 2008.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 7 - O MINISTÉRIO DE ELISEU - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 7 - O MINISTÉRIO DE ELISEU - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf