Lição 7 - O Ministério da Igreja (COM SLIDES E DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2024 – Adultos – O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo – Comentarista Pr. José Gonçalves. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias. 

TEXTO ÁUREO

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” 

(Ef 4.11)

VERDADE PRÁTICA

Os dons ministeriais foram dados com o objetivo de edificar a Igreja e promover a maturidade de seus membros.

LEITURAS DIÁRIAS

Receba as Leituras Diárias em seu WhatsApp clicando no botão abaixo ou pesquise Texto Áureo nos canais do WhatsApp.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.11-16

11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 

12 - querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, 

13 - até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 

14 - para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. 

15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 

16 - do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

LIÇÃO COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apresentar a doutrina bíblica do ministério sacerdotal observada na Antiga Aliança e praticada pelos crentes na Nova Aliança;

2º OBJETIVO: Elencar os cargos ministeriais instituídos na Igreja Primitiva;

3º OBJETIVO: Explicar as qualificações de natureza moral e social exigidas para o exercício ministerial.

PALAVRA-CHAVE: Ministério

INTRODUÇÃO

“Deus instituiu o ministério na Igreja com o propósito de os crentes servirem de maneira organizada e eficiente.”

Revista Ensinador Cristão

I -  O MINISTÉRIO SACERDOTAL DE TODO CRENTE



“Durante a época de Jó, o pai era o líder religioso da família. Como não havia sacerdotes que o instruíssem nas leis de Deus, Jó agia como o sacerdote, e oferecia sacrifícios a Deus, para pedir perdão pelos pecados que ele e sua família haviam cometido.”

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

“Um sacerdote não apenas devia ser da tribo de Levi, como também devia ser descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Os sacerdotes tinham mais responsabilidades que os levitas. Sendo sumo sacerdote, Arão estava encarregado de todos os sacerdotes e levitas. Os sacerdotes realizavam os sacrifícios diários, conservavam o Tabernáculo, e aconselhavam o povo sobre como deviam seguir a Deus. Eram os representantes do povo diante de Deus, e por isso deveriam levar uma vida digna do seu cargo.”

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”

Hb 9.11,12

“Sem exceção, todo crente agora é um sacerdote, podendo exercer com eficácia, por exemplo, o ministério de intercessão (Hb 10.19-22).”

José Gonçalves

“A Nova Aliança permitiu que cada crente — diferentemente do Antigo Testamento, em que só uma classe escolhida podia oficializar-se como sacerdote — pode agora entrar sem medo diante da presença de Deus.”

José Gonçalves

“Convém destacar que [no Catolicismo] o Papa, também denominado de “Santo Padre", está no topo da hierarquia sacerdotal católica. Somente aos padres cabe a função de intercessor. Dessa forma, a função sacerdotal de intercessor, que cabia a todo cristão (1 Pe 2.9), foi elitizada — aqui na Terra, pelos clérigos católicos, e no Céu, pelos "santos". Essa crença, por exemplo, está na base da "confissão auricular", na qual um fiel confessa-se com um clérigo. Evidentemente, essa prática é diametralmente oposta ao ensino bíblico que diz que qualquer cristão pode confessar as suas falhas diretamente a Deus (1 Jo 1.9) e a qualquer outro cristão (Tg 5.16)”

José Gonçalves

SINÓPSE I

A doutrina bíblica do sacerdócio universal do crente é um fato na Nova Aliança. A Igreja constitui o sacerdócio universal de todos os crentes.

II - A ESTRUTURA MINISTERIAL DO NOVO TESTAMENTO


“Diácono (gr. diakonos) significa "servo". Uma das funções deles na igreja do NT é vista em At 6.1-6. Deviam ajudar os pastores, cuidando dos assuntos temporais e materiais da igreja de tal maneira que os pastores pudessem dedicar-se à oração e ao ministério da Palavra (At 6.4). As qualificações espirituais dos diáconos são essencialmente as mesmas dos pastores (cf. vv. 1-7 com vv. 8-13; ver At 6.3).”

Bíblia de Estudo Pentecostal

“[os dons ministeriais] não são vistos como meros cargos eclesiásticos, mas como dons de Deus que são reconhecidos pela capacitação divina que os acompanham. Nesse aspecto, não estão relacionados a status eclesiásticos, mas ao serviço cristão.”

José Gonçalves

“no contexto bíblico, observamos que é a unção, isto é, a capacitação dada por Deus, que determina o ofício, e não o contrário.”

José Gonçalves

“As palavras "presbítero" (gr. presbuteros) e "bispo" (gr. episkopos) são equivalentes e se referem ao mesmo cargo eclesiástico. "Presbítero" indica a maturidade e dignidade espirituais necessárias ao cargo; "bispo" se refere ao trabalho de supervisionar a igreja como administrador da casa de Deus.”

Bíblia de Estudo Pentecostal


SINÓPSE II

Deus pôs na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres

III - AS QUALIFICAÇÕES PARA O MINISTÉRIO



“os líderes devem analisar as situações difíceis com calma e amabilidade (2 Tm 2.24,25), e em nenhuma circunstância com violência física.”

José Gonçalves

“integridade moral arruinada significa que o líder renunciou a capacidade de liderar.”

Charles Swindoll

“Um obreiro infiel está desqualificado para ser ministro de Cristo.”

José Gonçalves

“Os líderes não podem levar uma vida desordenada. Se não podem ordenar a própria vida, como porão ordem na igreja de Deus?”

José Gonçalves

“O líder cristão deve ser, antes de mais nada, “exemplo dos fiéis” (4.12; cf. 1Pe 5.3). Isto é: sua vida cristã e sua perseverança na fé podem ser mencionadas perante a congregação como dignas de imitação.”

Bíblia de Estudo Pentecostal

“Se não podes viver a altura das normas e exigências do ministério, sai dele. Esse não é o teu lugar.”

Ed Murphy apud José Gonçalves

“Você tem uma posição de liderança espiritual, ou você gostaria de ser um líder, um dia? Comparese com o padrão de excelência de Paulo. Os que têm grandes responsabilidades devem atender a elevadas expectativas.”

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

“a igreja não deve aceitar pessoa alguma para a obra ministerial tendo por base apenas seu desejo, sua escolaridade, sua espiritualidade, ou porque essa pessoa acha que tem visão ou chamada.”

Bíblia de Estudo Pentecostal

SINÓPSE III

Há qualificações claras para o exercício do ministério na Igreja de Cristo

PRÉ-AULA COM DINÂMICAS E SLIDES

CONCLUSÃO

“a Igreja do Senhor tem a responsabilidade de levar adiante a mensagem do Evangelho, entendendo que os ofícios que ocupam devem ser cumpridos com compromisso, amor e serviço.”

Revista Ensinador Cristão

“Deus não nos chamou para ficarmos inoperantes, mas para sermos atuantes em Sua obra, servindo aos irmãos, sabendo que teremos de prestar contas de tudo que fomos chamados a fazer em prol do Seu Reino.”

Revista Ensinador Cristão

REVISANDO O CONTEÚDO

1. Como o Novo Testamento apresenta o sacerdócio da Antiga Aliança?

O Novo Testamento apresenta o sacerdócio da Antiga Aliança como um tipo de Cristo (Hb 8.1) que operou o derradeiro sacrifício pelos pecados do povo.


2. Qual movimento histórico fez o resgate da doutrina bíblica do sacerdócio universal de todos os crentes?

Foi uma obra da Reforma Luterana do século 16.


3. Cite os cinco ministérios de Efésios 4.11.

O texto de Efésios 4.11 diz que Deus pôs na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.


4. Segundo a lição, qual é a distinção entre o ministério de Profeta e o dom da profecia?

A Escritura distingue o ministério de profeta do dom da profecia. Assim, somente alguns eram chamados para ser profetas (Ef 4.11) enquanto todos poderiam exercer o dom da profecia (1 Co 14.5,31).


5. Quais as naturezas da qualificação ministerial?

São duas: qualificação de natureza moral e qualificação de natureza social.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.

DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.

ENSINADOR CRISTÃO Nº 96 - 1º Trimestre de 2024. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.

GILBERTO, Antonio. Bíblia de Estudo Antonio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021

GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2024.

ROSLIM, Suwandoko e DUNCAN, David. A Bíblia e a Igreja: manual de estudos independente por Roslim Suwandoko e David Duncan; desenvolvido em colaboração com Global University / George W. Flattery e David Duncan, desenvolvedores de ensino; [tradução Gordon Chown, ilustrações de Gunar Berg de Andrade]. Campinas, SP: FAETAD, 2008.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

SWINDOLL, Charles. A Noiva de Cristo. São Paulo: Editora Vida.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS - LIÇÃO 7 - O MINISTÉRIO DA IGREJA - EBD ADULTOS - TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDE LIÇÃO 07 - O MINISTÉRIO DA IGREJA - TEXTO ÁUREO.pdf