Lição 4 - Resguardando-se de Sentimentos Ruins (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 2º Trimestre de 2022 – Adultos – Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Osiel Gomes. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo [...]." Mt 5.22 (ARC)

COMPARE: Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento [...].” Mt 5.22 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A cólera e a ira não podem dominar o coração do crente. Elas devem ser evitadas e vencidas com o ensino do Evangelho.

Segunda - Mt 5.21

Um mandamento que preserva e sacraliza a vida;

Terça - Mt 5.22

O verdadeiro alcance do sexto mandamento;

Quarta - 1 Jo 3.15

Quem aborrece o seu irmão é homicida;

Quinta - 1 Jo 4.20

Quem diz amar a Deus, mas aborrece seu irmão, é mentiroso;

Sexta - Sl 66.13-20

Entregue a sua oferta com um coração puro;

Sábado - 1 Co 6.1,5

Os cristãos devem ter maturidade para resolver as desavenças.

LIÇÃO 4 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Expor que o Evangelho não é Antinomista;

2º OBJETIVO: Pontuar que a cólera é o primeiro passo para o homicídio;

3º OBJETIVO: Correlacionar o ato de ofertar com a desavença.

PALAVRA-CHAVE: Sentimento

INTRODUÇÃO

  • Aprenderemos com o Mestre Divino:

      • que o Evangelho não é antinomista;

      • que a cólera é a antessala do homicídio;

      • que para devotar a nossa vida a Deus precisamos nos reconciliar com o próximo.

I - O EVANGELHO NÃO É ANTINOMISTA

  1. O que é Antinomismo?

  • A palavra diz respeito a tudo contrário à lei, normas e regras [e] traz a ideia de que os cristãos não precisam obedecer à lei moral do AT.

      • “O termo antinomismo, ou antinomianismo, foi cunhado por Martinho Lutero e é definido como uma declaração que, sob a dispensação do evangelho da graça, a lei moral é de nenhum uso ou obrigação, porque somente a fé é necessária para a salvação.” (GOMES, 2022)

  • Defensores antinomistas dizem que:

      • A Lei não teve origem em Deus Pai e que, por isso, ela deve ser rejeitada.

      • Deus havia determinado [...] a existência do pecado, de modo que jamais se pode evitá-lo, por isso, não há razão para a existência da Lei.

      • A Lei é oposta ao Evangelho.

  • Esses ensinos violam as Escrituras e que o Antinomismo é um desvio da Palavra de Deus.

      • “Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum! Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Rm 6.15,16 (ARC)

          • COMPARE: “Pois bem, uma vez que a graça nos libertou da lei, quer dizer que podemos continuar pecando? Claro que não! Vocês não sabem que se tornam escravos daquilo a que escolhem obedecer? Podem ser escravos do pecado, que conduz à morte, ou podem escolher obedecer a Deus, que conduz à vida de justiça.” Rm 6.15,16 (NVT)


  1. A Lei e o Evangelho.

  • Jesus não desprezou a Lei.

  • Nosso Senhor deu ênfase à autoridade da Lei e revelou a real intenção de Deus presente nela.

  • Atente para o mandamento “Não matarás” (Êx 20.13).

      • Os escribas e fariseus interpretavam esse mandamento de maneira restrita ao ato literal de matar uma pessoa.

      • [Jesus] o ampliou e aprofundou, demonstrando que o homicídio tem início no coração do ser humano a partir da ira, do ódio, da cólera.

          • “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.” Mt 5.22 (ARC)

              • COMPARE: “Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo.” Mt 5.22 (NVT)

          • “Quando Jesus disse "Eu, porém, vos digo”, Ele não estava desconsiderando a lei, nem adicionando suas próprias opiniões. Em vez disso, Ele estava fornecendo uma compreensão melhor acerca do propósito de Deus que está presente na lei. Por exemplo, Moisés disse: “Não matarás” (Êx 20.13); Jesus ensinou que não devemos nem mesmo ficar irados a ponto de desejar cometer um assassinato, porque desejar matar alguém é pecar no coração. Os fariseus liam esta lei e, não tendo assassinado ninguém literalmente, sentiam que haviam sido obedientes. No entanto, eles estavam suficientemente irados com Jesus para em breve tramarem sua morte, embora não fizessem, pessoalmente, o trabalho sujo. Perdemos o propósito da Palavra de Deus quando lemos as regras de Deus para a vida sem tentarmos entender por que Ele as fez. Existe alguma área em sua vida na qual você guarda as regras de Deus, mas fecha os olhos para os propósitos dele?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. Legalismo x Antinomismo.

  • O legalismo é uma atitude que se concentra na observância e prática rigorosa das leis como elemento determinante para uma comunidade alcançar o favor de Deus.

      • “[o legalismo] teologicamente falando, refere-se a uma obediência à Lei de modo egoísta, pois sua prática estava firmada no propósito de alcançar a redenção por meio da conduta. Uma pessoa legalista prende-se totalmente à prática e obediência à Lei apenas no seu aspecto exterior, não atentando realmente para o seu espírito, sua essência, seu real desígnio.” (GOMES, 2022)

      • “Os legalistas desprezam a graça divina e passam a afirmar que para se obter a salvação é preciso que a Lei seja observada.” (GOMES, 2022)

  • O antinomismo rejeita todo tipo de normas morais, deixando a pessoa livre para pecar.

      • “o antinomianismo, nega a Lei, o que faz com que a pessoa viva totalmente descompromissada.” (GOMES, 2022)

  • O legalismo foi refutado duramente pelo apóstolo Paulo.

      • “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:” Fp 3.3,4 (ARC)

          • COMPARE: “Pois nós, que adoramos por meio do Espírito de Deus, somos os verdadeiros circuncidados. Alegramo-nos no que Cristo Jesus fez por nós. Não colocamos nenhuma confiança nos esforços humanos, ainda que, se outros pensam ter motivos para confiar nos próprios esforços, eu teria ainda mais!” Fp 3.3,4 (NVT)

  • O antinomismo fere de morte a vocação dos cristãos para a santidade.

      • “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Rm 1.7 (ARC)

          • COMPARE: “Escrevo a todos vocês que estão em Roma, amados por Deus e chamados para ser seu povo santo. Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.” Rm 1.7 (NVT)

      • “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pe 1.15,16 (ARC)

          • COMPARE: “Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”.” 1 Pe 1.15,16 (NVT)

  • Os princípios morais divinos revelados na Bíblia [...] são atemporais, válidos em qualquer época e cultura.

      • “o cristão não pode ser nem legalista, para não desprezar a graça de Deus, nem ser antinomianista, para viver a vida do seu jeito.” (GOMES, 2022)

SINÓPSE I

O Evangelho não é antinomista, isto é, ele tem normas, regras e limites claros. O Evangelho também não é legalista, isto é, não está preso a observâncias rigorosas de datas, dietas e outras práticas religiosas, esperando algum favor divino.

DINÂMICA 1

II - A CÓLERA É O PRIMEIRO ATO PARA O HOMICÍDIO

  1. Jesus e o sexto mandamento.

  • Jesus não anulou o sexto mandamento do Decálogo.

      • “Não matarás.” Êx 20.13 (ARC)

      • “Não matarás é o sexto mandamento do Decálogo (Êx 20.13; Dt 5.17). Jesus não o anulou. Antes, Ele lhe deu uma interpretação mais elevada: Se você está irado com seu irmão, você tem o homicídio em seu coração.” (EARLE, SANNER e CHILDERS)

  • [Jesus] revelou que a ira ou cólera contra um irmão é um tipo de homicídio no coração.

      • “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.” Mt 5.22 (ARC)

          • COMPARE: “Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo.” Mt 5.22 (NVT)

      • “Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna.” 1 Jo 3.5 (ARC)

          • COMPARE: “Quem odeia seu irmão já é assassino. E vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna.” 1 Jo 3.5 (NVT)

      • “Matar é um pecado terrível, mas a ira e a cólera também são grandes pecados porque violam o mandamento de Deus sobre o amor ao próximo. Neste caso, a cólera se refere a uma amargura fervilhante e inquietante contra alguém. Esta é uma emoção perigosa que sempre faz o indivíduo correr o risco de perder o controle, conduzindo-o à violência, ao sofrimento emocional, ao aumento do estresse mental e a danos espirituais. A ira nos impede de desenvolver um espírito agradável a Deus. Você já ficou orgulhoso por se controlar e não dizer o que realmente estava em sua mente? O autocontrole é bom, mas Cristo quer que nós também pratiquemos o controle dos nossos pensamentos. Jesus disse que seremos responsabilizados até mesmo pelos nossos pensamentos e intentas.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O verbo “irar” [...] significa provocar, incitar a ira, estar zangado, estar enfurecido.

      • “οργιζω orgizo: 1) provocar, incitar a ira 2) ser provocado a ira, estar zangado, estar enfurecido.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • A fúria e a ira de Caim o levaram a cometer o primeiro homicídio contra o próprio irmão.

      • “Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. [...] E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.” Gn 4.5,8 (ARC)

          • COMPARE: “mas não aceitou Caim e sua oferta. Caim se enfureceu e ficou transtornado. [...] Caim sugeriu a seu irmão: “Vamos ao campo”. E, enquanto estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.” Gn 4.5,8 (NVT)

      • “Observamos biblicamente que o primeiro homicídio praticado por Caim começou no seu coração, o qual foi dominado e impulsionado por uma cólera ou ira violenta a ponto de cometer o assassinato. O texto diz que por Deus não se agradar de Caim nem de sua oferta, mas ter atentado à oferta do seu irmão Abel, a ira nasceu de imediato em seu coração. Observe que o verbo irar do hebraico é ‘charah’, estar quente, furioso, queimar, tornar-se irado, inflamar-se. Esse sentimento fez com que Caim matasse seu irmão (Gn 4.5-8). O apóstolo João mostra quem de fato era Caim, quais as obras que dominavam seu coração e quem era o chefe de sua vida (1Jo 3.12)” (GOMES, 2022)

  • O sexto mandamento [“não matarás”] não envolve apenas uma sanção penal, mas [...] palavras, emoções, insultos e outras ações que se antecipam ao homicídio.

      • “O assassinato começa com a raiva; a pessoa tem de lidar com a raiva a fim de evitar o assassinato.” (ARRINGTON e STRONSTAD, 2006)

      • “Nas palavras de Cristo, tudo não se resumia apenas ao ato de matar. A Lei de Deus era mais do que isso, ela apontava para a causa interna que levava alguém a praticar tal crime. Nesse sentido, podemos entender que Jesus não via o sexto mandamento apenas como um elemento presente em um código penal, ou seja, apenas uma lei, mas a questão era muito mais profunda, pois estava no âmago do coração perverso (Mt 5.19).” (GOMES, 2022)

      • “Paus, pedras e, é claro, palavras podem ferir. Jesus chega até a fonte interior do pecado: o estado do coração. O assassinato começa com uma atitude homicida que deseja o mal de outra pessoa. Jesus considera a intenção tão perigosa quanto o ato. Palavras iradas podem ferir a pessoa que as profere tanto quanto o alvo pretendido.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

      • “A proibição é absoluta. Não basta não bater no outro – é necessário incluso não desejar bater nele, nem sequer alojar sentimentos agressivos para com ele em nosso coração.” (BARCLAY)


  1. A cólera no contexto bíblico.

  • Um servo de Deus pode irar-se, mas não deve pecar.

      • “Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos.” Sl 4.4 (ARC)

          • COMPARE: “Não pequem ao permitir que a ira os controle; reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio.” Sl 4.4 (NVT)

      • “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Ef 4.26 (ARC)

          • COMPARE: “E “não pequem ao permitir que a ira os controle”. Acalmem a ira antes que o sol se ponha,” Ef 4.26 (NVT)

  • A ira é uma emoção humana.

  • Nosso Senhor manifestou ira contra os que faziam do templo um “covil de ladrões”.

      • “E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas, e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.” Jo 2.13-17 (ARC)

          • COMPARE: “Era quase época da festa da Páscoa judaica, de modo que Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo, viu comerciantes que vendiam bois, ovelhas e pombas para os sacrifícios; também viu negociantes, em mesas, trocando dinheiro estrangeiro. Jesus fez um chicote de cordas e os expulsou a todos do templo. Pôs para fora as ovelhas e os bois, espalhou as moedas dos negociantes no chão e virou as mesas. Depois, foi até aqueles que vendiam pombas e lhes disse: “Tirem essas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”. Então os discípulos se lembraram desta profecia das Escrituras: “O zelo pela casa de Deus me consumirá”.” Jo 2.13-17 (NVT)

  • A ira não pode nos controlar e devemos examinar se ela provém de um espírito reto, de um coração puro, ou se é uma obra da carne, do tipo pecaminosa, orgulhosa, odiosa e vingativa.

      • “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gl 5.19-21 (ARC)

      • “A ira pecaminosa é insensata, pois nos faz destruir em vez de edificar. Tira nossa liberdade e nos faz prisioneiros. Odiar alguém é cometer homicídio no coração (1 Jo 3.15) [...] Alguém disse bem que a pessoa que se recusa a perdoar seu irmão está destruindo a mesma ponte sobre a qual precisa andar.” (WIERSBE, 2006)

      • “Jesus proíbe categoricamente a ira rancorosa, a ira que jamais esquece, a ira que se nega a ser reconciliada e busca a vingança. Se desejamos obedecê-lo devemos eliminar de nossa vida toda forma de ira, irritação ou ódio apaixonado, particularmente aqueles que duram muito tempo sem aplacar-se. É muito importante recordar que ninguém que queira chamar-se cristão pode "perder os estribos" quando de algum modo foi ofendido pessoalmente.” (BARCLAY)

  • A ira não pode nos dominar.

      • “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Ef 4.26 (ARC)

      • “tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hb 12.15 (ARC)

          • COMPARE: “Cuidem uns dos outros para que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus. Fiquem atentos para que não brote nenhuma raiz venenosa de amargura que cause perturbação, contaminando muitos.” Hb 12.15 (NVT)

      • “Jesus ensinou que seus seguidores não deveriam nem pensar em se encolerizar a ponto de cometer um assassinato, pois já teriam então cometido um assassinato no coração. Aqui, a palavra “cólera” se refere a um desespero planejado e revoltado que sempre ameaça fugir do controle, levando à violência, aflição emocional, maior tensão mental, prejuízo espiritual e, sim, até à morte. A cólera nos impede de desenvolver um espírito agradável a Deus.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)


  1. O valor da pessoa humana.

  • Jesus enfatizou o valor da pessoa humana.

      • “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.” Mt 5.21,22 (ARC)

  • Chamar alguém de raca, que significa inútil, cabeça oca e vazia, é uma ofensa grave, igualada à blasfêmia.

      • “ρακα rhaka de origem aramaica: 1) vazio, i.e., sem sentido, pessoa que tem cabeça vazia, cabeça-oca 2) termo de repreensão usado entre os judeus no tempo de Cristo” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • Chamar o outro de “louco”, [...] que significa ímpio, incrédulo, é uma conduta moralmente desprezível.

      • “μωρος moros: 1) tolo 2) ímpio, incrédulo.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • [Jesus] mostra que não só peca quem comete um homicídio, mas igualmente os que nutrem a cólera, o ódio e o rancor no coração.

      • “quem nutre ódio pecaminoso, uma ira contra seu irmão, possivelmente dirá tais palavras injuriosas contra ele [raca, louco], de modo que quem as pratica estará cometendo homicídio de dentro do seu coração. Aos olhos de Deus, esse procedimento é reprovável e essa pessoa caminha a passos largos para o inferno, a morte.” (GOMES, 2022)

      • “Pensamentos de ódio e palavras de insulto nem sempre levam ao homicídio. Mas, diante de Deus, equivalem ao homicídio. A ira e o insulto são sintomas do desejo de acabar com uma pessoa a quem odiamos. Nossos pensamentos, olhares e palavras indicam que, como algumas vezes nos atrevemos a dizer, gostaríamos que a pessoa morresse. Um desejo assim é uma infração do sexto mandamento. E torna a pessoa culpada como o homicida diante de Deus.” (SAYÃO, 2016)

  • O irmão não pode fazer acepção de pessoas para com o outro irmão, quer por causa da cor da pele, quer por diferenças econômicas.

      • “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;” At 10.34 (ARC)

          • COMPARE: “Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,” At 10.34 (NVI)

      • “Há em nosso meio pessoas que foram assassinadas com palavras por causa de zombarias, mentiras, fofocas, que perderam a boa reputação por histórias inventadas. Um cristão comprometido com o evangelho de Cristo jamais age dessa forma, primeiro por causa do seu compromisso para com Deus, e, em segundo lugar, porque tem consciência de que há de prestar contas a Deus por suas duras palavras: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo” (Mt 12.36).” (GOMES, 2022)

SINÓPSE II

A cólera é o primeiro passo para a prática do homicídio.

DINÂMICA 2

III - A “OFERTA DO ALTAR” E A DESAVENÇA

  1. A oferta do altar.

  • Um servo do Senhor não pode ofertar no altar com um coração cheio de ira e rancor.

      • “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mt 5.23,24 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, se você estiver apresentando uma oferta no altar do templo e se lembrar de que alguém tem algo contra você, deixe sua oferta ali no altar. Vá, reconcilie-se com a pessoa e então volte e apresente sua oferta.” Mt 5.23,24 (NVT)

      • “Deus não irá se voltar para aquele que se diz cristão, mas está com o coração cheio de ódio, e não de amor. Essa pessoa jamais poderá trazer uma oferta a Deus quando estiver em inimizade contra o seu irmão, pois Ele jamais a receberá.” (GOMES, 2022)

      • “Enquanto a relação com o irmão não for passada a limpo, toda oração e leitura da Bíblia e todo culto não somente são inúteis mas também desgastantes e pecado. Para Deus é muitíssimo mais importante e mais necessário um diálogo, pelo qual se supera uma amargura ou uma perturbação da fraternidade, do que culto e celebração da Ceia.” (RIENECKER, 1998)

  • Dizer amar a Deus, mas odiar o irmão é cair na mentira.

      • “Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” 1 Jo 4.20 (ARC)

          • COMPARE: “Se alguém afirma: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos?” 1 Jo 4.20 (NVT)

  • Não adiantava reconhecer a bondade de Deus, mas não se reconciliar com o irmão.

      • “Em certas épocas do ano, os judeus traziam ofertas para serem sacrificadas no altar do Templo em Jerusalém. Os judeus traziam seus presentes como algo natural, como parte de obedecer à lei de Deus. Mas Jesus explicou que aqueles que vêm à presença de Deus para adorá-lo devem vir com um coração puro, sem estarem impedidos por relacionamentos rompidos que tais pessoas teriam o poder de reparar. Jesus explicou que se o crente se lembrasse de alguma mágoa contra alguém, essa pessoa deveria deixar a oferta e ir imediatamente se reconciliar com o ofendido. Depois, deveria voltar à adoração, e fazer a sua oferta.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 2010)

  • “Reconciliar”, [...] significa mudar a mente de alguém, renovar a amizade com alguém.

      • “διαλλασσω diallasso: 1) mudar 2) mudar a mente de alguém, reconciliar 3) ser reconciliado, renovar a amizade com alguém.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

      • “O dever da reconciliação existe até mesmo quando não eu tiver algo contra o outro, mas quando este tiver algo contra mim. Jesus nem sequer analisa se sou eu o culpado ou não. Basta que o outro esteja irado e amargurado comigo. Eu devo ser o primeiro a ir até ele e estender a mão para a reconciliação.” (RIENECKER, 1998)

  • Não há relacionamento correto com Deus sem relacionamento verdadeiro com o irmão.

      • “Deus não está interessado apenas no rito e cerimoniais cúlticos, isso porque muitos podem fazer isso por aparência, enquanto o coração está cheio de pecado, o que será pura hipocrisia. Perdoar aos outros e viver em comunhão é o que Ele deseja de cada um de nós, pois não haverá perdão divino para nossas ofensas se primeiro não aprendermos a perdoar o próximo (Mt 6.15).” (GOMES, 2022)

      • “Relacionamentos destruídos podem prejudicar nosso relacionamento com Deus. Se tivermos uma mágoa ou uma questão contra um amigo, devemos resolver o problema o mais rápido possível. Seremos hipócritas se declararmos que amamos a Deus enquanto odiamos outras pessoas. Nossas atitudes em relação às outras pessoas refletem nosso relacionamento com Deus (1 Jo 4.20).” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A reconciliação entre seres humanos funciona como termômetro para avaliar o relacionamento com Deus. Jesus esclarece que o mero cumprimento das obrigações religiosas não substitui a resolução de algum problema existente com outra pessoa. Resumindo, a proximidade com Deus deve motivar a aproximação entre aqueles que têm alguma questão não resolvida.” (SAYÃO, 2016)

      • “Jesus é bem explícito com respeito a este fato fundamental – não podemos estar em boa relação com Deus a menos que mantenhamos boas relações com os homens. Não podemos esperar ser perdoados enquanto não tenhamos confessado nosso pecado, não somente a Deus mas também a nossos irmãos, e tenhamos feito o melhor possível para eliminar as consequências negativas do mal que fizemos. Às vezes nos perguntamos por que há uma barreira entre nós e Deus; ou por que nossas orações parecem inúteis. É bem possível que nós mesmos sejamos os que levantamos a barreira, ou porque estamos desgostados com nosso próximo, ou porque ofendemos a alguém e não temos feito nada por desculpar essa ofensa.” (BARCLAY)


  1. Evitando a desavença.

  • Os versículos 23 e 24 [de Mateus 25] dizem respeito à adoração; os 25 e 26 dizem respeito ao processo legal.

      • “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mt 5.23,24 (ARC)

      • “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.” Mt 5.25,26 (ARC)

  • Procuram advertir os discípulos quanto ao problema da desavença entre irmãos.

  • Nosso Senhor enfatiza que é preciso buscar uma solução para a desavença entre irmãos fora do tribunal.

  • [Jesus] nos convida a sanar as desavenças entre nós e, assim, preservarmos o bom testemunho.

      • “Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos e não perante os santos? [...] Para vos envergonhar o digo: Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?” 1 Co 6.1,5 (ARC)

          • COMPARE: “Quando algum de vocês tem um desentendimento com outro irmão, como se atreve a recorrer a um tribunal e pedir que injustos decidam a questão em vez de levá-la ao povo santo? [...] Digo isso para envergonhá-los. Ninguém entre vocês tem sabedoria suficiente para resolver essas questões?” 1 Co 6.1,5 (NVT)

      • “Aquela prática que ainda acontece em algumas igrejas nos cultos de Santa Ceia, de sanar desavenças entre os membros, era uma prática presente na Igreja Primitiva. Que possamos continuar procedendo assim para que nossas ofertas e cultos sejam aceitos pelo Senhor.” (GOMES, 2022)

SINÓPSE III

Antes de ofertar, o seguidor de Cristo deve reparar qualquer tipo de desavença.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • Não deixemos que pensamentos, palavras e ações firam o nosso próximo.

  • Nem deixemos que as desavenças tornem-se disputas entre nós.

  • Em caso de desavenças e desentendimento [...] deve-se reconciliar-se imediatamente, [...] pois é isso que o nosso Deus desejou quando escreveu: “Não matarás!”

      • “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” Hb 12.14 (ARC)

          • COMPARE: “Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12.14 (NVT)

      • “Se você quer ser feliz neste mundo e na eternidade, nunca cultive o rancor nem deixe sem curar a divisão entre você e seu irmão. Aja de maneira imediata para eliminar a barreira que a ira levantou entre vocês.” (BARCLAY)

Referências Bibliográficas

ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

BARCLAY, W. Mateus. [S.l.]: [s.n.].

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

COMENTÁRIO do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

EARLE, R.; SANNER, A. E.; CHILDERS, C. L. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2º Trimestre de 2022.

RIENECKER, F. Comentário Esperança: Evangelho de Mateus. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1998.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento. Santo André: Geográfica, v. II, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 4 - RESGUARDANDO-SE DE SENTIMENTOS RUINS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 4 - RESGUARDANDO-SE DE SENTIMENTOS RUINS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf