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“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.”
(1 Co 11.26)
A Ceia do Senhor, como uma ordenança, celebra a comunhão do crente com o Senhor ressuscitado.
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1 Coríntios 11.17-34
17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18 - Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19 - E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20 - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor.
21 - Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se.
22 - Não tendes, porventura, casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisso não vos louvo.
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 - e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
29 - Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 - Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. 31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33 - Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco
1º OBJETIVO: Apresentar a natureza da Ceia do Senhor na Tradição Cristã;
2º OBJETIVO: Mostrar o propósito da Ceia do Senhor;
3º OBJETIVO: Refletir a respeito do modo de celebração da Ceia do Senhor.
PALAVRA-CHAVE: Comunhão
A Ceia do Senhor é uma ordenança dada por Jesus à Igreja.
O cristão pode contemplar a Ceia sob três perspectivas:
Passado: Cristo entregando-se em sacrifício vicário na cruz;
Presente: quando vê sua real condição diante de Deus e como foi alcançado pela graça de Deus;
Futuro: Expectativa e esperança na Segunda Vinda de Cristo.
Deve ser celebrada com reverência, júbilo e expectativa.
"A Ceia, assim como o batismo em águas, é um símbolo visível que expressa uma realidade espiritual invisível. É, portanto, a celebração de nossa comunhão com o Cristo vivo." José Gonçalves
O romanismo compreende de forma literal as expressões:
“isto é o meu corpo” (Lc 22.19);
“Este cálice é[...] meu sangue” (Lc 22.20).
[Para eles], os elementos da Ceia se convertem no corpo e no sangue de Cristo.
Esse ensino é conhecido como transubstanciação.
Há pelo menos dois problemas com essa interpretação:
Quando Jesus celebrou a última Páscoa, não poderia estar fisicamente no pão e no cálice.
Jesus disse, por exemplo, que ele era a porta.
Ele não se referia a uma porta literal.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” Jo 10.9
A tradição luterana nega que os elementos da Ceia se convertem no corpo e no sangue de Cristo.
Afirma que o corpo físico de Jesus está presente no pão da Ceia.
Esse entendimento é denominado de consubstanciação.
A tradição pentecostal entende que:
o pão e o vinho não se convertem fisicamente no corpo de Jesus;
Jesus não está presente fisicamente neles.
O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.
Jesus se faz presente espiritualmente [na] Ceia.
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mt 18.20
Enfatizamos o aspecto memorial na celebração da Ceia do Senhor.
A Ceia do Senhor é para quem está em comunhão, e não para dar comunhão.
“No século XIII, por exemplo, o ritual católico concernente à eucaristia foi alterado radicalmente quando só o pão passou a ser entregue aos leigos, mas não o vinho. Havia o medo de o vinho — no caso, o "sangue real" de Jesus — ser derramado durante a cerimônia e, dessa forma, ser profanado.” José Gonçalves
“Tendo Jesus ministrado pessoalmente os dois elementos aos seus discípulos, fica cabalmente demonstrado que as expressões "isto é o meu corpo" e "isto é o meu sangue" não são literais, mas referem-se a uma linguagem metafórica.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“Cristo, ao falar do pão, "isto é o meu corpo", quis dizer que o pão representava o seu corpo. O "cálice" representava o seu sangue derramado no Calvário para a ratificação do "Novo Testamento" (v. 25). Comer o pão e beber o cálice significam proclamar e aceitar os benefícios da morte sacrificial de Cristo (v. 26).” Bíblia de Estudo Pentecostal
Paulo destacou como propósito dessa celebração “anunciar a morte do Senhor”.
“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” 1Co 11.26
A Ceia do Senhor aponta para o Calvário.
A vitória de Cristo sobre o pecado, a morte e o Diabo.
“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.” Hb 2.14,15
Fomos justificados e reconciliados com Deus.
“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2Co 5.21
Celebramos a vitória de Jesus na cruz, que também é nossa.
“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.”Ap 12.11
A Ceia do Senhor proclama a sua segunda vinda.
“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” 1Co 11.26
Quando essa esperança é perdida, a igreja se seculariza.
Na Ceia do Senhor, a igreja também mantém o seu olhar no futuro, esperando e ansiando por sua Segunda Vinda.
A Igreja lembra que é peregrina e que sua pátria não é aqui.
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” Fp 3.20,21
[Divisão entre irmãos] era um problema recorrente entre os coríntios e estava presente também na Ceia do Senhor.
“Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós.” 1Co 1.11
“Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.“ 1Co 11.17
COMPARE: “Nas instruções a seguir, porém, não posso elogiá-los, pois, quando vocês se reúnem, fazem mais mal que bem.“ 1Co 11.17 NVT
O clima fraterno e de comunhão deixara de existir.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” At 2.42
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1Jo 1.7
Alguns não esperavam pelos outros para celebrarem a Ceia juntos.
“Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se.” 1Co 11.21
Quando há divisão, litígios e intrigas entre os crentes, a celebração perde todo o seu sentido.
"Reserve tempo para se preparar espiritualmente para a ceia do Senhor. Relembre com gratidão o sacrifício de amor que Cristo fez por você. Permita que a realidade de que seus pecados estão perdoados 0 motivem a amá-lo e servi-lo melhor." Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“a Ceia do Senhor tem uma dimensão escatológica. Ao participarmos dela, antecipamos a alegria pela sua segunda vinda e pela reunião da Igreja com Ele para toda a eternidade.” Stanley Horton
“CREMOS, professamos e ensinamos que a Ceia do Senhor é o rito da comunhão e ilustra a continuação da vida espiritual.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“A Ceia do Senhor é um ato de comunhão (gr. koinonia) com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo (10.16,17).” Bíblia de Estudo Pentecostal
Paulo advertiu sobre o perigo de participar da Ceia indignamente.
Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” 1Co 11.27
“Indignamente” está relacionado ao modo como os coríntios estavam comendo a Ceia:
de maneira desordenada:
quando não esperavam um pelos outros;
de maneira indisciplinada:
quando comiam mais do que os outros
de maneira irreverente:
quando se embriagavam.
“Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se. Não tendes, porventura, casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisso não vos louvo.” 1Co 11:21-22
Se em lugar de um advérbio (modo), Paulo tivesse usado um adjetivo (estado), ninguém poderia participar da Ceia.
“Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” 1Co 11.27
Não participamos porque somos dignos, mas pela graça de Deus.
Ninguém [deve] pensar que pode participar da Ceia vivendo deliberadamente em pecado.
Pecado não confessado atrai o juízo divino.
A Ceia do Senhor [não é a celebração de um] funeral.
A Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou.
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, [...].” 1Co 15:3,4
Deve ser uma celebração reverente e festiva [de abundante alegria].
“[...] Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.” 1Co 5:7-8
Nosso Redentor vive e, devemos demonstrar isso.
“Os coríntios não estavam discernindo o propósito da Ceia, pois participavam como se estivessem participando de uma refeição qualquer.” José Gonçalves
“a Ceia do Senhor é uma cerimônia de que devemos participar com discernimento.” José Gonçalves
“Comer indignamente é participar da mesa do Senhor com um espírito indiferente, egocêntrico e irreverente, sem qualquer intenção ou desejo de abandonar os pecados conhecidos e de aceitar o concerto da graça com todas as suas promessas e deveres.” Bíblia de Estudo Pentecostal
“Não discernir o “corpo do Senhor” significa não entender o significado da ceia do Senhor e não distingui-la de uma refeição comum.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“A consciência dos seus pecados não deve afastá-lo da ceia do Senhor, mas levá-lo a se preparar e a participar dela.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“A Igreja vem proclamar não um herói morto, mas um Salvador ressuscitado e vencedor.” Stanley Horton
“O crente que participa da Ceia do Senhor compartilha de um memorial que tem como função celebrar a morte de Cristo não com lamento, mas com alegria, haja vista que a Sua morte é a razão pela qual alcançamos o perdão de nossos pecados e a reconciliação com Deus.” Revista Ensinador Cristão
A Ceia do Senhor não é um sacramento;
[não] concede graça nem comunhão a quem não tem.
O direito de celebrar é o resultado da graça [de Deus].
É um ato que não pode ser celebrado de qualquer maneira, nem por quem vive deliberadamente em pecado.
“A Ceia deve ser celebrada como um ato de gratidão por aqueles que já compreenderam a dimensão da graça que lhes trouxe a salvação e, por esse motivo, não vivem na prática do pecado.” Revista Ensinador Cristão
1. Qual é a posição da maioria dos pentecostais em relação aos elementos da Ceia do Senhor?
O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Contudo, Jesus se faz presente espiritualmente nos símbolos da Ceia (Mt 18.20). E também há o aspecto memorial da Ceia do Senhor.
2. Para o que a Ceia do Senhor aponta?
A Ceia do Senhor aponta para o Calvário.
3. Que tipo de sentido está presente na Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor proclama a sua segunda vinda (1 Co 11.26). Logo, há um sentido escatológico na celebração da Ceia do Senhor.
4. Qual foi a advertência de Paulo em relação à Ceia do Senhor?
Concernente à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobe o perigo de participar da Ceia indignamente (1 Co 11.27).
5. O que a Ceia do Senhor celebra?
A Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4).
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