Lição 9 - As Histórias e as Poesias Falam ao Coração (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra." Sl 119.107 (ARC)

COMPARE: "Sofri muito, ó Senhor; restaura minha vida, como prometeste." Sl 119.107 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

Os livros históricos e poéticos mostram a soberania e a sabedoria divinas. O relato dessas verdades produz fé e esperança em nossos corações.

Segunda - Js 21.45

Deus controla o curso da história humana;

Terça - 2 Tm 2.13

Deus é fiel o tempo todo;

Quarta - Jó 28.28

A sabedoria requer ações práticas;

Quinta - Pv 31.30

A pessoa temente a Deus recebe honra;

Sexta - Mt 10.29,30

Nada acontece fora da vontade divina;

Sábado - Pv 4.23

Do coração procedem as fontes da vida.

LIÇÃO 9 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Destacar as narrativas de Josué e Juízes e apresentar as histórias dos reis de Israel e Judá;

2º OBJETIVO: Conhecer a estrutura e características da literatura bíblica poética e de sabedoria;

3º OBJETIVO: Mostrar os princípios práticos para a vida cristã.

PALAVRA-CHAVE: Coração

INTRODUÇÃO

  • Para contar as histórias do povo de Deus, os livros históricos servem-se da literatura chamada de “narrativa”;

      • “A narrativa é um tipo literário que abrange mais de 40% do Antigo Testamento. O termo narrativa é preferido no uso técnico para o registro da história. Toda a narrativa é constituída de enredo, trama e personagens. Contudo, ao contrário das narrativas humanas que, por questões ideológicas, tendem a impor o falso como verdadeiro, a narrativa bíblica é divinamente inspirada, totalmente verídica, Deus é o autor e personagem principal.” (BAPTISTA, 2022)

  • Os livros poéticos e de sabedoria recorrem ao “texto lírico” com o propósito de despertar sentimentos.

  • Estudaremos as experiências e as instruções relatadas nesses livros, cuja mensagem fortalece os nossos corações.

      • “Nos livros históricos da Bíblia, Deus fala acerca do homem; nos livros proféticos, Deus fala ao homem, e nos Salmos, o homem fala a Deus” (PEARLMAN, 2020)

I - AS HISTÓRIAS DO ANTIGO TESTAMENTO

  1. Os livros históricos.

  • Após a morte de Moisés, Deus chamou Josué para liderar o povo na conquista da Terra Prometida.

      • “E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Js 1.1,2 (ARC)

  • Os registros dessa experiência com Deus, e da posse da terra, são chamados de “livros históricos”.

  • São um total de 12 volumes, que retratam a história de Israel desde a entrada em Canaã [...] até o tempo de Esdras e Neemias [...].

  • Israel experimentou providência, proteção e juízo divino.

  • Esses relatos demonstram que Deus controla o curso da história.

      • “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.” Js 21.45 (ARC)


  1. As histórias dos Juízes.

  • Depois de Josué, os juízes governaram Israel até ao profeta Samuel.

      • “E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. [...] E, depois disto, por quase quatrocentos e cinquenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.” At 13.19,20 (ARC)

          • COMPARE: “Destruiu sete nações em Canaã e deu seu território a Israel como herança. Tudo isso levou cerca de quatrocentos e cinquenta anos. “Depois, Deus lhes deu juízes para governá-los até o tempo do profeta Samuel.” At 13.19,20 (NVT)

  • São cerca de 400 anos da história com a atuação de doze líderes (Jz 3.11–16.30).

  • Nessa época, não havia rei em Israel; e cada um andava como queria.

      • “Naqueles dias, não havia rei em Israel, e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel lhe não havia caído em herança bastante sorte.” Jz 18.1 (ARC)

      • “Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.” Jz 21.25 (ARC)

  • A nação [...] fez “o que parecia mal aos olhos do Senhor”. Como resultado, os israelitas foram subjugados pelas nações vizinhas.

      • “E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito anos. [...] Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor; então, o Senhor esforçou a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel, porquanto fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor.” Jz 3.7,8,12 (ARC)

          • COMPARE: “Os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Esqueceram-se do Senhor, seu Deus, e serviram às imagens de Baal e aos postes de Aserá. Então a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou a Cusã-Risataim, rei de Arã-Naaraim. E os israelitas serviram a Cusã-Risataim durante oito anos. [...] Mais uma vez, os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Por isso, o Senhor deu a Eglom, rei de Moabe, poder sobre Israel.” Jz 3.7 (NVT)

      • “Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu na mão dos midianitas por sete anos.” Jz 6.1 (ARC)

      • “E a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e vendeu-o em mão dos filisteus e em mão dos filhos de Amom.” Jz 10.7 (ARC)

  • Mediante o arrependimento do povo, Deus levantava libertadores para resgatar Israel da opressão.

      • “E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou aos filhos de Israel um libertador, e os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.” Jz 3.9 (ARC)

      • “Então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador: Eúde, filho de Gera, benjamita, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas.” Jz 3.15 (ARC)

      • “Depois dele, foi Sangar, filho de Anate, que feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.” Jz 3.31 (ARC)

          • COMPARE: “Depois de Eúde, Sangar, filho de Anate, libertou Israel. Certa vez, ele matou seiscentos filisteus com um ferrão de conduzir bois.” Jz 3.31 (NVT)

      • “E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor, por causa dos midianitas,” Jz 6.7 (ARC)

      • “Então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins.” Jz 10.10 (ARC)

  • Essas histórias apontam para a fidelidade e a misericórdia divinas.

      • “se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” 2 Tm 2.13 (ARC)


  1. As histórias dos Reis.

  • Por volta do ano 1050 a.C., Saul [é constituido] como rei em Israel.

      • “Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.” 1 Sm 8.4-7 (ARC)

          • COMPARE: “Por fim, as autoridades de Israel se reuniram em Ramá para discutir essa questão com Samuel. Eles disseram: “Olhe, o senhor está idoso e seus filhos não seguem seu exemplo. Escolha um rei para nos julgar, como ocorre com todas as outras nações”. Samuel não gostou de que lhe tivessem pedido um rei e buscou a orientação do Senhor. O Senhor lhe respondeu: “Faça tudo que eles pedem, pois é a mim que rejeitam, e não a você. Eles me rejeitaram como seu rei.” 1 cm 8.4-7 (NVT)

      • “E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo.” 1 Sm 9.17 (ARC)

  • Saul [foi rejeitado como rei de Israel pelo Senhor] [...] Então, Davi foi escolhido e recebeu a promessa de um reino que não teria fim.

      • “Então, disse o Senhor a Samuel: Até quanto terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido um rei.” 1 Sm 16.1 (ARC)

          • COMPARE: “O Senhor disse a Samuel: ‘Você já lamentou o suficiente por Saul. Eu o rejeitei como rei de Israel. Agora, encha uma vasilha com óleo e vá a Belém. Procure um homem chamado Jessé, que vive ali, pois escolhi um dos filhos dele para ser rei’.” 1 Sm 16.1 (NVT)

      • “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” 2 Sm 7.16 (ARC)

          • COMPARE: “Sua casa e seu reino continuarão para sempre diante de mim, para sempre, e seu trono será estabelecido para sempre.” 2 Sm 7.16 (NVT)

  • Salomão lhe sucedeu, e após a sua morte, o reino se dividiu: Israel no Norte; e Judá no Sul.

  • Ambos os reinos, rebelaram-se contra Deus, e foram para o exílio.

  • Em 539 a.C., cumprindo sua promessa, Deus restaurou o trono de Davi.

  • E, do reino de Judá, a esperança messiânica se cumpriu em Jesus.

      • “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim.” Lc 1.31-33 (ARC)

  • Essas narrativas mostram que os planos do Senhor não podem ser frustrados.

      • “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.” Jó 42.2 (ARC)

          • COMPARE: “Sei que podes fazer todas as coisas, e ninguém pode frustrar teus planos.” Jó 42.2 (NVT)

SINÓPSE I

As histórias presentes na Bíblia são verdadeiras e dão testemunho da fidelidade e misericórdia divinas.

DINÂMICA 1

II - OS LIVROS POÉTICOS (E DE SABEDORIA) DO ANTIGO TESTAMENTO

  1. Os livros sapienciais e poéticos.

  • Cinco livros do AT são chamados de “escritos sapienciais” e “poéticos” [...], são eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

  • Eclesiastes foi escrito quase todo em prosa e os outros livros foram redigidos, em sua maioria, em forma de poesia.

      • A prosa retrata o modo como normalmente falamos.

      • A poesia expressa sentimentos e pensamentos mediante versos que atingem o intelecto e as emoções.

  • Na Bíblia, esse gênero literário trata da aplicação da verdade divina à experiência humana, refere-se à sabedoria prática mais do que teórica.

      • “Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” Jó 28.28 (ARC)

      • “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Sl 19.7 (ARC)

      • “Aplica à disciplina o teu coração e os teus ouvidos, às palavras do conhecimento.” Pv 23.12 (ARC)

      • “Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.” Ec 7.12 (ARC)


  1. Eclesiastes, Provérbios e Jó.

  • O tema de Eclesiastes está na frase “é tudo vaidade” indicando a efemeridade da vida humana.

      • “Vaidade de vaidades! — diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.” Ec 1.2 (ARC)

          • COMPARE: ““Que grande inutilidade!”, diz o mestre. “Que grande inutilidade! Nada faz sentido!”.” Ec 1.2 (NVI)

  • Ao final [de Eclesiastes], o autor declara que o sentido da vida é “teme a Deus e guarda os seus mandamentos”.

      • “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.” Ec 12.13 (ARC)

          • COMPARE: “Aqui termina meu relato. Esta é minha conclusão: tema a Deus e obedeça a seus mandamentos, pois esse é o dever de todos.” Ec 12.13 (NVT)

  • O tema de Provérbios afiança que “o temor do Senhor é o princípio da ciência [sabedoria]”.

      • “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1.7 (ARC)

      • “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência.” Pv 9.10 (ARC)

  • Observar os princípios divinos nos faz pessoas sábias.

  • Uma pessoa temente a Deus é digna de ser honrada.

      • “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” Pv 31.30 (ARC)

          • COMPARE: “Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” Pv 31.30 (NVT)

  • O tema de Jó é o sofrimento, mostrando que a dor não é racional e que é preciso sempre confiar no Senhor.

      • “e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1.21 (ARC)

          • COMPARE: “e disse: “Saí nu do ventre de minha mãe, e estarei nu quando partir. O Senhor me deu o que eu tinha, e o Senhor o tomou. Louvado seja o nome do Senhor!”.” Jó 1.21 (NVT)


  1. Salmos e Cantares de Salomão.

  • Salmos [...] significa “louvor” e sinaliza que a mensagem principal do livro é louvor, oração e adoração.

  • Também é um livro de instrução, porque nos mostra como servir ao Senhor.

      • “Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da sua santidade.” Sl 29.2 (ARC)

          • COMPARE: “Honrem o Senhor pela glória de seu nome, adorem o Senhor no esplendor de sua santidade.” Sl 29.2 (NVT)

      • “Regozijai-vos no Senhor, vós, justos, pois aos retos convém o louvor. [...] Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” Sl 33.1,3 (ARC)

          • COMPARE: “Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; é apropriado que os íntegros o louvem. Entoem para ele um novo cântico, toquem com habilidade e cantem com alegria.” Sl 33.1,3 (NVT)

      • “O livro dos Salmos é uma coletânea de poesia hebraica inspirada pelo Espírito Santo; descreve a adoração e as experiências espirituais do povo de Deus no Antigo Testamento. É a parte mais íntima e pessoal deste testamento, pois nos mostra como era o coração dos fiéis naquele tempo, e a sua comunhão com Deus. [...] Nos Salmos, percebe-se como Deus toca todas as emoções da alma piedosa, produzindo cânticos de louvor, confissão, adoração, ações de graças, esperança e instrução. Até hoje, não foi achada linguagem melhor para que nós nos expressemos diante de Deus. As palavras dos Salmos são a linguagem da alma.” (PEARLMAN, 2020)

  • O livro de Cantares ilustra o compromisso, a intimidade e o amor que deve existir no casamento.

      • “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios.” Ct 6.3 (ARC)

SINÓPSE II

Os livros poéticos e de sabedoria expressam de forma bela, singela e prática a verdade e a sabedoria de Deus.

DINÂMICA 2

III - UMA MENSAGEM AO CORAÇÃO

  1. Uma mensagem de soberania.

  • A Bíblia descreve o que Deus fez na vida das pessoas e por meio delas. Por exemplo:

      • Deus conduziu Josué na travessia do Jordão [...e] o acesso à Terra Prometida.

          • “porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas que de cima descem pararão num montão.” Js 3.13 (ARC)

              • COMPARE: “Os sacerdotes levarão a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra. Assim que seus pés tocarem as águas do Jordão, a correnteza será interrompida rio acima, e as águas se levantarão como um muro”.” Js 3.13 (NVT)

          • “E sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus que habitavam desta banda do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus que estavam ao pé do mar que o Senhor tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passamos, derreteu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.” Js 5.1 (ARC)

              • COMPARE: “Quando todos os reis amorreus a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam junto ao mar souberam como o Senhor havia secado o Jordão para que os israelitas atravessassem, perderam o ânimo e se encheram de medo por causa deles.” Js 5.1 (NVT)

      • Deus levantou nações para punir a rebeldia de seu povo e ainda proveu o meio de escape, a fim de evitar a extinção da nação eleita.

          • “E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, teríamos sido feitos como Sodoma e seríamos semelhantes a Gomorra.” Rm 9.29 (ARC)

              • COMPARE: “E, como Isaías tinha dito em outra passagem: “Se o Senhor dos Exércitos não houvesse poupado alguns de nossos filhos, teríamos sido exterminados como Sodoma e destruídos como Gomorra”.” Rm 9.29 (NVT)

      • Conservou a nação de Judá e assim preparou o- caminho para a vinda do Messias prometido.

          • “E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel,” At 13.21-23 (ARC)

  • Deus é soberano, Ele age na história e nada acontece fora da sua vontade.

      • “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Mt 10.29-31 (ARC)

          • COMPARE: “Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Quanto a vocês, até os cabelos de sua cabeça estão contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.” Mt 10.29-31 (NVT)


  1. Uma mensagem de sabedoria.

  • Deus é a fonte da sabedoria, e o propósito da sabedoria é agradar a Deus.

      • “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” Pv 2.6 (ARC)

  • Todo o conselho prático está subordinado à sabedoria divina. Dentre eles, citamos:

      • andar retamente;

          • “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade,” Pv 2.7 (ARC)

      • fugir da luxúria;

          • “para te livrar da mulher estranha e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras,” Pv 2.16 (ARC)

              • COMPARE: “Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras,” Pv 2.16 (NVI)

      • não ser preguiçoso;

          • “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.” Pv 6.6 (ARC)

              • COMPARE: “Aprenda com a formiga, preguiçoso! Observe como ela age e seja sábio.” Pv 6.6 (NVT)

      • manter boa reputação;

          • “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.” Pv 22.1 (ARC)

              • COMPARE: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; ser estimado é melhor que prata e ouro.” Pv 22.1 (NVT)

      • tomar cuidado no falar;

          • “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.” Ec 5.2 (ARC)

              • COMPARE: “Não se precipite em fazer promessas nem em apresentar suas questões a Deus. Afinal, Deus está nos céus, e você, na terra; portanto, fale pouco.” Ec 5.2 (NVT)

      • não confiar no dinheiro;

          • “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.” Ec 5.10 (ARC)

              • COMPARE: “Quem ama o dinheiro nunca terá o suficiente. Quem ama a riqueza nunca se satisfará com o que ganha. Não faz sentido viver desse modo!” Ec 5.10 (NVT)

      • viver com alegria;

          • “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.” Ec 9.7

              • COMPARE: “Portanto, coma sua comida com prazer e beba seu vinho com alegria, pois Deus se agrada disso.” Ec 9.7 (NVT)

      • remir o tempo;

          • “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;” Ec 12.1 (ARC)

              • COMPARE: “Não se esqueça de seu Criador nos dias de sua juventude. Honre-o enquanto você é jovem, antes que venham os tempos difíceis e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer em viver”.” Ec 12.1 (NVT)

      • manter a integridade;

          • “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó 1.22 (ARC)

              • COMPARE: “Em tudo isso, Jó não pecou nem culpou a Deus.” Jó 1.22 (NVT)

      • aceitar a repreensão;

          • “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-Poderoso.” Jó 5.17 (ARC)

              • COMPARE: “ ‘Mas como são felizes os que Deus corrige! Não despreze, portanto, a disciplina do Todo-poderoso’.” Jó 5.17 (NVT)

          • “Os ouvidos que escutam a repreensão da vida no meio dos sábios farão a sua morada. O que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.” Pv 15.31,32 (ARC)

              • COMPARE: “Quem dá ouvidos à crítica construtiva se sente à vontade entre os sábios. Quem rejeita a disciplina prejudica a si mesmo, mas quem dá ouvidos à repreensão adquire entendimento.” Pv 15.31,32 (NVT)

      • confiar no Senhor;

          • “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19.25 (ARC)

          • “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Pv 3.5,6 (ARC)

              • COMPARE: “Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.” Pv 3.5,6 (NVT)

      • desfrutar do verdadeiro amor.

          • “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.” Ct 8.7 (ARC)

              • COMPARE: “As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios podem afogá-lo. Se algum homem tentasse usar todas as suas riquezas para comprar o amor, sua oferta seria por completo desprezada.” Ct 8.7 (NVT)

  • Essas ações não devem ser observadas de forma legalista.


  1. Uma mensagem de adoração.

  • Os salmos possuem a peculiaridade de expressar as mais profundas emoções do coração humano, tais como:

      • medo, angústia e tristeza;

          • “Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.” Sl 116.3 (ARC)

              • COMPARE: “A morte me envolveu com suas cordas, e os terrores da sepultura me dominaram; não via outra coisa senão sofrimento e tristeza.” Sl 116.3 (NVT)

      • força, segurança e alegria.

          • “O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.” Sl 118.14 (ARC)

  • Refletem o ideal divino da espiritualidade e adoração.

      • “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl 119.11 (ARC)

  • Entre outros retratos da vida espiritual, destacam-se:

      • o coração que confia;

          • “Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.” Sl 3.3 (ARC)

              • COMPARE: “Mas tu, Senhor, és um escudo ao meu redor; és minha glória e manténs minha cabeça erguida.” Sl 3.3 (NVT)

      • o coração contrito;

          • “Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.” Sl 6.1 (ARC)

      • o coração que glorifica;

          • “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!” Sl 8.1 (ARC)

      • o coração agradecido;

          • “Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.” Sl 30.1 (ARC)

              • COMPARE: “Eu te exaltarei, Senhor, pois me livraste; não permitiste que meus inimigos rissem de mim.” Sl 30.1 (NVT)

      • o coração arrependido.

          • “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Sl 51.1 (ARC)

              • COMPARE: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia.” Sl 51.1 (NVT)

SINÓPSE III

Os sentimentos do coração estão impressos na história, na poesia da Bíblia, que nos ensinam a respeito da verdadeira adoração.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A experiência do povo de Deus na conquista e posse da Terra Prometida aponta para a soberania divina.

  • O texto bíblico em prosa e poesia revela a sabedoria divina, que deve ser aplicada em nosso viver diário.

  • Essa mensagem alegra o nosso coração.

      • “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” Pv 17.22 (ARC)

          • COMPARE: “O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido consome as forças.” Pv 17.22 (NVT)

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida, 2006.

PEARLMAN, M. Salmos: adorando a Deus com os filhos de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 9 - AS HISTÓRIAS E AS POESIAS FALAM AO CORAÇÃO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 9 - AS HISTÓRIAS E AS POESIAS FALAM AO CORAÇÃO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf