Lição 3 - A Conversão de Saulo de Tarso (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 4º Trimestre de 2021 – Adultos – O apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Elienai Cabral. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” At 9.3,4 (ARC)

COMPARE: Quando se aproximava de Damasco, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor. 4Ele caiu no chão e ouviu uma voz lhe dizer: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A verdadeira conversão a Cristo leva em conta o arrependimento, a fé em Jesus e uma completa transformação no pensamento, vontade e ação do homem.

Segunda - Ef 2.8; Tt 2.11

A graça de Deus opera na conversão

Terça - Rm 3.23,24

A graça é um favor outorgado por Deus na conversão

Quarta - Ef 4.22

Conversão é o despojamento do velho homem

Quinta - Ef 4.23,24

Conversão é o revestimento do novo homem

Sexta - Jo 16.7,8

O Espírito Santo atua para o arrependimento na conversão

Sábado - Sl 51.1; 2 Co 7.10

A conversão manifesta a tristeza pelo pecado

LIÇÃO 3 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apresentar a conversão de Saulo como ato da graça de Deus;

2º OBJETIVO: Relacionar a conversão de Saulo com a doutrina bíblica da conversão;

3º OBJETIVO: Elencar três faculdades interiores que são transformadas na conversão.

Jesus nos salva por meio da graça e nós respondemos com arrependimento e fé.” Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • A conversão de Saulo de Tarso, foi um dos mais importantes acontecimentos da história do Cristianismo.

      • “A conversão de Saulo de Tarso, o vulto que se tornou como o universalmente conhecido apóstolo Paulo, é um dos eventos da mais alta importância na história da Igreja, e assim, do mundo.” (BOYER, 2013)

      • “Julga-se, com razão, importante sua conversão pelo fato desse evento ser narrado três vezes em Atos dos Apóstolos: A primeira vez, como escrito por Lucas para nós, cap. 9. A segunda vez, como contada pelo apóstolo Paulo ao grande concurso de judeus na cidade de Jerusalém, cap. 22. A terceira vez, como narrada pelo apóstolo perante as autoridades romanas, cap.26.” (BOYER, 2013)

  • Ele [Saulo] passou por uma mudança radical na forma de pensar acerca do nosso Senhor.

  • De um modo poderoso, Jesus chamou [...] Saulo, e este mudou de atitude por meio de uma impactante experiência sobrenatural.

  • Se por um lado Cristo tomou a iniciativa; por outro, Saulo respondeu com arrependimento e fé.

I - A CONVERSÃO DE SAULO: UM ATO DA GRAÇA DE DEUS

  1. A conversão de Saulo e sua experiência sobrenatural.

  • [No caminho de Damasco Saulo foi] surpreendido pelo resplendor do céu, mais forte que a luz do sol do meio-dia.

      • “Não sabemos se viajaram a pé ou a cavalo. Mas foi ao meio dia (At 22.6) [...] Descobre-se o ardor do fanatismo de Saulo e seu grupo em perseguir os discípulos de Cristo não somente pela distância que viajaram mas pelo fato de viajarem durante as horas de mais calor, quando outros viajantes descansavam.” (BOYER, 2013)

  • O perseguidor da igreja caiu por terra e ficou cego.

      • “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? [...] E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.” At 9.3,4,8 (ARC)

      • “Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? [...] E, como eu não via por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo e cheguei a Damasco.” At 22.6,7,11 (ARC)

      • “Sobre o que, indo, então, a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.” At 26.12-14 (ARC)

      • “A experiência dramática da luz resplandecente sobre Saulo de Tarso, derrubando-o por terra e deixando-o cego, foi tão forte que ele teve que ser conduzido a uma casa em Damasco (At 9.3,4). Nada diz que ele estivesse montado num cavalo ou nos lombos de um camelo, como alguns pregadores afoitamente declaram.” (CABRAL, 2021)

      • “Então, de repente, Saulo estava no chão! Não foi derrubado por uma insolação nem por um ataque de epilepsia, mas pelo encontro pessoal com Jesus Cristo.” (WIERSBE, 2006)

  • A voz do próprio Senhor que o confrontou de forma impactante: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” (At 9.4)

      • “Jesus conhecia a Saulo antes de Saulo conhecer a Jesus. O Senhor nos conhece individualmente, antes de conhecermos ao Senhor.” (BOYER, 2013)

      • “O Senhor conhecia a Saulo por nome. Conhecia por nome, também, a Zaqueu (Lc 19.5), a Cornélio (At 10.3) e conhece a todos nós por nome e se interessa por nós constantemente.” (BOYER, 2013)

  • O perseguidor tinha a intenção de acabar de vez com os seguidores de Jesus, mas foi surpreendido por uma experiência sobrenatural.

      • “O grande Saulo de Tarso, instruído e cheio de si mesmo, chegou a saber que não perseguia um grupo de humildes discípulos de Jesus, mas sim, perseguia o Deus altíssimo.” (BOYER, 2013)

  • Segundo seu próprio testemunho, ele viu literalmente a pessoa de Jesus, o Ressurreto, que o despojou de seu “ego” arrogante.

      • “Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.” 1 Co 15.7-9 (ARC)

      • “E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” At 9.17 (ARC)

      • “Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.” At 9.27 (ARC)

      • “Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?” 1 Co 9.1 (ARC)

          • COMPARE: “Acaso não sou livre como qualquer outro? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor, com meus próprios olhos? Não são vocês resultado de meu trabalho no Senhor?” At 9.1 (NVT)

      • “Não foi um êxtase, viu realmente a Jesus e, humilhado por demasiado brilho da glória, lançou-se por terra. Jesus lhe apareceu na Sua glória divina e Saulo jamais se esqueceu dessa cena. Foi uma experiência que transformou por completo toda a sua vida.” (BOYER, 2013)

      • “Paulo não teve uma visão; ele realmente viu o Cristo ressuscitado (At 9.17). Reconheceu a Jesus como o Senhor, confessou seu pecado, entregou sua vida a Cristo e decidiu obedecê-lo. A verdadeira conversão é consequência de um encontro pessoal com Jesus Cristo e leva a uma nova vida, que implica um relacionamento com Ele.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A iniciativa de Jesus para transformar a mente de Saulo.

  • O impacto da visão resplandecente no caminho para Damasco tomou Saulo de surpresa.

      • “Naquele dia, Saulo de Tarso fez algumas grandes descobertas. Em primeiro lugar, descobriu, para sua surpresa, que, de fato, Jesus de Nazaré estava vivo! Era acerca dessa fato que os cristãos testemunhavam continuamente, mas Saulo se recusara a aceitar tais testemunhos. Se Jesus estava vivo, Paulo precisava mudar sua opinião a respeito dele e de sua mensagem. Precisava arrepender-se, algo extremamente difícil para um fariseu, uma vez que, a seus próprios olhos, era tão virtuoso.” (WIERSBE, 2006)

  • Dada a dureza do coração de Saulo, o Senhor tomou a iniciativa de sacudir a sua estrutura física, psicológica e espiritual, agindo pessoalmente na sua direção.

      • “Ao aprender sobre a forma gloriosa como o Senhor Jesus Cristo recrutou Paulo para servi-lo e transformá-lo no seu mais fiel soldado, aprendemos que a graça de Deus transforma o mais indigno pecador e o qualifica para realizar grandes coisas para Deus.” (Bíblia do Pregador Pentecostal, 2016)


  1. A graça salvadora se manifestou a Saulo.

  • O ponto de partida da experiência de salvação de todos os homens é a graça de Deus.

      • “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” Ef 2.8 (ARC)

      • “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” Tt 2.11 (ARC)

      • “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,” Rm 3.24 (ARC)

      • “que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,” 2 Tm 1.9 (ARC)

  • Essa graça é o favor imerecido de Deus em que sua justiça é satisfeita na morte expiatória de Jesus.

      • “Paulo explicou [em Rm 3.24] que Deus, por sua graça, pode declarar-nos inocentes. Quando um juiz em um tribunal declara o réu inocente, todas as acusações são retiradas de todos os registros. Legalmente, é como se a pessoa nunca tivesse sido acusada. Quando Deus perdoa nossos pecados, nossa vida fica completamente limpa. Da perspectiva de Deus é como se nunca tivéssemos pecado.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O mérito todo é de Cristo.

  • A graça é favor outorgado por Deus aos pecadores que estão debaixo de sua ira.

      • “Paulo é o exemplo que Deus coloca perante os nossos olhos. O que a graça de Deus fez para ‘o principal dos pecadores’, essa graça nos pode fazer. Nossa exortação é que façamos o que recebemos, ouvimos e vimos dessa apóstolo, Fp 4.9. Notem-se os três itens: 1) Paulo viu a Jesus. 2) Queria saber a vontade de Jesus. 3) Gastou a vida fazendo a vontade de Jesus. A velha missão foi rejeitada (At 9.1); então tinha uma nova, At 26.16-18.” (BOYER, 2013)

  • A conversão de Saulo foi mais do que um convencimento intelectual sobre Jesus; ela foi fruto da obra regeneradora do Espírito Santo em sua vida, levando-o a confessar que Jesus era o Senhor e Salvador de sua vida.

      • “O encontro [de Saulo] com Jesus causou uma mudança radical em sua vida. Todas as suas convicções tiveram de ser repensadas; de perseguidor, tournou-se seguidor. Descobriu que Jesus estava vivo, e que ser cristão não é uma questão de doutrina, mas de ter relacionamento pessoal contínuo com ele [Cristo].” (SAYÃO, 2016)

      • “Paulo perdera sua religião para ganhar a salvação! Em um só instante, descobriu que todas as suas obras de justiça não passavam de trapos imundos aos olhos de Deus e que carecia da justiã de Cristo (Is 64.6).” (WIERSBE, 2006)

SÍNTESE DO TÓPICO I

Jesus teve a iniciativa de transformar Saulo. Essa conversão se deu pelo impacto de uma experiência sobrenatural.

DINÂMICA 1 - LIGAÇÃO RECEBIDA

II - SAULO E A DOUTRINA BÍBLICA DA CONVERSÃO

  1. A conversão começa no arrependimento.

  • A palavra “arrepender-se” no grego bíblico [...] significa “pensar de maneira diferente”, uma disposição interior para mudar.

      • “μετανοεω metanoeo [significa] mudar a mente, isto é, arrepender-se; mudar a mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados passados.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • No NT, “arrepender-se” traz a ideia de tristeza pelos próprios pecados, acompanhada de um desejo de corrigir o rumo.

      • “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 2 Co 7.10 (ARC)

  • É a mudança na mente que induz à correção de caráter e de conduta moral; é a contrição do coração, o desejo de mudar de atitude quanto ao comportamento na vida cotidiana.

      • “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” At 3.19 (ARC)

      • “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lc 15.10 (ARC)

      • “A conversão implica em mudança de pensamentos, de desejos e vontades e deve alterar todo o curso da vida do pecador.” (CABRAL, 2021)

      • “Nossa antiga forma de vida, antes de crermos em Cristo, pertence totalmente ao passado. Devemos deixá-la para trás, como se fosse uma roupa velha a ser jogada fora. Quando decidimos aceitar o presente de Cristo, a salvação (Ef 2.8-10), não houve apenas uma decisão momentânea, mas prosseguimos em um compromisso diário e consciente. Não devemos ser dirigidos por desejos ou impulsos, mas vestirmos nossa nova natureza, caminharmos em uma nova direção e assumirmos a forma de pensar concedida pelo Espírito Santo.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Isso é obra do Espírito Santo.

      • “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:” Jo 16.7,8 (ARC)

  • A conversão é uma parte do processo de salvação do pecador.

      • “que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” Ef 4.22-24 (ARC)

          • COMPARE: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Ef 4.22-24 (NVI)


  1. A conversão de Saulo promoveu uma transformação pessoal.

  • A luz do resplendor do céu cegou-lhe os olhos carnais e o fez ver o Cristo ressuscitado, abrindo-lhe os olhos espirituais para conhecê-lo como Senhor e Salvador.

      • “Os olhos de Saulo foram fechados, para que abrissem os olhos da sua alma. Quantos filhos de Deus testificam que a cegueira dos olhos do corpo é uma das maiores bênçãos. Humilhados por esse suplício, olharam para Jesus e lhes foram abertos os olhos espirituais (Ef 1.18) para contemplarem o que é infinitamente mais glorioso do que tudo aqui na terra.” (BOYER, 2013)

      • “A luz que Paulo viu era sobrenatural, pois era a glória de Deus revelada do céu. Essa luz o deixara cego por três dias (At 9.8,9), mas seus olhos espirituais foram abertos para contemplar o Cristo vivo (2 Co 4.3-6).” (WIERSBE, 2006)

  • Essa experiência sobrenatural e impactante o fez indagar ao Cristo ressuscitado sobre o que deveria fazer.

      • “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.” At 9.6 (ARC)

      • “Então, disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.” At 22.10 (ARC)

  • De uma vontade egoísta e individualista, Saulo demonstra agora completa resignação à vontade soberana de Cristo.

      • “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2.20 (ARC)

      • “Paulo descobriu que não podia mais lutar contra o nome de Jesus. Pelo contrário, ele passou a lutar pelo nome de Jesus expondo-se às ameaças constantes por onde passava.” (CABRAL, 2021)

      • “A transformação era instantânea e profunda. Saulo, determinado a destruir a obra de Deus o mais depressa possível, entrega-se inteiramente para fazer fervorosamente toda a vontade do mesmo Jesus, perguntando: “Que desejas, Senhor, que eu faça?” Era uma nova criatura. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo, 2 Co 4.6.” (BOYER, 2013)

      • “ ‘Senhor, que queres que faça?’ (At 22.10). As palavras indicavam uma entrega incondicional ao Cristo glorificado que lhe apareceu. [...] As palavras revelam, outrossim, o caráter enérgico de Paulo. Sempre pronto para o serviço. A entrega a Cristo que fez naquele instante caracterizou toda a sua carreira missionária.” (PEARLMAN, 2021)

      • “[Saulo] caíra por terra como judeu orgulhoso e cruel. Levantou-se como crente humilhado e quebrantado. Num só momento, Cristo o transformara de feroz fariseu em verdadeiro discípulo. Daquele momento em diante, Saulo era uma nova criatura em Cristo (2 Co 5.17). Morrera Saulo, o fariseu, ressuscitara Saulo, o crente. A antiga comissão fora repudiada (At 9.1,2) pois Saulo tinha recebido uma nova (At 26.16,18).” (PEARLMAN, 2021)

      • “Paulo era acostumado a ser um líder honrado, mas depois de sua conversão, passou a ser um servo subordinado, e Jesus Cristo tornou-se seu Senhor.” (WIERSBE, 2006)

      • “Como perseguidor, era terrível, mas, uma vez tendo se entregue a Jesus Cristo, a sua lealdade foi absoluta, e o seu serviço, transbordante.” (BRUCE, 2008)


  1. A conversão faz parte da doutrina bíblica da Salvação.

  • A verdadeira conversão é a que nasce da tristeza para com o pecado e o reconhecimento de que o homem precisa “dar meia volta” para Deus.

      • “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” At 3.19 (ARC)

          • COMPARE: “Agora, arrependam-se e voltem-se para Deus, para que seus pecados sejam apagados.” At 3.19 (NVT)

  • A conversão é uma manifestação externa da regeneração operada pelo Espírito no interior do homem, que implica mudança de pensamento, vontade e ação; uma mudança que altera todo o curso da vida do pecador.

      • “e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Ef 4.24-32 (ARC)

  • É o ato divino pelo qual Deus faz com que o pecador volte para Ele em arrependimento e fé.

  • Uma verdadeira conversão revela uma poderosa transformação na vida do convertido.

SÍNTESE DO TÓPICO II

A conversão do homem começa no arrependimento e perpassa a transformação pessoal.

DINÂMICA 2 - OUÇA, VIRE E ACERTE O ALVO

III - AS TRÊS FACULDADES INTERIORES TRANSFORMADAS NA CONVERSÃO

  1. Faculdade intelectual.

  • O homem muda o seu modo de pensar e reconhece sua condição de pecador.

  • A Bíblia chama isso de “conhecimento do pecado”:

      • “Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Rm 3.20 (ARC)


  1. Faculdade das emoções.

  • O pecador experimenta uma mudança de sentimentos na vida interior, onde se manifesta a tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo.

      • “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 2 Co 7.10 (ARC)

          • COMPARE: “Porque a tristeza que é da vontade de Deus conduz ao arrependimento e resulta em salvação. Não é uma tristeza que causa remorso. Mas a tristeza do mundo resulta em morte.” 2 Co 7.10 (NVT)

      • “Esse impacto da visão gloriosa na sua vida moveu com o emocional de Saulo, e ele pôde crer que o seu perseguido era o Cristo.” (CABRAL, 2021)

  • No AT, o salmista Davi demonstra tristeza pelo seu pecado e roga por misericórdia:

      • “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Sl 51.1 (ARC)

          • COMPARE: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia.” Sl 51.1 (NVT)


  1. Faculdade da vontade.

  • O pecador agora pode pensar, desejar e fazer o que deve ser feito para a glória de Deus.

      • “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” Fp 4.8,9 (ARC)

  • Como imagem de Deus, o homem foi dotado com a faculdade de escolher livremente.

      • Infelizmente, o pecado fez a separação entre a vontade do homem e a de Deus.

      • Por isso, o Espírito Santo atua para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo para, então, tornar unir sua vontade com a de Deus.

          • “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:” Jo 16.8 (ARC)

  • [O homem não perdeu o livre-arbítrio.] Com o auxílio da graça divina, e ajudado pelo Espírito Santo, o homem pode escolher, decidir e mudar de vida.

      • “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,” Dt 30.19 (ARC)

      • “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24.15 (ARC)

      • “Deus não impõe sua vontade a ninguém. Ele permite que decidamos se queremos aceitá-lo ou rejeitá-lo. No entanto, esta decisão é uma questão de vida ou morte. Deus deseja que compreendamos isto, pois quer que todos optem pela vida. Diariamente, em cada nova situação, precisamos afirmar e fortalecer este compromisso!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SÍNTESE DO TÓPICO III

As três faculdades interiores transformadas na conversão são a intelectual, a das emoções e a da vontade.

DINÂMICA 3 - CONVERSÃO

CONCLUSÃO

  • A conversão é uma obra divina em que o homem responde com arrependimento e fé.

  • Na conversão, a soberania de Deus “caminha de mãos dadas” com a responsabilidade humana.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA do Pregador Pentecostal. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2016.

BOYER, O. S. Espada Cortante 2: Lucas, João e Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2008.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2021.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

PEARLMAN, M. Atos: Estudo do Livro de Atos e o Crescimento da Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento. Santo André: Geográfica, v. II, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 3 - A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 3 - A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf