Lição 9 - O Batismo - A Primeira Ordenança da Igreja (COM SLIDES E DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2024 – Adultos – O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo – Comentarista Pr. José Gonçalves. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias. 

TEXTO ÁUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” 

(Mt 28.19)

VERDADE PRÁTICA

O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.

LEITURAS DIÁRIAS

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LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 6.1-11

1 - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? 

2 - De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 

3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 

4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 

5 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 

6 - sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. 

7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado. 

8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 

9 - sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.

10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 

11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

LIÇÃO COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Pontuar os pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;

2º OBJETIVO: Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;

3º OBJETIVO: Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.

PALAVRA-CHAVE: Batismo

INTRODUÇÃO

“Cristo estabeleceu o modelo para o batismo cristão quando Ele mesmo foi batizado por João, no início de seu ministério público (Mt 3.13-17). Posteriormente, ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, fazendo discípulos, ‘batizando-os em [gr. eis – ‘para dentro de’] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28.19). Cristo, portanto, instituiu a ordenança do batismo, tanto pelo seu exemplo quanto pelo seu mandamento.” Stanley Horton

I -  PRESSUPOSTOS BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO



“Agostinho "insistia que o batismo significava remissão de pecados".” José Gonçalves

“Se, por um lado, não é bíblico ensinar que o batismo tem poder salvífíco, isto é, que não há regeneração batismal, por outro lado, também é igualmente errado não ver valor nenhum nesse importantíssimo rito cristão.” José Gonçalves

“Por si só, o batismo não regenera a pessoa, não remove a penalidade, nem a contaminação do pecado, e isto ocorre exclusivamente através do arrependimento dos pecados e colocando em Deus a sua fé.” Roslim Suwandoko e David Duncan

"O batismo não é salvação; somos salvos pela graça mediante a fé. O perdão dos pecados está em conexão com o arrependimento que precede o batismo." Declaração de Fé das Assembleias de Deus

“O contexto bíblico mostra que o batismo não salva: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16.16). Não há menção de batismo na segunda cláusula; isso mostra que a simples falta de fé leva à condenação, e não a falta de batismo. Nós fomos batizados porque já somos salvos e não para sermos salvos." Declaração de Fé das Assembleias de Deus

“O batismo infantil não é um ensino do Novo Testamento.” José Gonçalves

“Agostinho defendia que a igreja deveria batizar as crianças "para a remissão dos pecados — não, de fato, dos pecados que elas cometeram, imitando o exemplo do primeiro pecador, mas dos pecados que contraíram por seu próprio nascimento, dada a corrupção de sua origem".” José Gonçalves

“Não aceitamos nem praticamos o batismo infantil por não haver exemplo de batismo de crianças nas Escrituras e por não ser o batismo um meio da graça salvadora, ou sinal e selo da aliança, que substitui a circuncisão dos israelitas. Também por não ser possível à criança ter consciência de pecado, condição necessária para que ocorra arrependimento. As crianças, em estado pueril, não preenchem esses requisitos.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus

“Cremos e ensinamos que o batismo é apenas para os que primeiramente se arrependem dos seus pecados e creem em Jesus, sendo também necessário pedir para ser batizado.” Declaração de fé das Assembleias de Deus

SINÓPSE I

O Batismo em águas é uma ordenança que deve ser ministrada aos adultos.

II - O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO



“O batismo indica que o crente morreu para o velho modo de viver e entrou na ‘novidade da vida’ mediante a redenção em Cristo. O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com Cristo, ‘mas a pressupõe e a simboliza’.” Stanley Horton

“A experiência [do batismo] é simbólica e representa a identificação do crente com Cristo na morte – a morte para a velha vida do pecado – e na ressurreição – a ressurreição da vida espiritual que capacita o crente para andar numa nova vida de vitória em Cristo.” Roslim Suwandoko e David Duncan

“O batismo é mais do que ser obediente ao mandamento de Cristo. Relaciona-se com o ato de se tornar seu discípulo.” Stanley Horton

“o batismo deve ser compreendido como um passo importante na caminhada com Cristo. Trata-se do testemunho público de fé por parte daquele que se arrependeu da sua velha maneira de viver, converteu-se a fé em Cristo e, desde então, tornou-se uma nova criatura (1Co 5.17).” Revista Ensinador Cristão

“Para aqueles que têm experimentado a nova vida em Cristo, batizar-se não é uma escolha difícil haja vista que já entenderam que não há recompensa em viver morto em pecados.” Revista Ensinador Cristão

“O batismo é efetivamente um sinal exterior de uma obra interior, uma expressão pública de alguém que se decide a servir ao Senhor e de viver segundo os Seus princípios.” Roslim Suwandoko e David Duncan

SINÓPSE II

O Batismo em águas simboliza uma identificação com Cristo e o testemunho público de fé

III - A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO



“A ordem dada por Jesus foi de batizar "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Cremos e praticamos a fórmula que ele mesmo ordenou. Uma ordem dada por Jesus deve ser cumprida.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus

“Aqueles que são batizados em nome do triúno Deus, por esse meio estão testificando que foram submergidos em comunhão espiritual com a Trindade. Desse modo pode-se dizer acerca deles: "A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2 Cor. 13:13).” Myer Pearlman

“Sobre a expressão que aparece quatro vezes no Novo Testamento: "em nome de Jesus Cristo" (At 2.38), "em nome do Senhor Jesus" (At 8.16; 19.5) e “em nome do Senhor" (At 10.48), significa somente que o batismo é realizado na autoridade do nome de Jesus.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus

“Na igreja dos tempos de Paulo, a imersão era a forma usual do batismo; isto é, os novos cristãos eram completamente “sepultados” na água. Eles entendiam que 0 batismo simbolizava a morte e o sepultamento do antigo modo de vida. Sair da água simbolizava a ressurreição para a nova vida com Cristo.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

SINÓPSE III

A fórmula trinitária do Batismo é: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

PRÉ-AULA COM DINÂMICAS E SLIDES

CONCLUSÃO

“Mais do que apenas cumprir um ritual, o batismo deve ser considerado como um novo nível de relacionamento com o Mestre no processo contínuo de discipulado para uma vida cristã.” Revista Ensinador Cristão

REVISANDO O CONTEÚDO

1. Explique o significado da palavra “sacramento”.

A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa.


2. De acordo com a lição, qual é o ensino bíblico sobre o Batismo?

O ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).


3. O que o Batismo simboliza?

O Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.


4. Qual é o propósito do Batismo?

No contexto da fé bíblica, o Batismo é uma pública profissão de fé.


5. Quais são a fórmula e o método bíblico do Batismo?

A fórmula do batismo é trinitária: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o método de batismo é por imersão em águas.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2023.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.

EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.

ENSINADOR CRISTÃO Nº 95 - 4º Trimestre de 2023. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

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