Lição 12 - As Epístolas Instruem e Formam o Cristão (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 1º Trimestre de 2022 – Adultos – A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus – Comentarista Pr. Douglas Baptista. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e amor." 2 Jo 1.3(ARC)

COMPARE: "Graça, misericórdia e paz que vêm de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco, os que vivemos na verdade e no amor." 2 Jo 1.3 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

As epístolas apresentam instruções vitais para a compreensão da doutrina cristã, bem como para a formação dos cristãos.

Segunda - Rm 1.17

Em Cristo descobrimos a justiça de Deus: o justo viverá pela fé

Terça - Ef 1.22,23

Cristo é o cabeça; e a Igreja, o seu Corpo

Quarta - 1 Pedro 1.7

A fé é provada como o ouro é provado pelo fogo

Quinta - 1 Jo 1.6,7

O salvo deve viver em comunhão com os irmãos

Sexta - 2 Co 7.1

O crente deve purificar-se de toda imundícia da carne e do espírito

Sábado - Ef 4.13

O cristão deve buscar a medida da estatura de Cristo

LIÇÃO 12 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apresentar a instrução doutrinária de Paulo às igrejas no que diz respeito a pessoa de Jesus Cristo e acerca das últimas coisas;

2º OBJETIVO: Expor a natureza das epístolas gerais a respeito da fé, santificação, combate aos falsos ensinos e esperança da vida eterna;

3º OBJETIVO: Ressaltar a atualidade das epístolas do Novo Testamento no tocante às doutrinas da justificação, santificação e glorificação do crente.

PALAVRA-CHAVE: Epístola

INTRODUÇÃO

  • As Epístolas correspondem a 21 dos 27 livros do NT:

      • As treze escritas por Paulo são denominadas de “paulinas”.

      • As oito epístolas restantes são de outros [escritores] e designadas de “gerais”.

  • Nesta lição, agrupamos as Epístolas por temas e autoria, e destacamos alguns de seus aspectos doutrinários.

      • “O termo grego epistole, traduzido para o português como “epístola”, indica uma comunicação escrita, uma carta ou missiva de natureza formal. As Epístolas da Bíblia apresentam instruções vitais para a compreensão da doutrina cristã, bem como para a formação dos cristãos.” (BAPTISTA, 2022)

I - COMO AS EPÍSTOLAS PAULINAS NOS INSTRUEM

  1. Instruções salvíficas.

  • Aos Romanos destaca-se que “o justo viverá pela fé”.

      • “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Rm 1.17 (ARC)

          • COMPARE: “As boas-novas revelam como Deus nos declara justos diante dele, o que, do começo ao fim, é algo que se dá pela fé. Como dizem as Escrituras: “O justo viverá pela fé”.” Rm 1.17 (NVT)

      • Cristo nos libertou do pecado mediante seu sacrifício remidor.

      • Pela fé em Cristo, somos declarados justos.

          • “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;” Rm 3.23-25 (ARC)

              • COMPARE: “Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos,” Rm 3.23-25 (NVT)

  • Aos Gálatas, Paulo assevera que ninguém é “justificado pelas obras da lei” e somente a fé em Cristo nos liberta do jugo do pecado.

      • “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gl 2.16 (ARC)

          • COMPARE: “E, no entanto, sabemos que uma pessoa é declarada justa diante de Deus pela fé em Jesus Cristo, e não pela obediência à lei. E cremos em Cristo Jesus, para que fôssemos declarados justos pela fé em Cristo, e não porque obedecemos à lei. Pois ninguém é declarado justo diante de Deus pela obediência à lei”.” Gl 2.16 (NVT)

      • “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.” Gl 5.1 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, permaneçam firmes nessa liberdade, pois Cristo verdadeiramente nos libertou. Não se submetam novamente à escravidão da lei.” Gl 5.1 (NVT)

  • Em 1 Coríntios ressalta-se a mensagem do “Cristo crucificado”, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia.

      • “mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.” 1 Co 1.23 (ARC)

          • COMPARE: “Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice.” 1 Co 1.23 (NVT)

      • “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,” 1 Co 15.3,4 (ARC)

  • Em 2 Coríntios frisa-se o “ministério da reconciliação”, em que Cristo levou os nossos pecados e nos reconciliou com Deus.

      • “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Co 5.18-21 (ARC)

          • COMPARE: “E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele. Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: “Reconciliem-se com Deus!”. Pois Deus fez de Cristo, aquele que nunca pecou, a oferta por nosso pecado, para que por meio dele fôssemos declarados justos diante de Deus.” 2 Co 5.18-21 (NVT)


  1. Instruções a respeito de Cristo.

  • Aos Efésios, o tema é “Cristo, como cabeça – e a Igreja, o seu corpo”.

      • “E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Ef 1.22,23 (ARC)

          • COMPARE: “Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte.” Ef 1.22,23 (NVT)

      • A Igreja foi eleita em Cristo e redimida em Cristo para a glória de Cristo.

          • “como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, [...] Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, [...] com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;” Ef 1.4,7,12 (ARC)

              • COMPARE: “Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. [...] Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. [...] O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória.” Ef 1.4,7,12 (NVT)

  • Aos Filipenses, [...] “o viver é Cristo”. Ele é o segredo da verdadeira alegria e o modelo de vida para o salvo.

      • “fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, [...] Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Fp 1.4,21 (ARC)

      • “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.” Fp 2.5-8 (ARC)

          • COMPARE: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Fp 2.5-8 (NVI)

      • “A glória de Cristo deve ser a finalidade da nossa vida, a graça de Cristo, o princípio dela, e a Palavra de Cristo, a regra dela. A vida cristã é derivada de Cristo e dirigida a Ele. Ele é o princípio, a regra e o fim dela.” (HENRY, 2020)

  • Aos Colossenses, Paulo sublinha que a “vossa vida está escondida com Cristo”.

      • “porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Cl 3.3 (ARC)

          • COMPARE: “Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus.” Cl 3.3 (NVT)

      • A igreja está unida em Cristo, morta e ressuscitada com Cristo.

          • “para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, [...] E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade; [...] Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo [...] Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” Cl 2.2,10,20; 3.1 (ARC)

              • COMPARE: “Que eles sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor e tenham plena certeza de que entendem o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. [...] Portanto, porque estão nele, o cabeça de todo governante e autoridade, vocês também estão completos. [...] Vocês morreram com Cristo, e ele os libertou dos princípios espirituais deste mundo. Então por que continuar a seguir as regras deste mundo, que dizem: [...] Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus.” Cl 2.2,10,20; 3.1 (NVT)

  • Em suma, Cristo é a suficiência para todo o cristão.


  1. Instruções sobre as últimas coisas.

  • Esses ensinos enfatizam os aspectos da vinda de Jesus.

      • “Quanto à vinda de Cristo, nossa Declaração de Fé professa que é um evento a ser realizado em duas fases: A primeira é o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação (1Ts 1.10; 4.17; 5.9); a segunda fase é a sua vinda em glória depois da Grande Tribulação e visível aos olhos humanos (Ap 1.7). Nessa vinda gloriosa, Jesus retornará com os santos arrebatados da terra: “na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos” (1 Ts 3.13).” (BAPTISTA, 2022)

  • Em 1 Tessalonicenses, Paulo ensina que [...] “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados”, sendo necessário, para esperar o Senhor, conservar irrepreensível o espírito, a alma e o corpo.

      • “depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Ts 4.17 (ARC)

          • COMPARE: “Depois, com eles, nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados nas nuvens ao encontro do Senhor, nos ares. Então, estaremos com o Senhor para sempre.” 1 Ts 4.17 (NVT)

      • “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 5.23 (ARC)

          • COMPARE: “E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 5.23 (NVT)

      • “O arrebatamento é um termo que designa o rapto da Igreja da face da terra para o encontro com o Senhor nos ares. Nesse evento, os mortos em Cristo e os santos do Antigo Testamento ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16), seguindo-se a transformação dos salvos vivos e o simultâneo encontro de ambos os grupos com o Senhor nos ares (1 Ts 4.17). Acontecerá em fração de segundos, e nosso corpo será transformado num corpo glorioso, que estará revestido de incorruptibilidade e imortalidade (Fp 3.21; 1 Co 15.51,53). Será um evento repentino e secreto (Mt 24.36,44,50; 25.13). A condição para fazer parte desse glorioso evento é estar em Cristo.” (BAPTISTA, 2022)

  • Em 2 Tessalonicenses, [Paulo] esclarece que, [...] o “Dia do Senhor” se iniciará com a manifestação do Anticristo.

      • “que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, [...] e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;” 2 Ts 2.2,3,8 (ARC)

          • COMPARE: “Não se deixem abalar nem assustar tão facilmente por aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou. Não acreditem neles, mesmo que afirmem ter recebido uma visão espiritual, uma revelação ou uma carta supostamente enviada por nós. Não se deixem enganar pelo que dizem, pois esse dia não virá até que surja a rebelião e venha o homem da perversidade, aquele que traz destruição. [...] Então o homem da perversidade será revelado, mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá com o esplendor de sua vinda.” 2 Ts 2.2,3,8 (NVT)

      • “A expressão “Dia do SENHOR” também é designação para a Grande Tribulação (Is 13.6-9; 1 Ts 5.2,3), ocasião em que a ira de Deus será derramada sobre os moradores da terra. Após a Grande Tribulação se dará a segunda fase da Segunda Vinda de Cristo, que será visível e corporal com a sua Igreja glorificada (Lc 21.27).” (BAPTISTA, 2022)

  • As duas epístolas alertam a respeito da necessidade de preparar-se para a vinda do Senhor.


  1. Instruções pastorais e pessoais.

  • As Epístolas particulares abrangem instruções de natureza prática.

  • Em 1 Timóteo, Paulo orienta o combate às heresias por meio da “sã doutrina” [e que] o líder deve ser apto para ensinar.

      • “Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, [...] sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina,” 1 Tm 1.3,9,10 (ARC)

          • COMPARE: “Quando parti para a Macedônia, pedi a você que ficasse em Éfeso e advertisse certas pessoas de que não ensinassem coisas contrárias à verdade, [...] Pois a lei não foi criada para os que fazem o que é certo, mas para os transgressores e rebeldes, para os irreverentes e pecadores, para os ímpios e profanos. Ela é para os que matam pai ou mãe ou cometem outros homicídios, para os que vivem na imoralidade sexual, para os que praticam a homossexualidade, e também para os sequestradores, os mentirosos, os que juram falsamente ou que fazem qualquer outra coisa que contradiga o ensino verdadeiro,” 1 Tm 1.3,9,10 (NVT)

      • “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; [...] Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. [...] Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Tm 3.2; 4.13,16 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, o bispo deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, ter autocontrole, viver sabiamente e ter boa reputação. Deve ser hospitaleiro e apto a ensinar. [...] Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino. [...] Fique atento a seu modo de viver e a seus ensinamentos. Permaneça fiel ao que é certo, e assim salvará a si mesmo e àqueles que o ouvem.” 1 Tm 3.2; 4.13,16 (NVT)

  • Em 2 Timóteo ratifica-se que o obreiro deve manejar “bem a palavra da verdade”.

      • “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. [...] instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade” 2 Tm 2.15,25 (ARC)

          • COMPARE: “Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade. [...] Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.” 2 Tm 2.15,25 (NVT)

  • Em Tito, o pastor deve contrapor os falsos ensinos, e [...] falar “o que convém à sã doutrina”.

      • “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei: [...] retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância. [...] Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tt 1.5,9-11; 2.1 (ARC)

          • COMPARE: “Deixei-o na ilha de Creta para que você completasse o trabalho e nomeasse presbíteros em cada cidade, conforme o instruí. [...] Deve estar plenamente convicto da mensagem fiel que lhe foi ensinada, de modo que possa encorajar outros com o verdadeiro ensino e mostrar aos que se opõem onde estão errados. Pois há muitos rebeldes que promovem conversas inúteis e enganam as pessoas. Refiro-me especialmente àqueles que insistem na necessidade da circuncisão. É preciso fazê-los calar, pois, com seus ensinamentos falsos, têm desviado famílias inteiras da verdade. Sua motivação é obter lucro desonesto. [...] Mas, quanto a você, que suas palavras reflitam o ensino verdadeiro.” Tt 1.5,9-11; 2.1 (NVT)

  • Em Filemom, a mensagem enfatiza o perdão. O transgressor arrependido deve ser recebido “[...] como irmão amado.”

      • “não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor. Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano ou te deve alguma coisa, põe isso na minha conta.” Fm 1.16-18 (ARC)

          • COMPARE: “Ele já não é um escravo para você. É mais que um escravo: é um irmão amado, especialmente para mim. Agora ele será muito mais importante para você, como pessoa e como irmão no Senhor. Portanto, se me considera seu companheiro na fé, receba-o como receberia a mim. Se ele o prejudicou de alguma forma ou se lhe deve algo, cobre de mim.” Fm 1.16-18 (NVT)

      • “O destinatário principal é Filemom e a Igreja em sua casa (Fm 1,2). Esse detalhe indica que a casa de Filemom era o lugar de cultos dos crentes de Colossos (Cl 4.8,9). O assunto gira em torno de Onésimo, um escravo fugitivo que Paulo converteu ao evangelho na prisão (Fm 10). Paulo aconselha Filemom a acolher Onésimo com brandura e apreço, e ainda se dispõe a pagar todo o prejuízo causado (Fm 17,18).” (BAPTISTA, 2022)

SINÓPSE I

As epístolas paulinas nos instruem a respeito de Cristo, sobre as últimas coisas e trazem instruções pastorais e pessoais.

DINÂMICA 1

II - COMO AS EPÍSTOLAS GERAIS NOS FORMAM

  1. As Epístolas de Pedro.

  • 1 Pedro [...] ensina:

      • que as provações fortalecem a fé;

          • “em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pe 1.6,7 (ARC)

              • COMPARE: “Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado.” 1 Pe 1.6,7 (NVT)

      • que é preciso santificar-se;

          • “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pe 1.15,16 (ARC)

      • suportar os agravos;

          • “porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.” 1 Pe 2.19 (ARC)

              • COMPARE: “Porque Deus se agrada de vocês quando, conscientes da vontade dele, suportam com paciência o tratamento injusto.” 1 Pe 2.19 (NVT)

      • e alegrar-se nas aflições;

          • “mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pe 4.13 (ARC)

              • COMPARE: “Pelo contrário, alegrem-se muito, pois essas provações os tornam participantes dos sofrimentos de Cristo, a fim de que tenham a maravilhosa alegria de ver sua glória quando ela for revelada.” 1 Pe 4.13 (NVT)

      • que o próprio Deus é quem aperfeiçoa, confirma, fortifica e estabelece o crente fiel.

          • “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” 1 Pe 5.10 (ARC)

              • COMPARE: “Deus, em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. Assim, depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce.” 1 Pe 5.10 (NVT)

  • 2 Pedro, [...] alerta [sobre os] ensinos dos falsos mestres, tais como:

      • negar a divindade;

          • “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2 Pe 2.1 (ARC)

              • COMPARE: “Contudo, assim como surgiram falsos profetas entre o povo de Israel, também surgirão falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão astutamente heresias destrutivas e até negarão o Mestre que os resgatou, trazendo sobre si mesmos destruição repentina.” 2 Pe 2.1 (NVT)

      • [negar] a segunda vinda de Cristo.

          • “sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” 2 Pe 3.3,4 (ARC)

              • COMPARE: “Acima de tudo, quero alertá-los de que nos últimos dias surgirão escarnecedores que zombarão da verdade e seguirão os próprios desejos, dizendo: “O que houve com a promessa de que ele voltaria? Desde antes do tempo de nossos antepassados, tudo permanece igual, como desde a criação do mundo”.” 2 Pe 3.3,4 (NVT)

  • Pedro [...] ratifica que Jesus é o Filho de Deus.

      • “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.” 2 Pe 1.16,17 (ARC)

          • COMPARE: “Porque não inventamos histórias engenhosas quando lhes falamos da poderosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Vimos com os próprios olhos seu esplendor majestoso, quando ele recebeu honra e glória da parte de Deus, o Pai. A voz da glória suprema de Deus lhe disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”.” 2 Pe 1.16,17 (NVT)

  • Pedro anima a Igreja a manter-se imaculada até a volta do Senhor.

      • “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” 2 Pe 3.13.14 (ARC)

          • COMPARE: “Nós, porém, aguardamos com grande expectativa os novos céus e a nova terra que ele prometeu, um mundo pleno de justiça. Portanto, amados, enquanto esperam que essas coisas aconteçam, esforcem-se para levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus.” 2 Pe 3.13,14 (NVT)


  1. As Epístolas de João.

  • 1 João adverte sobre o falso ensino que negava a encarnação de Jesus e [outras] heresias gnósticas.

      • “O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida [...] Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.” 1 Jo 1.1; 4.2,3 (ARC)

          • COMPARE: “Proclamamos a vocês aquele que existia desde o princípio, aquele que ouvimos e vimos com nossos próprios olhos e tocamos com nossas próprias mãos. Ele é a Palavra da vida. [...] Assim sabemos se eles têm o Espírito de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em corpo humano é de Deus, mas todo espírito que não reconhece a verdade a respeito de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do anticristo, sobre o qual vocês ouviram que viria ao mundo e, de fato, já está aqui.” 1 Jo 1.1; 4.2,3 (NVT)

      • “Os hereges ensinavam que Cristo só tinha a aparência de ser humano. Essa heresia é chamada de “docetismo” (do grego dokeo, “parecer”). O gnosticismo ligava a salvação a uma experiência de revelação esotérica (do grego gnosis, “conhecimento”). João esclarece que ele próprio era testemunha da encarnação (1 Jo 1. 1-4).” (BAPTISTA, 2022)

      • Explica que o salvo deve:

          • viver em comunhão com os irmãos;

              • “Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1.6,7 (ARC)

          • afastar-se da prática do pecado;

              • “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. [...] Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu.” 1 Jo 2.1; 3.6 (ARC)

          • amar uns aos outros;

              • “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” 1 Jo 4.11 (ARC)

          • e vencer o mundo por meio da fé.

              • “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” 1 Jo 5.4 (ARC)

                  • COMPARE: “Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé.” 1 Jo 5.4 (NVT)

  • Em 2 João, as heresias [...] são novamente refutadas.

      • “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão.” 2 Jo 1.7,8 (ARC)

          • COMPARE: “Digo isso porque muitos enganadores têm ido pelo mundo afora, negando que Jesus Cristo veio em corpo humano. Quem age assim é o enganador e o anticristo. Tenham cuidado para não perder aquilo que nos esforçamos tanto para conseguir. Sejam diligentes a fim de receber a recompensa completa.” 2 Jo 1.7,8 (NVT)

      • A Igreja é exortada a perseverar na doutrina de Cristo e [ser sábia] ao receber pessoas em casa.

          • “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” 2 Jo 1.9-11 (ARC)

              • COMPARE: “Quem se desvia deste ensino não tem ligação alguma com Deus, mas quem permanece no ensino de Cristo tem ligação com o Pai e também com o Filho. Se alguém for a suas reuniões e não ensinar a verdade de Cristo, não o convidem a entrar em sua casa, nem lhe deem nenhum tipo de apoio. Quem apoia esse tipo de pessoa torna-se cúmplice de suas obras malignas.” 2 Jo 1.9-11 (NVT)

  • Em 3 João destaca-se:

      • a fidelidade de Gaio e Demétrio;

          • “O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo. [...] Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos, que em presença da igreja testificaram do teu amor, aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade. [...] Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.” 3 Jo 1.1,5-8,12 (ARC)

              • COMPARE: “Eu, o presbítero, escrevo a Gaio, meu amigo querido, a quem amo na verdade. [...] Amado, você é fiel quando cuida dos irmãos que passam por aí, embora não os conheça. Eles falaram à igreja daqui a respeito de sua amizade afetuosa. Peço que continue a suprir as necessidades deles de modo agradável a Deus. Pois eles viajam a serviço do Senhor e não aceitam coisa alguma dos que são de fora. Assim, nós mesmos devemos sustentá-los, a fim de nos tornarmos seus cooperadores quando eles ensinarem a verdade. [...] Todos, incluindo a própria verdade, falam bem de Demétrio. Nós dizemos o mesmo a respeito dele, e você sabe que falamos a verdade.” 3 Jo 1.1,5-8,12 (NVT)

      • e a reprovação do mau testemunho de Diótrefes.

          • “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.” 3 Jo 1.9,10 (ARC)

              • COMPARE: “Escrevi à igreja sobre isso, mas Diótrefes, que gosta de ser o mais importante, se recusa a receber-nos. Quando eu for, relatarei algumas das coisas que ele tem feito, bem como suas acusações maldosas contra nós. Ele não apenas se recusa a acolher os irmãos, mas também impede outros de ajudá-los. E, quando o fazem, ele os expulsa da igreja.” 3 Jo 1.9,10 (NVT)

  • Por fim, João adverte ao cristão: “não sigas o mal, mas o bem” (3 Jo 1.11).


  1. As outras Gerais.

  • Aos Hebreus, a ênfase repousa na supremacia de Cristo.

      • “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” Hb 1.1-4 (ARC)

          • COMPARE: “Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo. O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata quem Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu, o que revela que o Filho é muito superior aos anjos, e o nome que ele herdou, superior ao nome deles.” Hb 1.1-4 (NVT)

      • “A ênfase da mensagem repousa na supremacia de Cristo: Ele é superior aos Pais e aos Profetas (Hb 1.1); superior aos anjos (Hb 1.4); superior a Moisés (Hb 3.3); e superior ao sacerdócio levítico (Hb 4.14). Ele é Mediador de uma melhor aliança (Hb 8.6); Ele é o Sumo Sacerdote de um maior e mais perfeito tabernáculo (Hb 9.11) e por seu próprio sangue executou uma eterna redenção (Hb 9.11,12). Desse modo, o crente é estimulado a olhar para Cristo, o “autor e consumador da fé” (Hb 12.2).” (BAPTISTA, 2022)

      • Ele é o Sumo-Sacerdote que por seu próprio sangue executou uma eterna redenção.

          • “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” Hb 9.11,12 (ARC)

              • COMPARE: “Cristo se tornou o Sumo Sacerdote de todos os benefícios agora presentes. Ele entrou naquele tabernáculo maior e mais perfeito no céu, que não foi feito por mãos humanas nem faz parte deste mundo criado. Com seu próprio sangue, e não com o sangue de bodes e bezerros, entrou no lugar santíssimo de uma vez por todas e garantiu redenção eterna.” Hb 9.11,12 (NVT)

      • O crente é estimulado a olhar para Cristo, o “autor e consumador da fé”.

          • “olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hb 12.2 (ARC)

              • COMPARE: “Mantenhamos o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé. Por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus.” Hb 12.2 (NVT)

  • Em Tiago, [afirma-se] que a fé deve ser mostrada em ações [e que] o cristão [deve] ser praticante da Palavra, e não somente ouvinte.

      • “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? [...] Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tg 2.14,26 (ARC)

          • COMPARE: “De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? [...] Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta.” Tg 2.14,26 (NVT)

      • “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tg 1.22 (ARC)

          • COMPARE: “Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos.” Tg 1.22 (NVT)

  • Em Judas, o salvo é exortado a “batalhar pela fé” [...] por causa dos hereges infiltrados na Igreja.

      • “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Jd 1.3,4 (ARC)

          • COMPARE: “Amados, embora planejasse escrever-lhes com todo empenho sobre a salvação que compartilhamos, entendo agora que devo escrever a respeito de outro assunto e insistir que defendam a fé que, de uma vez por todas, foi confiada ao povo santo. Pois alguns indivíduos perversos se infiltraram em seu meio sem serem notados, dizendo que a graça de Deus permite levar uma vida imoral. A condenação de tais pessoas foi registrada há muito tempo, pois negaram Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.” Jd 1.3,4 (NVT)

      • Assim, o crente é instruído a orar e a preservar a esperança da vida eterna.

          • “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” Jd 1.20,21 (ARC)

              • COMPARE: “Mas vocês, amados, edifiquem uns aos outros em sua santíssima fé, orem no poder do Espírito Santo e mantenham-se firmes no amor de Deus, enquanto aguardam a vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará em sua misericórdia.” Jd 1.20,21 (NVT)

SINÓPSE II

As epístolas gerais advertem o crente a respeito da santificação, dos falsos ensinos; e enfatizam a supremacia de Cristo e a esperança da vida eterna.

DINÂMICA 2

III - AS EPÍSTOLAS CONTINUAM A FALAR

  1. A doutrina da justificação.

  • O pecador é justificado (absolvido da punição do pecado) unicamente pela fé na graça divina.

      • “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Rm 5.1,2 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus.” Rm 5.1,2 (NVT)

      • “Lutero afirmava que “a doutrina da justificação não é apenas mais uma doutrina; é o artigo fundamental da fé, pelo qual a igreja se firmará ou cairá e do qual depende toda a doutrina”.” (BAPTISTA, 2022)

  • As obras humanas não podem salvar.

      • “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gl 2.16 (ARC)

  • Nossa Declaração de Fé professa crer [...] na justificação pela fé no sacrifício de Cristo.

      • “Justificação é um ato da graça de Deus, o Supremo Juiz, pelo qual a justiça de Cristo é imputada a todo aquele que crê em Jesus declarando-o justo.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “Cremos [...] No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)


  1. A doutrina da santificação.

  • A doutrina da santificação implica uma vida separada do pecado.

      • “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pe 1.15,16 (ARC)

      • “Etimologicamente (do hebraico kadosh e do grego hagios), o significado da palavra “Santo” é respectivamente “puro” e “separado para Deus”.” (BAPTISTA, 2022)

      • “Todos os crentes em Jesus são chamados santos. Santificação é o ato de separar-se do pecado e dedicar-se a Deus.” (SOARES, 2017)

      • “Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão.” (STAMPS, 2006)

      • “Santidade significa ser totalmente dedicado a Deus, separado para seu uso especial e afastado do pecado e se sua influência.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A santificação é dúplice. Ser santo não é somente evitar o pecado, mas também servir ao Senhor, com a vida; com os talentos; com os dons; com os bens; com a casa; com o tempo; com as finanças; com os serviços, inclusive mão de obra. Por isso, muitos crentes não conseguem viver uma vida santa; eles não vivem pecando continuadamente, mas não querem nada com as coisas do Senhor, nem com a sua obra, nem com a igreja para zelar por ela e promovê-la.” (GILBERTO, ANDRADE, et al., 2008)

  • Já salvo e justificado, o novo crente entra de imediato no processo de santificação.

      • “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Rm 6.22 (ARC)

      • “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,” 1 Ts 4.3 (ARC)

          • COMPARE: “A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual.” 1 Ts 4.3 (NVT)

      • “No ato da aceitação, o pecador é imediata e simultaneamente salvo, justificado e adotado como filho de Deus. A partir daí, entra no processo de santificação até a sua glorificação final no dia de Cristo.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “Ensinamos que, já salvo, justificado e adotado como filho de Deus, o novo crente entra, de imediato, no processo de santificação, pois assim o requer a sua nova natureza em Cristo.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “Santificação é o ato de separar-se do pecado e dedicar-se a Deus.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “Todos nós, os salvos em Jesus, somos santos; é assim que somos reconhecidos no Novo Testamento (At 9.13, 32, 41) e é dessa maneira que o apóstolo Paulo se dirige aos crentes nas suas epístolas (Rm 1.7).” (SOARES, 2020)

      • “Na Igreja Romana, alguns são “canonizados” (feitos santos) depois de mortos, mas no Reino de Deus é diferente: os salvos são santos aqui, enquanto estão vivos!” (GILBERTO, ANDRADE, et al., 2008)

  • Essa transformação vai sendo aperfeiçoada durante a jornada do cristão.

      • “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Co 3.18 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.” 2 Co 3.18 (NVT)

      • “Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” Fp 1.6 (ARC)

          • COMPARE: “Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar.” Fp 1.6 (NVT)

      • “A santificação “é uma continuação do que foi começado na regeneração, quando então uma novidade de vida foi conferida ao crente e instilada dentro dele”. Desse modo, o salvo precisa ser santificado pelo Espírito Santo (1 Pe 1.2). O fruto do Espírito nos é concedido para andarmos no mundo conservando a nossa santidade (Gl 5.16-17, 22).” (BAPTISTA, 2022)

      • “A santificação real é progressiva e se desenvolve no nosso dia a dia (Pv 4.18). A cada dia avançamos em santidade (2 Co 3.18), lembrando que jamais chegaremos à santidade plena enquanto estivermos vivos (Ef 4.13).” (SOARES, 2020)

      • “[A santificação] é momentânea na justificação do crente, ou seja, Deus o vê como santo, ainda que sua santidade precise ser aperfeiçoada; mas a santificação também é a contínua operação do Espírito Santo, pela qual Ele livra o pecador justificado da corrupção do pecado, santifica toda a sua natureza à imagem de Deus e capacita-o às boas obras.” (POMMERENING, 2017)

      • “Vemos que a santificação [progressiva] não é o processo de alguém tonar-se santo, mas, sim, o processo de aperfeiçoar um santo.” (GIBBS, 2015)

      • “Os quatro aspectos (justificação, regeneração, adoção e santificação) ocorrem no crente ao mesmo tempo e nele operam a partir do momento da salvação, sendo todos mantidos ativos pela fé em Deus. Dos quatro, no entanto, somente a santificação envolve o desenvolvimento progressivo ao crente. Os outros três aspectos são constantes. O crente não pode ser mais justificado, mais nascido de novo ou mais filho de Deus do que no momento da sua conversão, mas pode prosseguir amadurecendo espiritualmente, mediante o processo da santificação.” (GIBBS, 2015)

  • O crente precisa [...] purificar-se [...], pois sem a santificação ninguém verá o Senhor.

      • “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” 2 Co 7.1 (ARC)

          • COMPARE: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo ou o espírito, tornando-nos cada vez mais santos porque tememos a Deus.” 2 Co 7.1 (NVT)

      • “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” Hb 12.14 (ARC)

          • COMPARE: “Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12.14 (NVT)

      • “A santificação progressiva envolve todas as áreas da vida do cristão: primeiramente, o pensar; depois, as atitudes, os gestos, as palavras; em seguida, a vida espiritual, a vida familiar, a vida profissional, a vida moral, a vida financeira; enfim, ele torna-se santo em toda a maneira de viver (1 Pe 1.15).” (LIMA, 2017)

      • “A santidade “não é algo opcional ou extra na vida cristã, mas algo que pertence à sua essência. Somente aqueles que têm o coração puro verão a Deus; ninguém mais (Mt 5.8).” (ARRINGTON e STRONSTAD, 2006)

      • “Ver o Senhor é a maior e a mais gloriosa bênção que os mortais podem apreciar; porém esta santa visão é reservada àqueles que são santos de coração e em sua vida.” (ARRINGTON e STRONSTAD, 2006)

      • “A Bíblia diz: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). A santificação é a veste espiritual da noiva de Jesus (cf. Ap 19.7,8). Por meio dela somos plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1 Ts 5.23; 2 Pe 3.14). Com as suas vestes branqueadas, o crente tem direito à árvore da vida, e pode entrar na cidade pelas portas (cf. Ap 22.14)” (BERGSTÉN, 1993)


  1. A doutrina da glorificação.

  • A doutrina da glorificação é a última etapa de nossa salvação.

      • “E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. [...] E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Rm 8.17,30 (ARC)

          • COMPARE: “Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória. [...] Depois de predestiná-los ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória.” Rm 8.17 (NVT)

  • Ao final do processo da salvação a glória perdida no Éden, pelo primeiro Adão, será restaurada.

      • “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.” 1 Co 15.45 (ARC)

  • Trata-se [...] da futura transformação de nosso corpo mortal em corpo glorioso, que se dará por ocasião da vinda do Senhor.

      • “que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” Fp 3.21 (ARC)

          • COMPARE; “Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dele, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a seu domínio.” Fp 3.21 (NVT)

      • “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” 1 Co 15.52-54 (ARC)

          • COMPARE: “Acontecerá num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Pois, quando a última trombeta soar, aqueles que morreram ressuscitarão a fim de viver para sempre. E nós que estivermos vivos também seremos transformados. Pois nosso corpo mortal precisa ser transformado em corpo imortal. Então, quando nosso corpo mortal tiver sido transformado em corpo imortal, se cumprirá a passagem das Escrituras que diz: “A morte foi engolida na vitória.” 1 Co 15.52-54 (NVT)

      • “A glorificação é a derradeira etapa de nossa salvação em Cristo Jesus: "e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30). Trata-se de uma promessa da futura transformação de nosso corpo mortal.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

      • “No ato da aceitação, o pecador é imediata e simultaneamente salvo, justificado e adotado como filho de Deus. A partir daí, entra no processo de santificação até a sua glorificação final no dia de Cristo.” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017)

SINÓPSE III

A mensagem das epístolas permanece atual: ressalta a justificação, santificação e glorificação do crente.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • As Epístolas são livros divinamente inspirados e representam quase 80% do cânon do NT.

  • O conjunto de doutrina dessas epístolas, [...] continua a instruir o povo de Deus, a formar o caráter do crente salvo em Jesus, e a preparar a Igreja para a vinda do Senhor.

Referências Bibliográficas

ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2022.

BAPTISTA, D. A Supremacia das Escrituras: a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

BERGSTÉN, E. Introdução à Teologia Sistemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1993.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

GIBBS, C. B. Soteriologia I: a provisão da aplicação da salvação. 1ª. ed. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2015.

GILBERTO, A. et al. Teologia Sistemática Pentecostal. 2ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

HENRY, M. Apocalipse, Comentário Bíblico Matthew Henry: Novo Testamento - Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

LIMA, E. R. D. O Caráter do Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

POMMERENING, C. I. A Obra da Salvação: Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

SOARES, E. (Ed.). Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

SOARES, E. O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

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SUBSÍDIOS LIÇÃO 12 - AS EPÍSTOLAS INSTRUEM E FORMAM O CRISTÃO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

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