Lição 12 - O Reinado de Josias (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 3º Trimestre de 2021 – Adultos – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel – Comentarista Pr. Claiton Ivan Pommerening. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” 2 Rs 22.8 (ARC)

COMPARE: O sumo sacerdote Hilquias disse a Safã, secretário da corte: “Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor!”. E Hilquias entregou o livro a Safã, que o leu. 2 Rs 22.8 (NVT)

VERDADE PRÁTICA

Nos dias de hoje, Deus ainda levanta homens e mulheres dispostos a combater a cultura da idolatria que se perpetua através das gerações.

Segunda - Mq 6.8

Deus adverte para que todos sejam obedientes e que amem uns aos outros

Terça - Sl 121.2-5

O Senhor Deus é aquEle que sempre está ao lado do seu povo para socorrer e guardar

Quarta - Is 6.12,13

Deus, por sua infinita graça, sempre tem um recomeço para o seu povo

Quinta - Tg 1.22-24

Quem conhece a Palavra de Deus deve colocá-la em prática

Sexta - Lv 26.1

A Bíblia enfatiza que a idolatria deve ser abandonada

Sábado - 1 Pe 2.9

Deus usa os seus filhos para levar as Boas-Novas

LIÇÃO 12 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Evidenciar o encontro de Josias com o livro da Lei;

2º OBJETIVO: Destacar a dedicação de Josias na destruição dos ídolos;

3º OBJETIVO: Identificar o retorno da celebração da Páscoa.

Não importa o quão distantes estamos de Deus, sempre podemos nos aproximar.Ponto Central (CPAD)

CONTEXTO HISTÓRICO: DE EZEQUIAS (lição 11) A JOSIAS (lição 12) (REIS DE JUDÁ)

Tabela 1 - Contexto Histórico de Ezequias a Josias (Reis de Judá) - Informações extraídas da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal e do Livro 'Os Livros Históricos' de Carl Boyd Gibbs

INTRODUÇÃO

  • Josias foi o último dos reis justos de Judá.

      • “Josias foi um dos reis mais justos e devotados a Deus registrados no AT.” (GIBBS, 2014)

      • “Josias foi o último rei piedoso de Judá. Dos oito reis que receberam aprovação divina, só ele e Ezequias foram designados “bons, sem ressalva”. (GIBBS, 2014)

      • “E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.” 2 Rs 23.25 (ARC)

      • “Na leitura das listas bíblicas de reis, é raro encontrar um que obedecesse completamente a Deus. Josias foi um desses poucos, e tinha apenas oito anos de idade quando começou a reinar. Então, aos 26 anos, deu início às reformas baseadas nas leis de Deus. As crianças são os futuros líderes de nossas igrejas e do nosso mundo. O trabalho principal que uma pessoa realiza para Deus pode ter que esperar até a idade adulta, mas ninguém é jovem demais para levar Deus a sério e obedecer a Ele. Os primeiros anos de Josias lançaram a base para sua posterior tarefa de reforma em Judá. Deus pode usar a você, independentemente de sua idade.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Josias não conheceu seu bisavô, Ezequias, mas eles se pareciam, de muitas maneiras. Ambos tiveram um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Ambos foram reformistas apaixonados, e fizeram corajosos esforços para conduzir seu povo de volta para Deus. Ambos foram raios brilhantes de obediência a Deus, em meio a reis com consciências obscurecidas, que pareciam querer superar os demais em desobediência e perversidade.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Diz a Bíblia que antes e depois [de Josias] nunca se levantou outro igual. Seu nome significa ‘Jeová sustenta’. Era filho de Amom e neto de Manassés, ambos abomináveis e idólatras.” (SILVA, 2021)

  • Este [...] fiel homem de Deus expurgou o país de todas as falsas divindades ali colocadas por seus ancestrais.

      • “Novamente Judá foi agraciado com um rei que se dispôs a servir a Deus de todo o coração. Ele [Josias] começou a reinar com oito anos de idade, e governou durante 31 anos. Seguiu o exemplo de seu bisavô Ezequias. Destruiu imagens e os altares dos ídolos. Sua reforma espiritual se estendeu por todo o território de Judá e atingiu também parte do antigo reino do Norte.” (SAYÃO, 2016)

  • Ao saber que o livro da Lei havia sido encontrado dentro do Templo, iniciou [uma] impactante renovação espiritual

I - JOSIAS REPARA O TEMPLO

  1. “Achei o livro da Lei no Templo do Senhor”.

  • Com seu desejo de realizar reparos na Casa do Senhor, Josias ordenou a Safã, o escrivão, e a outros assessores, que fossem ao encontro do sumo sacerdote Hilquias e arrecadassem todos os possíveis recursos financeiros.

      • “Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do Senhor, dizendo: Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo. E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do Senhor; para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do Senhor, para repararem as fendas da casa:” 2 Rs 22.3-5 (ARC)

          • COMPARE: “No décimo oitavo ano de seu reinado, o rei Josias enviou Safã, secretário da corte, filho de Azalias, filho de Mesulão, ao templo do Senhor. Disse-lhe: “Vá ao sumo sacerdote Hilquias e peça-lhe que pese a prata que os guardas das portas recolheram do povo no templo do Senhor. Entregue a prata aos homens encarregados de supervisionar a reforma do templo. Eles a usarão para pagar os trabalhadores que farão reparos no templo do Senhor.” 2 Rs 22.3-5 (NVT)

      • “E, no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaseias, maioral da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, registrador, para repararem a Casa do Senhor, seu Deus. E vieram a Hilquias, sumo sacerdote, e deram o dinheiro que se tinha trazido à Casa de Deus e que os levitas que guardavam o umbral tinham recolhido das mãos de Manassés, e de Efraim, e de todo o resto de Israel, como também de todo o Judá e Benjamim; e voltaram para Jerusalém. E o entregaram aos que dirigiam a obra e superintendiam sobre a Casa do Senhor; e estes o deram aos que faziam a obra e trabalhavam na Casa do Senhor, para consertarem e repararem a casa. E o deram aos mestres da obra e aos edificadores, para comprarem pedras lavradas e madeira para as junturas e para sobradarem as casas que os reis de Judá tinham destruído.” 2 Cr 34.8-10 (ARC)

  • O escrivão do rei [recebeu] do sumo sacerdote Hilquias a notícia de que o Livro do Senhor havia sido achado dentro da Casa do Senhor.

      • “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” 2 Rs 22.8 (ARC)

      • “E, tirando eles o dinheiro que se tinha trazido à Casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da Lei do Senhor, dada pelas mãos de Moisés. E Hilquias respondeu e disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã.” 2 Cr 34.14,15 (ARC)

      • “Este livro foi sem dúvida um exemplar do Pentateuco de Moisés. Na sua tentativa de apagar todo vestígio da Lei de Deus, Manassés e Amom tinham destruído quase todos os exemplares existentes no Pentateuco. O exemplar então encontrado, seria, provavelmente, o único existente, pois o seu achado causou grande admiração. Aparentemente, nem o bom rei estava ciente do seu conteúdo. É animador pensarmos que a maior parte da Bíblia à época foi salva de irremediável destruição. Devemos agradecer a Deus o fato de este santo livro estar sob Sua divina e eterna proteção, mesmo quando jogado no templo como objeto abandonado.” (GIBBS, 2014)

      • “Este livro pode ter sido todo o Pentateuco (de Gn a Dt), mas provavelmente era apenas o livro de Deuteronômio. Devido à longa sequência de reis ímpios, o registro das leis de Deus havia sido perdido. Josias, que tinha aproximadamente 26 anos nessa ocasião, quis fazer reformas religiosas por toda a nação. Quando a Palavra de Deus foi encontrada, foi necessário fazer mudanças dramáticas para deixar o reino em conformidade com as instruções de Deus. Hoje, você tem a Palavra de Deus ao alcance dos seus dedos. Que quantidade de mudanças você deve realizar para deixar sua vida em conformidade com ela?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Percebe-se como era o nível de desinteresse das coisas de Deus.

      • “É impressionante que o Livro da Lei tivesse se extraviado dentro do templo! Seria como perder a Bíblia dentro de uma igreja e passar anos sem sentir falta dela.” (WIERSBE, 2008)


  1. O rei rasgou suas vestes.

  • Ao saber do conteúdo do livro, Safã, o escrivão, levou-o [e leu] imediatamente ao rei Josias.

      • “Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.” 2 Rs 22.10 (ARC)

      • “E Safã levou o livro ao rei e deu conta também ao rei, dizendo: Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou. E ajuntaram o dinheiro que se achou na Casa do Senhor e o deram nas mãos dos superintendentes e nas mãos dos que faziam a obra. Além disso, Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã leu nele perante o rei.” 2 Cr 34.16-18 (ARC)

  • O rei [ao ouvir a leitura do Livro da Lei] ficou tão pasmado diante da realidade de haver descumprido seu conteúdo, que [...rasgou] suas próprias vestes.

      • “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes.” 2 Rs 22.11 (ARC)

      • “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras da Lei, rasgou as suas vestes.” 2 Cr 34.19 (ARC)

      • “Ao ouvir as palavras do “Livro da Lei”, Josias se deu conta do padrão da santidade divina e de como Judá tinha fracassado neste particular.” (GIBBS, 2014)

      • “Quando Josias percebeu quão corrupta sua nação havia se tomado, rasgou suas vestes e chorou, diante de Deus. Então, Deus teve misericórdia dele e da nação. Josias usou os costumes de sua época para mostrar seu arrependimento. Hoje, não é provável que alguém rasgue suas vestes como uma demonstração de tristeza pelo seu pecado; mas chorar, jejuar e fazer compensações, ou apresentar pedidos de desculpas (se nosso pecado envolveu outras pessoas) são atitudes que demonstram nossa sinceridade quando nos arrependemos. A parte mais difícil é a mudança em nossas atitudes, que, originalmente, produziram o comportamento pecaminoso.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O rei não culpou a ninguém; simplesmente se humilhou rasgando suas vestes.

      • “É da natureza humana não levar o pecado muito a sério - apresentar desculpas, culpar alguma outra pessoa, ou minimizar o mal que foi feito. Josias não fez isso. Ele ficou tão chocado pelo fato de que as pessoas negligenciassem a lei, que rasgou suas vestes para expressar sua tristeza. O verdadeiro entendimento de nossos pecados deve levar à "tristeza” que "opera arrependimento” (2Co 7.10). Você está sempre apresentando desculpas para o pecado, culpando outras pessoas e fingindo que a situação não é tão séria assim? Deus não vê o pecado dê forma leviana, e Ele quer que respondamos com um verdadeiro arrependimento, como Josias.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 2 Co 7.10 (ARC)


  1. Entendendo a vontade de Deus.

  • Por ordem de Josias, o sumo sacerdote Hilquias e seus auxiliares foram consultar [ao Senhor e se dirigiram até a] profetiza [profetisa] Hulda.

      • “E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, e a Aicão, filho de Safã, e a Acbor, filho de Micaías, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide e consultai ao Senhor por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto de nós está escrito. Então, o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticva, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte) e lhe falaram.” 2 Rs 22.12-14 (ARC)

      • “E o rei deu ordem a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, ministro do rei, dizendo: Ide, consultai ao Senhor, por mim e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou, porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme tudo quanto está escrito neste livro. Então, Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe naquele sentido.” 2 Cr 34.20-22 (ARC)

      • “Hulda foi uma profetisa, como também o foram Miriã (Êx 15.20) e Débora (Jz 4.4). Deus escolhe livremente seus servos, para realizar sua vontade – ricos ou pobres, homens ou mulheres, reis ou escravos (Jl 2.28-30). Obviamente, Hulda era muito considerada pelas pessoas de sua época.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “O rei ficou tão comovido que rasgou suas vestes e ordenou ao sumo sacerdote e a vários oficiais que consultassem o Senhor quanto à situação espiritual de Judá. Josias estava com apenas 26 anos de idade e havia começado a buscar ao Senhor havia apenas dez anos, no entanto, sua resposta à Palavra de Deus demonstrou grande maturidade.” (WIERSBE, 2008)

  • [Deus disse através da profetisa] que Jerusalém realmente seria destruída, mas que por amor a Josias, isso aconteceria somente após a morte dele.

      • “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor. Pelo que eis que eu te ajuntarei a teus pais, e tu serás ajuntado em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então, tornaram a trazer ao rei a resposta.” 2 Rs 22.16-20 (ARC)

      • “O coração de Josias era sensível às Palavras do Senhor e à destruição do seu povo. Deus o abençoou, poupando-o de testemunhar a terrível destruição que sobreviria ao reino de Judá.” (SAYÃO, 2016)

SÍNTESE DO TÓPICO I

A prática da leitura e da meditação da Palavra de Deus nos conscientiza sobre os nossos pecados.

DINÂMICA 1 - ENCONTRANDO A LEI DO SENHOR

II - A RENOVAÇÃO DO PACTO COM O SENHOR

  1. A leitura do livro diante do povo.

  • Josias, [...] convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém, e todo o povo; [...] para se reunirem no Templo do Senhor e ouvirem a leitura da Lei de Deus.

      • “Então, o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele. E o rei subiu à Casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do Senhor.” 2 Rs 23.1,2 (ARC)

      • “Então, o rei convocou e ajuntou todos os anciãos de Judá e Jerusalém. E o rei subiu à Casa do Senhor com todos os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo, desde o maior até ao menor; e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se tinha achado na Casa do Senhor.” 2 Cr 34.29,30 (ARC)

  • Ouvindo a mensagem, [o rei e] o povo [fizeram um concerto perante] o Senhor.

      • “E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o Senhor, para andarem com o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este concerto.” 2 Rs 23.3 (ARC)

          • COMPARE: “O rei ficou em pé no lugar de honra junto à coluna e renovou a aliança na presença do Senhor. Comprometeu-se a obedecer ao Senhor e a cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos de todo o coração e de toda a alma. Confirmou, desse modo, os termos da aliança escritos no livro, e todo o povo se comprometeu com a aliança.” 2 Rs 23.3 (NVT)

      • “E pôs-se o rei em pé em seu lugar e fez concerto perante o Senhor, para andar após o Senhor e para guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o seu coração e com toda a sua alma, cumprindo as palavras do concerto, que estão escritas naquele livro. E fez estar em pé a todos quantos se acharam em Jerusalém e em Benjamim; e os habitantes de Jerusalém fizeram conforme o concerto de Deus, do Deus de seus pais.” 2 Cr 34.31,32 (ARC)

          • COMPARE: “O rei tomou seu lugar de honra junto à coluna e renovou a aliança na presença do Senhor. Comprometeu-se a obedecer ao Senhor e a cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos de todo o coração e de toda a alma. Prometeu cumprir todos os termos da aliança escritos no livro. Exigiu o mesmo de todos em Jerusalém e do povo de Benjamim. Os habitantes de Jerusalém fizeram essa promessa e renovaram sua aliança com Deus, o Deus de seus antepassados.” 2 Cr 34.31,32 (NVT)

      • “Quando Josias leu o livro que Hilquias encontrou (2Cr 34.14), reagiu com arrependimento e humildade, e prometeu obedecer às instruções de Deus, da maneira que estavam escritas no livro. A Bíblia é a palavra de Deus para nós, “viva e eficaz” (Hb 4.12), mas não podemos saber o que Deus quer que façamos se não a lermos. E mesmo assim, a leitura da Palavra de Deus não é suficiente; devemos estar dispostos a fazer o que ela diz. Não há muita diferença entre o livro escondido no Templo e a Bíblia escondida na estante.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • O verdadeiro avivamento começa com a escuta da Palavra de Deus.

      • “Com uma única leitura da lei de Deus, ele [Josias] mudou o destino da nação. Hoje, muitas pessoas possuem Bíblias, mas poucas são afetadas pelas verdades encontradas na Palavra de Deus. A Palavra de Deus deve fazer com que nós, como Josias, tomemos medidas imediatas para reformar nossa vida e deixá-la em harmonia com a vontade de Deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Todos os reais e duradouros avivamentos são marcados pela reposição da Palavra de Deus ao seu devido lugar de autoridade e honra. Um evidência de que o avivamento está começando entre o povo de Deus é o grande desejo de ouvir, estudar e obedecer a Palavra do Senhor (At 2.42).” (STAMPS, 2006)


  1. A destruição dos ídolos.

  • Quando tinha completado oito [dezoito] anos de reinado, o rei Josias reparou o Templo, tirando todos os utensílios que tinham sido feitos para Baal.

      • “Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do Senhor, dizendo: Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo. E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do Senhor; para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do Senhor, para repararem as fendas da casa” 2 Rs 22.3-5 (ARC)

      • “E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta que se tirassem do templo do Senhor todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel.” 2 Rs 23.4 (ARC)

      • “E, no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaseias, maioral da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, registrador, para repararem a Casa do Senhor, seu Deus.” 2 Cr 34.8 (ARC)

      • “Durante os reinados de Manassés e Amom, o santuário de Deus fora profanado com altares a ídolos, aposentos para prostitutas cultuais e lugar onde as mulheres teciam tendas para poste-ídolo (2 Rs 23.7). O interior do templo estivera tão repleto de práticas pagãs, que as casas de adoração ao sol eram edificadas à entrada do edifício. Josias destruiu também o ídolo ‘Tofete’, utilizado para sacrifícios humanos (2 Rs 23.10) e retirou os altares pagãos do Monte das Oliveiras, tão infestado de ídolos que a Bíblia o chama ‘Monte de Masite’ (Destruição). A purificação nacional abrangeu a eliminação de médiuns, espíritas, falsos sacerdotes e terafins (ídolos domésticos) nos lares (2 Rs 23.24).” (GIBBS, 2014)

  • Além disso, ele expurgou as imundícies idolátricas de todas as cidades de Judá.

      • “Porque, no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição. E derribaram perante ele os altares de baalins; e cortou as imagens do sol, que estavam acima deles, e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição quebrou, e reduziu a pó, e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado. E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares e purificou a Judá e a Jerusalém. O mesmo fez nas cidades de Manassés, e de Efraim, e de Simeão, e ainda até Naftali, em seus lugares assolados, ao redor. E, tendo derribado os altares, e os bosques, e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo cortado todas as imagens do sol em toda a terra de Israel, então, voltou para Jerusalém.” 2 Cr 34.3-7 (ARC)

      • “Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus. Também tirou da Casa do Senhor o ídolo do bosque para fora de Jerusalém até o ribeiro de Cedrom, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo. Também derribou as casas dos prostitutos cultuais que estavam na Casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque. E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes incensavam, desde Geba até Berseba, e derribou os altos das portas, que estavam à entrada da porta de Josué, o chefe da cidade, e que estavam à mão esquerda daquele que entrava pela porta da cidade. [...] Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho ou sua filha pelo fogo a Moloque. Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham destinado ao sol, à entrada da Casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o eunuco, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo. Também o rei derribou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais fizeram os reis de Judá; como também o rei derribou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da Casa do Senhor; e, esmigalhados, os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom. O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemos, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom. Semelhantemente quebrou as estátuas, e cortou os bosques, e encheu o seu lugar com ossos de homens. E também o altar que estava em Betel e o alto que fez Jeroboão, filho de Nebate, que tinha feito pecar a Israel, juntamente com aquele altar, também o alto derribou; queimando o alto, em pó o desfez e queimou o ídolo do bosque. [...] De mais disso, também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem o Senhor à ira; e lhes fez conforme todos os atos que tinha praticado em Betel. E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos de homens sobre eles; depois, voltou a Jerusalém.” 2 Rs 23.5-8,10-15,19,20 (ARC)

      • “Quando Josias percebeu o terrível estado da vida religiosa de Judá, fez algo a respeito. Não é suficiente dizer que cremos no que é correto; devemos reagir com ações, e fazer o que a fé exige. Isto é o que Tiago estava enfatizando, quando escreveu; “Queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tg 2.20). Isto significa agir de maneira diferente em casa, na escola, no trabalho e na igreja. Apenas falar sobre a obediência não é suficiente.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A reforma imprimida pelo rei de Judá [Josias] foi muito mais completa e extensa que a de Ezequias (2 Rs 23.13), pois não somente destruiu todos os lugares altos, em Judá e Benjamim, mas seu zelo reformador também o levou a atravessar Efraim e Benjamim, tendo chegado tão ao norte como Naftali, na Galileia (2 Cr 34.6). Por toda parte ele extirpou cada vestígio de adoração pagã (2 Rs 23.19-20; 2 Cr 34.7).” (SILVA, 2021)

SÍNTESE DO TÓPICO II

O coração que transborda Deus não tolera ídolos ou qualquer outra prática que desagrade ao Senhor.

DINÂMICA 2 - LIMPAR PARA EDIFICAR

III - A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

  1. A celebração da Páscoa e a restauração do culto e dos ofícios do Templo.

  • Somente depois de dezoito anos de reinado foi que Josias conseguiu comemorar a primeira Páscoa.

      • “Porém, no ano décimo oitavo do rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao Senhor, em Jerusalém.” 2 Rs 23.23 (ARC)

      • “No ano décimo oitavo do reinado de Josias, se celebrou essa Páscoa.” 2 Cr 35.19 (ARC)

          • COMPARE: “Essa comemoração de Páscoa ocorreu no décimo oitavo ano do reinado de Josias.” 2 Cr 35.19 (NVT)

  • Esta foi a maior celebração desde os tempos do profeta Samuel.

      • “E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto. Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.” 2 Rs 23.21,22 (ARC)

      • “Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel, nem nenhuns reis de Israel celebraram tal Páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” 2 Cr 35.18 (ARC)

      • “O último grande feito de Josias foi o estabelecimento de uma grande Páscoa, a mais solene comemoração desta festa sagrada, desde os dias de Samuel, 300 anos antes (2 Rs 23.22).” (GIBBS, 2014)

  • Josias também reestabeleceu a liturgia do culto, o sacerdócio, e diversos ofícios que eram praticados no Templo;

      • “E Josias estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos e os animou ao ministério da Casa do Senhor. E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados ao Senhor: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de Davi, rei de Israel; não tereis mais esta carga aos ombros; agora, servi ao Senhor, vosso Deus, e ao seu povo de Israel. E preparai-vos segundo as casas de vossos pais, segundo as vossas turmas, conforme a prescrição de Davi, rei de Israel, e conforme a prescrição de Salomão, seu filho. E estai no santuário segundo as divisões das casas paternas de vossos irmãos, os filhos do povo; e haja para cada um uma porção das casas paternas dos levitas.[...] Assim se preparou o serviço; e puseram-se os sacerdotes nos seus postos, e os levitas, nas suas turmas, conforme o mandado do rei. [...] E os cantores, filhos de Asafe, estavam no seu posto, segundo o mandado de Davi, e de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, vidente do rei, como também os porteiros, a cada porta; não necessitaram de se desviarem do seu ministério, porquanto seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles. Assim se estabeleceu todo o serviço do Senhor naquele dia, para celebrar a Páscoa e sacrificar holocaustos sobre o altar do Senhor, segundo o mandado do rei Josias.” 2 Cr 35.2-5, 15, 16 (ARC)

      • “Depois de ter extirpado todo o tipo de adoração pagã do meio do povo, e de ter derribado todos os altares e imagens de abominação, Josias restaurou o culto no templo. Lá estavam os novos levitas, todos eles já purificados, servindo ao Senhor. Glória a Jesus!” (SILVA, 2021)


  1. A maior páscoa da monarquia.

  • A Páscoa era uma das maiores festas do povo de Israel.

      • Relembrava a proteção divina e o livramento da escravidão no Egito.

      • Deveria ser sempre festejada.

          • “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. [...] Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre. E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso? Então, direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou.” Êx 12.14,24-27 (ARC)

              • COMPARE: “Este será um dia a ser recordado. Todo ano, de geração em geração, vocês o celebrarão como festa especial para o Senhor. Essa é uma lei permanente. [...] “Lembrem-se de que estas instruções são uma lei que vocês e seus descendentes deverão cumprir para sempre. Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu lhes dar, continuarão a realizar essa cerimônia. Então seus filhos perguntarão: ‘O que significa esta cerimônia?’, e vocês responderão: ‘É o sacrifício da Páscoa para o Senhor, pois ele passou por sobre as casas dos israelitas no Egito. E, embora tenha abatido os egípcios, poupou nossas famílias’”. Então todos que ali estavam se prostraram e adoraram.” Êx 12.14,24-27 (NVT)

        • “Quando Josias redescobriu a Páscoa, no Livro do Concerto, ordenou que todos observassem as cerimônias, exatamente como haviam sido prescritas. Esta celebração de Páscoa deveria ser uma festa anual, celebrada para relembrar a libertação de toda a nação da escravidão no Egito (Êx 12), mas não havia sido guardada por muitos anos. Como resultado, “nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá”. Um conceito errado comum afirma que Deus é contra a celebração, e quer tirar toda a alegria da vida. Na realidade, Deus quer nos dar a vida em sua plenitude (Jo 10.10), e os que o amam são os que mais têm a celebrar.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Devido ao pecado, o povo se esqueceu dos feitos e promessas de Deus.

  • Após achar o livro da Lei do Senhor, [...] Josias deu ordem para que o povo retornasse à celebração da Páscoa ao Senhor.

      • “E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto.” 2 Rs 23.21 (ARC)

  • Ele [Josias] realizou o maior festejo do seu tempo. Nunca houvera Páscoa tão fervorosa.

      • “Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.” 2 Rs 23.22 (ARC)

      • “Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel, nem nenhuns reis de Israel celebraram tal Páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém.” 2 Cr 35.18 (ARC)

SÍNTESE DO TÓPICO III

A Páscoa é uma das mais importantes celebrações da Bíblia. Tais celebrações são fundamentais para nos lembrar dos feitos do Senhor.

DINÂMICA 3 - RELEMBRANDO A SALVAÇÃO

CONCLUSÃO

  • Josias fez uma limpeza geral em Israel, eliminando todas as formas de idolatria instituídas pelos reis que o antecederam.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

GIBBS, C. B. Os Livros Históricos: da conquista de Canaã ao retorno do exílio. Campinas: Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, 2014.

POMMERENING, C. I. O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e o Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 3º Trimestre de 2021.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

SILVA, A. G. D. Bíblia com comentário de Antônio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

WIERSBE, W. W. Comentário Bíblico Wiersbe: Antigo Testamento - A Bíblia Explicada de Maneira Clara e Concisa. Santo André: Geográfica, 2008 .

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 12 - O REINADO DE JOSIAS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 12 - O REINADO DE JOSIAS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf