Lição 10 - Paulo e seu Amor pela Igreja (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 4º Trimestre de 2021 – Adultos – O apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Elienai Cabral. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Porque o amor de Cristo nos constrange" 2 Co 5.14a (ARC)

COMPARE: De qualquer forma, o amor de Cristo nos impulsiona." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

O amor cristão não é um sentimento egoísta, mas o sacrifício dos próprios desejos para o bem dos outros.

Segunda - 1 Co 4.15;

O amor pela igreja como de pai para filho.

Terça - Jo 3.16;

O amor e sua relação com a fé.

Quarta - Ef 1.5;

A fé no Senhor e o amor ao próximo.

Quinta - Rm 13.10;

O amor é o cumprimento da Lei.

Sexta - 1 Co 13.13;

A fé, o amor e a esperança para a Igreja.

Sábado - At 5.41; Tg 1.2; 1 Pe 4.13;

A Igreja perseverando com alegria.

LIÇÃO 10 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Destacar o amor de Paulo pela Igreja;

2º OBJETIVO: Relacionar o amor com a fé na Igreja;

3º OBJETIVO: Elencar as três virtudes na igreja de Tessalônica: fé, amor e esperança.

Ame a Igreja de Cristo. Ame a sua igreja local.” Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • Pelo menos duas caraterísticas marcaram a igreja de Tessalônica: seu amor ao Senhor Jesus e o amor recíproco entre os irmãos.

  • Como seguidores de Jesus e membros de uma igreja local, devemos amá-la e expressar esse amor na comunhão dos santos.

I - O AMOR DE PAULO PELA IGREJA

  1. O Amor como o de um pai para um filho.

  • [O amor do apóstolo Paulo] não se deu apenas pela igreja de Tessalônica, mas por todas as que Paulo plantou no mundo gentílico.

      • “Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,” 1 Ts 1.2,3 (ARC)

  • Trata-se de um amor como o de um pai para um filho.

      • “Porque, ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.” 1 Co 4.15 (ARC)

          • COMPARE: “Pois, ainda que tivessem dez mil mestres em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois eu me tornei seu pai espiritual em Cristo Jesus por meio das boas-novas que lhes anunciei.” 1 Co 4.15 (NVT)

  • Revela o amor de um “pai espiritual” pelos seus “filhos espirituais”.


  1. O amor motivado pelo modo de viver o Evangelho.

  • Um dos elogios de Paulo aos tessalonicenses foi a respeito do modo como eles receberam a Palavra e sua prática em coerência com o ensino recebido.

      • “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.” 1 Ts 1.6,7 (ARC)

  • Essa igreja era formada por pessoas que abandonaram a crença em ídolos e, pela fé, abraçaram o Evangelho.

      • “porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 1 Ts 1.9,10 (ARC)

          • COMPARE: “pois as pessoas têm comentado sobre como vocês nos acolheram e como deixaram os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir.” 1 Ts 1.9,10 (NVT)

      • “Paulo diz que estes crentes se converteram completamente do seu paganismo para servirem a Deus. Eles não somente se voltaram ‘para Deus’, mas também se afastaram dos ídolos. Uma experiência de conversão que não muda o viver, não é verdadeira conversão.” (GIBBS, 2007)

      • “Os tessalonicenses tinham um deus para cada coisa – deuses da guerra e do amor, da terra e do mar, do prazer e da ira, do céu e do inferno. A antiga religião grega, adotada pelos romanos, estava sempre pronta a acrescentar novos deuses, mas não a subtraí-los. Todavia, quando conheceram o Deus único e verdadeiro por meio de Jesus Cristo, os tessalonicenses rejeitaram todos os deuses anteriores.” (Bíblia de Estudo Vida, 1998)

  • Logo, o Evangelho não é só discurso, mas implica práticas convictas.

      • “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tg 1.22 (ARC)

          • COMPARE: “Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos.” Tg 1.22 (NVT)

      • “É importante ouvir o que a Palavra de Deus diz, mas é muito mais importante obedecê-la e fazer o que ela diz. Podemos medir a eficiência do tempo do nosso estudo bíblico pelo efeito que ele tem em nosso comportamento e atitudes. Você coloca em ação aquilo que estuda?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. O amor deve nortear a nossa vida na igreja local.

  • Num tempo em que muitos vivem de criticar a igreja local, é hora de demonstrar amor pela igreja em que congregamos.

      • “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.” Hb 10.24,25 (ARC)

  • Esse é o lugar que Deus nos plantou [...] onde servimos a Ele, compartilhamos a comunhão com outros irmãos e realizamos a sua obra.

  • O amor de Paulo pela Igreja deve tocar o nosso coração e, assim, sermos encorajados a manifestá-lo na igreja local.

SÍNTESE DO TÓPICO I

Ame a sua igreja local.

DINÂMICA 1

II - AMOR E FÉ NA IGREJA

  1. Amor, uma palavra proeminente nas cartas de Paulo.

  • No ensino de Paulo, Deus manifestou o seu amor salvífico por meio de seu Filho, Jesus Cristo.

  • A expressão suprema desse amor é a crucificação de Jesus no Calvário, seu doloroso sacrifício.

      • “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Rm 5.8 (ARC)

      • “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” Jo 15.13 (ARC)

      • “Deus enviou Jesus Cristo para morrer por nós, não porque fossemos suficientemente bons, mas porque nos amava. Quando você se sentir inseguro a respeito do amor de Deus, lembre-se de que Ele o amou antes mesmo que você o procurasse.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “Deus ‘deu’ seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer (1 Jo 4.10; Rm 8.32).” (STAMPS, 2006)

  • Entretanto, é preciso que o ser humano responda a esse amor [crendo].

      • “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 (ARC)

      • “‘Crer’ é muito mais do que chegar a um entendimento intelectual de que Jesus é Deus. Significa colocar a nossa confiança e segurança nEle, o único que nos pode salvar. É confiar nossa vida presente e nosso destino eterno a Cristo. Crer é ter a certeza de que as palavras dEle são fidedignas e que Jesus tem o poder de transforma-nos em alguém muito melhor. Se você nunca confiou em Cristo, receba esta promessa de vida eterna e creia.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A fé e o amor no ensino de Paulo.

  • O apóstolo nos diz que o amor é a fonte da justiça de Deus imputada ao pecador, concedida pela graça por meio da fé.

  • Segundo o ensino do apóstolo, há uma correlação necessária entre a fé em Cristo e o amor entre os irmãos.

      • “Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos,” Ef 1.15 (ARC)

      • “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo, e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,” 2 Ts 1.3 (ARC)

  • Na fé cristã, o único débito que temos como crentes em Jesus é o amor recíproco para com os outros.

      • “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rm 13.8 (ARC)

      • “Por que o amor aos semelhantes é considerado um dever? Estamos permanentemente em débito com Cristo por causa do pródigo amor que Ele derramou sobre nós. A única forma que temos de expressar esse amor é amando o nosso próximo. Como o amor de Cristo sempre será infinitamente maior que o nosso, teremos sempre a obrigação de amor os nossos semelhantes.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A única dívida que nunca quitamos é a de amar uns aos outros.” (STAMPS, 2006)

  • Esse amor deve ser demonstrado na igreja local.

      • “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13.35 (ARC)

          • COMPARE: “Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” Jo 13.35 (NVT)

      • “Jesus disse que nosso amor cristão mostrará que somos deus discípulos. As pessoas veem dissensões, ciúme e divisão em nossa igreja ou reconhecem-nos como seguidores de Jesus pelo amor que demonstramos uns aos outros?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “O amor deve ser a marca distintiva dos seguidores de Cristo. Este amor é, em suma, um amor abnegado e sacrificial, que visa ao bem do próximo.” (STAMPS, 2006)

      • “Amor é o emblema, a insígnia, o distintivo pelo qual os homens nos distinguem dos discípulos de outras religiões.” (BOYER, 2013)

      • “Os discípulos de Cristo [...] serão conhecidos, não por seus milagres (1 Co 13.1,2), nem por seus sermões, nem por sua doutrina, mas por seu amor – amor personificado em Jesus o Filho de Deus, aqui na terra.” (BOYER, 2013)


  1. A dimensão prática do amor na igreja.

  • No ministério de Paulo, o amor tem um caráter prático.

  • De acordo com o ensino do nosso Senhor, [...] o amor se manifesta na atitude concreta em relação ao outro.

      • “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.” Lc 10.25-37 (ARC)

      • “Devemos amar uns aos outros como Jesus nos amou, a ponto de dar a sua vida por nós. Talvez não seja necessário morrer por alguém, mas há outras maneiras de praticar o amor sacrifical: ouvir, ajudar, encorajar, dar. Pense em alguém em particular que precisa deste tipo de amor hoje. Dê todo o amor que você puder, então tente dar um pouco mais.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

      • “A parábola do Bom Samaritano destaca a verdade de que compaixão e cuidado são coisas intrínsecas à fé salvadora e à obediência a Cristo. Amar a Deus deve ser também amar ao próximo.” (STAMPS, 2006)

  • É preciso mostrá-lo [o amor] de maneira concreta no ambiente da igreja local:

      • pastorear com fidelidade;

      • suprir a necessidade de quem precisa;

      • visitar os irmãos em suas enfermidades;

      • orar uns pelos outros;

      • e tudo quanto se apresentar como oportunidade de amar.

          • “O amor é mais do que simplesmente um sentimento afetuoso; é uma atitude. Como podemos amar os outros como Jesus nos amou? Ajudando o próximo, mesmo quando não nos for conveniente; dando, mesmo quando formos feridos; dedicando nossos esforços ao bem-estar dos outros, ao invés do nosso; compartilhando a dor dos semelhantes sem reclamar ou vingar-se. Este tipo de amor é difícil de praticar. É por isso que as pessoas nos notam quando o fazemos e sabem que somos capacitados por uma Fonte sobrenatural.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • “O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Rm 13.10 (ARC)

      • COMPARE: “O amor não faz o mal ao próximo, portanto o amor cumpre todas as exigências da lei de Deus.” Rm 13.10 (NVT)

SÍNTESE DO TÓPICO II

O amor e a fé aparecem nas cartas de Paulo como virtudes complementares.

DINÂMICA 2

III - AS TRÊS VIRTUDES NA IGREJA DE TESSALÔNICA: FÉ, AMOR E ESPERANÇA

  1. As três virtudes teologais (1 Ts 1.3).

  • “lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,” 1 Ts 1.3 (ARC)

      • COMPARE: “Quando oramos por vocês diante de nosso Deus e Pai, relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 1.3 (NVT)

  • “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.” 1 Co 13.13 (ARC)

  • As três virtudes que formam uma tríade especial nos ensinos de Paulo são a fé, o amor e a esperança.

  • Tais virtudes devem participar da vida da igreja local.

      • “Os tessalonicenses permaneceram firmes quando foram perseguidos (1 Ts 1.6; 3.1-4,7,8). Paulo elogiou estes novos cristãos por seu trabalho fiel, por seus atos amorosos e pos sua expectativa da volta iminente do Senhor. Estas características são as marcas dos cristãos eficazes em todas as épocas.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)


  1. A virtude da fé.

  • Na Carta aos Tessalonicenses, a fé se refere ao efeito prático que o apóstolo denomina de “obra da fé”.

      • “lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,” 1 Ts 1.3 (ARC)

          • COMPARE: “Quando oramos por vocês diante de nosso Deus e Pai, relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 1.3 (NVT)

      • “A motivação e o esforço dos tessalonicenses vinham da fé em Deus que eles tinham. A fé em Deus é primeiro um fato e, a seguir, um ato. A fé dos novos crentes tessalonicenses era tão vigorosa e atuante que levou o apóstolo Paulo a sempre dar graças a Deus por eles e ao mesmo tempo orar por aquela igreja.” (SILVA, 2021)

  • Somos encorajados a produzir frutos na igreja local como reflexo da nossa fé.

      • “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tg 2.18 (ARC)


  1. A virtude do amor.

  • O apóstolo fala do “trabalho do amor”.

      • “lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,” 1 Ts 1.3 (ARC)

          • COMPARE: “Quando oramos por vocês diante de nosso Deus e Pai, relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 1.3 (NVT)

  • Havia um senso coletivo nos tessalonicenses de que os seguidores de Jesus deveriam trabalhar motivados pelo amor ao nosso Senhor.

  • Estamos diante de uma igreja doutrinária e cheia de amor prático.


  1. A virtude da esperança.

  • A palavra “paciência” tem o sentido de resistência e perseverança.

  • O exemplo da igreja de Tessalônica nos ensina que a esperança cristã traz alegria ao coração de quem está suportando grandes tribulações e adversidades por amor a Cristo.

  • [Isso deve tocar o nosso coração], encorajando-nos a perseverar alegremente na fé e no cuidado de Deus.

      • “Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” At 5.41 (ARC)

      • “mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pe 4.13 (ARC)

      • “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mt 5.10-12 (ARC)

      • “Todos nós devemos responder ao evangelho como fizeram os tessalonicenses: converteram-se a Deus, passaram a servi-lo e esperaram ansiosamente pela volta de seu Filho, Jesus Cristo, do céu. Devemos nos converter do pecado a Deus porque Cristo está voltando para julgar a terra. Devemos ser fervorosos em nosso serviço, porque temos pouco tempo antes da volta de Cristo. Devemos estar preparados para a volta de Cristo, porque não sabemos quando Ele voltará.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SÍNTESE DO TÓPICO III

Três virtudes mencionadas por Paulo: fé, amor e esperança.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • Devemos amar a igreja em que congregamos.

  • Esse era o sentimento do apóstolo pela igreja de Tessalônica.

  • A igreja local é a forma visível da Igreja de Cristo, por isso devemos amá-la.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BÍBLIA de Estudo Vida. São Paulo: Editora Vida, 1998.

BOYER, O. S. Espada Cortante 2: Lucas, João e Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2021.

GIBBS, C. B. As Epístolas Paulinas II: Efésios a Filemon, a vida cristã na prática. 1ª. ed. Campinas: EETAD, 2007.

SILVA, A. G. D. Bíblia com comentário de Antônio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 10 - PAULO E SEU AMOR PELA IGREJA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 10 - PAULO E SEU AMOR PELA IGREJA - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf