Lição 9 - Paulo e sua Dedicação aos Vocacionados (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 4º Trimestre de 2021 – Adultos – O apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Elienai Cabral. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." At 20.28 (ARC)

COMPARE: Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua igreja, comprada com seu próprio sangue." (NVT)

VERDADE PRÁTICA

No Reino de Deus, a liderança mais antiga zela pelas lideranças mais novas. Os jovens vocacionados precisam de cuidado e zelo.

Segunda - Mt 10.7; Jo 21.15-17

O imperativo de Cristo como ponto de partida.

Terça - Gl 1.6; Rm 1.16

A vocação pastoral difere da vocação para a salvação.

Quarta - Ef 4.11,12

O Senhor chama e ordena os vocacionados.

Quinta - At 20.24; Is 6.8-10

A vocação implica uma impulsão interior.

Sexta - 1 Sm 3.9

O vocacionado deve estar atento à voz do Senhor.

Sábado - Ef 1.17,18

Sabedoria, revelação e iluminação na vida do vocacionado.

LIÇÃO 9 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apontar Éfeso como o ponto de partida do aprendizado dos vocacionados;

2º OBJETIVO: Assinalar o legado doutrinário de Paulo para os novos líderes;

3º OBJETIVO: Enfatizar o apelo de Paulo aos líderes.

A liderança mais antiga deve cuidar das mais novas.” Ponto Central (CPAD)

INTRODUÇÃO

  • Vamos estudar sobre o grande legado do apóstolo Paulo para os obreiros da atualidade;

  • Sua maneira de ensinar os novos vocacionados, seu legado doutrinário para novos obreiros e seus apelos aos líderes para cuidar do rebanho de Deus.

I - ÉFESO, O PONTO DE APRENDIZADO DOS VOCACIONADOS

  1. O ponto de partida.

  • Em Éfeso, o apóstolo permaneceu mais tempo e, por isso, dali surgiu um local estratégico para formar novos discípulos.

      • “Enfim, qual a importância da igreja em Éfeso para o apóstolo Paulo? A comunicação do apóstolo na região deu-lhe a oportunidade de tornar Éfeso o lugar central de preparação de seus colaboradores para o exercício pastoral.” (CABRAL, 2021)

  • Preparar seus colaboradores vocacionados para atuar nas igrejas da Ásia era uma tarefa importante.

      • “Sem dúvida, foi a primeira escola de preparação dos que demonstravam vocação para o exercício do ministério cristão. Naturalmente, essa escola tinha características diferentes das escolas de Teologia dos tempos modernos, porque aqueles alunos não tinham livros em mãos e, certamente, faziam anotações em folhas de papiro ou em tábuas lisas de barro. Eles não tinham o Novo Testamento montado, impresso, e o conteúdo do ensino de Paulo era oral, fazendo comparações com as Escrituras do Antigo Testamento, que existiam não em profusão, mas em rolos enormes, especialmente os escritos dos profetas que profetizaram sobre Cristo.” (CABRAL, 2021)

  • Sem uma boa preparação dos novos líderes, a obra de Deus não pode ser feita com eficácia.


  1. Paulo e o despertamento de novas vocações.

  • Para levar as Boas-Novas aos centros culturais do mundo, ele [Paulo] não podia atuar sozinho.

  • Por isso, o apóstolo arregimentou e investiu em pessoas que o auxiliassem a levar o Evangelho.

      • Podemos citar nomes como os de Timóteo, Sópatro, Segundo, Trófimo, Tíquico, Tito, Aristarco, Filemom, Gaio e tantos outros.

          • “E acompanhou-o, até à Ásia, Sópatro, de Bereia, e, dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio, de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.” At 20.4 (ARC)

          • “Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios e o que eu faço, Tíquico, irmão amado e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo, o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.” Ef 6.21,22 (ARC)

          • “Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;” Cl 4.7 (ARC)

              • COMPARE: “Tíquico, irmão amado e colaborador fiel que trabalha comigo na obra do Senhor, lhes dará um relatório completo de como tenho passado.” Cl 4.7 (NVT)

          • “Também enviei Tíquico a Éfeso.” 2 Tm 4.12 (ARC)

          • “Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.” Tt 3.12 (ARC)

          • “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;” Cl 4.10 (ARC)

          • “a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:” Tt 1.4,5 (ARC)

          • “a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina,” 1 Tm 1.2,3 (ARC)

          • “Para não trabalhar só, ele [Paulo] reuniu alguns homens que demonstravam vocação de Deus para serem líderes na igreja e investiu neles com o ensino da “sã doutrina” (1 Tm 1.10) para serem autênticos missionários com a mensagem genuína do evangelho.” (CABRAL, 2021)

  • Recebiam ensinos diretamente de Paulo, ou seja, o ministério do apóstolo despertava novas vocações.


  1. Paulo, um mestre inspirado.

  • [Paulo] tornou-se um mestre inspirado para os que o ouviam, pois [...] recebera revelações do próprio Senhor.

      • “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e abrindo-se-me uma porta no Senhor, não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. [...] Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.” 2 Co 2.12.13,17 (ARC)

          • COMPARE: “Quando cheguei à cidade de Trôade para anunciar as boas-novas de Cristo, o Senhor me abriu uma porta de oportunidade. Contudo, não tive paz em meu espírito, pois meu querido irmão Tito ainda não havia chegado com notícias de vocês. Assim, despedi-me dos irmãos dali e fui à Macedônia para procurá-lo. [...] Não somos como muitos que fazem da palavra de Deus um artigo de comércio. Pregamos a palavra de Deus com sinceridade e com a autoridade de Cristo, sabendo que Deus nos observa.” 2 Co 2.12,13,17 (NVT)

      • “Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino em cada igreja.” 1 Co 4.17 (ARC)

      • “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” Gl 1.11,12 (ARC)

      • “Em Éfeso, Paulo reunia seus discípulos para dar-lhes orientação de pastoreio das igrejas que eles haveriam de pastorear. Paulo não pregou outro evangelho, senão o mesmo recebido e pregado pelos apóstolos. Ele não teve a oportunidade de estar aos pés de Pedro, Tiago, João, André e outros, mas transmitiu as mesmas verdades que se constituíram a doutrina dos apóstolos (At 2.42).” (CABRAL, 2021)

  • Paulo reunia vocacionados para dar-lhes instruções de como pastorear a igreja local.

  • Temos três epístolas paulinas denominadas de “cartas pastorais” (1 e 2 Timóteo, Tito).

      • Ali, há instruções sobre como pastorear uma igreja.

  • A constituição e a preparação de novos líderes era um cuidado constante do apóstolo.

SÍNTESE DO TÓPICO I

Éfeso foi um ponto de partida para o despertamento de novos vocacionados.

DINÂMICA 1

II - O LEGADO DOUTRINÁRIO DE PAULO PARA OS NOVOS LÍDERES

  1. A advertência de Paulo a respeito dos judaizantes e dos gnósticos.

  • a) Quem eram os judaizantes?

      • [Eram] Judeus [que] acolheram a mensagem apostólica e tornaram-se cristãos, mas [afirmavam] que a salvação dos gentios dependia da observância da Lei Mosaica.

      • Exigiam que os gentios convertidos observassem a Lei, tais como alguns aspectos: a prática da circuncisão, a guarda do sábado judaico, a observância dos ritos que envolviam datas e comidas.

          • “Um termo extrabíblico designado àqueles que agiram como judeus e/ou buscavam assim influenciar outros, baseado na acusação de Paulo de que a atitude de Pedro forçaria os gentios ‘judaizarem-se’ (Gl 2.14). Os comentários referem-se a homens como judaizantes que buscavam impor a circuncisão judaica e outros legalismos sobre os gentios como, por exemplo, os ‘falsos irmãos’ que queriam levar toda a igreja para a escravidão da lei (Gl 2.4), e aqueles que ensinavam: ‘Se vos não circuncidardes... não podeis salvar-vos’ (At 15.1). Paulo atacou os judaizantes na Galácia que obrigavam os homens a se circuncidar (Gl 6.12).” (Dicionário Bíblico Wycliffe, 2006)

          • “A proposta disseminada pelos judaizantes era a fé em Jesus e mais as obras da lei, a morte de Jesus não é suficiente para a salvação e por isso precisava de um reforço adicional. Era essa forma de doutrina que estava sendo divulgada na Galácia.” (SOARES, 2020)

          • “esses falsos doutrinadores [judaizantes/legalistas] estavam levando os membros das igrejas da Galácia a buscar a retidão por meio de esforço próprio, por si mesmos, quando, na verdade, o apóstolo os havia ensinado que a retidão é uma dádiva concedida por Deus em Cristo por ocasião da conversão (Gl 3.2, 5). O Espírito Santo renova todas as pessoas que vêm a Jesus e coloca nelas o desejo de fazer o que é bom e agradável a Deus.” (SOARES, 2020)

          • “No início da Igreja, alguns judeus conversos queriam obrigar os gentios cristãos a cumprir a Lei Mosaica. Esse grupo de judeus ficou conhecido como “judaizantes” pelo fato de tentarem impor os costumes judaicos na prática da fé cristã.” (BAPTISTA, 2020)

      • Contra isso, Paulo se levantou corajosamente:

          • “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gl 1.6-9 (ARC)

              • COMPARE: “Admiro-me que vocês estejam se afastando tão depressa daquele que os chamou para si por meio da graça de Cristo. Vocês estão seguindo um caminho diferente que se faz passar pelas boas-novas, mas que não são boas-novas de maneira nenhuma. Estão sendo perturbados por aqueles que distorcem deliberadamente as boas-novas de Cristo.Que seja amaldiçoado qualquer um, incluindo nós, ou mesmo um anjo do céu, que anunciar boas-novas diferentes das que nós lhes anunciamos. Repito o que disse antes: se alguém anunciar boas-novas diferentes das que vocês receberam, que seja amaldiçoado.” Gl 1.6-9 (NVT)

          • O legado que ele nos deixou foi a defesa intransigente quanto à natureza graciosa da salvação.

              • “que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,” 2 Tm 1.9 (ARC)

              • “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,” Rm 3.24 (ARC)

              • “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” Tt 2.11 (ARC)

              • “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.” Rm 11.6 (ARC)

          • Disso, nenhum líder cristão pode abrir mão: a Salvação é por graça e não por mérito humano.

              • “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2.8,9 (ARC)

              • “Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” At 15.11 (ARC)

      • “É lamentável que, ainda em nossos tempos, igrejas que dizem ser evangélicas estão atreladas ao judaísmo e repetem ritos nos cultos. Ora, nós amamos os judeus e respeitamos a liturgia judaica, só que isso é especialmente deles e para eles. Os judaizantes modernos nem são judeus, mas são pessoas de outras raças que esquecem que não estamos sob a égide do Antigo Testamento, nem da Lei Mosaica, mas somos o povo do Novo Testamento.” (CABRAL, 2021)

  • Quem eram os gnósticos?

      • Eles acrescentavam elementos filosóficos à fé cristã que corrompiam a sã doutrina.

          • “A palavra ‘gnosticismo’ vem do grego ‘gignoskein’, ‘saber’, referindo-se a um movimento dedicado à obtenção de um ‘conhecimento’ genuíno maior, por meio do qual, segundo seus adeptos criam, poderia ser obtida a salvação. O gnosticismo, tal como as religiões misteriosas dos gregos, reivindicavam possuir uma sabedoria esotérica, que se tornaria propriedade dos iniciados, em contraste com os de fora, que não seriam assim privilegiados. [...] Conhecimento místico, ritos e práticas mágicas eram promovidos pelo sistema gnóstico. Esse sistema fez competição com o cristianismo bíblico durante cerca de cento e cinquenta anos. [...] Houve grande variedade de sistemas gnósticos. [...] Paulo escreveu [a epístola aos colossenses] justamente para refutar a heresia gnóstica que havia em Colossos. [...] Os pais da igreja primitiva chamavam o gnosticismo de ‘sabedoria grega’. [...] O gnosticismo combinava elementos da filosofia grega, das religiões pagãs misteriosas, do judaísmo e do cristianismo; [...] No tocante ao cristianismo, o gnosticismo consistia, essencialmente, na tentativa de fundir as revelações dadas por meio de Cristo e seus apóstolos com os padrões de pensamento já existentes.” (CHAMPLIN, 2013)

      • Os gnósticos se consideravam mais espirituais que os demais.

          • “Os gnósticos ensinavam que o corpo físico de Jesus não era real e que parecia apenas ser físico, por isso negavam a humanidade de Cristo. Entretanto, a Bíblia rejeita essa heresia e ensina que Jesus foi verdadeiro homem e verdadeiro Deus (1 Jo 4.1-3). Portanto, sua humanidade e sua divindade era e é uma realidade.” (CABRAL, 2021)

      • Para eles, o espírito era mais importante que o corpo, e ensinavam que o corpo é matéria imprestável.

        • “[...] Atualmente se aceita que o movimento surgiu em um ambiente judaico-cristão. Isto não nega a presença de prováveis elementos pré-cristãos no gnosticismo. [...] É evidente que o movimento teve início em um ambiente hebraico-cristão. [...] [Os gnósticos Acreditavam em] uma divindade transcendente indescritível, que é puramente espírito.” (Dicionário Bíblico Wycliffe, 2006)

        • “[Os gnósticos] ensinavam que qualquer coisa feita pelo ou através do corpo - não importando o pior pecado que se cometa através do corpo - não significava nada porque a vida verdadeira, dizem eles, existe apenas no reino espiritual.” (CABRAL, 2021)

      • Disso, resultava a banalização da graça de Deus.

      • O apóstolo Paulo refuta esse falso evangelho, dizendo:

          • “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts 5.23 (ARC)

          • “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.1,2 (ARC)

  • Seu legado para nós no século XXI: não banalize a maravilhosa graça de Deus.


  1. O compromisso de Paulo com o Senhor (At 20.19).

  • O apóstolo não se preocupava apenas [...] com os falsos ensinos. [...] Ele preocupava-se em viver de maneira coerente com o que ensinava.

  • Sua vida era sem ostentação, pois desejava refletir a humildade de Cristo.

      • “E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;” At 20.18,19 (ARC)

          • COMPARE: “Quando chegaram, ele lhes disse: “Vocês sabem que, desde o dia em que pisei na província da Ásia até agora, fiz o trabalho do Senhor humildemente e com muitas lágrimas. Suportei as provações decorrentes das intrigas dos judeus” At 20.18,19 (NVT)

      • “Paulo estava satisfeito com o que tinha e onde quer que estivesse, desde que pudesse fazer a obra de Deus. Examine suas atitudes em relação à riqueza e ao conforto. Se o seu foco estiver mais naquilo que você não tem, é hora de reexaminar suas prioridades e de colocar a obra de Deus novamente em primeiro lugar.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Em sua despedida dos obreiros de Éfeso, o apóstolo procurou deixar um testemunho de amor ao Senhor e à sua Igreja.

  • Aprendemos [...] que não podemos pensar numa coisa, desejar e executar outra.

      • “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” Mt 5.37 (ARC)

          • COMPARE: “Quando disserem ‘sim’, seja de fato sim. Quando disserem ‘não’, seja de fato não. Qualquer coisa além disso vem do maligno.”.” Mt 5.37 (NVT)

      • “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mt 7.21 (ARC)

  • É preciso pregar os ensinos de Cristo e refleti-los tanto na vida privada quanto na pública.

SÍNTESE DO TÓPICO II

A advertência de Paulo a respeito dos judaizantes e dos gnósticos revela compromisso com o Senhor, maior legado do apóstolo às novas gerações.

DINÂMICA 2

III - PAULO APELA AOS LÍDERES

  1. Sobre o desprendimento do obreiro para realizar a obra de Deus (At 20.24).

  • O apóstolo fala sobre o desapego material na vida do obreiro.

      • “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” At 20.24 (ARC)

          • COMPARE: “Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.” At 20.24 (NVT)

      • “Frequentemente, sentimos que a vida é um fracasso, a menos que estejamos alcançando o reconhecimento, a diversão, o dinheiro e o sucesso. Mas Paulo considerava que sua vida não teria valor se ele não usasse para a obra de Deus. O que ele acrescentou à vida era muito mais importante do que aquilo que havia ganho dela. O que é mais importante para você: o que ganha da vida ou o que você acrescenta a ela? Disposição é uma qualidade necessária a qualquer pessoa que deseje fazer a obra de Deus. Paulo era uma pessoa disposta, e a meta mais importante de sua vida era falar aos outros a respeito de Cristo. Não é de admirar que Paulo tenha sido o maior missionário cristão. Deus procura outros homens e outras mulheres que priorizem a grande tarefa que Ele lhe deu para fazer.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Paulo tinha o coração livre da avareza e da ganância.

  • O desprendimento das coisas materiais e plena dependência em Deus são características inegociáveis na vida do obreiro cristão.

      • “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” 1 Tm 6.9-11 (ARC)

      • “Diz-se que quando Martinho Lutero estava fazendo o mundo estremecer, o papa ordenou: “Entupam a boca do doido com ouro”. Logo veio a resposta: “O louco não gosta de ouro”. Os que amam o dinheiro não fazem o mundo estremecer.” (BOYER, 2013)

  • Paulo [...] procurava não ser “pesado” às igrejas que pastoreava e visitava.

      • “Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;” 2 Ts 3.7,8 (ARC)

          • COMPARE: “Pois vocês sabem que devem seguir nosso exemplo. Não ficamos ociosos quando estivemos com vocês, nem nos alimentamos às custas dos outros. Trabalhamos arduamente dia e noite, a fim de não sermos um peso para nenhum de vocês.” 2 Ts 3.7,8 (NVT)

      • “e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.” At 18.3 (ARC)

      • “Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.” 1 Ts 2,9 (ARC)

      • “Paulo dá um exemplo a todos os ministros de Deus. Ele nunca visou a riqueza, nem buscou enriquecer através do seu trabalho no evangelho (cf. 2 Co 12.14). Paulo teve muitas oportunidades de acumular riquezas. Como apóstolo, tinha influência sobre os crentes, e realizava milagres de curas; além disso, os cristãos primitivos estavam dispostos a doar dinheiro e propriedades aos líderes eclesiásticos de destaque, para serem distribuídos aos necessitados (ver 4.34,35,37). Se Paulo tivesse tirado vantagem dos seus dons e da sua posição, e da generosidade dos crentes, poderia ter tido uma vida abastada. Não fez assim porque o Espírito Santo dentro dele o orientava, e porque amava o evangelho que pregava (cf. 1 Co 9.4-18; 2 Co 11.7-12; 12.14-18; 1 Ts 2.5,6).” (STAMPS, 2006)


  1. Sobre o cuidado pessoal do obreiro (At 20.28).

  • [Paulo] aconselhou os obreiros que olhassem para si mesmos.

      • “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” At 20.28 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua igreja, comprada com seu próprio sangue.” At 20.28 (NVT)

      • “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Tm 4.16 (ARC)

  • É preciso cuidar do corpo, da alma e do espírito.

  • Antes de cuidar do rebanho de Deus, o obreiro deve zelar pela sua saúde física, emocional e espiritual.


  1. Sobre a ameaça de “lobos cruéis” no rebanho de Deus (At 20.29,30).

  • A metáfora dos “lobos cruéis” se refere aos falsos mestres que incutiam doutrinas estranhas na mente dos incautos.

      • “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” At 20.29,30 (ARC)

          • COMPARE: “Sei que depois de minha partida surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho. Até mesmo entre vocês se levantarão homens que distorcerão a verdade a fim de conquistar seguidores.” At 20.29,30 (NVT)

      • “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Mt 7.15 (ARC)

      • “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2 Pe 2.1 (ARC)

      • “Paulo os chama de ‘lobos cruéis’, indicando que são fortes, difíceis de subjugar, insaciáveis e perigosos. Tais indivíduos desviarão as pessoas dos ensinos de Cristo e os atrairão a si mesmos e ao seu evangelho distorcido.” (STAMPS, 2006)

  • Esses lobos eram predadores espirituais do rebanho de Deus, destituídos de misericórdia e amor.

      • “Paulo sabe que no futuro Satanás levantará falsos mestres dentro da própria igreja, e, também, falsários vindos de fora, infiltrar-se-ão e atingirão o rebanho com doutrinas antibíblicas, conceitos mundanos e ideias pagãs e humanistas. Os ensinos e a influência destes dois tipos de elementos arruinarão a fé bíblica do povo de Deus.” (STAMPS, 2006)

  • [Paulo] convoca os obreiros a terem o compromisso de cuidar de cada ovelha do rebanho, ensinando-a e protegendo-a.

      • “Além de alimentar o rebanho de Deus, o verdadeiro pastor deve diligentemente resguardá-lo de seus inimigos.” (STAMPS, 2006)

      • “O apelo veemente de Paulo impõe uma solene obrigação sobre todos os obreiros da igreja, no sentido de defendê-la e opor-se aos que distorcem a revelação original da fé, segundo o NT.” (STAMPS, 2006)

SÍNTESE DO TÓPICO III

O apóstolo Paulo apela para que os obreiros tenham desprendimento material, cuidado espiritual e prudência para fazer a obra de Deus.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • A vida do apóstolo Paulo deixa um grande legado para os obreiros da atualidade.

  • Sua maneira de despertar novas vocações, sua herança doutrinária [...] e seu apelo aos obreiros para cuidar do rebanho de Deus são marcos importantes para nortear os [...] vocacionados de Deus.

Referências Bibliográficas

BAPTISTA, D. A Igreja Eleita, Redimida pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. S. Espada Cortante 2: Lucas, João e Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

CABRAL, E. O Apóstolo Paulo: Lições da Vida e Ministério do Apóstolo dos Gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2021.

CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia & Filosofia. 11ª. ed. São Paulo: Hagnos, 2013.

DICIONÁRIO Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

SOARES, E. O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 9 - PAULO E SUA DEDICAÇÃO AOS VOCACIONADOS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 9 - PAULO E SUA DEDICAÇÃO AOS VOCACIONADOS - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf