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“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino.”
(Hb 1.8)
O termo teológico “Filho de Deus” é título, sendo assim, a existência de Jesus é desde a eternidade junto ao Pai.
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João 10.30-38
30 - Eu e o Pai somos um.
31 - Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.
32 - Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais?
33 - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34 - Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
35 - Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36 - àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
37 - Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
38 - Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele.
1º OBJETIVO: Mostrar a doutrina bíblica da relação entre Deus Pai e o Filho Unigênito;
2º OBJETIVO: Refutar biblicamente a heresia do Subordinacionismo;
3º OBJETIVO: Exemplificar como o Subordinacionismo está presente na atualidade.
PALAVRA-CHAVE: UNIDADE
Afirmar que Jesus é o Filho de Deus, mas não o próprio Deus, é uma contradição em si mesma.
O embate de Jesus com os religiosos do templo de Jerusalém revela essa verdade.
“Sua declaração de ser Deus foi inconfundível. Os professores religiosos quiseram matá-lo, porque suas leis diziam que uma pessoa que afirmasse ser Deus deveria morrer. Nada poderia persuadi-los de que a reivindicação de Jesus era verdadeira.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“O apóstolo João parece colocar num mesmo bojo os ateus e os que negam ser Jesus o Filho de Deus. Negar isso é o mesmo que chamar a Deus de mentiroso, pois é o próprio Deus quem afirma essa verdade (1 Jo 5.9-12).” Esequias Soares
O conceito de filho implica a igualdade com o pai.
'Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. ' Mateus 23:29-31
Uma das ideias de filho na Bíblia é a identidade de natureza:
'que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? ' Salmos 8:4
A ideia de “homem mortal” é repetida em “filho do homem”.
'Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.' Mt 23:31
Consideravam os matadores dos profetas como seus pais.
“O epíteto "Filho de Deus", em relação ao Senhor Jesus Cristo, significa que Ele é Deus igual ao Pai; trata-se de uma questão de substância ou essência. Isso fica ainda mais claro na expressão ‘Filho Unigênito’.O significado do termo na língua original revela a divindade de Cristo. O termo usado para "unigênito" no Novo Testamento grego é monogenés, composto por dois vocábulos, monós, "único, só, solitário", e genós, "raça, cepo, tipo", e não geneá, "geração". Entendemos que a palavra reflete a ideia de natureza, caráter, tipo. "Unigênito", pois, significa o "único da espécie", "único do tipo". Jesus é singular, o único Filho de Deus que tem a essência do Pai. O adjetivo "unigênito" transmite a ideia de consubstancialidade; Jesus é tudo quanto Deus é.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
Indica igualdade de natureza, ou seja, mesma substância.
Jesus é chamado Filho de Deus no NT porque Ele é Deus e veio de Deus.
'[...]eu saí e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.' Jo 8:42
'Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai.' Jo 16:28
Jesus declarou que Deus é seu Pai;
'E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.' Jo 5:17
Seus interlocutores entenderam que Jesus estava reafirmando a sua deidade.
'Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. ' João 5:18
“O próprio Senhor Jesus afirmou, várias vezes, ser o Filho de Deus, até em juízo, mesmo sabendo que isso resultaria em sua morte: “Todos perguntaram: — Então você é o Filho de Deus? Jesus respondeu: — Vocês dizem que eu sou” (Lc 22.70).” Esequias Soares
Os líderes judeus revelaram o motivo de sua oposição a Jesus — Ele estava se igualando ao Pai, algo que indica claramente Sua divindade. Os inimigos de Jesus consideraram tal posicionamento uma blasfêmia.” O Novo Comentário Bíblico
Filho de Deus [refere-se] à relação única do Filho Unigênito com o Pai.
A expressão “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo.
'Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino. ' Hebreus 1:8
COMPARE: “Mas ao Filho ele diz: “Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; tu governas com cetro de justiça.” NVT
'O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.' Sl 45:6-7
Que história é essa de o Deus do versículo 7 estar ungindo o Deus do versículo 6?
Deus nessa passagem é uma referência a Jesus.
Relacionamento entre o Pai e o Filho;
A unidade de Deus é plural.
“[...] é imprescindível considerar que esse título é atribuído a Jesus por causa da sua relação direta como Filho Unigênito, o Verbo pré-existente na eternidade juntamente com o Pai (Jo 1.1-3). Nesse sentido, a relação de nosso Senhor com o Pai é única e não se assemelha à nossa condição de filhos de Deus por adoção (cf. Rm 8.14-16).” Revista Ensinador Cristão
“Acerca da terminologia “Unigênito” o Dicionário Vine (CPAD) elucida que “O Cristo não se tornou, mas necessária e eternamente é o Filho. Ele, uma Pessoa, possui todos os atributos da deidade pura. Isto torna necessário a eternidade, o ser absoluto; sobre este aspecto Ele não é ‘depois’ do Pai. A expressão também sugere o pensamento de afeto mais profundo, como no caso da palavra hebraica yachid, traduzida no Antigo Testamento por ‘único’ (Gn 22.2,12; Pv 4.3; Jr 6.26; Am 8.10); ‘unigênito’ (Zc 12.10) e ‘predileta’ (Sl 22.20; 35.70). Em João 1.18, a cláusula: ‘O Filho Unigênito, que está no seio do Pai’, expressa Sua união eterna com o Pai na deidade e a intimidade e o amor inefáveis entre eles, o Filho tomando parte em todas as deliberações do Pai e desfrutando de todos os seus afetos” (2015, p. 1045).” Revista Ensinador Cristão
“A expressão “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo. A Bíblia afirma com todas as letras que 0 Filho é Deus: “Mas, a respeito do Filho, diz: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino” (Hb 1.8). Essa citação é do salmo 45.6,7 e o nome “Deus”, no referido salmo, é uma referência ao Deus de Israel.” Esequias Soares
“Jesus estava identificando a si mesmo com Deus, seu Pai [em João 5.17]. Não poderia haver qualquer dúvida quanto à sua afirma ção de ser Deus. Jesus não nos dá a opção de crer em Deus e ao mesmo tempo ignorar o Filho de Deus (Jo 5.23). Os fariseus também chamavam a Deus de seu Pai, mas perceberam que Jesus estava reivindicando uma relação única com Ele. Em resposta à afirmação de Jesus, os fariseus tinham duas escolhas: acreditar nele ou acusá-lo de blasfêmia. Eles decidiram acusá-lo.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“O termo "unigênito" não significa que Cristo foi um ser criado. Pelo contrário, a declaração refere-se ao seu relacionamento exclusivo com o Pai, i.e., ao fato de Ele ser o Filho de Deus desde toda a eternidade. Aqui temos a sua filiação em relação ao Deus trino (Jo 1.1,18; 3.16,18)”. Bíblia de Estudo Pentecostal
“Jesus é o Filho unigénito (Jo 1.14,18; 3.16,18); o Filho único de Deus. Ele afirma aqui não somente que tem uma comunhão íntima com o Pai, mas que também é semelhante a Ele em Sua natureza.” O Novo Comentário Bíblico
“O Filho é Deus. O Senhor Jesus Cristo é, desde a eternidade, o único Filho de Deus e possui a mesma natureza do Pai, como afirmam os credos: "consubstanciai com o Pai ,״em grego, homooúsion to patrí, que significa "da m esm a substância com o Pai", qualifica a unidade de essência do Pai e do Filho. Jesus disse: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30). “ Declaração de Fé das Assembleias de Deus
Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho:
subordinado ao Pai;
ou um deus secundário;
ou menos divino que o Pai.
Os monarquianistas dinâmicos, ou adocionistas, e os arianistas são os principais representantes dessa heresia.
Orígenes (185-254), foi o seu principal mentor.
A Trindade defendida por ele era subordinacionista: o Filho subordinado ao Pai e o Espírito Santo subordinado ao Filho.
A Bíblia revela a igualdade das três pessoas da Trindade.
'Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ' Mateus 28:19
'A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!' 2Coríntios 13:13
“Segundo os críticos de Orígenes, ele ensinava que ‘O poder do Pai é maior do que o do Filho e do Espírito Santo, e o poder do Filho é maior do que o do Espírito Santo’.” Esequias Soares
O Subordinacionismo foi uma tentativa equivocada de preservar o monoteísmo, mas que negou a divindade absoluta de Jesus.
Seus expoentes consideravam Cristo como Filho de Deus, inferior ao Pai.
Eles afirmavam que o próprio Cristo declarava a sua inferioridade.
Com base numa exegese ruim e numa interpretação fora do contexto de algumas passagens dos Evangelhos.
“Cremos [...] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, o Unigénito do Pai, que é da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância [homooúsios] com o Pai, por meio de quem todas as coisas vieram a existir, as coisas que estão no céu e as coisas que estão na terra,[...]. [...] Mas aqueles que dizem: "Houve um tempo quando ele não era; e "Ele não era antes de ter nascido״; e "Ele foi feito do que não existe”, ou "Ele é de outra substância ou “essência” ou "O Filho de Deus é criado", ou "mutável", ou “alternável” — eles são condenados pela Igreja cristã e apostólica.” Credo Niceno
O ensino bíblico [mostra] Jesus como o verdadeiro homem e ao mesmo tempo o verdadeiro Deus.
Somente Ele é assim, e ninguém mais no céu e na terra possui essa característica.
'acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, — Jesus Cristo, nosso Senhor, ' Rm 1:3,4
'dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém! ' Rm 9:5
COMPARE: “Do povo de Israel vêm os patriarcas, e o próprio Cristo, quanto à sua natureza humana, era israelita. E ele é Deus, aquele que governa sobre todas as coisas e é digno de louvor eterno! Amém.” NVT
Os subordinacionistas pinçam as Escrituras aqui e ali se utilizando das passagens que apresentam Jesus como homem e descartam as que afirmam ser Jesus o Deus igual ao Pai.
“Fica claro e com sólidos fundamentos bíblicos de que a falácia da teologia unitarista de Ário, defendida ainda hoje pelos subordinacionistas, de que Jesus não é Deus, mas o “Filho de Deus”, não tem sustentação alguma. O conceito de Pai-Filho, na divindade, não deve ser confundido com o processo de reprodução humana e nem no relacionamento pai-filho numa família entre os humanos. Então, quando o termo “filho” se refere a Jesus como Filho de Deus significa sua igualdade ao Pai, ou seja, que ambos são da mesma substância e essência.” Esequias Soares
“As Testemunhas de Jeová Declaram que esta filiação unigênita refere-se à criação de Cristo e, por conta disso. Ele seria um deus menor. [No entando] a expressão “unigénito", analisada à luz do idioma original, monogenê, quer dizer: "da mesma espécie”; “do mesmo gene"; “da mesma natureza”; "igual". O que significa que Jesus é singular, único, com a mesma natureza de Deus. E o próprio Cristo reflete isso de forma clara ao empregar a frase "Filho de Deus”, provocando a ira de seus conterrâneos, que desejaram apedrejá-lo. Afinal, entenderam exatamente o que Jesus quis dizer. Ou seja, que era tão divino quantoo Pai (19.7).” Bíblia Apologética de Estudo
O Islamismo não considera Jesus como o Filho de Deus, mas como messias e profeta, e coloca Maomé acima dele.
'acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. ' Ef 1:21
'Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, ' Filipenses 2:9-10
O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus pois significaria relação íntima conjugal entre Deus e Maria.
“Filho de Deus” no NT significa a sua origem e a sua identidade.
'Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente, me amaríeis, pois que eu saí e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. ' João 8:42
Jesus foi concebido pelo Espírito Santo.
'E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. ' Lucas 1:35
'E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. ' Marcos 5:7
“Os muçulmanos rejeitam essa doutrina e consideram como blasfêmia a ideia de Deus gerar filho numa mulher dentro do padrão de reprodução humana. E claro que qualquer cristão rejeita também essa caricatura que o islamismo criou do referido termo.” Esequias Soares
Confessa publicamente que crê na existência de vários deuses:
o Deus Todo-poderoso, Jeová;
depois o deus poderoso, Jesus;
e em seguida outros deuses menores, incluindo bons e maus.
A fé cristã não admite a existência de outros deuses.
'Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.' Gl 4:8
COMPARE: “Antes de conhecerem a Deus, vocês eram escravos de supostos deuses que, na verdade, nem existem.” NVT
'todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. ' 1Co 8:6
Uma pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová:
“Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?”
Se “verdadeira”, reconhecem a divindade de Jesus e a Trindade;
Se “falsa”, admitem que são seguidoras de um deus falso.
“O sistema das testemunhas de Jeová, também, emprega conceitos inadequados, pois afirma que ser “filho de Deus” não é a mesma coisa que ser Deus. As testemunhas de Jeová, seguindo a cartilha de sua religião, costumam perguntar: “Você é seu pai?” Ou “seu filho? E óbvio que a resposta é negativa, assim, concluem, 0 Pai não poder ser o Filho e nem Filho, o Pai. Essa analogia é falaciosa porque a ortodoxia cristã não ensina serem Pai e Filho uma mesma pessoa, mas o mesmo Deus, também, porque emprega o conceito bíblico de “filho” fora do contexto, para se ajustar àquilo em que elas acreditam. Todos precisam saber que “Filho” é título exclusivo de Jesus, assim como “Pai” é título exclusivo de Deus” Esequias Soares
“O principal movimento religioso que expressa em nossos dias o pensamento arianista e assume publicamente suas idéias subordinacionistas dos antigos unitaristas são as testemunhas de Jeová, que era trinitário na sua origem; Caries T. Russell, o fundador do movimento, só começou argumentar contra a personalidade do Espírito Santo e atacar o trinitarianismo, adotando a crença de Ário, em 1882.76 Em 1877, ele “defende o ponto de vista trinitariano do Espírito Santo como uma pessoa e ataca os cristadelfianos77 por desviarem disso”.” Esequias Soares
Jesus é Filho Unigênito não porque foi gerado, mas sim porque é da mesma substância do Pai.
“[...] a declaração de que Jesus é o Filho Unigênito de Deus evidencia não que Ele tivesse se tornado o Filho de Deus e passado a existir após ser gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, e sim que Ele possuía a essência e todas as prerrogativas divinas. Ele foi enviado porque já existia e veio a este mundo para ser a causa da nossa salvação, a razão da nossa fé (Hb 5.9). Este é aquEle que se humilhou à forma humana e entregou-se à morte na cruz e, no final, foi exaltado soberanamente e recebeu um nome que é sobre todo nome, a fim de que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é o Senhor para a glória do Pai (Fp 2.6-11).” Revista Ensinador Cristão
1. Por que Jesus é chamado “Filho de Deus” no Novo Testamento?
Jesus é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus.
2. O que revela a expressão “Filho de Deus” em relação a Jesus?
A expressão “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo.
3. O que é Subordinacionismo?
O Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai.
4. Por que o Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus?
O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria.
5. Qual a pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová?
Eis uma boa pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová: “Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?”
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
BÍBLIA Apologética de Estudo. Jundiaí, SP: ICP - Intituto Cristão de Pesquisas, 2005.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 100 - 1º Trimestre de 2025. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
SORAES, Esequias. Em Defesa da Fé Cristã: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
SORAES, Esequias. Em Defesa da Fé Cristã: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2025.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
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