Conheça nosso novo site!
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
(Mt 28.19)
O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.
Receba as Leituras Diárias em seu WhatsApp clicando no botão abaixo ou pesquise Texto Áureo nos canais do WhatsApp.
Romanos 6.1-11
1 - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
2 - De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 - sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.
7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 - sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
1º OBJETIVO: Pontuar os pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;
2º OBJETIVO: Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;
3º OBJETIVO: Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.
PALAVRA-CHAVE: Batismo
Veremos que o rito do Batismo foi praticado por:
João Batista,
Jesus Cristo e seus apóstolos,
pelos cristãos da Igreja Primitiva.
É uma prática de grande importância para a Igreja de Cristo.
Tem sofrido desvios ao longo da história, tanto no seu propósito quanto na sua forma.
“Cristo estabeleceu o modelo para o batismo cristão quando Ele mesmo foi batizado por João, no início de seu ministério público (Mt 3.13-17). Posteriormente, ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, fazendo discípulos, ‘batizando-os em [gr. eis – ‘para dentro de’] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28.19). Cristo, portanto, instituiu a ordenança do batismo, tanto pelo seu exemplo quanto pelo seu mandamento.” Stanley Horton
A tradição católica e alguns do protestantismo histórico veem a prática do batismo como um sacramento.
“Sacramento” [significa] um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa.
Agostinho introduziu esse desvio na igreja,
Ele entendia que o batismo transmite graça espiritual independentemente da fé de quem o pratica.
Esse entendimento define um sacramento como sendo um sinal visível de uma graça invisível.
Na visão de algumas tradições cristãs, o batismo torna-se necessário para a salvação.
O ensino bíblico [sobre o] Batismo é que ele é uma ordenança e não um sacramento:
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mt 28.19
Não há no Batismo um poder mágico capaz de transmitir graça para a salvação.
O Batismo é uma ordenança a quem já foi alcançado pela graça, e não a quem quer obter alguma graça através dele.
Agostinho defendeu também que os bebês precisavam ser batizados para serem salvos.
O Batismo deveria ser administrado a eles para anular o pecado original.
Esse entendimento está contra o ensino de Cristo:
“Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus.” Mt 19.14
Não há vestígios no NT de crianças sendo batizadas
[Jesus] disse que o Batismo deveria ser administrado a quem cresse.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16.16
Uma criança, que ainda não chegou à idade da razão, não tem maturidade para crer e fazer escolhas.
“Agostinho "insistia que o batismo significava remissão de pecados".” José Gonçalves
“Se, por um lado, não é bíblico ensinar que o batismo tem poder salvífíco, isto é, que não há regeneração batismal, por outro lado, também é igualmente errado não ver valor nenhum nesse importantíssimo rito cristão.” José Gonçalves
“Por si só, o batismo não regenera a pessoa, não remove a penalidade, nem a contaminação do pecado, e isto ocorre exclusivamente através do arrependimento dos pecados e colocando em Deus a sua fé.” Roslim Suwandoko e David Duncan
"O batismo não é salvação; somos salvos pela graça mediante a fé. O perdão dos pecados está em conexão com o arrependimento que precede o batismo." Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“O contexto bíblico mostra que o batismo não salva: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16.16). Não há menção de batismo na segunda cláusula; isso mostra que a simples falta de fé leva à condenação, e não a falta de batismo. Nós fomos batizados porque já somos salvos e não para sermos salvos." Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“O batismo infantil não é um ensino do Novo Testamento.” José Gonçalves
“Agostinho defendia que a igreja deveria batizar as crianças "para a remissão dos pecados — não, de fato, dos pecados que elas cometeram, imitando o exemplo do primeiro pecador, mas dos pecados que contraíram por seu próprio nascimento, dada a corrupção de sua origem".” José Gonçalves
“Não aceitamos nem praticamos o batismo infantil por não haver exemplo de batismo de crianças nas Escrituras e por não ser o batismo um meio da graça salvadora, ou sinal e selo da aliança, que substitui a circuncisão dos israelitas. Também por não ser possível à criança ter consciência de pecado, condição necessária para que ocorra arrependimento. As crianças, em estado pueril, não preenchem esses requisitos.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“Cremos e ensinamos que o batismo é apenas para os que primeiramente se arrependem dos seus pecados e creem em Jesus, sendo também necessário pedir para ser batizado.” Declaração de fé das Assembleias de Deus
O Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” Rm 6.3-5
[Paulo] mostra que emergir da água retrata a identificação do cristão com a ressurreição de Cristo.
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” Cl 2.12
O cristão morreu para a velha vida e entrou na nova vida em Cristo.
O Batismo é uma pública profissão de fé.
O crente está testemunhando de forma pública perante o mundo da sua nova vida em Cristo.
“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” At 2.41
Deve estar convicto e consciente da fé que abraçou.
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,” Cl 2.6
O batismo é para salvos e convertidos que estão dispostos a seguir Jesus.
“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” At 8.12
Somente cristãos indecisos rejeitam ser batizados:
por ignorância ao sentido do ato;
por falta de convicção de fé.
[Alguns] entendem que após ser batizado não podem mais cometer qualquer tipo de falha.
O Batismo não pode ser visto como uma vacina que imuniza o cristão contra o pecado.
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.” 1Jo 2.1
[O pecado] é vencido quando se anda no Espírito.
“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gl 5.16
Muitos rejeitam o Batismo por falta de conversão.
Não estão dispostos a cortar o cordão umbilical com o mundo.
“O batismo indica que o crente morreu para o velho modo de viver e entrou na ‘novidade da vida’ mediante a redenção em Cristo. O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com Cristo, ‘mas a pressupõe e a simboliza’.” Stanley Horton
“A experiência [do batismo] é simbólica e representa a identificação do crente com Cristo na morte – a morte para a velha vida do pecado – e na ressurreição – a ressurreição da vida espiritual que capacita o crente para andar numa nova vida de vitória em Cristo.” Roslim Suwandoko e David Duncan
“O batismo é mais do que ser obediente ao mandamento de Cristo. Relaciona-se com o ato de se tornar seu discípulo.” Stanley Horton
“o batismo deve ser compreendido como um passo importante na caminhada com Cristo. Trata-se do testemunho público de fé por parte daquele que se arrependeu da sua velha maneira de viver, converteu-se a fé em Cristo e, desde então, tornou-se uma nova criatura (1Co 5.17).” Revista Ensinador Cristão
“Para aqueles que têm experimentado a nova vida em Cristo, batizar-se não é uma escolha difícil haja vista que já entenderam que não há recompensa em viver morto em pecados.” Revista Ensinador Cristão
“O batismo é efetivamente um sinal exterior de uma obra interior, uma expressão pública de alguém que se decide a servir ao Senhor e de viver segundo os Seus princípios.” Roslim Suwandoko e David Duncan
Jesus orientou seus discípulos:
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mt 28.19
Essa é a fórmula trinitária do batismo cristão.
Cita as três pessoas da Trindade:
Pai, Filho e Espírito Santo.
Um só Deus, três pessoas distintas, com uma só essência.
No Batismo, a orientação de Jesus precisa ser seguida pela invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Há grupos que seguem um tipo de doutrina modalista.
Os membros [do Unicismo são batizados] somente em nome de Jesus.
[Buscam suporte] em alguns textos do livro de Atos, onde supostamente se negaria a prática trinitariana.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” At 2.38
“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.” At 19.5
Esses textos não negam a fórmula trinitária nem a Trindade.
O Batismo era feito na autoridade de Jesus.
Não há vestígios da prática do Batismo por aspersão no NT.
O contexto do NT mostra que o Batismo nos dias bíblicos era por imersão.
A palavra grega baptizo possui o sentido de “mergulhar” e “submergir” tanto na Bíblia como fora dela.
Vários textos bíblicos mostram a prática por imersão:
“[...] e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Mc 1.5
“E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.” Mc 1.10
“Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados.” Jo 3.23
“A ordem dada por Jesus foi de batizar "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Cremos e praticamos a fórmula que ele mesmo ordenou. Uma ordem dada por Jesus deve ser cumprida.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“Aqueles que são batizados em nome do triúno Deus, por esse meio estão testificando que foram submergidos em comunhão espiritual com a Trindade. Desse modo pode-se dizer acerca deles: "A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2 Cor. 13:13).” Myer Pearlman
“Sobre a expressão que aparece quatro vezes no Novo Testamento: "em nome de Jesus Cristo" (At 2.38), "em nome do Senhor Jesus" (At 8.16; 19.5) e “em nome do Senhor" (At 10.48), significa somente que o batismo é realizado na autoridade do nome de Jesus.” Declaração de Fé das Assembleias de Deus
“Na igreja dos tempos de Paulo, a imersão era a forma usual do batismo; isto é, os novos cristãos eram completamente “sepultados” na água. Eles entendiam que 0 batismo simbolizava a morte e o sepultamento do antigo modo de vida. Sair da água simbolizava a ressurreição para a nova vida com Cristo.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
[O batismo não tem] a atribuição de salvação.
Deve ser levado a sério por todo crente.
Por meio do Batismo:
nos identificamos com Jesus;
tornamos pública a nossa profissão de fé.
“Mais do que apenas cumprir um ritual, o batismo deve ser considerado como um novo nível de relacionamento com o Mestre no processo contínuo de discipulado para uma vida cristã.” Revista Ensinador Cristão
1. Explique o significado da palavra “sacramento”.
A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa.
2. De acordo com a lição, qual é o ensino bíblico sobre o Batismo?
O ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
3. O que o Batismo simboliza?
O Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.
4. Qual é o propósito do Batismo?
No contexto da fé bíblica, o Batismo é uma pública profissão de fé.
5. Quais são a fórmula e o método bíblico do Batismo?
A fórmula do batismo é trinitária: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o método de batismo é por imersão em águas.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GABY, Wagner. Até os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 4º Trimestre de 2023.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 95 - 4º Trimestre de 2023. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.