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“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”
(Ef 4.11)
Os dons ministeriais foram dados com o objetivo de edificar a Igreja e promover a maturidade de seus membros.
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Efésios 4.11-16
11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 - até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 - para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 - do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
1º OBJETIVO: Apresentar a doutrina bíblica do ministério sacerdotal observada na Antiga Aliança e praticada pelos crentes na Nova Aliança;
2º OBJETIVO: Elencar os cargos ministeriais instituídos na Igreja Primitiva;
3º OBJETIVO: Explicar as qualificações de natureza moral e social exigidas para o exercício ministerial.
PALAVRA-CHAVE: Ministério
Veremos o ministério em suas diferentes funções e ofícios, e as qualificações exigidas para seu exercício.
Deus escolheu determinadas pessoas para funções e ofícios específicos.
Esses ministros chamados por Deus têm a função de servir à Igreja de Cristo e trabalhar no aperfeiçoamento dos santos.
“Deus instituiu o ministério na Igreja com o propósito de os crentes servirem de maneira organizada e eficiente.”
Revista Ensinador Cristão
Quando surgiu a necessidade de se oferecer sacrifícios, os cabeças das famílias eram seus próprios sacerdotes;
“E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.“ Gn 4.3
“Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.“ Jó 1.5
“moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor .“ Gn 12.8
Israel, como nação, foi posta como sacerdote para outros povos;
“E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êx 19.6
O Senhor limitou a prática sacerdotal à família de Arão e à tribo de Levi.
“Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.” Êx 28.1
“E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, e tenham cuidado da sua guarda e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo, e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo. 9Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.” Nm 3.5-9
O NT apresenta o sacerdócio da Antiga Aliança como um tipo de Cristo que operou o derradeiro sacrifício pelos pecados do povo.
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade,” Hb 8.1
Agora, é a Igreja que constitui o sacerdócio universal de todos os crentes.
“e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.“ Ap 5.10
Como sacerdotes:
oferecemos o próprio corpo em sacrifício vivo;
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2
ministramos o louvor como fruto de nossos lábios;
“Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Hb 13.15
intercedemos pelos outros;
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,” 1 Tm 2.1
proclamamos as virtudes [de Cristo];
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1Pe 2.9
e mantemos comunhão direta com Deus.
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!“ 2Co 13.13
No catolicismo romano, o sacerdócio é limitado à figura dos padres.
Não há a função sacerdotal para os membros da igreja.
O Papa é considerado o vigário de Cristo na Terra.
A doutrina bíblica do sacerdócio universal dos crentes foi resgatada na Reforma Luterana do século 16.
“Qualquer cristão verdadeiro participa dos benefícios de Cristo e da Igreja.” Martinho Lutero
A Reforma pregou um retorno radical às Escrituras - Sola Scriptura (somente a Escritura).
“Durante a época de Jó, o pai era o líder religioso da família. Como não havia sacerdotes que o instruíssem nas leis de Deus, Jó agia como o sacerdote, e oferecia sacrifícios a Deus, para pedir perdão pelos pecados que ele e sua família haviam cometido.”
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Um sacerdote não apenas devia ser da tribo de Levi, como também devia ser descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Os sacerdotes tinham mais responsabilidades que os levitas. Sendo sumo sacerdote, Arão estava encarregado de todos os sacerdotes e levitas. Os sacerdotes realizavam os sacrifícios diários, conservavam o Tabernáculo, e aconselhavam o povo sobre como deviam seguir a Deus. Eram os representantes do povo diante de Deus, e por isso deveriam levar uma vida digna do seu cargo.”
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”
Hb 9.11,12
“Sem exceção, todo crente agora é um sacerdote, podendo exercer com eficácia, por exemplo, o ministério de intercessão (Hb 10.19-22).”
José Gonçalves
“A Nova Aliança permitiu que cada crente — diferentemente do Antigo Testamento, em que só uma classe escolhida podia oficializar-se como sacerdote — pode agora entrar sem medo diante da presença de Deus.”
José Gonçalves
“Convém destacar que [no Catolicismo] o Papa, também denominado de “Santo Padre", está no topo da hierarquia sacerdotal católica. Somente aos padres cabe a função de intercessor. Dessa forma, a função sacerdotal de intercessor, que cabia a todo cristão (1 Pe 2.9), foi elitizada — aqui na Terra, pelos clérigos católicos, e no Céu, pelos "santos". Essa crença, por exemplo, está na base da "confissão auricular", na qual um fiel confessa-se com um clérigo. Evidentemente, essa prática é diametralmente oposta ao ensino bíblico que diz que qualquer cristão pode confessar as suas falhas diretamente a Deus (1 Jo 1.9) e a qualquer outro cristão (Tg 5.16)”
José Gonçalves
Deus pôs na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Ef 4.11
Apóstolo. Alguém enviado em uma missão.
Alguns requisitos para ser um apóstolo:
Ter estado com o Senhor Jesus;
“É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.” At 1.21,22
ter sido uma testemunha da ressurreição de Jesus;
ter visto o Senhor;
“E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” At 9.4,5
“Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.“ 1Co 15.7-9
ter operado sinais e maravilhas.
“Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.” 2Co 12.12
Profeta. Alguém inspirado e autorizado para falar em nome de Deus.
No NT, o profeta exortava, consolava e trazia revelação do futuro.
“Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.” At 15.32
“Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.“ At 11.27-29
A Escritura distingue o ministério de profeta do dom da profecia:
somente alguns eram chamados para ser profetas;
“[...] deu uns para apóstolos, [...] e outros para profetas[...]” Ef 4.11
todos poderiam exercer o dom da profecia.
“Porque todos podereis profetizar [...]” 1Co 14.31
Evangelista. Ministério é centrado na salvação de almas.
“E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.” At 8.5
“[...] entrando em casa de Filipe, o evangelista, [...]“ At 21.8
Pastores. O pastor possui a função de apascentar.
“[...] Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” Jo 21.16
Mestres. O mestre possui a função de ensinar.
“[...] se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” Rm 12.7
O NT mostra como o diaconato foi instituído.
“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” At 6.1-6
O sentido das palavras gregas diakoneo e diakonia é “servir”.
O diaconato era um serviço dedicado mais à esfera social da igreja.
O termo grego presbyteros, traduzido como “presbíteros”, é usado para se referir aos anciãos que presidiam as igrejas.
“E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” At 14.23
“De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.“ At 20.17
Supervisionava, presidia ou exercia alguma função pastoral.
“Diácono (gr. diakonos) significa "servo". Uma das funções deles na igreja do NT é vista em At 6.1-6. Deviam ajudar os pastores, cuidando dos assuntos temporais e materiais da igreja de tal maneira que os pastores pudessem dedicar-se à oração e ao ministério da Palavra (At 6.4). As qualificações espirituais dos diáconos são essencialmente as mesmas dos pastores (cf. vv. 1-7 com vv. 8-13; ver At 6.3).”
Bíblia de Estudo Pentecostal
“[os dons ministeriais] não são vistos como meros cargos eclesiásticos, mas como dons de Deus que são reconhecidos pela capacitação divina que os acompanham. Nesse aspecto, não estão relacionados a status eclesiásticos, mas ao serviço cristão.”
José Gonçalves
“no contexto bíblico, observamos que é a unção, isto é, a capacitação dada por Deus, que determina o ofício, e não o contrário.”
José Gonçalves
“As palavras "presbítero" (gr. presbuteros) e "bispo" (gr. episkopos) são equivalentes e se referem ao mesmo cargo eclesiástico. "Presbítero" indica a maturidade e dignidade espirituais necessárias ao cargo; "bispo" se refere ao trabalho de supervisionar a igreja como administrador da casa de Deus.”
Bíblia de Estudo Pentecostal
Paulo expõe qualificações para o exercício ministerial nas cartas pastorais.
Aqui listamos algumas delas:
Não apegado ao dinheiro, ou seja, não avarento;
“não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;” 1Tm 3.3
ser irrepreensível, não possuir acusação válida;
“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” 1Tm 3.2
“aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.“ Tt 1.6
“E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.“ 1Tm 3.10
Não significa ausência de pecado, mas uma vida pessoal ilibada.
Não pode ser soberbo, isto é, arrogante e orgulhoso,
“Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;” Tt 1.7
de difícil convívio social, que age com teimosia e arrogância;
não pode ser irascível, truculento, violento,
“[...] Não deve ser arrogante nem briguento, [...]” Tt 1.7 (NVT)
que não pensa antes de agir de forma descontrolada contra outro.
Há qualificações claras para o exercício do ministério da Igreja de Cristo.
São requisitos inegociáveis.
“os líderes devem analisar as situações difíceis com calma e amabilidade (2 Tm 2.24,25), e em nenhuma circunstância com violência física.”
José Gonçalves
“integridade moral arruinada significa que o líder renunciou a capacidade de liderar.”
Charles Swindoll
“Um obreiro infiel está desqualificado para ser ministro de Cristo.”
José Gonçalves
“Os líderes não podem levar uma vida desordenada. Se não podem ordenar a própria vida, como porão ordem na igreja de Deus?”
José Gonçalves
“O líder cristão deve ser, antes de mais nada, “exemplo dos fiéis” (4.12; cf. 1Pe 5.3). Isto é: sua vida cristã e sua perseverança na fé podem ser mencionadas perante a congregação como dignas de imitação.”
Bíblia de Estudo Pentecostal
“Se não podes viver a altura das normas e exigências do ministério, sai dele. Esse não é o teu lugar.”
Ed Murphy apud José Gonçalves
“Você tem uma posição de liderança espiritual, ou você gostaria de ser um líder, um dia? Comparese com o padrão de excelência de Paulo. Os que têm grandes responsabilidades devem atender a elevadas expectativas.”
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“a igreja não deve aceitar pessoa alguma para a obra ministerial tendo por base apenas seu desejo, sua escolaridade, sua espiritualidade, ou porque essa pessoa acha que tem visão ou chamada.”
Bíblia de Estudo Pentecostal
Todo crente tem o privilégio de apresentar a si mesmo e a outros diante de Deus, sem a necessidade de mediadores terrenos.
Deus pôs na Igreja alguns para o exercício de funções específicas.
Esses ministérios devem ser vistos como dons de Deus à Igreja.
“a Igreja do Senhor tem a responsabilidade de levar adiante a mensagem do Evangelho, entendendo que os ofícios que ocupam devem ser cumpridos com compromisso, amor e serviço.”
Revista Ensinador Cristão
“Deus não nos chamou para ficarmos inoperantes, mas para sermos atuantes em Sua obra, servindo aos irmãos, sabendo que teremos de prestar contas de tudo que fomos chamados a fazer em prol do Seu Reino.”
Revista Ensinador Cristão
1. Como o Novo Testamento apresenta o sacerdócio da Antiga Aliança?
O Novo Testamento apresenta o sacerdócio da Antiga Aliança como um tipo de Cristo (Hb 8.1) que operou o derradeiro sacrifício pelos pecados do povo.
2. Qual movimento histórico fez o resgate da doutrina bíblica do sacerdócio universal de todos os crentes?
Foi uma obra da Reforma Luterana do século 16.
3. Cite os cinco ministérios de Efésios 4.11.
O texto de Efésios 4.11 diz que Deus pôs na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
4. Segundo a lição, qual é a distinção entre o ministério de Profeta e o dom da profecia?
A Escritura distingue o ministério de profeta do dom da profecia. Assim, somente alguns eram chamados para ser profetas (Ef 4.11) enquanto todos poderiam exercer o dom da profecia (1 Co 14.5,31).
5. Quais as naturezas da qualificação ministerial?
São duas: qualificação de natureza moral e qualificação de natureza social.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 96 - 1º Trimestre de 2024. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
GILBERTO, Antonio. Bíblia de Estudo Antonio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021
GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2024.
ROSLIM, Suwandoko e DUNCAN, David. A Bíblia e a Igreja: manual de estudos independente por Roslim Suwandoko e David Duncan; desenvolvido em colaboração com Global University / George W. Flattery e David Duncan, desenvolvedores de ensino; [tradução Gordon Chown, ilustrações de Gunar Berg de Andrade]. Campinas, SP: FAETAD, 2008.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
SWINDOLL, Charles. A Noiva de Cristo. São Paulo: Editora Vida.