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“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”
(At 6.3)
A Igreja é um organismo vivo. Contudo, como toda estrutura viva, precisa ser organizada.
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Atos 6.1-7
1 - Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 - e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7 - E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
1º OBJETIVO: Aprofundar o entendimento acerca da Igreja, enquanto Corpo de Cristo, como um organismo ordenado;
2º OBJETIVO: Compreender, por meio do exemplo da Igreja Primitiva, a necessidade de organização para uma igreja viva e saudável;
3º OBJETIVO: Aprender sobre as principais formas de governo da Igreja, segundo a tradição cristã, e a escolha do modelo de nossa igreja.
PALAVRA-CHAVE: Organização e Organismo
Vamos conhecer a Igreja como um organismo e uma organização.
Não existe função sem forma nem organismo sem organização.
Conheceremos os três principais sistemas de governos.
O padrão exposto no NT deve ser buscado como parâmetro.
“o desafio da Igreja nestes últimos dias é não perder a perspectiva de que sua existência não se deve apenas ao aspecto institucional, mas, acima de tudo, à sua qualidade espiritual.” Revista Ensinador Cristão
Um organismo é um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo.
A Igreja é “o corpo de Cristo”, um organismo vivo, cuja cabeça é Cristo.
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.” 1Co 12.27
“porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.“ Ef 5.23
Assim como um corpo funciona pela harmonia de seus membros, da mesma forma também a Igreja.
“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” 1Co 12.12
Os membros não existem independentemente um dos outros.
“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.” 1Co 12.21
A forma de organização da Igreja Primitiva era simples, todavia, existia.
A igreja seguia a liderança centralizada dos apóstolos.
“E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém,” At 16.4
Os apóstolos:
doutrinavam a igreja;
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” At 2.42
cuidavam da parte administrativa;
“possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” At 4.37
instituíam lideranças locais;
“e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” At 6.6
“E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.“ At 14.23
reuniam-se em Concílio.
“Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.” At 15.6
Precisamos diferenciar igreja organizada de igreja institucionalizada.
A organização é saudável, o institucionalismo, não.
A organização permite à igreja se movimentar; o institucionalismo a enrijece e a neutraliza.
Uma igreja organizada se mantém viva; uma igreja institucionalizada caminha para a morte.
A Igreja como o Corpo de Cristo é um organismo vivo e uma organização.
Todo organismo precisa de organização, mesmo as estruturas mais simples.
Alguns rejeitam toda forma de organização para Igreja.
“Paulo compara o corpo de Cristo a um corpo humano. Cada parte tem uma função específica que é necessária para o corpo como um todo.” Bíbia de Estudo Aplicação Pessoal
“A organização preocupa-se em ter uma igreja adornada interiormente; a institucionalização busca aparatos externos para fazer isso. A organização é divina (1 Co 14.30); a institucionalização é humana. Devemos, portanto, buscar a organização e evitar a institucionalização.” José Gonçalves
“No contexto do NT, a igreja começa, em primeiro lugar, como um organismo vivo (At 2), que posteriormente sente a necessidade de organizar-se (At 6).” José Gonçalves
“A Igreja Universal, como o corpo de Cristo, como um organismo, não depende de cerimônias, de reconhecimento, de templos, de estatutos civis, de livro de atas, de livros de rol de membros e coisas semelhantes, mas ela como organização necessita de tudo isso e muito mais.” Antônio Gilberto
“Alguns espiritualizam de tal forma a Igreja que o assunto chega ao ridículo; outros a organizam tanto com esquemas, planos, rotina, programas que ela passa a ser apenas um corpo social como uma associação qualquer; um clube a mais.” Antônio Gilberto
"Toda igreja, de alguma forma, possui ou deve possuir alguma estrutura organizacional." Antônio Gilberto
“Fazemos parte do corpo de Cristo, e devemos viver em união vital com Ele. Nossa conduta deve ser consistente com esse relacionamento vivo. Use as habilidades que Deus lhe deu para equipar os crentes para o serviço. Cumpra seu papel na igreja viva.” Bíbia de Estudo Aplicação Pessoal
“A Igreja é um organismo vivo composto por membros vivos (os santos que foram comprados com sangue de Jesus, nasceram de novo e creem na Bíblia). Esse Corpo espiritual tem uma Cabeça, Cristo, e muitos membros, os cristãos (1 Co 12.12,13).” O Novo Comentário Bíblico
No NT, A Igreja existe localmente como comunidade organizada.
Havia a igreja que estava em Roma, Corinto, Éfeso etc.
Como um organismo vivo, a igreja do NT era [e agia de forma] organizada.
Se reunia;
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. ”At 2.42
orava;
“E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” At 12.12
enxergava as demandas sociais;
“E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” At 4.35
instituiu o diaconato;
“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” At 6.3
elegeu lideranças;
“E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.”At 14.23
enviou seus primeiros missionários;
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” At 13.2,3
Toda igreja organizada possui sua liturgia e rituais.
Uma igreja organizada:
mantém a decência e a ordem no culto;
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” 1 Co 14.40
Estabelece costumes que devem ser observados.
“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” 1 Co 11.16
Vemos a Igreja Primitiva batizando os primeiros crentes em águas e realizando a Ceia do Senhor.
“E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” At 8.38
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;” 1Co 11.23
"A igreja não é organizada simplesmente por se gostar de organização, mas para que Cristo possa ser honrado e glorificado." Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Essa estrutura organizacional [da Igreja Primitiva] não é uma ordem bíblica, mas nos oferece princípios vitais, que podemos seguir.” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
[Episcopal] traduz o grego “episkopos” [bispos] que aparece no NT.
“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, [...].” At 20.28
“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, [...].“ 1Tm 3.2
Defende que Cristo confiou o governo da igreja a “bispos” ou “supervisores”.
Passou a defender a primazia de um bispo sobre o outro (papado romano).
Seguido pelo Catolicismo, por algumas denominações protestantes e pentecostais.
O ofício de presbítero (gr. presbyteros) é encontrado no NT.
“O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.” At 11.30
“[...] resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.“ At 15.2
No sistema presbiteral a igreja elege os presbíteros para um Conselho.
O Conselho possui autoridade para conduzir a igreja local.
Há um supremo Concílio ou Assembleia Geral que exerce autoridade sobre as igrejas de uma determinada região ou país.
Seguido por igrejas reformadas e algumas pentecostais na América do Norte.
A prática de eleger os dirigentes da igreja local [é vista no NT]:
“E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” At 14.23
Nesse sistema, o pastor é eleito pela Assembleia Geral da igreja local.
As igrejas locais são autônomas nas suas tomadas de decisões.
Seguido pelos batistas.
Nossa igreja reúne elementos dos sistemas episcopal e congregacional.
A Assembleia de Deus, por haver sido fundada por batistas, seguia o modelo congregacional.
A partir da criação da Convenção Geral de 1930, elementos do modelo episcopal foram [adicionados].
As igrejas possuem um modelo de liderança regional e local centralizado.
A autoridade de estabelecer lideranças pastorais nas igrejas locais pertence às Convenções Estaduais.
Em alguns casos, essa função cabe a uma igreja-sede que preside sobre um conjunto de congregações locais a ela filiadas.
“Os principais aspectos do presbiterianismo são: 1) Presbítero e bispo são o mesmo cargo. 2) Todos os presbíteros ou bispos são iguais em autoridade. 3) Deve haver uma pluralidade de presbíteros/bispos/pastores em cada congregação. Juntos, formam o corpo governante local (conselho da igreja,” Novo Dicionário de Teologia
“[Neste sistema] a igreja local é independente de controle externo e não deve pertencer a uma organização maior nem se submeter a um governo central." Novo Dicionário de Teologia
“Episcopal: sistema de governo eclesiástico, onde a autoridade reside fundamentalmente na figura do bispo. Esta forma de governo desenvolveu-se ao máximo na Igreja Romana, onde o sacerdote reivindica a representação do próprio Cristo.” Claudionor de Andrade
“As Assembleias de Deus, especialmente no Brasil, certamente em razão de se constituírem inicialmente de crentes de diversos grupos evangélicos, atraídos pela crença bíblica do batismo no Espírito Santo, do ponto de vista administrativo, ministerial, adotaram uma posição intermediária mais aproximada do sistema presbiteriano. Não admitem hierarquia. Não aceitam o episcopado formal, senão o conceito bíblico de que o pastor é o mesmo bispo mencionado no Novo Testamento.” Isael Araújo
A Igreja é um organismo vivo e organizado.
Juntamente com os presbíteros e diáconos, o colégio apostólico dava corpo e forma ao ministério local da igreja neotestamentária.
Possuía uma estrutura organizacional muito simples.
Não há norma específica de como deve ser o governo da igreja no NT.
“Como organização institucional, e também como organismo vivo, a Igreja do Senhor deve zelar pela sua identidade enquanto Corpo de Cristo e canal de salvação para todos os povos.” Revista Ensinador Cristão
"assim como o Novo Testamento serviu de parâmetro para os pentecostais modelarem as suas experiências, da mesma forma, deve servir quando o assunto é a organização da igreja." José Gonçalves
“A Igreja primitiva adotou um programa de organização de negócios, logo depois de ter sido fundada (At 6.1-7), o qual foi uma bênção, porque a ajudou a realizar o seu trabalho de modo mais eficaz. Essa organização de negócios ofereceu condições para o ministério espiritual eficaz na Igreja (At 6.4). A organização eclesiástica é bíblica e espiritual. Por outro lado, se uma igreja local ou uma denominação eclesiástica procurar organizar-se além do necessário para o serviço eficaz, semelhante tentativa pode ser um empecilho ao trabalho eficaz.” Roslim Suwandoko e David Duncan
1. Conceitue “organismo”.
Um organismo é visto como um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo.
2. Caracterize a organização da Igreja Primitiva.
A forma de organização da Igreja Primitiva era simples, todavia, existia. Por exemplo, a igreja seguia a liderança centralizada dos apóstolos (At 16.4). Dessa forma, os apóstolos doutrinavam a igreja (At 2.42); cuidavam da parte administrativa (At 4.37); instituíam lideranças locais (At 6.6; At 14.23); reuniam-se em Concílio (At 15.1-6).
3. Quais fatos mostram a Igreja como um organismo vivo agindo de forma organizada?
Como um organismo vivo, a igreja do Novo Testamento era organizada. Por exemplo, ela se reunia (At 2.42) e orava (At 2.42; 12.12). Contudo, enxergava as demandas sociais que precisavam ser atendidas (At 4.35). Instituiu o diaconato (At 6.2-6); elegeu lideranças (At 14.23); enviou seus primeiros missionários (At 13.1-4).
4. Explique o sistema de governo episcopal e congregacional.
No contexto atual, o episcopalismo defende que Cristo confiou o governo da igreja a uma categoria de oficiais denominados de “bispos” ou “supervisores”. Já no sistema congregacional atual, o pastor é eleito pela Assembleia Geral da igreja local. Assim, as igrejas locais são autônomas nas suas tomadas de decisões, não estando sujeitas a nenhuma interferência que venha de fora.
5. Explique o sistema de governo de nossa igreja.
No atual modelo de governo de nossas igrejas, a sua grande maioria, embora mantenham certa autonomia administrativa em relação as convenções Geral e Estadual, a quem são filiadas, possuem um modelo de liderança regional e local centralizado.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BOYER, O. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida.
DECLARAÇÃO de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
EARL RADMACHER, R. B. A. H. W. H. (Ed.). O Novo Comentário Bíblico AT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
ENSINADOR CRISTÃO Nº 96 - 1º Trimestre de 2024. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
FERGUSON, Sinclair B. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
GILBERTO, Antonio. Bíblia de Estudo Antonio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021
GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
GONÇALVES, José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2024.
ROSLIM, Suwandoko e DUNCAN, David. A Bíblia e a Igreja: manual de estudos independente por Roslim Suwandoko e David Duncan; desenvolvido em colaboração com Global University / George W. Flattery e David Duncan, desenvolvedores de ensino; [tradução Gordon Chown, ilustrações de Gunar Berg de Andrade]. Campinas, SP: FAETAD, 2008.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.