Lição 2 - Sal da Terra, Luz do Mundo (COM DINÂMICAS)

O conteúdo desta página é baseado na Revista Lições Bíblicas (Publicação Trimestral da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus) – 2º Trimestre de 2022 – Adultos – Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo – Comentarista Pr. Osiel Gomes. Este material contém trechos principais extraídos da Revista da CPAD (texto em letras maiores e cor preta), além de citações de diversos outros autores devidamente citados (textos em letras menores e cor vermelha). Todas as citações são acompanhadas dos nomes dos seus autores. Ao final deste página contém uma lista de referências bibliográficas utilizada para a composição deste, onde constam os títulos dos livros, publicações e demais obras literárias.

TEXTO ÁUREO

"Vós sois o sal da terra; [...] Vós sois a luz do mundo." Mt 5.13,14 (ARC)

COMPARE: Vocês são o sal da terra. [...] Vocês são a luz do mundo. .” (NVT)

VERDADE PRÁTICA

A influência dos cristãos na sociedade é inevitável. Do ponto de vista bíblico, o mundo não pode estar indiferente aos verdadeiros seguidores de Cristo.

Segunda - Cl 4.6

Nossas palavras devem ser temperadas com sal

Terça - Lc 14.34,35

Não podemos perder a relevância

Quarta - Tg 1.17; Sl 104.2

Deus, o Pai das luzes

Quinta - Jo 15.8; 1 Pe 2.12

A luz como um testemunho verdadeiro de boas obras

Sexta - 2 Co 4.7

Um tesouro em vaso de barro

Sábado - Ef 5.15

Andando com prudência e bom senso

LIÇÃO 2 COMPLETA COM DINÂMICAS E SLIDES

OBJETIVOS

1º OBJETIVO: Apontar a função do sal;

2º OBJETIVO: Destacar a função da luz;

3º OBJETIVO: Refletir a respeito da influência dos discípulos de Cristo no mundo.

PALAVRA-CHAVE: Influência

INTRODUÇÃO

  • Enfatizaremos o papel de “sal e luz” que o cristão deve ter no mundo.

  • Não basta denominar-se cristão, mas sim fazer a diferença no lugar onde vivemos.

  • Como [a luz] ilumina o lugar de trevas, e [o sal] tempera e conserva o alimento, somos chamados a influenciar o mundo atual.

I - O SAL TEMPERA E CONSERVA

  1. Definição.

  • Na Bíblia, a palavra “sal” aparece como substância branca usada como tempero, remédio e conservante.

      • “Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?” Jó 6.6 (ARC)

          • COMPARE: “As pessoas não se queixam quando falta sal na comida? Alguém gosta da clara de ovo6.6 Ou do suco da malva., que não tem sabor?” Jo 6.6 (NVT)

      • “Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros.” Mc 9.50 (ARC)

          • COMPARE: “O sal é bom para temperar, mas, se perder o sabor, como torná-lo salgado outra vez? Tenham entre vocês as qualidades do bom sal e vivam em paz uns com os outros.” Mc 9.50 (NVT)

      • “E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.” Ez 16.4 (ARC)

      • “[No hebraico:] מלח melach = sal” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

      • “[No grego:] αλας halas 1) sal, com o qual a comida é temperada e sacrifícios são salpicados 2) tipos de substância salina usada para fertilizar terra arável 3) o sal é um símbolo de acordo durável, porque protege os alimentos da putrefação e preserva-os sem alteração. Consequentemente, na confirmação solene de pactos, os orientais estavam e estão até os dias de hoje, acostumados a compartilhar do sal juntos 4) sabedoria e graça exibida em discurso.” (Dicionário Bíblico Strong, 2020)

  • No grego bíblico, há pelo menos quatro significados para [...] sal:

      • 1) como tempero;

      • 2) como substância fertilizante para a terra arável;

      • 3) como substância que conserva os alimentos da deterioração;

          • “Antes do advento das caixas de gelo e dos modernos refrigeradores, o sal era um dos principais meios de conservar os alimentos. Quando peixes eram transportados no lombo de burros por cento e sessenta quilômetros de Cafarnaum até Jerusalém, eles tinham que ser abundantemente salgados. Assim, o seguidor de Cristo deve agir como um conservante no mundo. Não se pode deixar de imaginar o que aconteceria com a sociedade moderna, com toda a sua podridão moral, se não fosse a presença da igreja cristã.” (EARLE, SANNER e CHILDERS)

      • 4) como sabedoria e graça no discurso.

          • “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Cl 4.6 (ARC)

      • “Este versículo [Mt 5.13] pressupõe o grande apreço que se dava ao sal, pois, além de servir para dar sabor (Jó 6.6) e conservar os alimentos, era usado em diversas cerimônias religiosas (Lv 2.13; Nm 18.19). Quando não era puro, caso frequente na antiguidade, poderia perder o seu sabor.” (Bíblia da Escola Bíblica, 2016)


  1. A importância do sal.

  • O sal tem a função de dar sabor, pois um alimento na medida certa de sal é saboroso.

      • “Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?” Jó 6.6 (ARC)

          • COMPARE: “As pessoas não se queixam quando falta sal na comida? Alguém gosta da clara de ovo6.6 Ou do suco da malva., que não tem sabor?” Jo 6.6 (NVT)

      • “A maior parte do sal usado em Israel provinha do mar Morto e continha muitas impurezas. Por isso perdia parte do sabor.” (BARKER, 2003)

      • Simboliza a vida moderada, equilibrada, de modo que traz uma ideia de boa influência do crente sobre o mundo.

  • Outra função [...] é a de preservar o alimento da deterioração.

      • Traz uma ideia de oposição ao mundo.

          • “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.” 1 Jo 5.19 (ARC)

          • “Os cristãos são ‘o sal da terra . Dois valores do sal são: o sabor e o poder de preservar da corrupção. O cristão e a igreja, portanto, devem ser exemplos para o mundo e, ao mesmo tempo, militarem contra o mal e a corrupção na sociedade.” (STAMPS, 2006)

          • “[O sal] conserva e preserva; daí ser figura de pureza. Sua cor alva também fala disso. Ele evita a deterioração. No caso da destruição de Sodoma, Deus disse: ‘Não a destruirei, por amor dos dez [justos]’ (Gn 18.32). Era o sal que estava impedindo a destruição. Concluímos que, quando a igreja sair daqui a destruição do mundo começará.” (SILVA, 2021)


  1. O cristão como sal.

  • Como cristãos, devemos influenciar o mundo que se encontra em estado de podridão espiritual.

      • “Bom é o sal, mas, se ele degenerar, com que se adubará? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.” Lc 14.34,35 (ARC)

          • COMPARE: “O sal é bom para temperar, mas, se perder o sabor, como torná-lo salgado outra vez? O sal sem sabor não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. Quem é capaz de ouvir, ouça com atenção!”.” Lc 14.34,35 (NVT)

      • “As pessoas que não têm Cristo na vida, nem seu Santo Espírito, vivem dominadas pela carne e seus desejos e as obras que produzem são as mais horríveis (Gl 5.19-21), gerando os micróbios e germes da maldade que contaminam e conduzem ao estado de putrefação. Para deter essa contaminação e corrupção é que se faz necessária a presença do sal.” (GOMES, 2022)

      • “Não se aplica sal aos animais vivos, mas à sua carne depois de mortos. Cristo quer que seus discípulos sejam o sal da terra porque a sociedade humana está morta e, sem o sal, estraga-se.” (BOYER, 2006)

  • O cristão deve expressar os valores morais e espirituais do Evangelho em sua vida, opondo-se aos valores do mundo.

      • “Se um tempero não tiver sabor, não fará diferença. Se os cristãos não fizerem um pouco de esforço para influenciar o mundo a seu redor, serão de pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Os valores cristãos não devem ser misturados com os mundanos, a fim de que influenciemos as outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero na comida ressalta o melhor sabor.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

SINÓPSE I

O sal tem as funções respectivas de dar sabor e conservar os alimentos. À luz dessa imagem, somos chamados a influenciar a sociedade.

DINÂMICA 1

II - A LUZ ILUMINA LUGARES EM TREVAS

  1. Conceito físico e metafórico.

  • A luz [...] traz claridade e, por isso, é capaz de iluminar os objetos e torná-los visíveis.

  • A luz ilumina tudo e, portanto, não deixa lugar para trevas.

  • A luz pode ser aplicada metaforicamente:

      • a Deus;

          • “Ele cobre-se de luz como de uma veste, estende os céus como uma cortina.” Sl 104.2 (ARC)

          • “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” Tg 1.17 (ARC)

              • COMPARE: “Toda dádiva que é boa e perfeita vem do alto, do Pai que criou as luzes no céu. Nele não há variação nem sombra de mudança.” Tg 1.17 (NVT)

          • “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” 2 Co 4.6 (ARC)

              • COMPARE: “Pois Deus, que disse: “Haja luz na escuridão”, é quem brilhou em nosso coração, para que conhecêssemos a glória de Deus na face de Jesus Cristo.” 2 Co 4.6 (NVT)

      • a Jesus;

          • “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” Jo 1.4,5 (ARC)

              • COMPARE: “Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz a todos. A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la.” Jo 1.4,5 (NVT)

          • “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Jo 8.12 (ARC)

              • COMPARE: “Jesus voltou a falar ao povo e disse: “Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não andarão no escuro, pois terão a luz da vida”.” Jo 8.12 (NVT)

      • à Palavra de Deus;

          • “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Sl 119.105 (ARC)

      • aos discípulos de Cristo.

          • “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5.14 (ARC)

              • COMPARE: “Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte.” Mt 5.14 (NVT)


  1. O cristão como luz.

  • No Reino de Deus, o que se espera do cristão é que seja e viva como luz deste mundo.

      • “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5.14 (ARC)

  • Jesus faz menção às boas obras [que] se caracterizam pelos atos de amor e fé manifestos na vida do crente por meio de um testemunho verdadeiro diante dos homens.

      • “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” Jo 15.8 (ARC)

          • COMPARE: “Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade.” Jo 15.8 (NVT)

      • “tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” 1 Pe 2.12 (ARC)

          • COMPARE: “Procurem viver de maneira exemplar entre os que não creem. Assim, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, verão seu comportamento correto e darão glória a Deus quando ele julgar o mundo.” 1 Pe 2.12 (NVT)

      • “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mt 5.16 (ARC)

          • COMPARE: “Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” Mt 5.16 (NVT)

      • “Pelo contexto, as boas obras que fazem resplandecer a luz se referem às bem-aventuranças, ou seja, as obras que desfazem as trevas são as que caracterizam uma vida em imitação a Jesus.” (SAYÃO, 2016)


  1. A luz em lugares de trevas.

  • [...] Jesus referia-se à impossibilidade de esconder o brilho da luz.

      • “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5.14 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte.” Mt 5.14 (NVT)

      • “Será possível esconder uma cidade no topo de uma montanha? Não, de noite, sua luz pode ser vista a quilômetros de distância. Se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é. Mas esconderemos nossa luz: (1) se ficarmos quietos, quando deveríamos falar; (2) se juntarmo-nos à multidão; (3) se negarmos a luz; (4) se deixarmos que o pecado escureça a luz que há em nós; (5) se não explicarmos aos outros sobre a origem de nossa luz; (6) se ignorarmos a necessidade dos outros. Seja um farol da verdade, não oculte a luz de Cristo ao restante do mundo!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2003)

  • Cada crente é uma luz que brilha no mundo o tempo todo.

      • “Os cristãos são como uma cidade edificada sobre um monte - uma imagem comum na Palestina. Gostem ou não, eles estão expostos perante o mundo o tempo todo. Não se pode mais escapar de sua influência, assim como ninguém é capaz de fugir de sua própria sombra.” (EARLE, SANNER e CHILDERS)

  • O crente deve estar no lugar para o qual foi chamado, fazendo brilhar a luz por intermédio da boa obra.

      • “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mt 5.14-16 (ARC)

          • COMPARE: “Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte. Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sob um cesto. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde ilumina todos que estão na casa. Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” Mt 5.14-16 (NVT)

      • “E disse-lhes: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do cesto ou debaixo da cama? Não vem, antes, para se colocar no velador?” Mc 4.21 (ARC)

          • COMPARE: “Em seguida, Jesus lhes perguntou: “Alguém acenderia uma lâmpada e a colocaria sob um cesto ou uma cama? Claro que não! A lâmpada é colocada num pedestal, de onde sua luz brilhará.” Mc 4.21

      • “E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.” Lc 8.16 (ARC)

          • COMPARE: “Não faz sentido acender uma lâmpada e depois cobri-la com uma vasilha ou escondê-la debaixo da cama. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde sua luz pode ser vista pelos que entram na casa.” Lc 8.16 (NVT)

      • “A luz não pode dar seu real brilho se não estiver no seu devido lugar. Para que possa ser radiante e visível, tem que estar no lugar certo. Para expressar essas verdades, Jesus usa duas ideias gerais. Na primeira, fala de uma cidade que está situada em uma colina, jamais ela poderá ficar escondida. Na segunda ideia, Jesus diz que jamais alguém iria colocar uma lâmpada debaixo do alqueire, um substantivo masculino de origem latina que fala de objeto de medida de secos de aproximadamente nove litros. Na verdade, o real propósito da lâmpada é iluminar, de modo que seu lugar apropriado é o velador, castiçal ou candelabro.” (GOMES, 2022)

  • O cristão não pode manter sua vida como luzeiro pela própria força, mas por intermédio do Espírito Santo que o fortalece.

      • “Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.” Mt 25.4 (ARC)

          • COMPARE: “mas as outras cinco tiveram o bom senso de levar óleo de reserva.” Mt 25.4 (NVT)

      • “Mas ele [Estevão], estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus,” At 7.55 (ARC)

SINÓPSE II

A luz ilumina um ambiente em trevas. À luz dessa imagem, somos convidados a fazer com que, por meio de um sincero testemunho, as nossas boas obras sejam vistas pelos homens e estes glorifiquem a Deus.

DINÂMICA 2

III - DISCÍPULOS QUE INFLUENCIAM

  1. Sendo “sal”.

  • O sal não aparece, pois atua de maneira oculta e silenciosa.

      • “O sal, antes de ser aplicado, é visível, mas, ao começar a agir, temperando, preservando etc., torna-se invisível. Você é assim também, ou pugna para aparecer, murmurando quando assim não acontece? O sal age invisivelmente, mas sua ação é claramente sentida. O pescador oculta-se ao pescar; do contrário, os peixes fugirão. Jesus compara o crente tanto ao sal como ao pescador (Mt 4.19).” (SILVA, 2021)

  • [...] antes de propagar uma mensagem pública, ela precisa ser verdadeira dentro de nós.

      • “Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Co 4.16 (ARC)

          • COMPARE: “Por isso, nunca desistimos. Ainda que nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está sendo renovado a cada dia.” 2 Co 4.16 (NVT)

      • “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tg 1.22 (ARC)

          • COMPARE: “Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos.” Tg 1.22 (NVT)

  • Assim, o sal poderá estar fora do saleiro, espalhando-se por todo o mundo.

      • “Cristo quer, também, que seus discípulos tenham contato com o mundo; não é sua vontade que se fechem dentro de conventos. O sal, para fazer os seus efeitos, deve misturar-se com o que é destinado a conservar.” (BOYER, 2006)


  1. Sendo “luz”.

  • Como luz, o cristão deve “brilhar” na família, na escola ou na universidade, no trabalho e em toda a sociedade.

  • Os seguidores de Jesus não podem se esconder.

      • “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1.7 (ARC)

          • COMPARE: “Mas, se vivemos na luz, como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1.7 (NVT)

      • “Foi Cristo quem acendeu a luz em nós; não devemos colocá-la ‘debaixo do alqueire’ da conduta humana, de uma vida de leviandade, ou dos cuidados deste mundo.” (BOYER, 2006)

  • Se o nosso caminho é luz, não pode haver trevas.

      • “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Sl 119.105 (ARC)



  1. A influência cristã.

  • Influenciar a sociedade não significa que o crente seja excêntrico ou ostente alguma coisa.

  • A postura de quem é sal e luz é a de um embaixador de uma pátria, cujas referências são:

      • a longanimidade,

      • a mansidão;

      • a moderação,

      • bem como outras virtudes do Fruto do Espírito.

          • “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gl 5.22-24 (ARC)

              • COMPARE: “Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana.” Gl 5.22-24 (NVT)

      • “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.” 2 Co 5.20 (ARC)

  • O modo de viver por meio de uma nova vida, e da prática de boas obras, levará os homens a glorificar a Deus.

      • “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,” Ef 5.15-18 (ARC)

          • COMPARE: “Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito,” Ef 5.15-18 (NVT)

SINÓPSE III

Os cristãos são chamados a influenciar o mundo em que vivemos, pois somos sal e luz.

DINÂMICA 3

CONCLUSÃO

  • É preciso que a luz divina brilhe a partir de nós para que todos vejam as nossas boas obras e glorifiquem o Pai.

  • [...] se o cristão mostrar uma vida verdadeiramente transformada, sincera e sem artificialismo, exerceremos o nosso papel de sal da terra e luz do mundo.

      • “Porque o Senhor nos salva e ao mesmo tempo nos deixa neste mundo de pecado e maldade, quando poderia nos conduzir imediatamente para o eterno lar celestial? É porque o seu propósito é que homens e mulheres salvos por sua infinita graça sejam aqui ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’, para salvação dos perdidos.” (SILVA, 2021)

Referências Bibliográficas

BARKER, K. (Ed.). Bíblia de Estudo NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA da Escola Bíblica. Barueri: Editora Cristã Evangélica, 2016.

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

BOYER, O. S. Espada Cortante: Daniel, Apocalipse, Mateus e Marcos. Rio de Janeiro: CPAD, v. 1, 2006.

DICIONÁRIO Bíblico Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2020.

EARLE, R.; SANNER, A. E.; CHILDERS, C. L. Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

GOMES, O. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2º Trimestre de 2022.

SAYÃO, L. A. (Ed.). Bíblia Brasileira de Estudo. São Paulo: Hagnos, 2016.

SILVA, A. G. D. Bíblia com comentário de Antônio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

Material para Impressão (completo)

SUBSÍDIOS LIÇÃO 2 - SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf

Apresentação (Slides para Data Show)

SLIDES - LIÇÃO 2 - SAL DA TERRA LUZ DO MUNDO - CANAL TEXTO ÁUREO.pdf